Ave Maria!!
A dúvida de hoje é fácil de responder.
tenho dúvidas se posso
receber a eucaristia,pois não sou casada e tenho um companheiro e
filhos.
Minha irmã em Cristo, penso que, na verdade, você não tem dúvida alguma.
Você tem consciência de que, por não ser casada na Igreja Católica, você está em pecado mortal (contra o 6 Mandamento), desta forma, NÃO PODE receber a eucaristia.
E para ser mais sincera com você ainda, infelizmente, você pode até ir confessar com o Padre, mas ele NÃO PODE lhe dá a absolvição; necessária para que você possa comungar.
Não sei se você relatou que vivia em união estável ou é casada apenas no civil, penso que não, pois o padre teria lhe orientado.
Espero que você consiga resolver essa sua situação, se for possível, recebendo o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica para que, também, possa receber Jesus Hóstia Santa.
Mas... enquanto isso não é possível, nem tudo está perdido.
Você pode e deve COMUNGAR ESPIRITUALMENTE.
Como é isso?
Quando chegar a hora da comunhão, você não vai para a fila receber Jesus, mas, recolhe-se, fica em silêncio e faz a seguinte oração:
Senhor JESUS CRISTO, eu creio que estais verdadeiramente presente no
Santíssimo Sacramento. Adoro-vos sobre tudo o que existe. Desejo com
devoção e fervor, receber-vos sacramentalmente, porém, como não é
possível agora, peço-vos vir espiritualmente ao meu coração para
purificá-lo e abrasá-lo do mais puro, santo e sagrado amor e adoração
para com a SANTÍSSIMA TRINDADE.
Prostro-me profundamente perante vossa Pureza perfeita, Majestade Divina e Realeza Sagrada. Amém.
Essa oração você pode fazer em todo momento, não somente na Santa Missa.
Que Deus lhe abençõe e que Maria, que é mãe, passe a frente da sua situação e interceda para que você consiga resolver da melhor forma possível e receber Jesus.
Obrigado pela ajuda! Que Deus e nossa senhora Aparecida os abençoe grandemente!
ResponderExcluirEu vivo em união estável oque eu posso fazer pra comungar vou na igreja td a semana mais fico triste por escultor a palavra de Deus e não poder receber a comunhão
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirSe você é batizado na Igreja e já fez a Primeira Comunhão, para poder comungar, basta que SE CASE NA IGREJA CATÓLICA.
Assim, poderá confessar-se e aproximar-se da Sagrada Comunhão.
Enquanto isso não ocorre: faça a COMUNHÃO ESPIRITUAL.
Deus abençõe.
Sou casada apenas no civil não posso comungar? Estou cometendo pecado?
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirComo já dito na postagem, quem vive com uma pessoa sem ser casado na Igreja Católica, está em pecado e não pode comungar e se comunga está cometendo sacrilégio.
Portanto, se você e seu esposo só são casados no civil você, perante a Igreja Católica está em pecado (mortal) contra o 6 Mandamento (Pecado contra a Castidade: adultério), assim, não pode Confessar, não pode ser Absolvida, não pode Comungar.
Qual a solução? Casar na Igreja Católica!
Se não há impedimento, ou seja, se nenhum de vocês casou antes na Igreja Católica com outras pessoas ou se casaram mas ambos já são viúvos, não há impedimento.
Se derem entrada nos proclamas (papelada: batistério, escolherem a data) em no máximo 3 meses (mas pode ser bem antes) vocês conseguem receber o Sacramento do Matrimônio e você poderá comungar!
Mas, se ainda não puderem receber esse sacramento, comungue espiritualmente e entregue sua dor e vontade aos pés da Cruz!
Converse com o seu esposo e com o padre sobre a sua situação.
Que Deus abençõe.
Sou casada na igreja mais não fiz a primeira eucaristia posso vomitar.
ResponderExcluirAve Maria.
ExcluirNão.
Teria que fazer a Catequese de Adultos para receber os outros Sacramentos da Iniciação Cristã que faltam: Eucaristia e Crisma.
Além disso, terá que se aproximar do Sacramento da Confissão antes de Comungar.
Sugiro que converse e se confesse com o padre da sua Paróquia para que ele possa lhe orientar melhor.
Deus a abençõe.
Quem vive em união estável tem filhos vivem em harmonia pode se comungar
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirQuem vive em união estável, NÃO FOR CASADO NA IGREJA CATÓLICA, NÃO PODE comungar.
Para comungar a pessoa precisa:
1) não está em pecado mortal;
2) está em estado de graça (ter confessado).
Quem vive em União Estável OU em Segunda União e não for casado na Igreja Católica com a pessoa com com está unido, está em pecado mortal (para a Igreja Católica). Assim, não pode:
1) Confessar;
2) Comungar.
Se alguém falar o contrário está indo contra o que ensina a Igreja Católica para os seus membros.
Se você quer comungar, verifique a possibilidade de regularizar sua situação perante a Igreja Católica, recebendo o Sacramento do Matrimônio.
Que Deus abençõe.
