Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Perguntas e Respostas sobre os Padrinhos


Eu recebo muitos questionamentos, não só sobre os Sacramentos do Batismo e da Crisma, mas, também, sobre a questão dos Padrinhos.

Assim, resolvi "compilar" aqui algumas das dúvidas que recebi e responder de forma suscinta (já que há posts sobre cada um desses questionamentos).

As respostas aqui colocadas são com base no disposto no Código de Direito Canônico, no Catecismo da Igreja Católica e no livro A Fé Explicada.


Quem precisa de Padrinhos?

Todo aquele que deseja receber os Sacramentos do Batismo e da Confirmação (ou Crisma) precisa de padrinho: criança, adolescente e adulto. 

Sobre os Padrinhos no Batismo:

"Cân. 872. Ao batizado, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando na iniciação cristã... cabe também a ele ajudar que o batizando leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes"

Sobre os Padrinhos no Crisma: 

"Cân. 892. Enquanto possível, assista ao confirmando um padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento(...)
§ 2. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no batismo".


Posso receber os Sacramentos do Batismo e da Crisma sem Padrinhos?

Não!


Qual a função dos Padrinhos?

Ao padrinho cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristão e, junto aos pais, apresentar ao batismo o batizando criança.
Cabe a ele também ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes.

Os deveres dos padrinhos não acabam ao final da cerimônia, ao contrário, eles assumiram uma responsabilidade por toda a vida para com o bem espiritual do seu afilhado(a).
Na maioria dos casos, essa responsabilidade se cumpre rezando pelos afilhados nas orações diárias e dando-lhes bom exemplo de vida cristã.
Mas, se alguma coisa acontecer aos pais, compete aos padrinhos assegurar os meios para que os afilhados recebam uma sólida formação na fé.

Se os pais negligenciam a formação católica dos filhos, torna-se dever dos padrinhos fazer de tudo que esteja ao seu alcance para suprir a negligência, como: ver se a criança já está sendo preparada para a primeira comunhão, para o crisma e, se não tiver, levá-las. 


Quem pode ser Padrinho e Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha -  de Batismo e de Crisma - conforme dispõe o Código de Direito Canônico em seu Cân. 874 deve:

1) Ser designado pelo batizando ou crismando, ou pelos seus pais, ou no caso de ausência pelo pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

2) Tenha completado 16 anos de idade;

3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;

4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

8) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica.


Posso ter só um Padrinho?

A pessoa que vai receber o Sacramento do Batismo pode escolher:

a) 1 padrinho;
b) 1 madrinha;
c) 1 padrinho e 1 madrinha.

"Cân. 873. Haja um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha"

A pessoa que vai receber o Sacramento do Crisma pode escolher:

a) 1 padrinho;
b) 1 madrinha.

"Cân. 892. Enquanto possível, assista ao confirmando um padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento.
Cân. 893. Para alguém exercer o múnus de padrinho, é necessário que satisfaça as condições referidas no Cân. 874".


 O Padrinho ou Madrinha de Crisma pode ser o mesmo do Batismo?

Pode, de preferência.

"Cân 892. § 2. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no batismo".


A Madrinha de Consagração precisa ser consagrada?

Não.
A Madrinha de Consagração a Nossa Senhora, figura cada vez mais comum hoje em dia, não precisa ser Consagrada a Nossa Senhora; mas, ela precisa observar os mesmos requisitos dos outros padrinhos.


Posso ter Padrinhos de outra Religião?

Não!
Os padrinhos devem ser católicos: serem batizados, crismados e vivenciarem a fé católica.
Indo a Santa Missa e frequentando os outros Sacramentos.

Agora, a pessoa batizada de outra denominação religiosa pode ser admitida como testemunha do e no Sacramento do Batismo, ao lado do padrinho católico.

"Cân. 874. §2 O batizado pertencendo a uma comunidade eclesial não católica só se admita juntamente com um padrinho católico e apenas como testemunha do batismo".

É bom deixar claro que essa figura da testemunha não pode existir no Sacramento do Crisma, onde há somente 1 padrinho e este deve ser católico, crismado.


Quem é casado só no civil, vive em União Estável e/ou Segunda União pode ser Padrinho?

Não!
A pessoa para ser Padrinho e Madrinha, se não for solteira, deve ser casada na Igreja Católica, ou seja, ter recebido o Sacramento do Matrimônio, só assim, ela poderá participar dos outros Sacramentos: Reconciliação (confissão) e Eucaristia.

Quem só é casado no civil, ou vive em união estável ou em segunda união, para a Igreja, está "irregular" e não pode se aproximar dos outros Sacramentos: Reconciliação e Eucaristia; assim, não vivem conforme a fé da Igreja e o encargo que vai assumir.



Quem é Homossexual pode ser Padrinho?

Se a pessoa com tendências homossexuais não vive a homossexualidade, procura viver a castidade e a abstinência sexual, e não houver outro impedimento, ela pode ser padrinho/madrinha.

Agora, se a pessoa é homossexual e vive em plenitude a sua sexualidade - namorando, casado, militando -, não pode ser padrinho/madrinha.
Aqui ela se encaixa no mesmo impedimento das pessoas que vivem em união estável, são casadas só no civil ou vivem em segunda união.

A pessoa para ser padrinho deve ser solteiro ou casada na Igreja Católica e viver conforme a fé da Igreja e o encargo que vai assumir: aproximando-se dos Sacramentos da Reconciliação (confissão, com frequencia) e da Eucaristia.


Uma pessoa que é Solteira, batizada e crismada, mas que não frequenta mais a Igreja Católica, pode ser Padrinho?

A pessoa para ser padrinho deve ser solteiro ou casada na Igreja Católica e viver conforme a fé da Igreja e o encargo que vai assumir, ou seja, ser um bom católico: ir a Santa Missa aos domingos e dias santos, aproximar-se dos Sacramentos da Reconciliação (confissão, com frequência) e da Eucaristia.

Assim, alguém que não vai mais na Igreja, não assiste a Missa aos domingos, ou até assiste, mas não procura os Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia, não vive conforme a fé da Igreja: é o católico do IBGE.

Essas pessoas não devem ser chamadas para serem padrinhos uma vez que, provavelmente, não terão um compromisso devido com o afilhado.


Meus Padrinhos não observaram as condições exigidas. Os Sacramentos do Batismo e do Crisma são válidos? Devo repetir?

Os Sacramentos do Batismo, do Crisma e da Ordem não podem ser repetidos.

"Cân. 845. § 1. Os sacramentos do batismo, confirmação e ordem, já que imprimem caráter, não podem ser repetidos."

Assim, no caso dos padrinhos que não observaram as condições dispostas no Cân 874, isso afetou apenas a liceidade da escolha dos mesmos e não a validade dos Sacramento do Batismo e do Crisma, esses são válidos.

É o que está disposto no comentário de rodapé do Código de Direito Canônico ao Cân 874:

"874. Fora das condições do § 1, requeridas pela própria natureza das coisas, não parece que as qualidades expressas neste cânon afetem à validade, mas apenas a liceidade da designação do padrinho."


Os Padrinhos devem fazer algum Curso ou Catequese?

Sim. Normalmente aos candidatos a padrinhos se pede que faça um Curso de Batismo, que é feito na Paróquia e pode ocorrer em apenas um dia ou em um final de semana.
Com esse curso eles recebem um certificado com validade de 2 anos. Esse curso não é catequese.


