Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sobre o Véu, o Latim, a Comunhão na Boca, de Joelhos e a Missa Versus Deum!

Essa eu tinha que responder aqui. O (a) Palhinha fez o seguinte comentário no post sobre o véu:

Se vai comungar o Sangue de Cristo é óbvio que tem que ser na Boca...
Acho que tem coisas bem mais importantes pra se preocupar do que usar véu, comungar de joelhos, etc..
Devemos nos preocupar em como nosso coração está..
Na minha opinião, muitas meninas estão começando a usar o véu simplesmente por modinha.. Nem sabem direito o motivo de usar...

Daqui a pouco vocês vão querer que a missa seja em latim e com o Padre de costas pra assembléia..

Século 21 galera.. 

A resposta será por partes tá Palhinha? Espero que você e outros que pensam como você possam entender e estudar um pouco mais sobre a Igreja Católica para não sair destilando desconhecimento por aí.

SOBRE A COMUNHÃO NA BOCA

Se vai comungar o Sangue de Cristo é óbvio que tem que ser na Boca...

Palhinha, deveria ser óbvio que o Sangue de Cristo se recebe na boca, porém, há muitos sacerdotes/MESCE que distribuem a comunhão sob as duas espécies de forma errada, ademais, é mais comum recebermos a comunhão somente sobre a espécie do pão e, nesse caso, ao contrário do que você falou, NÃO É óbvio que quem vai comungar receba na boca. E por que não é óbvio? Porque a Santa Sé autorizou ao comungante escolher como vai receber a hóstia consagrada, se na mão ou se na boca. A pessoa só é obrigada a receber na boca se a comunhão for sob as duas espécies eucarísticas, quais sejam: Corpo e Sangue.

E é isso que você pode encontrar na Introdução ao Missal Romano e, mais recentemente, na Instrução Redemptionis Sacramentum.

[92.] Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se, o que vai comungar, quer receber na mão o Sacramento.


SOBRE A COMUNHÃO DE JOELHOS

Acho que tem coisas bem mais importantes pra se preocupar do que usar véu, comungar de joelhos, etc.

Palhinha, pode até ter coisas mais importantes que o uso do véu, mas você não pode comparar o uso do véu com a comunhão de joelhos. Sabe por que? Porque a comunhão de joelhos (ao contrário do véu) está presente na liturgia da Igreja Católica na Instrução Geral ao Missal Romano e, mais recentemente, na Instrução Redemptionis Sacramentum. A comunhão de joelhos ou em pé é uma das formas que a pessoa deve se portar para receber JHS!

[90.] «Os fiéis comunguem de joelhos ou de pé, de acordo com o que estabelece a Conferência de Bispos», com a confirmação da Sé apostólica. «Quando comungarem de pé, recomenda-se fazer, antes de receber o Sacramento, a devida reverência, que devem estabelecer as mesmas normas».

Assim, ela é tão importante quanto receber JHS na boca ou na mão. 

SOBRE O VÉU E O CORAÇÃO

Devemos nos preocupar em como nosso coração está..
Na minha opinião, muitas meninas estão começando a usar o véu simplesmente por modinha.. Nem sabem direito o motivo de usar...

Até posso concordar que existam meninas que estão usando o véu por modinha, porém, prefiro que usem o véu por modinha, já que ele trás consigo a idéia da modéstia que deve ser observada, do que seguir a "modinha" do mundo que só prega roupas indecentes.

Antes as moças de véu na missa que de tomara que caia, mini saia, shorts, roupas coladas... Não acha(m)?

Ademais, seguir a "moda" do véu não é fácil como você pensa e a menina precisa de muita coragem e saber que ele está disposto na Bíblia em I Cor 11.

Sobre se preocupar mais com o coração, isso é conversa de quem quer desculpa para agir de qualquer maneira na Igreja, mormente na Santa Missa, seja comungando estando em pecado mortal, ir para a Missa de qualquer jeito (roupa), batendo palmas, conversando, mexendo no celular, etc... 

E Jesus foi claro ao nos ensina que:

"A boca fala do que lhe transborda o coração". (Mt 12, 34)

Ora, se a boca fala o que tem no coração, o que dirá sobre o nosso comportamento e modo de vestir?? Com certeza ele também transmite aos outros aquilo que está no nosso coração.

Ademais, nenhum de nós tem o coração tão puro que nos dê total certeza de que estamos assistindo a Santa Missa da forma mais correta, piedosa e modesta que possa existir. E o véu, o ficar de joelhos, a modéstia, a forma de comungar, nos ajuda a aproximarmo-nos o mais possível da forma que devemos nos portar durante e diante do Calvário de Cristo.

O LATIM E A MISSA VERSUS DEUM NO SÉCULO XXI!!

Daqui a pouco vocês vão querer que a missa seja em latim e com o Padre de costas pra assembléia..

Século 21 galera..
Pois a boca fala do que está cheio o coração.
Mateus 12:34
Pois a boca fala do que está cheio o coração.
Mateus 12:34

Aqui Palhinha fechou o seu comentário com chave de ouro, mostrando todo o seu DESCONHECIMENTO sobre a Liturgia da Santa Missa na Igreja Católica Apostólica e Romana. Só esse comentário já merecia váaarrrios posts. Mas, como já falamos nesse blog sobre os assuntos vamos só dá uma pincelada para quem ainda não leu sobre o assunto não falar/escrever tais asneiras por aí, como fez o nosso irmão Palhinha.

