Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CONSAGRAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

 
Libertação de São Pedro pelo Anjo

1. O que é a consagração ao Santo Anjo da Guarda?

A idéia de consagração já se encontra no Antigo Testamento, quando Deus escolheu para Si o povo de Israel para concluir com ele uma aliança. Deus o "consagrou" para ser Sua propriedade, separando-o dos outros povos e colocando-o a Seu serviço (cf. Ex 19,6).
No entanto, é só com Nosso Senhor Jesus Cristo que se pode falar de "consagração" no sentido próprio da palavra. Pois é Ele "Aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo" (Jo 10, 36). 
A consagração original e principal, fonte de toda a consagração, é a da natureza humana de Cristo. Ele é o "Santo de Deus" (Jo 6,69), porque Sua humanidade é totalmente consagrada pela Sua divindade. Foi na Cruz que Cristo estendeu Sua consagração a nós: "Eu me consagro por eles para que também eles sejam consagrados" (Jo 17, 19):

"Com efeito, Cristo, Filho de Deus, que é proclamado << o único Santo >>, com o Pai e o Espírito, amou a Igreja como a Sua esposa, entregou-Se por ela para santificá-la, uniu-a a Si como Seu Corpo e cumulou-a com o dom do Espírito Santo para glória de Deus." (Lumen Gentium, n.39)

A Igreja é o lugar onde acontece a nossa consagração, cuja primeira e fundamental é a do sacramento do Batismo, pela qual participamos da consagração de Cristo que é aperfeiçoado pelo sacramento da Crisma. A essa consagração, que nos une a Cristo, deve corresponder uma entrega de toda a nossa vida a Deus, pois os "santificados em Jesus Cristo" são "chamados a ser santos" (1 Cor 1, 2).

Nossa consagração não é somente um dom, mas também uma tarefa. Aí há diferentes caminhos de aprofundá-la. 
Aqueles que são chamados para a vida consagrada aprofundam-na pela profissão dos conselhos evangélicos, na qual consagram toda a sua existência a Deus.
Mas também os leigos são convidados a viver mais plenamente a sua consagração batismal. Um caminho privilegiado para isto constitui uma "consagração" pela qual, à semelhança da consagração religiosa, a pessoa entrega a si mesma a Deus. A consagração ao Sagrado Coração de Jesus é o exemplo clássico a este respeito.

Dentre estas "consagrações" (de devoção) há também aquelas que não se dirigem exclusivamente a Deus, mas a Nossa Senhora, aos Anjos e aos Santos. No entanto, elas têm seu fim último igualmente em Deus. 
Como disse São Luis de Montfort a respeito da consagração mariana: "Quanto mais uma alma for consagrada a Maria, tanto mais será a Jesus Cristo". (Tratado da Verdadeira Devoção a Maria, 120)
Coisa semelhante se pode dizer a respeito da consagração ao Anjo da Guarda. Quanto mais uma pessoa for consagrada ao seu Anjo, tanto mais este poderá ajudá-la a amar e a servir a Deus e ao próximo e, desta forma, ela será mais plenamente consagrada a Deus.

 2. Qual é o conteúdo da consagração ao Santo Anjo da Guarda?

"A vós Deus me confiou desde o início da minha vida".

O anjo da Guarda é um dom especial do amor de Deus. Se nos fosse dado escolher entre todos os Santos Anjos um protetor e auxiliar especial, não poderíamos encontrar um melhor do que aquele que Deus, na sua Sabedoria e amor infinitos, já escolhera para nós. Só Deus conhece o mistério da nossa vida. Só Ele, nosso Criador e Redentor, conhece todos os nossos pontos fortes e fracos, a nossa vocação e as nossas provações, a nossa cruz e a glória a nós destinada. Prevendo tudo isso, Ele escolheu, desde toda a eternidade, um dos Anjos para ser o nosso Anjo da Guarda: ele para mim e eu para ele. O Senhor nos diz:

"Vou enviar um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que eu preparei" (Ex 23, 20; leitura da festa dos Santos Anjos da Guarda).