Os Padrinhos podem fazer esse Curso de Batismo em cidade diferente de onde se dará o Sacramento do Batismo?

Sim.


Pode ocorrer os Sacramentos do Batismo e da Crisma sem a presença dos Padrinhos?

Sim.
Nesse caso, o ausente pode delegar a sua presença; para isso, basta estar informado do batismo, dar o seu consentimento e concordar em que alguém o represente.
O melhor é enviar o consentimento por escrito, mencionando o nome da pessoa que o representará, e o documento deverá ser entregue ao sacerdote quando se marcar a cerimônia.
O ausente será o padrinho real e será dele o nome inscrito no registro batismal; é ele ou ela quem assume a responsabilidade pelo afilhado.


O namorado-noivo-marido pode ser Padrinho do seu namorada-noiva-esposa (vice-versa)?

Pode, mas não deveria.
Pelo batismo-crisma, cria-se uma relação espiritual entre o afilhado e o padrinho, relação que é muito rela, e que constitui um impedimento para o matrimônio de ambos.
Se quem vai batizar já é uma pessoa adulta, o seu noivo não deveria apadrinhar porque seria necessário obter mais tarde a dispensa para se poder celebrar o Sacramento do Matrimônio.


A Sogra pode ser Madrinha?

Se ela observar os requisitos dispostos no Cân 874, pode.


Os avós podem ser padrinhos?

Se observarem os requisitos dispostos no Cân 874, podem.


Meus filhos podem ter o mesmo padrinho?

Podem.


Dois irmãos (homem e mulher) podem ser padrinhos?

Se observarem os requisitos dispostos no Cân 874, podem.


O padrinho ou a madrinha pode ser um Santo (pessoa falecida)?

Pode.
Antigamente tinha-se muito o habito de indicar Nossa Senhora (em alguma de suas denominações) como madrinha de batismo, principalmente quando ocorria um parto dificil.

A pouco tempo os missionários da Canção Nova, Deia e Tiba, tiveram um filho e a madrinha dele é Nossa Senhora das Graças (salvo engano).


Se os padrinhos falecem, podem ser substituídos?

Se o falecimento se deu após a celebração dos Sacramentos do Batismo e da Crisma não pode haver substituição, uma vez que esses sacramentos não podem ser repetidos. Além disso, da mesma forma que não se pode substituir um pai-mãe, não se substitui um padrinho.

O que pode ocorrer é, no caso de falecimento do padrinho de Batismo, quando for receber o Sacramento do Crisma, indicar uma outra pessoa como padrinho ou madrinha.


Como os Padrinhos devem vestir-se no dia do Sacramento do Batismo e da Crisma?


Como todo católico, devem observar a modéstia e o pudor, principalmente dentro da Igreja.

Homens: Use calça e camisa social, sapatenis ou sapato social.


Mulheres: 
Saias ou Vestidos modestos, na altura do joelho, com manga; 
blusa de manga; 
Roupa sem decotes ou transparências;
Não use roupa justa;
Não use tomara que caia.


Quanto a cor da roupa, não precisa ser branca.
A roupa da mãe, do batizando, do crismando e convidados deve seguir a mesma regra de modéstia.


A Madrinha pode usar o Véu?

Pode. Não há impedimento, nem obrigação.


Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Código de Direito Canônico e A Fé Explicada.

160 comentários:

  1. Onde está a figura de testemunhas ou invés de padrinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testemunha é só no matrimônio, na verdade é errado dizer padrinho quando se trata de matrimônio.

      Excluir
    2. Ave Maria!

      Isso mesmo Felipe.

      Batismo/Crisma existe a figura do Padrinho.
      Aqui a "testemunha" seria somente o cristão não católico no Batismo (Cân 874, CDC)

      Matrimônio: não há Padrinhos, mas somente Testemunhas.

      Deus abençõe.

      Excluir
  2. Boa noite. A madrinha de consagração precisa levar documentos da Crisma ou algum outro documento para realizar o batismo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!

      Sugiro que se informe na Paróquia.
      Quando fui, não levei.
      Mas fiz o curso de batismo para qualquer eventualidade.

      E em outra oportunidade, sei que não foi permitido que menores de 16 anos, ainda não crismados, fossem padrinhos de consagração.

      Deus a abençoe!

      Excluir
  3. Quais são as perguntas do batismo católico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigatório o padrinho ou madrinha serem do mesmo sexo do cristandade?

      Excluir
    2. Ave Maria!

      Isso era comum no Sacramento do Crisma, mas há muito tempo não se exige que seja do mesmo sexo, podendo o padrinho/madrinha de Crisma ser do sexo oposto de quem vai receber o Sacramento.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
    3. Tem algum documento especifico que deixe claro?

      Excluir
    4. Ave Maria!

      O Codigo de Direito Canônico não especifica que o padrinho de crisma deve ser do mesmo sexo do crismando.
      Alem disso, já faz muitos anos que nas Paróquias não se exige isso, desde a reforma do CDC (1985), pos o CVII.

      Excluir
  4. No dia da reunião para o batismo ,madrinha de consagração pode faltar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!

      O ideal é que ela participe.
      Afinal, ela também terá uma obrigação para com o afilhado.
      Quando eu fui ser Madrinha de Consagração fiz questão de fazer o Curso. Até porque, quanto mais aprendemos sobre a nossa fé e função melhor né?
      Se não pode ir no mesmo dia dos outros padrinhos, veja um outro dia que possa, até mesmo em outra Paróquia.
      Que Deus a abençoe!

      Excluir
  5. Ave Maria!

    Uma dúvida, fui agendar o batismo da minha filha e falei da intenção em ter um padrinho de consagração e na mesma hora fui informada de que não é mais possível, o secretário falou que teve uma mudança e estava suspenso por hora. Fiquei sem entender isso.. o que faço??

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Eu tenho uma afilhada para batizar mes q vem. Porem eu namoro te dois anos mais nós nao moramos junto, sendo assim posso batizar a menina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não moram juntos? Não vivem em União Estável?
      Namorar não é impedimento para ser Padrinho.
      Mas, você vai a Missa? Confessa? Comunga todo domingo? Você vive a fé católica?
      Se a resposta for sim!
      Pode ser padrinho.
      Agora, se você não vai na Igreja, não confessa, não comunga, tem relações sexuais.. não vive a fé católica né?
      Nesse caso, a sugestão que dou é que mude de vida!
      Procure o Sacerdote, se confesse, passe a ir na Missa, pelo menos nos domingos e comungue, case com sua namorada (dois anos já...), viva a fé católica... não esqueça de fazer o curso de padrinhos.
      Que Deus o abençõe!
      Agora, sugiro que an

      Excluir
  7. Boa tarde! No caso de não haver outra pessoa para se escolher como padrinho, pode ele não ser crismado, tendo só obtido o sacramento do batismo e da comunhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/05/resposta-pessoa-pode-nao-ser-crismada.html

      Excluir
  8. Eu não tenho crisma mais sou casado na igreja católica tô querendo batizar a filha do meu subrinho eu posso devido a minha esposa ter todos os sacramentos com o ato do casamento não passamos ser um só perante Deus.sendo assim os sacramentos dela não são válidos para mim também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/05/resposta-sou-casado-na-igreja-os.html

      Excluir
  9. Os padrinhos, antes do batismo precisam se confessar ?

