Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Primeira vez na Missa Gregoriana?


Salve Maria!
Se você ainda não foi a uma Missa Gregoriana (também comumente conhecida por “Missa Tridentina”, “Missa de Sempre” ou ainda “Missa Antiga”), quatro aspectos lhe chamarão a atenção visual e a auditiva:
✤ visual: o sacerdote voltado para o Altar e o Crucifixo atrás do Altar.
✤ auditiva: o silêncio e o uso do latim ao longo da celebração.

O Sacerdote voltado para o Altar: O padre está voltado para o Tabernáculo e para o Altar uma vez que ele oferece o Santo Sacrifício da Missa. Alguns podem, a princípio, entender que o padre dá as costas às pessoas. Ao invés, porém, o padre e os fieis estão voltados para o Altar ou versus Deum – para Deus - que juntos e unidos oferecem suas orações durante a Missa. O Sacerdote vai a frente, conduzindo e liderando os fieis, na mesma direção de peregrinação à Deus.

O Crucifixo: O Crucifixo fica atrás do Altar lembrando-nos que aquele sacrifício da Cruz e o sacrifício da Missa são o mesmo sacrifício.

O Silêncio: As pessoas entram na Igreja bem silenciosas antes da Missa, para mostrar reverência pelo Santíssimo Sacramento no tabernáculo e para se prepararem para a Missa. Também há períodos de silêncio durante o Canôn da Missa (a Oração Eucarística) enquanto o sacerdote está rezando silenciosamente no Altar.

A Língua Latina: Com exceção do sermão, o padre reza toda a Missa em latim, a língua oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Você poderá baixar no site o Ordinário da Missa (ou o Missal Romano Quotidiano), segundo o Rito Romano de 1962 que contém as orações fixas da Missa - na mesma página, a direita, você encontrará as orações em latim e, a esquerda, as mesmas em português – que lhe ajudará a rezar a Missa Além disso, ao final, encontram-se alguns cantos que poderão ser entoados na Missa.

O Ordinário da Missa disponibilizado não constam as orações e leituras da Escritura – Epístola e Evangelho – que mudam de dia para dia, em conformidade com o calendário litúrgico da Igreja e que nos auxilia no culto a Deus. Este material poderá ser distribuído, em folheto separado pela paróquia. Caso não disponibilizem, pode-se ainda comprar um missal mais completo com todos os textos da Missa, incluindo as Epístolas e Evangelhos para todo o ano.

Uma busca pela internet poderá lhe colocar em contato com algumas editoras que vendem Missal Romano Quotidiano, Edição de Dom Gaspar Lefebvre, de 1965, que apresenta tanto a parte fixa como os textos de todos os dias do ano litúrgico, em Latim-português, missas votivas, missas dos comuns dos santos, e também um manual de oração completo. Esta edição de 1965 não tem o salmo 42 e o último evangelho, os quais foram acrescentados por algumas editoras.

O Latim: O sítio da Missa Gregoriana disponibiliza uma pequena explicação sobre a pronúncia dos fonemas em latim, bem como o áudio do Canôn da Missa, tanto a parte que cabe ao Sacerdote, como as respostas dos fiéis para treinar ouvido e pronúncia. Você verá o quão suave é o latim litúrgico que imprime uma dignidade adicional à Santa Missa.

Acompanhando a Missa:

Como mencionado acima, há aquelas leituras e orações, que mudam de acordo com o calendário litúrgico, e nos auxiliam no culto a Deus. Entretanto, o sítio disponibiliza a obra de São Leonardo de Porto Maurício que escreveu um breve tratado sobre as Excelências da Missa que nos leva a adotar com fervor um método de assistir à Santa Missa Gregoriana. Também é disponibilizado um escrito de Santo Afonso Maria de Ligório intitulado A Grandeza do Santo Sacrifício da Missa,

O que eu devo fazer?

✤ De pé, sentar e ajoelhar:

Se você está indeciso ou não sabe quando ficar de pé, sentar-se ou ajoelhar, se o Missal não traz as marcações, simplesmente siga aqueles à sua volta.

