Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulheres de Véu no Brasil e no Mundo!

Sabemos que São Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 11, versículos 5 e ss, determina que a mulher ao orar ou profetizar deve está com a cabeça coberta, sob pena de desrespeitar ao Senhor.

Durante muitos anos, desde essa época, era comum vermos as mulheres da Igreja Católica usando o véu, até porque, o Código de Direito Canônico (1917) determinava essa obrigatoriedade.

Can. 1262 §2. Os homens, na Igreja ou fora dela, enquanto assistem aos ritos sagrados, devem trazer a cabeça descoberta, a não ser que os costumes aprovados do povo ou circunstâncias peculiares determinem de outra maneira; as mulheres, no entanto, devem trazer a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão.

Recentemente, o véu foi caindo em desuso e hoje não é tão comum vermos.

Não obstante isso, há um movimento, silencioso e constante, onde as jovens moças e senhoras vem retomando essa belíssima tradição da Igreja e usando o véu.

Muitas vezes sob o olha duro de alguns sacerdotes e fiéis que veem essa prática como antiguada e ultrapassada; outras vezes sob o olhar de espanto de alguns que achavam que a Igreja tinha proibido o seu uso.

Pois bem, a verdade é que a Igreja nunca proibiu e na Igreja Católica no Oriente as mulheres ainda usam o véu; já no Ocidente, também há locais onde as mulheres usam o véu.

Assim, segue abaixo foto de locais onde as pessoas preservam e/ou estão retomando essa tradição, no Brasil e no Mundo.

Comecemos por Maria, em todas as suas aparições, nunca ouvi-se falar que ela estivesse sem o véu.


No VATICANO as mulheres que vão ter audiência com o Santo Padre são obrigadas a usarem o véu, normalmente, o véu preto, salvo as rainhas que usam o véu branco.


NO JAPÃO

NOS EUAs


Aqui as mocinhas na foto de sua primeira comunhão já começam a usar o véu.

NA ESPANHA

Na Semana Santa - sábado santo - todas as mulheres participam de procissão usando roupa preta (modesta) e a mantilha preta. Aqui é em Sevilla.


NA CORÉIA


EM PORTUGUAL


Já no BRASIL existem vários estados onde pode-se vê as mulheres e moças usando o véu na Santa Missa e aqui não falo somente da missa tridentina, mais também da missa pós-conciliar.

No Nordeste temos notícia do uso do véu nos seguintes estados:

RIO GRANDE DO NORTE:

Mossoró - carnaval 2011

Mossoró - carnaval 2011

PERNAMBUCO

Em 2010

MARANHÃO


BAHIA



CEARÁ

2010 - Instituto Hesed


Embora não tenha conseguido fotos, temos notícias de mulheres retomando essa prática também nos Estados do Piauí, Alagoas e Sergipe.

No Sul em:

RIO GRANDE DO SUL


PARANÁ


No Norte, PARÁ:

2010 - Missa celebrada por D. Alberto Taveira

No Centro-Oeste:

DISTRITO FEDERAL

Maio de 2010 - Brasilia

2011 - Ceilândia

Em GOIÁS

2011 - Anápolis

Goiânia

No MATO GROSSO

Cuiabá - 08/12/2010

No Sudeste:

Em MINAS GERAIS


No RIO DE JANEIRO


No Mosteiro de São Bento


EM SÃO PAULO


Corpus Christi - 2008

Para saber mais sobre o Uso do Véu:
Por que usar o véu na Santa Missa
Onde Comprar o véu para usar na Santa Missa

25 comentários:

  1. Salve Maria!
    Muito interessante! Não estamos sozinhas!
    Maria Santissima está nos conduzindo novamente para a modéstia!
    =)

    ResponderExcluir
  2. muito legal isso,
    isso é bom para vermos,
    que não e um costume apenas,
    da CCB(congregação crista no brasil).
    que muitas pessoas criticam por usar
    o véu durante o culto..

    ResponderExcluir
  3. muito importante acho que isso ira ajudar a respeitar-mos mais o recinto liturgico e os nossos costumes que sem que eu soubesse ainda são permitido na igreja.vou fazer um véu bem bonito pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    Obrigada por postar aqui.
    Eu tenho véus pretos e branco para vender, se você quiser.
    O branco é igual a um que tem aqui, com flores pequenas, no post Usando o véu na Santa Missa (onde encontrar véus para comprar), na foto onde aparece a senhorita toda de preto.
    Se você quiser eu te envio pelo correios, custa R$ 15,00. Já o preto é diferente, tem retangular e triangular e custa R$ 10,00.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.como.posso adquirir um.lindo véu preto triangular com renda aberta

      Excluir
  5. os véus são muito bonitos

    ResponderExcluir
  6. Pena que em Mossoró foi só esse dia que essa menina usou e porque ela é da Arca de Maria, nem de Mossoró é, e salvo umas senhoras que ainda usam mas se contam nos dedos, aqui existe uma grande resistência por parte do clero para as mulheres usarem!

