Seguidores

Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Que roupa usar no Batizado?

Creio que todos já fomos para um batizado, seja como mãe, pai, batizando (o nosso batismo), padrinho e/ou madrinha ou convidado (avó, avô, tios, tias, amigos (as)), e na hora de escolher uma roupa sempre surge uma dúvida, qual roupa usar ??

As mulheres tem tendência a querer usar a roupa que está na moda ou que julgam ser a mais bonita, sem se preocupar muito com o local onde será realizada a cerimônia, ou seja, sem lembrar que estarão em uma Igreja e que irão a uma solenidade e, portanto, deverão vestir-se conforme o ambiente (local) da cerimônia e não o da festa que porventura possa acontecer para comemorar o batizado. Já os homems sempre ficam na dúvida se podem ir de calça jeans, de bermuda, de tênis, de camisa de malha, e por aí vai. E o que podemos dizer da roupa de batizando? Se for bebê até que é fácil acertar, agora, se for uma criança já maiorzinha, adolescente ou adulto(a), o perigo de errar é grande!

Bem, primeiro devemos nos lembrar que estaremos em uma Igreja e, portanto, o que vale para ir a uma Santa Missa deve ser observado também em outras cerimônias religiosas, como é o caso do Batizado (primeira comunhão, crisma e matrimônio). Nesse sentido:

a) Não se deve usar decotes (aqui incluído o tomara que caia);
b) Não se deve usar roupas curtas;
c) Não se deve usar bermuda;
d) Não se deve usar short;
e) Não se deve usar roupas transparentes;
f) Não se deve usar roupas apertadas.


Placa no Vaticano que orienta os visitantes/fiéis a se vestirem para poder entrar

Qual roupa as mulheres (mãe, madrinha, tias, avós do batizando) devem usar?

Como falei quando tratei da roupa para a primeira comunhão, as mulheres não precisam está com roupas muito produzidas, com brilhos e tecidos caros, pode usar uma roupa simples e elegante ao mesmo tempo, no entanto, deve ser limpa e observar a modéstia. 

a) Uma cor discreta (não necessariamente clara ou branca);
b) Saias/vestidos na altura, pelo menos, do joelho;
c) Sem decotes, sem tomara que caia e sem transparências;
d) Camisas e vestidos com manga;
e) Se optar por calças essas devem ser sociais, não jeans, não justas, não legging.

Vejam essas fotos tiradas em um batizado onde as mulheres, mãe e madrinhas do batizando estão vestidas de maneira apropriada.




Qual roupa os homens (pai, padrinho, avô, tios do batizando) devem usar?

Os homens sempre querem ir o mais relax possível, mormente se após a cerimônia há uma festinha (almoço, churrasco), porém, eles também devem lembrar que vão para uma solenidade, numa Igreja; ora, ninguém vai para uma solenidade de tênis, de chinelo, de camisa do time do coração, né? 
Assim, o homem deve também observar a modéstia.

a) Usar calça social;
b) Usar camisa social;
c) Usar sapato social;
d) Se optar por usar calça jeans, use com a camisa social e um sapato social (podendo ser também um sapatênis).






Qual roupa o batizando deve usar?

Há uma tradição em que os bebês usam uma veste chamada de mandrião. O Mandrião pode ser usado tanto por meninos, como por meninas.

Mandrião

Agora,  o uso do mandrião não é obrigatório e o bebê pode usar outra peça de roupa, como um vestidinho nas meninas e calça e camisa para os meninos. A roupa normalmente é branca (porém não é regra).






Quando o batizando não é mais bebê, seja ainda criança, seja adolescente ou adulto, deve se observar as regras de modéstia (supracitadas) e respeitar o local do batizado, até porque, quando o batizando já atingiu a idade da razão, o seu batizado, normalmente, é feito no mesmo dia da primeira comunhão e da crisma.

 


A mulher deve usar o véu?

O uso do véu não é mais obrigatório, porém, ele é uma belíssima tradição da Igreja e um sacramental, assim, se a mulher se sente a vontade e quer, ela pode sim usar o véu no batizado.


Vejam algumas fotos de batizado na realeza:

Dinamarca

Inglaterra

Suécia


Inglaterra 

Virgem Santíssima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...