    ResponderExcluir
  10. Para ser Madrinha De Consagração Precisa De 1a Comunhão Ou Crisma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Deve observar os mesmos requisitos dos outros padrinhos.
      Tem as mesmas obrigações.
      Auxiliar o afilhado.
      Se ela não fez sequer a primeira comunhão...
      Não pode ser criança também.

      Deus abençõe.

      Excluir
  11. Homem pode ser padrinho de consagração?

    ResponderExcluir
  12. Uma criança que já foi batizada,mas não tem padrinhos de consagração pode ser consagrada a Nossa Senhora e ter padrinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Quando ela crescer e quiser se Consagrar a Nossa Senhora, sim!

      Tratei sobre isso aqui: https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/05/resposta-so-podemos-consagrar-uma.html?

      Deus abençõe

      Excluir
  13. Dois homenes podem ser padrinhos de fogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Na Igreja Católica NÃO EXISTE batismo de fogueira.
      O Batismo válido é na água!

      Leia mais aqui:
      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2017/11/resposta-batismo-de-fogueira-batismo.html

      Deus abençõe

      Excluir
  14. Pode ser duas mulheres madrinhas de consagração?

    ResponderExcluir
  15. Vou crismar, porém fui chamada para ser madrinha de crisma no mesmo dia no mesmo local. Pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode.

      Você recebe o Sacramento do Crisma primeiro, acompanhada da sua madrinha ou padrinho e depois acompanha a sua afilhada.

      Deus abençõe!

      Excluir
  16. Sou consagrada a JESUS por meio de Maria pelo metodo de Sao Luiz, minha duvida é: tenho que fazer preparação para receber o sacramento da Crisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Você DEVE ser Crismado, para tanto, é necessário fazer a Catequese de Adultos.

      Procure a Secretaria da sua Paróquia e informe-se sobre as inscrições/curso de crisma.

      PS: O Sacramento do Crisma, que confirma o Sacramento do Batismo, é mais importante que a Consagração, até porque a nossa maior consagração é o Batismo.

      Que Deus o abençõe!

      Excluir
  17. minha dúvida se o sexo do padrinho ou madrinha de consagração tem que ser do mesmo do bebê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não.
      Nem o de Consagração, nem o de Crisma!

      Deus abençõe.

      Excluir
  18. Homem pode ser padrinho de consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!

      Pode!
      Certifique-se de observar os requisitos para ser Padrinho.

      Deus abençõe.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Ave Maria!

      Quantas vezes for convidado e aceitar.
      A Igreja não põe limites, porém, a cada afilhado aumenta a obrigação (inclusive espiritual).

      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Ave Maria!

      O padrasto é casado na Igreja Católica com a mãe da criança?
      Vai a Santa Missa sempre, confessa e comunga?
      Se SIM, pode ser padrinho.

      Agora se não for casado na Igreja, não puder comungar/confessar, não pode.

      De toda sorte, é uma situação delicada, porque se futuramente quiser registrar a criança terá uma outra relação né? De pai!
      Creio que o melhor é evitar.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  21. Olá, fui convidada a madrinha mais sou divorciada, nesse caso posso batizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Depende.

      Se casou na Igreja Católica e tiver numa união estável/segunda união, NÃO PODE.

      Se casou na Igreja Católica e não tem nenhum relacionamento (atualmente), se vai a missa aos domingos e comunga e se confessa: PODE.

      Se não casou na Igreja Católica mas tiver numa união estável/segunda união, NÃO PODE

      Se não casou na Igreja Católica e não tem nenhum relacionamento (atualmente), se vai a missa aos domingos e comunga e se confessa: PODE.


      Deus abençõe

      Excluir
  22. Eu discordo de alguns pontos, sou católico, batizado e crismado, porém me divorciei e agora não posso mais ser padrinho?? não posso mais comungar, perante a igreja estou em pecado mortal pro resto da vida??? mas pago meu dizimo dou minha oferta e isso a igreja aceita, está correto mesmo?? e o perdão que Deus tem por todos nós?? existem tantos politicos safados, bandidos, pessoas infieis que vivem dentro da igreja, mas esses se nunca tiverem se separados mesmo se baterem nas esposas esses servem para ser padrinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se você é divorciado e não vive uma segunda união, pode ser padrinho sim. E confessar e comungar também.

      E você pode também conversar com o padre para que ele veja se seu casamento pode ser declarado nulo ou não.

      Quanto aos outros, que citou, se não vivem conforme ensina a Igreja, não podem ser padrinhos.

      Deus o abençõe.

      Excluir
  23. A madrinha de consagração precisa fazer curso do batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Ela precisa ser católica,CRISMADA, mais de 16 anos, ter feito 1 comunhão, ir a Missa aos domingos, confessar, comungar...
      E fazer o curso!

      Uma pessoa que se propõe a ser madrinha/padrinho mas não quer fazer um curso de poucas horas num final de semana ou a noite na semana, dificilmente será um bom padrinho/madrinha COMO PEDE A IGREJA, não como as pessoas imaginam (aquele que da presente, embora não seja presença...)

      Faça o Curso de Batismo.
      Seja uma boa madrinha rezando diariamente por seu afilhado, sendo um boa católica, um exemplo para ele, levando-o a Santa Missa, para a Catequese...

      Deus a abençõe!

      Excluir
  24. Boa noite! Minha amiga batizou o filho dela tem dois anos ms tomou uma rasteira dos padrinhos logo quando saiu da igreja e desde então os padrinhos nunca procuraram a criança. Ela gostaria de saber se é possível de forma jurídica trocar os nomes na certidão dos padrinhos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Creio que não.

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/09/resposta-e-possivel-juridicamente.html

      Deus abençõe

      Excluir
  25. Boa noite! Meu filho pode ter 2 madrinhas de batismo, em vez de um padrinho + uma madrinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      NÃO!

      "Cân. 873. Haja um só padrinho OU uma só madrinha, ou então UM PADRINHO E UMA MADRINHA"

      O que você pode fazer é escolher uma para ser madrinha de Batismo e a outra para ser a madrinha de consagração a Nossa Senhora, que ocorre no dia do Batismo.

      Mas, atente para que as duas sigam os requisitos (Cân. 874):

      1) Ser designado pelo batizando ou crismando, ou pelos seus pais, ou no caso de ausência pelo pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

      2) Tenha completado 16 anos de idade;

      3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;

      4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

      5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

      6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

      7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

      8) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  26. Católicos podem ser padrinhos de casamento de protestantes, mesmo que seja apenas no civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Poder pode.
      E se fosse na Igreja deles e ela permite...

      Na Igreja Católica NÃO EXISTE a figura do padrinho/madrinha de casamento; são TESTEMUNHAS!

      Diz o Código de Direito Canônico:

      "Cân. 1108 — § 1. Somente são válidos os matrimónios contraídos perante o Ordinário do lugar ou o pároco, ou o sacerdote ou o diácono delegado por um deles, E AINDA PERANTE DUAS TESTEMUNHAS, segundo as regras expressas nos cânones seguintes
      e salvas as excepções referidas nos câns. 144, 1112, § 1, 1116 e 1127, §§ 1-2"

      Deus abençõe.

      Excluir
  27. Escolhi um Padrinho, Solteiro, Batizado e Crismado, Mais Ele é Mais Novo que Eu Isso Tem Algum Problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não.
      Se tem mais de 16 anos e já é crismado, pode ser padrinho.
      Não precisa ser mais velho, embora não seja o usual.