"Entrego-me a vós"

A consagração ao Anjo da Guarda constitui uma ligação forte àquele a quem Deus nos confiou desde o início da nossa vida. Como Cristo nos entregou à Sua Mãe, quando suspenso na Cruz, disse: "eis o teu filho", assim Deus nos confiou à proteção de um Anjo particular, como que dizendo: "eis o teu irmão".

No entanto, a palavra "eis o teu irmão" vale também para nós. Pois o próprio Deus colocou ao nosso lado um Anjo para ser nosso irmão celeste. Por isso lhe devemos muito respeito, por ser ele um espelho claro da vontade de Deus.

Falando-nos na nossa consciência em nome de Deus ele merece toda a nossa atenção, toda a nossa obediência. Por isso:

"Vos prometo o meu amor e a minha felicidade"

Quanto devemos ao Anjo da Guarda!
Quem poderá lhe pagar o salário devido?
Um amor tão fiel só pode ser correspondido com fidelidade, amor e confiança. Por isso nos entregamos a ele com muito gosto e lhe prometemos o nosso amor e fidelidade. Se nós somos fracos, ele, que "contempla sem cessar a face do Pai que está nos Céus" (Mt 18, 10), está firme e imutavelmente ancorado em Deus. Ele quer nos proporcionar esta firmeza, ajudando-nos, mediante a luz da graça de que é dotado, a acreditar ainda mais firmemente em Deus, a confiar ainda mais fortemente no Seu auxílio e a amar ainda mais desinteressadamente Deus e o próximo. Com a sua ajuda seremos capazes de manter sempre a fidelidade a Deus.

3. Quais são os frutos da consagração ao Anjo da Guarda?

* A proteção contra o egoísmo e o maligno:

"protegei-me contra a minha fraqueza e contra os ataques dos espíritos".

O Anjo da Guarda é o auxílio seguro contra os espíritos malignos que nos tentam e afligem, pois já no início do tempo o nosso Anjo da Guarda, guiado pelo Arcanjo São Miguel, participou da vitória contra os espíritos malignos. Sendo espírito, pode facilmente reconhecer o tentador e afugentá-lo em virtude da graça. Se, no entanto, Deus permitir o inimigo peneirar-nos como Jó (Jó 1, 12; 2,6), como Pedro (Lc 22, 31) ou como Paulo (2 Cor 12, 7-8) nunca nos faltará a assistência reconfortante do Santo Anjo da Guarda.

* Iluminação e fortificação:

"iluminai a minha mente e o meu coração, para que eu sempre reconheça e cumpra a vontade de Deus"

O Anjo da Guarda é, para nós, a porta para o mundo dos Anjos e, de certo modo, o porteiro do Céu. Sendo ele enviado por Deus a nós, aplica-se em primeiro lugar a ele a palavra do Catecismo: "Os Anjos cooperam para todas as nossas boas obras" (CIC 350; cf. Suma Teológica I, q. 114, a. 3, ad 3). Ele é o nosso melhor e mais fiel amigo, aquele que, além de Jesus e Maria, nos acompanha e protege ininterruptamente durante toda a nossa vida.

Toda a sua solicitude e intercessão são dirigidas primeiramente ao seu protegido, o qual é o "talento" que lhe foi confiado e que ele tanto deseja devolver ao Senhor, com "lucro" cêntuplo, no fim da vida. Deste modo, ele cuida incansavelmente, dia e noite, do nosso bem e da nossa salvação eterna. Infatigavelmente se esforça pela nossa purificação, iluminação e perfeição. Destas três atividades hierárquicas dos Anjos, São Boaventura escreve: "A purificação produz a paz, a iluminação conduz à verdade e a perfeição realiza a caridade...", para que por meio dela tenhamos a devida força para o cumprimento da vontade de Deus.
"...Estes três atos, frequentemente praticados, dão a felicidade à alma e, quanto melhor praticados, mais aumentam os seus méritos" (Os três caminhos do amor, prólogo 1).

 * A união com Deus Uno e Trino:

"E conduzi-me à união com Deus Pai, Filho e Espírito Santo".