O LATIM

In nómine Patris, et Fílli, et Spíritus Sancti. Amen

Caro irmãos, todas as missas deveriam, em obediência ao Código de Direito Canônico e ao Concílio Vaticano II ser celebradas em latim, que é a língua oficial da Igreja, tendo algumas partes na língua vernácula, ou seja, na língua do País, porém, por desobediência, os sacerdotes deixaram de celebrar a missa em latim e o povo começou a achar que o latim foi abolido, que era antiquado, etc... Mas, basta assistir uma missa celebrada pelo Santo Padre (JPII, Bento XVI e Papa Francisco) para perceber que nessas missas se usa o latim, bem como, no Ângelus que o Papa reza todo domingo!!
Sem falar nos documentos da Igreja que, normalmente, são feitos primeiro em latim e só depois traduzidos para a língua dos inúmeros países.

Graças à Deus, o latim está voltando a ser usado no Brasil durante as missas, seja somente em algumas orações, como o Credo, o Pai Nosso, seja durante toda a Santa Missa, com apenas as leituras em português (como manda o Concílio Vaticano II), seja na Missa na Forma Ordinária do Rito Romano, seja na Forma Extraordinária do Rito Romano (onde mais comumente vemos).

Sem falar que TODOS os santos da Igreja Católica hoje celebraram/assistiram a Santa Missa em latim!!

E não venham com essa conversa de quem ninguém entende o latim, até porque, aqui vimos uma amostra clara de que as pessoas não entendem a missa em português.



e


Aqui no blog nós já falamos sobre o latim em:





A MISSA VERSUS DEUM


Palhinha, NÃO É correto você dizer que o padre celebra a Santa Missa de costas para o povo (assembléia), MAS O CORRETO é afirmar que o Padre celebra a Santa Missa voltado para Deus ou Versus Deum ou Ad Orientem

Essa forma de celebrar a Santa Missa NÃO FOI abolida pelo Concílio Vaticano II e coexiste, tranquilamente, com a celebração voltada para o povo ou Versus Populum, podendo ser celebrada pelo sacerdote tanto na Missa na Forma Ordinária quanto na Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, podendo também ser celebrada em latim ou na língua vernácula, sendo inclusive, prevista essa posição na Instrução Geral ao Missal Romano (como regra).

Prova disso é que o Papa Bento XVI celebrou a Missa Versus Deum na Capela Sistina e, pasmem, o Papa Francisco já esse ano, portanto, em 2014 também celebrou a missa Versus Deum.

Veja o Papa Bento XVI, em 2008, celebrando a Missa Versus Deum: http://youtu.be/bijooEnWL0w

E aqui você pode ver o Papa Francisco, agora em 12 de Janeiro de 2014, celebrando a Missa Versus Deum:



E, para aprender mais sobre liturgia, mormente sobre o Concílio Vaticano II, o latim e a missa Versus Deum:


Portanto, diante de todo o exposto, fica claro que o latim, o véu, a missa Versus Deum não é coisa do século passado.

O Latim é do Século XXI!

A Missa Versus Deum é do Século XXI!!

O Véu é do Século XXI!!!

A Igreja Católica do e no Século XXI, a Igreja Católica moderna, celebra a missa em Latim, celebra a Missa Versus Deum, tem o Véu na usado na Santa Missa!!

Modernize você também Padilha e venha para a Igreja do Século XXI, com o latim, a missa Versus Deum e o véu!!

Sed Libera nos a Malo. Amen

Um comentário:

  1. A publicação é de 2014, mas acho que o comentário ainda será válido.

    Publicação super bem explicada. Apenas para facilitar para que passar por aqui, em relação ao uso do latim na Sagrada Liturgia, o Concílio Vaticano II não excluiu o uso deste idioma. Prova disso o leitor pode encontrar na constituição conciliar Sacrosanctum Concilium. No documento citado está dito, no número 36 § 2, que "poderá conceder-se à língua vernácula lugar mais amplo". Logo, o que existe é uma concessão para o uso da língua e não a abolição do latim.

    Sobre a orientação (posição) do padre que preside, quando o mesmo estiver celebrando Ad Orientem NUNCA se deveria afirmar (ainda mais se for um católico) que ele está de costas para o povo, mas de frete para Cristo, princípio e fim de toda a ação litúrgica da Igreja, como foi exposto na publicação.

    Em julho de 2016, durante uma conferência em um evento sobre Sacra Lituriga, o Cardeal Rober Sarah, falou sobre algumas "vantagens" da celebração com todos voltados para a mesma direção.

    “Não se trata, como se entende às vezes, de celebrar de costas para o povo ou olhando para eles. O problema não é esse. Trata-se de olhar todos juntos para a abside que simboliza o oriente onde está o trono da cruz do Senhor ressuscitado”, precisou o Cardeal.

    Um texto completo elecando os motivos e vantagens, e também falando um pouco sobre as questões da orientação do celebrante etc, foi publicado em
    http://www.simsoucatolico.com.br/2016/07/as-vantagens-e-motivos-para-celebrar-a-missa-ad-orientem.htmlt.

    No mais, ainda de acordo com o que foi publicado pela Graziela: é sempre bom dar uma pesquisada antes e entrar pelo caminho de "na minha opinião", "ouvi dizer" ou "ouvi falar". A Igreja tem muitos documentos sobre muitas coisas e mais: estão disponíveis em plataformas online. É só pesquisar.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...