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/09/resposta-padrinhos-podem-ser-mais-novos.html

      Deus abençõe.

      Excluir
  28. Minha Irmã Me Chamou Pra Ser Padrinho do Filho Dela, Já Que Eu Vou Ser Tio, É Pecado Eu Recusar o Pedido de Padrinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não há problema em ser tio E padrinho.

      O problema é ser um padrinho que não frequenta a Igreja, não se confessa, não vai a Santa Missa, não comunga... isso que não pode.

      Sobre ser pecado. Não é.

      Os 10 Mandamentos são:

      1. Amar a Deus sobre todas as coisas;
      2. Não tomar o Santo nome de Deus em vão;
      3. Guardar os Domingos e Festas de Guarda;
      4. Honrar Pai e Mãe;
      5. Não Matar;
      6. Não pecar contra a Castidade;
      7. Não roubar;
      8. Não levantar falso testemunho;
      9. Não desejar a mulher do próximo;
      10. Não cobiçar as coisas alheias.

      Que Deus o abençõe!

      Excluir
  29. Vou batizar a minha filha e já escolhi os padrinhos de batismo e os de consagração, mais gostaria de saber se posso escolher mais um casal pra ser de consagração também. Ou é apenas um casal para batismo e outro para consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Que tantos padrinhos! rsrs
      Sério que você conseguiu arrumar tanta gente assim que vive de fato a fé católica? Que benção né?

      Padrinhos de Batismo, conforme o Código de Direito Canônico, são no máximo 2! Sendo um casal (homem e mulher).

      Nunca tinha visto um casal como padrinhos de consagração, normalmente é só uma mulher. Mas o Código de Direito Canônico não fala sobre padrinhos de consagração.

      O que você pode fazer, é chamar esse outro casal para serem padrinhos de Apresentação.

      Assim, um casal Apresenta o bebê, o outro casal será do Sacramento do Batismo e o terceiro casal será de Consagração.

      E chega né!!

      Guarda aí casal de padrinhos pros outros filhos kkkkkk

      Que Deus lhe abençõe!

      Excluir
    2. Boa tarde. Já tenho os padrinhos de vela. Gostaria de chamar mais outro casal. O que me aconselha a fazer, chamar ambos para padrinhos de consagração ou ambos para padrinhos de apresentação?
      Ou a madrinha para consagração e o padrinho para apresentação?
      E gostaria ainda de saber o que fazem na hora do batismo.

      Excluir
    3. Ave Maria!
      Bom dia!

      Primeiro: O que seria "padrinhos de vela"?
      Não conheço.

      Segundo: Sério que você conhece 3 casais casados na Igreja Católica, (6 pessoas) que são batizadas, crismadas, frequentam a Igreja, se confessam com regularidade, vão a Missa todo domingo e comungam? Que maravilha! De fato, infelizmente isso não é comum, salvo entre membros de comunidades.

      Terceiro: O que essas outras pessoas fariam na hora do Sacramento do Batismo? NADA!

      Quarto: O que eu aconselho?

      Que observe o que ensina o Código de Direito Canônico. Simples! Lá diz que padrinhos de Batismo são no máximo 2, sendo 1 casal, casado na Igreja Católica.
      Se você já tem 1 casal que preenche todos os requisitos exigidos, não fica querendo inventar não.
      As coisas de Deus são simples!
      (E lembre-se que ainda terá o Padrinho ou Madrinha de Crisma no tempo oportuno).

      Guarde os outros casais, essas preciosidades, para serem padrinhos dos filhos que virão (afinal, vocês terão outros filhos né? são abertos a vida, como a Igreja nos pede ne?)

      Quinto: Mas pode escolher uma das mulheres para Madrinha de Consagração - que ocorre APÓS o Sacramento do Batismo.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  30. Tenho uma dúvida. Comprometi-me em oração em ser padrinho de uma criança que estava com a saúde fragilizada e corria certo risco. Disse ao Senhor que, se Ele cuidasse da saúde, eu me comprometeria a ser padrinho.
    No entanto, eu penso em seguir a vocação monástica. Eu poderia ser padrinho, visto que o padrinho deve estar presente na vida do batizado?
    Sinto-me agora, de certa forma, realmente comprometido a fazer isso, já que disse isso ao Senhor em oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Primeiro ponto!

      Você diz que se comprometeu em oração, com Deus ou com os pais da criança?

      Porque para ser padrinho de alguem: os pais (se criança) ou o batizando (se adulto) é que escolhe o Padrinho/Madrinha.

      Então, você só poderá ser padrinho se for convidado pelos pais do menor.

      Segundo Ponto!

      Pode ser padrinho sim.
      Antigamente tinha-se o costume de tomar Nossa Senhora por madrinha. Ou algum santo. Muitos padres também são padrinhos.

      O Catecismo nos ensina que:

      "1255. Para que a graça baptismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Esse é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser pessoas de fé sólida, capazes e preparados para ajudar o novo baptizado, criança ou adulto, no seu caminho de vida cristã (50). O seu múnus é um verdadeiro ofício eclesial (51)"

      Talvez você não possa estar presente (se de fato for ser monge, coisa que não ocorreu ainda) em corpo, mas certamente estará espiritualmente orando pelo seu afilhado. E, ainda, a depender do monastério e dos pais da criança, vocês podem ter contato.

      Terceiro ponto!

      Como você relatou que fez um compromisso com Deus (voto: seria uma promessa?), pode conversar com seu diretor espiritual ou com o Pároco da sua Paróquia de forma que mude essa sua "promessa" em outra coisa.

      Isso está disposto no Código de Direito Canônico:

      "Cân. 1197 — A obra prometida por voto privado pode ser comutada pelo próprio vovente em um bem maior ou igual; em um bem menor, por aquele que dispõe
      da faculdade de dispensar, nos termos do cân. 1196."

      "Cân. 1196 — Além do Romano Pontífice, por justa causa podem dispensar dos votos privados, contanto que a dispensa não lese o direito adquirido por outros:
      1.° o Ordinário do lugar e o pároco, relativamente a todos os seus súbditos e também aos peregrinos (...)"

      Que Deus o abençõe!

      Excluir
  31. Isso é preconceito: "Agora, se a pessoa é homossexual e vive em plenitude a sua sexualidade - namorando, casado, militando -, não pode ser padrinho/madrinha."
    O próprio Supremo Tribunal Federal já reconheceu a união entre casais do mesmo sexo; e, atualmente, considera RACISMO a prática de tais condutas discriminatórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      1. O Estado é Laico.

      Não é isso que vivem "pregando"?
      Então, se a Igreja não pode interferir no Estado
      O Estado também não pode/deve interferir na Igreja

      (Como diz o ditado: "Pau que dá em Chico, dá em Francisco).

      2. O STF reconheceu sim a união CIVIL (contrario ao que diz a Constituição Federal) de pessoas do mesmo sexo.
      O STF não dispôs, nem pode, no tocante a religião.

      3. Levando-se em conta que a norma da Igreja atinge e vale tanto para homossexuais, como para heterossexuais, NÃO HÁ RACISMO!

      Se quer saber mais sobre e porque não é discriminação/racismo, leia mais na resposta já dada aqui, sobre o mesmo tema:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2016/11/resposta-papa-francisco-os-homossexuais.html

      Como disse Jesus: Vá e não tornes a pecar!
      Que Deus abençõe!