A felicidade de Deus consiste na perfeita comunhão de amor de que as Pessoas Divinas gozam. O Deus uno e trino quer nos fazer participar desta Sua comunhão: "Que todos sejam um como Nós" (Jo 17, 19). É o Seu eterno plano de amor de unir a Si todas as criaturas unindo-as, ao mesmo tempo, entre si. ("reunir tudo o que há no céu e na terra em Cristo" - Ef 1, 10).
Consagrando-nos ao Anjo da Guarda, ele terá uma maior influência em nossa vida e, assim, poderá nos conduzir a uma comunhão cada vez mais íntima com Deus. Ao mesmo tempo, experimentaremos uma profunda união com o nosso protetor, como diz o Catecismo:
"Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos Anjos e homens, unidos em Deus" (CIC 336).
Esta união entre Anjo e homem que começa nesta vida será consumada na vida eterna.

Por toda a eternidade estaremos unidos em íntima amizade ao Anjo da Guarda e reinaremos com ele no Reino de Deus. Deste modo, podemos compreender as palavras de São Tomás de Aquino:

"A todo homem, enquanto peregrino, é dado um Anjo da Guarda. Quando, porém, já tiver chegado à meta do caminho, não terá mais um Anjo da Guarda; no entanto, terá no Reino o Anjo reinando com ele" (Suma Teológica I, q. 113, a. 4c)

4. Como fazer a consagração ao Santo Anjo da Guarda?

# De modo Privado

Assim como existem os votos privados, isto é, uma pessoa pode, sozinha ou diante do seu confessor, prometer a Deus a castidade, obediência e pobreza, assim também se pode fazer esta oração de consagração em particular. 
Recomenda-se fazer antes uma preparação, por exemplo, em forma de uma novena.

CONSAGRAÇÃO AO SANTO ANJO DA GUARDA

Vós, meu bom Anjo da Guarda, que vedes continuamente a face do nosso Pai que está nos céus (cf. Mt 18,10), a vós Deus me confiou desde o início da minha vida.
Agradeço-vos de todo meu coração por vossos amorosos cuidados. Entrego-me a vós e vos prometo o meu amor e a minha fidelidade.
Peço-vos: protegei-me contra a minha fraqueza e contra os ataques dos espíritos malignos; iluminai a minha mente e o meu coração, para que eu sempre reconheça e cumpra a vontade de Deus, e conduzi-me à união com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém. 
(texto aprovado pela Igreja)

# De modo Oficial, perante a Igreja

Existe uma forma ainda mais forte e comprometedora de fazê-la. Assim como os votos feitos dentro de uma comunidade religiosa têm um alcance diferente dos privados, também existe na Igreja uma Obra que tem por finalidade conduzir os fiéis a uma união mais íntima com os Santos Anjos justamente através da consagração ao Anjo da Guarda. 


A Igreja aprovou tal ato de consagração no dia 31 de maio do ano 2000, por isso a Obra pode, através deste ato, admitir as pessoas na Confraria dos Santos Anjos da Guarda.

Nela, a vivência de tal Aliança receberá um efeito maior, como quando um soldado, em vez de lutar sozinho contra o inimigo, está ligado a um exército. Na Confraria os membros serão formados espiritualmente, a fim de que, colaborando melhor com os Santos Anjos, cresçam mais seguramente na vida espiritual.

Fonte: O Nosso Anjo da Guarda, Uma pequena Introdução à Devoção aos Santos Anjos (com imprimatur), da Confraria dos Santos Anjos (OA)

SANTO ANJO DO SENHOR
MEU ZELOSO GUARDADOR,
SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA,
SEMPRE ME REGE, GUARDA, GOVERNA E ILUMINA.
AMÉM.

3 comentários:

  1. Bom artigo.
    Eu acredito nos anjos.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de me consagrar ao meu Santo Anjo da Guarda no retiro do Mosteiro Obra dos Santos Anjos em julho deste ano. Tem essa possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      1. Você tem que entrar em contato com eles pelo email:

      https://sites.google.com/site/cumsanctisangelis
      https://opusangelorum.com.br/

      2. Se for ao retiro, converse com o Sacerdote sobre seu interesse em se consagrar.

      3. Deve fazer um acompanhamento e uma preparação de 1 ano para que possa consagrar-se.

      Que Deus o abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...