    ResponderExcluir
  7. Salve Maria,
    Querido(a) irmão(a).
    Se você é uma mulher, porque não usa? Ou já usa o véu?
    Saiba que não é só aí que se vê resistencia do clero, infelizmente, em muitos outros lugares. Porém, isso não está impedindo as mulheres de retomarem essa belíssima tradição.
    O sacerdote não pode impedir ninguem de usar o véu! Se nem o Papa pode proibir! Se nem o Papa proibe!
    Rezemos pelos nossos sacerdotes!
    Deus o(a) abençõe.

    ResponderExcluir
  8. acho muito bonito o uso de véu, mas não tenho coragem de usá-lo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O flor não tenhas vergonha,as pessoas só olham por não ser algo tão fluente na minha paróquia por exemplo eu fui a única a usar e depois de uns dias chegou uma mocinha e perguntou se ali poderia usar fiquei meio sem jeito pois haveria começado o uso recentemente,mas agora já me acostumei com os olhares e apenas espero influênciar outras a usarem.

      Excluir
  9. Salve Maria!
    Oi Bia,
    Reze pedindo a Nossa Mãezinha que interceda por você e ao Espirito Santo para lhe dá a coragem necessária.
    Se ainda não tem, faça ou adquira um véu, mesmo não sabendo se irá usar, leve-o consigo para a Santa Missa que um hora você cria coragem e usa.
    Saiba que depois que usar a primeira vez tudo será mais fácil. As pessoas não me criticaram, pelo contrário! Todas que chegaram em mim foi para elogiar e perguntar onde comprei. E se estão olhando para mim, não sei, pois o véu esconder um pouco a visão... hj em dia quando não uso o véu em uma missa fazem é me perguntar cadê o véu! rs
    Boa sorte.
    Que Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  10. Sou coordenador de crisma e hoje apliquei o tema Liturgia. Nisto falava com os crismandos justamente sobre o uso do véu e sobre comungar de joelhos. Quero utilizar do respeito que eles tem para comigo para "dessecularizar" a santa liturgia! Especialmente entre pois jovens, uma vez que vemos poucos movimentos ortodoxos entre nos...
    Pedi que as meninas usassem o véu na missa de responsabilidade da Pastoral da Crisma, para começarmos a reformar a mentalidade secularizada, para mostrarmos a beleza de uma liturgia bem feita! Assim podemos retomar esse costume consequentemente

    ResponderExcluir
  11. Mas tenho dúvidas em relação a cor que deve ser usada! Existe distinção entre o preto e o branco? E a forma? Retangular ou triangular?

    Paz e Bem,
    Lázaro O. S. Brito,
    Vitória da Conquista-BA

    ResponderExcluir
  12. Salve Maria!
    Oi Lázaro, desculpe a demora em te responder. Estava de mudança e sem internet.
    Olha, existe sim distinção entre as cores, porém, não há uma definição quanto ao preto. O branco deve ser usado por mulheres solteiras (isso é certo e creio que não há questionamentos); já o preto há quem diga que deve ser usado pelas casadas e outros (já ouvi sacerdote falando) que deve ser usado pelas viúvas e que as casadas podem usar outras cores, que derivem do bege, só não o branco.
    Isso depende da tradição.
    Já vi casadas usando preto, bege, marrom, azul, lilás.... e já vi casadas usando, também, o branco (em Fortaleza, onde o Instituto Hesed faz uso e vende véus brancos).
    Quanto a forma do véu vai depender do gosto da mulher, tanto faz usar o retangular, o triangular ou o oval (em forma de meia lua). Para as crismandas oriente (salvo as casadas no religioso) que usem o véu branco.
    Espero ter lhe ajudado e boa sorte no seu ministério.
    Deus o abençõe!

    ResponderExcluir
  13. Mulheres solteiras com filhos também devem usar véu preto?

    ResponderExcluir
  14. Salve Maria!
    Querida irmã
    Mulheres solteiras (não divorciadas), com filhos, deveriam usar véu branco. Se vc não se sentir bem, pode usar véu de outra cor: bege, rosinha, gelo.... Não use o véu preto.
    Boa sorte!
    Que Deus a abençõe, pela intercessão de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.

    ResponderExcluir
  15. Em Maceió já uma realidade na Paróquia da Sagrada Família em Jacarecica as meninas que fazem a Primeira Comunhão já usam o véu. Também uma comunidade de aliança As missionárias da Misericórdia do Divino Pai Eterno, todos usam véu e com isso outras mulheres estão voltando a prática piedosa do uso do véu.

    ResponderExcluir
  16. Salve Maria!

    Cícero, vou sempre em Maceió por ter irmã e sobrinhos aí, e já tive a oportunidade de usar o véu em uma missa em Maceió e também já vi uma senhora usando o véu (preto) em uma missa de semana na paróquia São Pedro Alcântara (salvo engano) na Ponta Verde.