      Excluir
  32. O padrinho de crisma substitui os padrinhos de batismo?
    Ou todos permanecem nas mesmas condições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Não.

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/10/resposta-padrinho-de-crisma-substitui-o.html

      Deus abençõe.

      Excluir
  33. Eu posso ser madrinha de consagração do Filho da madrinha da minha filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se você for:

      1) Designado pelo batizando ou crismando, ou pelos seus pais, tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

      2) Tenha completado 16 anos de idade;

      3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;

      4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

      5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

      6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

      7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

      8) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica.


      Pode ser sim.

      Deus abençõe.

      Excluir
  34. Fui convidada para ser madrinha de Crisma, mais vivo uma união estável, não sou casada na igreja ainda.
    Quero casar, há alguma maneira de Crisma lo e depois casar na igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!!!

      Você não disse quando sera o Crisma, mas acho que tem uma maneira de você receber o Sacramento do Matrimônio antes de ocorrer o Sacramento do Crisma.

      Vá na Igreja e marque o dia, dê entrada na papelada logo amanhã, em no máximo 3 meses você consegue casar na Igreja (ou menos) e pode casar no religioso com efeito civil. ;)

      Não espera não!

      Mais importante o Sacramento que a festa!
      Festa faz depois.
      Bolo e champagne é o máximo da elegância.
      Vai por mim....

      Que Deus te abençõe!

      Excluir
  35. Para crismando masculino pode madrinha?

    ResponderExcluir
  36. vou batizar minha filha;gostaria de saber se ela pode ter um padrinho e uma madrinha de consagraçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não é usual, mas se preencherem os requisitos exigidos para serem padrinhos, podem sim!

      Deus abençõe.

      Excluir
  37. Prezado, sobre o impedimento de padrinhos e afilhados adquirirem matrimônio, no batismo sei que não é possível mesmo. Mas no caso de padrinho e afilhada de crisma, é de fato proibido? Se sim, qual a fundamentação? Existe algum proibição por parte da Igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Comecemos que o Sacramento do Crisma é a CONFIRMAÇÃO do Sacramento do Batismo, inclusive, a Igreja orienta que o padrinho seja o mesmo do Batismo. (Sugiro que leia sobre esses sacramentos nos post aqui no blog mesmo ou no Catecismo)

      "Pelo batismo-crisma, cria-se uma relação espiritual entre o afilhado e o padrinho, relação que é muito rela, e que constitui um impedimento para o matrimônio de ambos.
      Se quem vai batizar já é uma pessoa adulta, o seu noivo não deveria apadrinhar porque seria necessário obter mais tarde a dispensa para se poder celebrar o Sacramento do Matrimônio."

      Ora, se você tem convicção que o Batismo causa impedimento matrimonial entre afilhado e padrinho, por que a dúvida quando se trata do Crisma? Tambem serão afilhado e padrinhos, se configura aí a confirmação do Batismo, assim como o Sacramento do Batismo, o Sacramento do Crisma imprime um caráter, uma marca indelével e não pode ser repetido. O padrinho/madrinha tem que ser um exemplo e orientar e ensinar o afilhado(a) na fé (mesmo esse já sendo adulto).

      Se forem contrair matrimônio, informem ao sacerdote essa relação para que seja feito o devido pedido de Dispensa, caso necessário, com o fim de tornar válido o Matrimônio.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  38. Eu chamei um casal para serem padrinhos eles foram crismado mas na igreja eles pedem para provarem que eles foram crismado mas eles não tem como provarem o que devemos fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Na Paróquia onde ocorreu a Crisma e/ou na Paróquia onde eles foram batizados deve constar que foram crismados, tentem pegar lá um documento que comprove isso.

      Normalmente quando a pessoa vai ser crismada (em paroquia diversa do batismo) eles pedem o batistério dela, próprio para receber o Crisma, e devem informar depois a Paróquia onde ocorreu o batismo que o Sacramento foi recebido, assim como fazem com o Sacramento do Matrimônio.

      Se não conseguirem isso, sugiro que vejam uma outra paróquia onde possa ocorrer o batismo e que não exija essa comprovação.

      Maria passe na frente!
      Deus abençõe.

      Excluir
  39. - Olá Eu e meu marido somos católicos, nois foi chamado para ser padrinhos de consagra nois somos casados só no civiu podemos ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não!
      Padrinho e Madrinha de consagração TEM QUE cumprir os mesmos requisitos dos padrinhos de Batismo.

      Se puderem, regularizem sua situação perante a Igreja.

      Deus os abençõe.

      Excluir
  40. Meu filho quer levar madrinha para o crisma, mas na paróquia disse que não pode ser. Questionei o porquê não pode, disseram que nesta diocese não pode, mas não me explicaram o pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se eles não aceitam uma Madrinha de Crisma para homens:

      1. Ele pode escolher um padrinho (mais viável e obediente);
      2. Tentar receber o Crisma noutra Diocese.

      Deus abençõe.

      Excluir
  41. Olá,sou crismada a 11 fiz uma escolha sensata na epoca! Mas a pessoa vive dentro da igreja mas n segue. Me defama, critica, n respeita. Como faço n quero uma madrinha assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Reze por ela (penitencia, oração, jejum, comunhão, adoração).

      Não pode mudar, não pode repetir o Sacramento (Batismo e Crisma) e não tem como mudar de padrinhos.

      Deus abençõe.

      Excluir
  42. Respostas
    1. Ave Maria!

      A resposta está no texto...

      "Cân 892. § 2. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no batismo".

      Deus abençõe.

      Excluir
  43. Tenho 16 anos, eu posso ser consagrada a nossa senhora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Qualquer batizado pode!

      Agora, se for pelo Tratado de São Luis Maria G. de Montfort, precisa:

      1. Ser batizado;
      2. Ter feito a 1 Comunhão;
      3. Ler o Tratado umas duas vezes... (se você ler, irá ver que a consagração é para nos auxiliar a viver melhor o batismo).

      Deus abençõe.

      Excluir
  44. Gostei muito, uma boa informação para nós católicos

    ResponderExcluir
  45. Bom dia meu nome e Igor e fui batizado na igreja menino Jesus de praga nos anos 80, com o tempo minha mae falou que a igreja catolica nao reconhecia o batismo feito por esta igreja . Emo 2005 porem procurei para fazer a primeira comunhao e Crisma porem so fui batizado 7 dias depois da crisma ! Porem fui convidado a ser padrinho do meu sobrinho sou solteiro maior de idade e com o curso de batismo em dias ! posso batizar a crianca ? a igreja realmente nao reconhece o primeiro batismo ? por ter sido batizado apos a crisma minha primeira comunhao e crisma e anulada :??? Me ajudem por favor

    igor-ferreira28@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode batizar sim!
      Se você frequenta a Igreja, fez 1 Comunhão, foi Batizado e Crismado, não há problema algum.

      Não posso afirmar se a Igreja não reconhece o seu batismo, porque não sei onde era essa Igreja e nem pq sua mãe falou isso... mas, o que sei é que os batismos realizados na Igreja Católica BRASILEIRA, NÃO SÃO aceitos pela Igreja Católica Apostólica Romana, talvez tenha sido esse seu caso.

      Não sei pq lhe batizaram após o Crisma, nem se o batismo foi "sob condição" ou não.
      Mas o Batismo e o Crisma podiam ter sido feitos no mesmo dia e o Crisma confirmou o Batismo.