✤As Respostas:

Na Missa Gregoriana, os coroinhas respondem para o Sacerdote. A forma mais importante de participação dos fiéis é a participação interior, por meio da qual prestamos atenção à Missa e elevamos nossos corações e mentes em oração silenciosa. Contudo, se você desejar se unir àquelas respostas e está familiarizado com a pronúncia das respostas em latim, você poderá fazê-lo onde está indicado no Missal. Na parte do Missal que é disponibilizado no Missa Gregoriana – Ordinário da Missa - é seguida a simbologia tradicional: R.

A Santa Comunhão

Na Missa Gregoriana, se recebe a comunhão de joelhos – se a pessoa puder – na mesa de comunhão. Se a sua igreja não tiver a mesa de comunhão, via de regra se usa o degrau do altar.
Observe onde os fiéis se ajoelham para comungar e faça o mesmo. Recebe-se a Hóstia sobre a língua (na boca), não nas mãos. Além disso, não se responde “Amém” para o padre; ele fará o “Amen” de reposta por você enquanto você recebe a Santa Comunhão.


A Igreja Católica Apostólica Romana permite aos batizados Católicos que estejam em estado de graça (isto é, aqueles que se confessaram de todos os pecados mortais ao padre) para receber a Comunhão.
Há aqueles que não vão a Missa por estarem impedidos de comungar. É importante lembrar que a parte principal da Missa não é a Comunhão, mas o Sacrifício incruento de Nosso Senhor sobre o Altar. Na impossibilidade de se confessar para comungar, o fiel pode fazer o que se chama de comunhão espiritual.

Santo Afonso Maria de Ligório apresenta-nos uma oração belíssima que nos ajuda a entender como é essa comunhão espiritual:

“Creio ó meu Jesus, que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e desejo-vos possuir em minha alma. Mas como agora não posso receber - vos sacramentalmente, vinde espiritualmente ao meu coração. E, como se já vos tivesse recebido, uno-me inteiramente a vós, não consintais que de vós me aparte”.

O jejum antes de receber a comunhão é uma ato de penitência. O Código do Direito Canônico de 1983 determina um jejum eucarístico de uma hora antes da comunhão, como é a prática para todas as Missas na Forma Ordinária, e o mesmo período é requerido para se receber a Santa Comunhão na Missa Gregoriana (a Forma Extraordinária), observados o que previsto no mesmo Código. Um jejum devocional mais longo é opcional, ficando ao critério de cada pessoa, mas não é requerido pela Igreja.

Canon 1252 a Lei da abstinência obriga aqueles que tenham completado catorze anos; a do jejum, todos os maiores de idade, até que tenham completado cinqüenta e nove anos. No entanto, cuidem pastores de almas e os pais de que também se forme um verdadeiro espírito de arrependimento naqueles que, por não terem atingido a idade, não são obrigados ao jejum e abstinência.

Vestimenta:

É solicitado a todos – homens e mulheres – que venham a missa vestidos como requer a modéstia católica, uma vez que:

✤Estamos na presença do Santíssimo Sacramento; e
✤As nossas roupas não devem causar distração àqueles que estão em nossa volta.

Homens e mulheres estão convidados a se apresentarem com roupas que demonstrem respeito e veneração pela a dignidade do Mistério que se celebra – o Sacrifício Incruento de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o Altar - um comportamento nobre e respeitoso. Dispensam-se, assim, toda conversa, toda bermuda, todo short, todo decote, mangas cavadas, todas as roupas transparentes, justas e acima dos joelhos e o uso de celulares.


O véu deve ser usado pelas mulheres na igreja. Isso é determinação de São Paulo na Sagrada Escritura. Assim, as mulheres são encorajadas a usarem um lenço longo ou uma echarpe, na impossibilidade de se conseguir um véu. Ao fazerem isso, estarão expressando um sinal tradicional de humildade e pureza ante a Deus.

Após a Missa:
Você pode querer permanecer um pouco mais depois de Missa.
Aqueles que desejarem conversar são encorajados a faze-lo do lado de fora da igreja.