Vivo em uma união estavel a sete anos tenho uma filha,vou a igreja participo de alguns movimentos,mas não sou casada na igreja não por não querer,mas sim por que o meu esposo e casado na igreja de um casamento antigo,e o meu maior desejoe fazer a primeira comunhão e a crisma e receber pra receber a Cristo na hora da missa,o que faço?
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirSituação difícil a sua e a Igreja Católica e eu nos solidarizamos com você.
1. Parabéns por frequentar a Igreja e participar mesmo nessa condição.
Você não pode receber Jesus Sacramentalmente nas espécies eucarísticas; mas você PODE E DEVE COMUNGAR ESPIRITUALMENTE quando for na Santa Missa e a qualquer hora do dia.
Aqui no Blog há a Oração para a Comunhão Espiritual em um post sobre o assunto;
2. Segundo ponto e mais delicado, porque não depende de você.
Converse com seu esposo sobre como foi o casamento anterior dele: como conheceu a esposa, porque casou, como foi o namoro/noivado, dia do casamento e analise junto com ele e o padre a possibilidade de entrar com pedido de NULIDADE MATRIMONIAL no Tribunal Eclesiástico.
Se o Matrimônio dele for NULO (e há vaaarios motivos para a nulidade, inclusive nos documentos), e o Tribunal reconhecer essa Nulidade, vocês podem receber o Sacramento do Matrimônio na Igreja e assim você poderá: fazer a primeira comunhão e receber o Crisma.
3. Se não houve nulidade matrimonial, entregue sua situação a Deus e a Nossa Senhora, SEJA FIEL NO QUE PODE, continue indo na Igreja e criando sua filha nela. E aguarde em Deus para solucionar essa questão.
Que Deus a abençõe, pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo.
Boa sorte.
Eu tenho um filho mais n vivo em união estável, posso comungar?
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirSe você tiver em estado de graça, ou seja, sem pecado mortal, pode sim.
Certifique-se que tenha se confessado recentemente, antes de receber a comunhão..
O fato de ter filho, mesmo sem ser casado, se confessado o pecado contra a castidade, não impede que a pessoa possa comungar.
Que Deus abençõe.
Não sou católico mas minha esposa é somos casados no civil como manda na bíblia, temos que estar de acordo com a lei, mas minha esposa não pode comungar gostaria que me mostrasse na bíblia onde fala que ela não pode comungar???
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirVeja: I Cor 11, 27-29: "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor."
Sua esposa é católica, então, para a Igreja Católica, se ela não está casada na Igreja, é solteira; se é solteira e vive com uma pessoa, está cometendo o pecado da fornicação (ter relação sexual antes do casamento - religioso), o que implica dizer que ela está cometendo pecado contra o 6 Mandamento da Lei de Deus. E sei que várias igrejas evangélicas/protestantes ensinam o mesmo.
Fico muito feliz em vê sua preocupação com ela. Desta forma, pode sugerir que regularizem a situação de você perante a Igreja Católica para que ela possa receber a Comunhão.
Se não há impedimento para casarem-se na Igreja (se nenhum dos dois já foi casado na Igreja Católica), converse com sua esposa e faça a proposta de casarem lá.
Certamente ela ficará muito feliz!
Procure a Igreja Católica que ela frequenta e se informem como dar entrada nos proclamas e quais documentos são necessários.
Já informo que você não ser católico não é impedimento, uma vez que ela é católica.
Que Deus os abençoe.
Eu moro junto com namorado a dois anos, estou fazendo catequese de adultos para receber os sacramentos da primeira eucarístia e crisma. Por eu morar junto com namorado, isso me impede de receber esses sacramentos??? Obrigada
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirSim!
Se ainda não informou, informe a sua condição de vida para o(a) Catequista e o Pároco para que você possa regularizar essa situação.
Você terá que receber o Sacramento do Matrimônio antes desses outros.
Deus abençõe.
Tenho união estável, mas de um tempo pra cá, mesmo morando junto, optamos por não ter intimidades e estamos a data do casamento, que será daqui a dois meses. Nesse período, posso me confessar e receber a eucaristia?
ResponderExcluirAve Maria!
ExcluirParabéns! Fico feliz que resolveram regularizar essa situação diante de Deus e da Lei dos Homens.
Se vocês não estão tendo intimidade e não tem impedimento de casar na Igreja Catolica, não tem problema em vc confessar e comungar.
Mas, qdo for confessar, relate isso ao Padre.
Deus abençõe!
Olá, eu tenho união estável, já com filhos e tudo, não me.casei na Igreja, mas um padre abençoou minha união e meus laços cumpridos com fidelidade e amor. Eu posso comungar?
ResponderExcluirAve Maria
ExcluirNão.
Se você não é casado(a) na Igreja Catolica não pode comungar.
Se o padre deu uma benção, mas sem que você tivesse dado entrada no processo para casar, ele fez errado e não pode ser usada para validar um Sacramento. Benção o padre dá em varias coisas, inclusive objetos. Benção é diferente de receber um Sacramento.
Procure o padre da sua Igreja e converse com ele sobre a sua situação e a forma de regularizar perante a Igreja.
Deus abençõe.