      Sugiro que, podendo, procure a Paróquia onde foi Crismado e verifique se a sua documentação lá está OK. Converse com o Padre de lá. Talvez consiga tirar suas duvidas e ficar mais tranquilo.

      Mas, pelo que me falou, não há impedimento.
      E, se havia, foi sanado com a sua Crisma.

      Deus o abençõe.

      Excluir
  46. Quero chamar meus tios para padrinhos de batismo da minha filha posso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Em tese, pode!

      Se eles forem:

      1. Católicos e CRISMADOS;
      2. Frequentarem a igreja, confessarem sempre e forem a Santa Missa (comungarem) aos domingos;
      3. Forem solteiros OU casados na Igreja;
      4. Viverem conforme a fé católica.

      Agora, se NÃO forem:

      1. Crismados;
      2. A Santa Missa aos domingos;
      3. Não comungarem;
      4. Não forem casados na igreja (viverem uma união estavel/segunda união)...
      Não podem.

      Deus a abençõe.

      Excluir
  47. Fui convidado para ser padrinho de crisma, mas não me sinto capaz, posso recusar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode.

      Mas também pode se preparar:
      1. Lendo o Catecismo;
      2. Procurando um padre para se confessar (após a pandemia se não puder agora);
      3. Passando a assistir a Santa Missa, pelo menos aos domingos (agora na pandemia se não puder ir na Igreja pode acompanhar pelas TVs católicas, por YouTube, por Instagram de sacerdotes/paróquias);
      4. Lendo a Bíblia (comece pelo Novo Testamento, livro de João).

      Deus o abençõe.

      Excluir
  48. Tenho uma dúvida eu vou fazer o crisma e no entando a pessoa que eu quero para madrinha não tem nem a comunhão nem o crisma isso impede ela de ser minha madrinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se você leu esse post, sabe que sim.

      O Padrinho e a Madrinha - de Batismo e de Crisma - conforme dispõe o Código de Direito Canônico em seu Cân. 874 deve:

      Ser batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;
      Ter recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);
      Se casado, deve o ser na Igreja Católica.

      Ela ainda deve ser uma pessoa que frequenta a Igreja e seus sacramentos, como a Santa Missa aos domingos, o Sacramento da Penitencia e o Sacramento da Eucaristia.

      O que você pode fazer:

      1. Pedir que essa pessoa também faça a Catequese e receba os Sacramentos da Eucaristia e do Crisma (antes de você);
      2. Escolher outra pessoa para madrinha/padrinho.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  49. Boa noite.
    Salve Maria.
    Fui convidado pra ser padrinho de consagração de uma criança.
    Sou batizado
    Assisto a missa todos os domingos
    Tenho 1° comunhão
    Porém infelizmente ainda não sou crismado
    Posso ser o padrinho dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria.

      Bom dia,

      Se tiver mais de 16a, o correto seria você ser crismado.
      Mas, você pode aceitar o convite e, ao mesmo tempo, procurar a Paróquia e se inscrever para fazer a Catequese com o fim de receber esse ultimo Sacramento da Iniciação Cristã e confirmar o seu batismo.

      Lembre-se: O Sacramento do Crisma É a confirmação do seu Batismo.

      Deus o abençõe.

      Excluir
  50. Uma amiga minha fez o curso de batizado e o palestrante disse q os pais e padrinhos deveriam abster -se de sexo na noite anterior ao batizado. Por qual motivo essa orientação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      O sexo dentro do Sacramento do Matrimônio é uma benção e deve ser vivido em sua plenitude.

      Ela devia ter perguntado para ele - na hora - com base em que ele estava falando aquilo, já que não há em documentos da Igreja Católica nada sobre esse assunto (que eu saiba)

      Não sei te dizer porque ele deu essa orientação.

      O que posso dizer é que, se ela for casada na Igreja Católica, não há nenhum problema em ter relações sexuais com o marido na véspera do batizado. Não há pecado nisso, nem erro.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  51. Padre pode ser padrinho de crisma?

    ResponderExcluir
  52. Vou fazer a crisma, antes de se crismar eu posso chamar a pessoa de padrinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Poder, Pode.
      Mas ele ainda não será seu padrinho de fato.
      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  53. Posso ter mais de uma madrinha de Crisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Mesmo que você conheça duas pessoas que sejam: batizadas, crismadas, confessem sempre, vão pra missa todo domingo e comunguem, vivam a fé da Igreja... (o que infelizmente é dificil hoje), NÃO!

      Você não pode ter duas madrinhas de Crisma.
      Você também não pode ter um casal (homem e mulher) como padrinhos de Crisma.

      Padrinho OU Madrinha de Crisma só pode ser 1 (um), de preferência o mesmo do Batismo.
      Conforme ensina o Código de Direito Canônico, Arts. 892:

      "Cân. 892. Enquanto possível, assista ao confirmando UM padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento(...)
      § 2. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no batismo".

      Para ser Padrinho/Madrinha de Crisma a pessoa deve, conforme dispõe o Código de Direito Canônico em seu Cân. 874:

      1) Ser designado pelo batizando ou crismando, ou pelos seus pais, ou no caso de ausência pelo pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

      2) Tenha completado 16 anos de idade;

      3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;

      4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

      5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

      6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

      7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

      8) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica.

      Que Deus abençõe!

      Excluir
  54. Olá, já sou batizada na Igreja Católica, porém não fui consagrada.
    Tenho primeira Eucaristia e ainda irei começar meu curso de crisma.

    Hoje aos 18 anos, posso me consagrar na igreja e ter um casal de padrinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Olá!
      Vamos lá.

      Primeiro:

      Se você foi batizada na Igreja Católica, como afirmou, então, você JÁ FOI CONSAGRADA.

      Ensina o Catecismo que:

      "Incorporados à Igreja pelo Batismo, os fiéis receberam o caráter sacramental que OS CONSAGRA para o culto religioso cristão." (n. 1273)

      Portanto, a nossa maior e principal consagração ocorre no Batismo, onde recebemos um "selo": um sinal espiritual indelével.. (Catecismo).

      Nesse Batismo, muito provavelmente, você já tem padrinho(s).

      Segundo:

      Se você se refere a Consagrar-se a Nossa Senhora (coisa que muitas pessoas fazem logo após o Batismo e muitas fazem já maiores), você pode sim ser consagrada.

      Leia o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem (de São Luís Maria G. de Montfort), DEPOIS DE LER, se Prepare para Renovar o seu Batismo e Consagrar-se a Jesus pelas Mãos de Maria.

      No Tratado não fala em "padrinhos", mas, nada impede que você os tenha e que seja um casal (homem e mulher).

      Terceiro:

      Comece a Catequese de Adultos para receber o Sacramento da Confirmação do Batismo ou Crisma (esse muito mais importante do que a Consagração a Jesus pelas mãos de Maria, por ser um Sacramento).

      E, aproveite a preparação para o Crisma para ler o Catecismo da Igreja Católica (o amarelinho) e, se puder, o livro a Fé Explicada, de Leo J. Trese. Muito bom e didático.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  55. Vou me crismar e convidei um padrinho e uma madrinha, mas recebi a informação que só posso escolher um. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Conforme está posto na questão "Posso ter só um padrinho?" nesse post:

      SIM!