    Onde fica essa comunidade da Misericórdia?

    Que bom saber disso. Tenho uma sobrinha alagoana, quem sabe ela não vai usar o véu também, na sua primeira comunhão!

    Que Deus o abençõe e abençõe as meninas, moças e senhoras alagoanas.

    ResponderExcluir
  17. SINTO UM DESEJO ENORME EM USAR O VÉU, MUITO MAIS AGORA QUE RECEBI MAIS UMA GRAÇA DE NOSSA SENHORA, UM LIVRAMENTO DE SUICIDIO DA MINHA FILHA MAIS VELHA (ISTO HÁ POUCOS MESES)HOJE ELA É SERVA DO GRUPO DE ORAÇÃO, E HÁ 4 ANOS DEPOIS DE ESTAR INTERNADA A 35 DIAS VENDO COISAS TERRIVEIS EM GESTANTES COM QUASE 7 MESES DE GRAVIDEZ SUBI NA CAPELA NO HOSPITAL SANTA LUCINDA E AOS PRANTOS PEDI A NOSSA SENHORA DIANTE DE JESUS SACRAMENTADO QUE ME DESSE A GRAÇA DE GANHAR LOGO A BEBÊ, SENÃO FICARIA MAIS DE 2 MESES LÁ DEVIDO A GESTAÇÃO DE ALTO RISCO, MAS QUERIA A BEBE SEM SEQUELAS E SEEM DIFICULDADES PRA VIVER, EXATAMENTE 3 DIAS DEPOIS PASSADO MEIA HORA A MAIS ESTOUROU MINHA BOLSA TIVE UMA CESAREA SEM DOR COM MORFINA NO SORO E MINHA BEBE 4 DIAS DEPOIS PEGOU ALTA SEM SEQUELA NENHUMA, NASCEU COM 10 DE GLICEMIA, NORMALIZOU É PERFEITA TIVE ELA PELO SUS. DEPOIS DISSO TUDO E DE SABER QUE QUEM LIVROU MINHA FILHA DE SUICIDIO FOI NOSSA SENHORA DEVIDO EU TER CONSAGRADO ELA NO BATISMO A 14 ANOS ATRAS, MEU CORAÇÃO ARDE DE AMOR E EU PRECISO ADORAR JESUS, E O VÉU TEM SIDO UMA NECESSIDADE, AINDA NÃO USEI! PRECISO DE DOCUMENTOS QUE FALEM A RESPEITO DO SEU USO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Aqui no blog você irá encontrar algumas palavras e vídeos sobre o piedoso uso do véu.
      O documento que você precisa conhecer para usar o véu é a Palavra de Deus onde em I Coríntios 11, 4-13 São Paulo nos diz que a mulher deve cobrir a cabeça, aliado a Tradição da Igreja!
      Não tenha medo!
      Boa sorte e que Deus a abençõe, pela intercessão da Virgem Maria.

      Excluir
  18. Graziela, Salve Maria!

    Como faço para comprar um véu? Seria possível vc enviar pra mim?

    Abraços fraterno. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Oi Fernanda,
      Infelizmente eu não vendo véus.
      Mas, vamos por partes. rs

      Primeiro é preciso saber onde você mora, já que em algumas cidades é possível comprar véus, como: SP, Fortaleza (http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/01/usando-o-veu-na-santa-missa.html), DF (http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/12/onde-comprar-os-veus-para-santa-missa.html)...

      Você também pode comprar uma renda ou tule na sua cidade, comprar um bico em um armarinho e aplicar ou pedir para uma costureira aplicar o bico na renda ou tule (dessa forma, você pode escolher como será o seu véu: triangular, oval ou retangular). Eu já fiz isso. :)

      E, também, tem a possibilidade de comprar um véu pela internet. Veja como no blog: http://www.iesusdominus.com.br/p/venda-de-veus.html

      De toda sorte, devo ir a um encontro sobre a consagração a Nossa Senhora no próximo final de semana e posso ver se lá tem véus para vender, acho que custa entre 25/30, se quiser posso ver se compro e te envio.

      Abraços fraternos. Que Deus a abençõe, pela intercessão de Nossa Senhora.
      bjs

      Excluir
  19. Comecei recentemente a ler sobre o assunto e fiquei muito inclinada a usá-lo, mas sei que encontrarei muita oposição pelas mulheres da minha Igreja de culto pós CV II, inda mais levando-se em conta que a maioria é ligada a RCC. Como eu poderia rebater prováveis críticas sem me indispor com quem quer que fosse e também tivesse meu direito de fazê-lo respeitado?
    A Paz do Senhor seja contigo!

    ResponderExcluir
  20. Olá, posso usar o véu branco e o restante da roupa todo preto? Alguém pode me ajudar!? Deus os abençoem ❤

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...