      No Sacramento do Crisma só se tem 1 Padrinho OU 1 Madrinha, não pode ser casal.

      Determina o Código de Direito Canônico que:

      "Cân. 892. Enquanto possível, assista ao confirmando UM PADRINHO, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento.

      § 2. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no batismo.

      Cân. 893. Para alguém exercer o múnus de padrinho, é necessário que satisfaça as condições referidas no Cân. 874"

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  56. Na hora do batismo o que a madrinha de consagração faz.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Bom dia

      Na hora de receber o Sacramento do Batismo a madrinha de consagração não faz nada.

      APÓS o Batismo é que a criança será consagrada a Nossa Senhora, aí a madrinha de consagração segura a criança.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  57. Posso batizar somente com padrinhos de batismo, sem padrinhos de consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Claro!

      A Igreja Católica prevê somente a figura do Padrinho ou Madrinha de Batismo e/ou de Crisma.

      Não há a figura do Padrinho/Madrinha de Consagração no Código de Direito Canônico, nem no Catecismo da Igreja.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  58. Boa tarde
    Vou crismar e gostaria de convidar a minha irmã para ser minha madrinha, ela tem mais que 16 anos e já recebeu o sacramento da crisma
    Quero convidá-la porque tenho muito carinho por ela, ela sempre me ajuda e cuida de mim, pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode sim.
      Seus pais que não podem ser; irmã pode.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  59. Posso chamar outra madrinha para ser do crisma?pois não tenho intimidade e não falo com a de batismo,ou seja não considero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode sim, não precisa ser a mesma pessoa.

      Mas, reflita sobre a sua situação com a sua Madrinha. Vocês tem uma ligação espiritual que não se acaba.
      Além disso, você precisa confessar essa sua mágoa/raiva, relação com ela ao padre. Como vai ser crismado se tem que confessar e perdoar e não consegue?

      Ore por sua madrinha de batismo, pelos seus padrinhos. Reze o terço na intenção dela e da relação de vocês.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  60. Eu e minha prima vamos crismar juntas e ela quer que eu seja madrinha dela, existe algum impedimento nesse caso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Converse com o pároco sobre isso.

      Mas, se você receber o Sacramento do Crisma antes dela, penso que não terá problema algum.

      Ela fica sentada e você vai receber o Sacramento do Crisma, após você recebê-lo, você a acompanha para que ela possa receber. Essa seria uma forma de você ser madrinha dela, já que teria recebido o Crisma.

      Que Deus as abençõe.

      Excluir
  61. GRANDE PREOCUPAÇÃO SABE POR QUE ? ESTAMOS EM UMA ERA ONDE AS PESSOAS QUE VEM A PROCURA DOS SACRAMENTOS ESTA ALICERÇADAS EM VERDADES PROPRIAS SÃO INTERESSES POR CONVENIENCIA OU TRADIÇÃO. A MENTIRA REINA . DEVERIA MESMO NÃO PRECISAR MAIS DE PADRINHOS OS PAES DEVERIAM TOMAR A RESPONSABILIDADE PRIMEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      A responsabilidade primeira É dos Pais, enquanto Igreja Doméstica!
      Com apoio dos padrinhos.
      E, só depois, da Igreja (sacerdote/catequistas)

      Excluir
  62. Boa noite,minha mãe foi escolhida pra ser madrinha da minha amiga, porém minha mãe é casada no civil (ela não sabia que só podia ser madrinha de crisma se fosse casada na igreja),mais ela fez eucaristia e crisma,e sempre vai a igreja e a minha amiga gosta muito dela e não tem outra pessoa pra chamar,ela pode ser madrinha de crisma dela?a alguma exceção?
    Meio que eu acho essa regra injusta por não poder escolher as pessoas que realmente vai me ajudar a seguir o caminho da igreja só por causa dela não ser casada na igreja,acabo que tive que escolher a madrinha que nem liga pra mim,pfvr me ajudar a gente que realmente que a minha mãe seja madrinha da minha amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Infelizmente, não há exceção para essa regra.

      O que sua mãe pode fazer é: receber o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica (se ela não tiver nenhum impedimento).
      De repente, dê tempo fazer isso antes do Sacramento do Crisma.

      Você também pode ser Madrinha da sua amiga ou o sacerdote/catequista.

      Mas, diga para sua amiga ir conversar com padre sobre o assunto e vê o que é possível fazer. Ele é a pessoa mais indicada, porque poderá orientar mais corretamente já que tem contato com vocês.

      Que Deus as abençõe.

      Excluir
  63. Respostas
    1. Ave Maria!

      Você quer saber se o padrasto pode ser padrinho do enteado(a), ne?

      Vejamos:

      O Padrasto é casado na Igreja Católica com a mãe do enteado(a)?

      a) Se não for: não pode ser padrinho, porque encontra-se em situação de pecado; nesse caso, ele terá que receber antes o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica;

      b) Se ele ou a mãe do enteado(a) são casados com outras pessoas na Igreja Católica: não pode, uma vez que vivem em união estável/segunda união;

      c) Se o padrasto e a mãe do enteado(a) são casados na Igreja Católica: não há impedimento, pode ser padrinho.

      Procurem o sacerdote e conversem com ele sobre a situação de vocês para analisar como resolver.

      Deus abençõe.

      Excluir
  64. Oi,uns dos padrinhos não pode comparecer no batizado, posso substituir ele ? E qual seria o papel do padrinho que não pode estar na hora do Sacramento,ele continua como padrinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Sim! Ele pode ser substituído por procuração.
      O padrinho será a pessoa que não poderá comparecer, o nome dele que constará na certidão de batismo.
      A pessoa que estará no dia irá somente representar o faltante.

      Se informe na Paróquia como deve proceder.

      Que Deus abençoe
      Uma Santa Semana Santa!

      Excluir
  65. Eu escolhi mal minha madrinha de crisma. Ela nunca me instruiu em nada, faz anos que não conversamos porque ela não está agindo de boa fé. Tem como cancelar? Não quero mais ela como madrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Infelizmente não tem como cancelar.

      Os Sacramentos não se cancelam. Nenhum deles.
      O que pode, é Declarar Nulo (nunca existiu) em alguns.
      Mas o caso não seria disso, porque a escolha dos padrinhos não torna o Sacramento inválido.

      Além disso, os Sacramentos do Batismo, da Crisma e da Ordem só se recebe uma vez. São irrepetíveis!

      Desta forma, o que você pode fazer é rezar pela sua madrinha, pela conversão dela.

      Deus a abençõe.

      Excluir
  66. na crisma pode ter uma madrinha e uma madrinha de consagração ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não!
      Crisma só pode 1 madrinha OU 1 padrinho.
      Crisma não há espaço ou momento para padrinho/madrinha de Consagração.

      Deus abençõe.

      Excluir
  67. Meu pároco pode ser meu padrinho de crisma?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde, acho que houve uma confusão em uma das respostas. Você pôs o código de direito canônico que diz claramente: “ENQUANTO POSSÍVEL, assista ao confirmado um padrinho…”, o que quer dizer que não é estritamente obrigatório. Porém, logo embaixo, você responde dizendo que não se pode receber a crisma sem um padrinho com um direto “Não!”. Claramente houve um equívoco, mas, se você achar que não se pode haver a confirmação ou batismo sem padrinhos, apesar do que diz o código, poderia explicar por que acha isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não houve confusão não.

      1. A Igreja ensina que a pessoa que vai receber os Sacramentos de Batismo e Crisma tenha Padrinho;
      2. A função do Padrinho é auxiliar o afilhado na vivência da fé (catolica), orientá-lo nos momentos de dificuldade;
      3. Regra geral, a Igreja exige que a pessoa tenha um padrinho ou madrinha;
      4. Apesar de dizer "enquanto possível" ainda não conheço ninguem que tenha sido Crismado e não tenha um padrinho ou madrinha;
      5. Embora esteja cada vez mais dificil encontrar pessoas que se enquadram no que a Igreja pede, sempre há uma possibilidade, porque o Padre ou o Catequista podem ser padrinho ou madrinha em caso da pessoa não conhecer ninguem que possa;
      6. Por isso, coloquei um NÃO! Por que todas as Paroquias sempre exigem e pq o padrinho ou madrinha de Crisma (e Batismo) tem uma função, não é só enfeite.

      Deus abençõe.

      Excluir
  69. Bom dia! Entendi todo o procedimento...se na turma tem um jovem que quer que um de seus pais seja o padrinho ou a mãe. O que fazer?
    É preciso lembrar que hoje evangelizados jovens especiais...que são introspectivos.
    No código Canônico só diz que não pode...mas não explica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Normas não se explicam, se cumprem!
      Imagina se o Código fosse explicar todas as regras que lá existem... ia ser maior do que é!

      O pai e a mãe não podem ser padrinhos do filho pois eles já tem uma ligação espiritual com eles.

      Fale que não é permitido que os pais sejam os padrinhos dos filhos e oriente que procurem uma outra pessoa que possa ser; os jovens podem ser especiais, mas os pais podem ter familiares ou amigos que possam assumir essa responsabilidade.
      O jovem ser especial não impede que se encontre padrinhos capazes de assumir essa responsabilidade.

      Aliás, pode orientar que seja um dos padrinhos de batismo.

      Deus abençõe.

      Excluir
  70. Pode um casal ser padrinhos de dois Crismandos, na mesma Celebração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Para a Crisma só se tem 1 Padrinho ou 1 Madrinha. Não tem casal padrinho.
      Cada um pode ser padrinho de um crismando.
      E para ser Padrinho ou Madrinha precisa:
      1) Ser designado pelo crismando;
      2) Tenham mais de 16 anos de idade;
      3) Seja batizado na Igreja Católica e tenha recebido o Sacramento do Crisma;
      4) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);
      5) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;
      6) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
      7) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);
      8) Seja solteiro (sem uniao estavel) ou casado na Igreja Católica.

      Deus abençõe.

      Excluir
  71. Bom dia!
    Na comunidade ao qual sou catequista. Existe uma dúvida a respeito do padrinho de crisma. Um crismando quer ser padrinho de outro crismando. A justificativa é... "Assim que o bispo me crismar, irei para fila e serei seu padrinho. Pois, já vou ter recebido o sacramento da crisma". E agora, como devo proceder?
    OBS: Esse grupo da crisma é composto apenas por adultos e o rapaz que deseja fazer isso, tem extrema convicção que pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Ele nao esta errado!
      Pode fazer isso mesmo.
      Vocês so precisarão vê como organizar a fila de forma que eles nao fiquem lado a lado nos bancos.

      O primeiro recebe o Sacramento, depois vai ser padrinho do outro.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  72. Se o candidato a padrinho (crisma) tiver se casado duas vezes, pode ser padrinho? Não sei se, esse padrinho foi casado no civil, ou na igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se ele for casado na Igreja Catolica e estiver separado da sua esposa e convivendo com outra pessoa casado somente no Civil ele NAO PODE ser padrinho, pois esta em pecado mortal e vivendo em adulterio.

      Se o segundo matrimonio dele é que foi na Igreja Catolica ele PODE ser padrinho, pois para a Igreja quem casa somente no civil continua solteiro.

      Se ele nao for casado na Igreja Católica, mas somente no Civil ele deverá casar na Igreja Catolica antes de ser Padrinho.

      Veja: para ser Padrinho precisa ter sido batizado e crismado na Igreja Catolica, se casado, ser casado na Igreja Catolica e viver conforme a fé da Igreja Catolica, frequentar a missa aos domingos e aproximar-se dos Sacramentos.
      Ou seja, deve ser uma pessoa que seja exemplo de catolico para o afilhado(a).

      Deus abençoe

      Excluir
  73. Sou evangélica fui convidada para ser madrinha aceitei a mãe da criança marcou o batizado posso ser madrinha de batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não.
      Para ser madrinha precisa ser católica e crismada.
      No caso, você pode participar mas será uma testemunha.

      Deus a abençõe;

      Excluir
  74. Posso convidar os mesmo padrinhos de batismo para serem padrinhos de consagração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria

      Pode sim.
      Lembrando que:
      1. Para a Igreja Catolica nao existe a figura do padrinho/madrinha de consagração (a Nossa Senhora) oficialmente;
      2. A nossa maior consagração é o Sacramento do Batismo.

      Deus abençõe.

      Excluir
  75. A minha madrinha de crisma está ausente por ser de outro país e não pode comparecer. Na igreja pediram o papel de procuração a declarar que não pode estar presente, mas na igreja da minha madrinha rejeitaram dar o papel. De acordo com uma pessoa da diocese a madrinha pode escrever esse papel e enviar para ser apresentado sem ser necessário pedir na igreja da paróquia onde reside.
    É possível? O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      De fato, não é a Paroquia dela que tem de enviar essa informação.

      Sua candidata a madrinha que deve fazer a procuração informando que não podera participar e indicando alguem para que a represente (substitua), no dia da cerimonia.

      Isso é facil de se resolver.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  76. O padrinho que escolhi para a crisma não é crismado mas tem o batizado. Ele já foi padrinho outras vezes e não houve problemas nenhuns. Pode ser meu padrinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!

      Conforme determina o Codigo de Direito Canonico, que é quem dita as normas para o caso, para que a pessoa possa ser Madrinha ou Padrinho de Batismo ou de Crisma precisa ser Batizada E CRISMADA. Além de outros requisitos.

      Assim, ele não pode ser padrinho. Não poderia ter sido, nem pode. Agora, você pode e deve orientá-lo a fazer a Catequese para Confirmar o Batismo dele, ou seja, receber o Sacramento do Crisma.

      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  77. Tenho uma catequizanda que chamou uma pessoa que é somente casada no civil para ser madrinha, mas esta com o matrimônio marcado pra depois da Crisma e não pode antecipar o matrimônio, ela pode ser madrinha dessa catequizanda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Depende!

      Conforme determina o Codigo de Direito Canonico, para ser Madrinha ou Padrinho a pessoa pode ser Solteira ou Casada (na Igreja Catolica).

      No caso, não ficou claro se a pessoa já mora junto e esta casada no civil ou em união estavel.

      Assim, se ela for:

      1. SOLTEIRA: e não tiver em união estavel, morar so e procurar viver conforme ensina a Igreja, ela pode ser madrinha;

      2. CASADA (deve ser o caso): Se ela ja for casada no civil e morar junto com o esposo OU se ja viver em uniao estavel, não pode ser madrinha. Nesse caso, ela deve ser casada tambem na Igreja Catolica.

      Deus abençõe

      Excluir
  78. Pode ter uma madrinha para dois crismando ao mesmo dia

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...