Fonte: Site da Missa Gregoriana

16 comentários:

  1. O uso do véu na Santa Missa devolve a dignidade à mulher. Não vejo nada de retrógrado nisso. Quando a mulher decidir-se pela modéstia, pela humildade, pela imitação daquela que é a mais perfeita aos olhos de Deus, Nossa Senhora, ela será muito mais feliz. A falta de modéstia nas roupas femininas transformou as mulheres em objetos manipuláveis e descartáveis. Sou mãe de duas adolescentes e as exorto ao pudor, à elegância sem exageros, ao bom senso em suas escolhas. É uma tarefa difícil diante do bombardeio da mídia na TV, Internet, revistas de moda, mas tento fazer minha parte. Os valores morais não devem ser flexíveis de acordo com culturas. Sabemos que se não fossem os valores do Cristianismo nossa civilização teria sucumbido às barbáries do paganismo. Infelizmente o mundo está regredindo novamente ao um estágio primitivo, onde as pessoas são movidas apenas por seus instintos, esquecendo que seu corpo é templo do Espírito Santo. É urgente revermos nossos valores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Que Iesus Christum et Virgines Mariae abençoe a ti e toda sua casa. Lindo comentário! As mulheres se perderam em meio ao que chamam de liberdade, mas que esconde algo muito satânico na verdade. Eu costumo dizer que uma "mulher de saia, salto e maquiagem discretas é inigualável em termos de elegância e beleza feminina". Não somos animais, somos seres humanos, dotados de espírito e criados por aquele que é Santo e o Criador de Tudo. Sensualidade não é de Deus.

      Excluir
  2. ORAÇÃO PARA CONSEGUIR ALGO DIFICIL
    FAÇA UM PEDIDO ANTES DE LER!!! QUE HOJE HAJA PAZ DENTRO DE MIM, QUE EU POSSA CONFIAR NO PODER MAIS ALTO QUE É DEUS, POIS ESTOU EXATEMENTE ONDE DEVO ESTAR.QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS!!!NOSSO PAI QUE EU NÃOE ESQUEÇA AS POSSIBILIDADES INFINITAS QUE NASCEM DA FÉ, QUE EU POSSA USAR ESTAS BENÇÃOS QUE SÃO DADAS, QUE EU POSSA ME SENTIR SATISFEITO SABENDO QUE SOU FILHO DE DEUS, E , PERMITA-ME SENHOR QUE SUA PRESENÇA SE ESTABLEÇA EM MEUS GESTOS DE FÉ A MINHA ALMA A LIBERDADE PARA CANTAR E DANÇAS E SE AQUEÇAM NA LUZ QUE ESTÁ AQUI PARA TODOS NÓS!!! AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho pensado em ir a uma aqui em Brasília. Dá um pouco de medo de não saber me portar corretamente, pois nunca fui em uma e não sei se conheço alguém que já tenha, mas tenho curiosidade em conhecer.

    Uma dúvida as roupas devem ser sóbrias? Porque minhas saias longas são em sua maioria estampadas com flores, estampa de cobra, coloridas... Há alguma regra para sapato? Algo como deve ser fechado?

    ResponderExcluir
  4. Pris, não tenha medo!
    É só seguir o que o povo faz. Quando o sacerdote entra na Igreja as pessoas ficam de joelhos e só depois levantam. No momento do Gloria alguns sentam e outros ficam em pé (eu gosto de ficar em pe), na oração eucarística as pessoas ficam de joelhos e a comunhão é na boca e de joelhos.
    Quanto a roupa, as roupas não precisam ser sóbrias, mas, modestas. Saias, pelo menos, na altura dos joelhos; blusas com manga, sem decote ou costas nuas. Quanto aos sapatos, alguns dizem que é bom ir de sapato fechado, eu não penso assim, não podemos ir de chinelo, mas, um peep toe não vejo mal.
    Aqui há dois locais onde há a Santa Missa celebrada na forma extraordinária do rito romano:
    a) no Lago Sul, QI 05, próximo ao Gilberto Salomão, essa ocorre no domingo pela manhã (11:15hs). Lá tem uma caixa com véus, uma vez fui e vi as meninas entrando e pegando para usar, ao final da missa deixaram lá. Não sei se tem para vender. Mas, se vc não tem véu, quando entrar na Capela pegue o véu para usar;
    b) Na Asa Norte a missa é na Capela do Instituto Bíblico, na 601, por tras da casa do Clero e ocorre aos domingos (17hs). E na semana: segunda e quinta as 19:30hs.
    Vá!
    Que Deus a abençõe.

    ResponderExcluir
  5. Acho q com as dicas q vi aqui ñ terei problemas.
    Quero ir sim, muita vontade de ver e conhecer uma Missa Tridentina. Deve ser ótima essa tranquilidade e silêncio, muito mais fácil para se concentrar em oração.

    Ah, tenho o véu. Com isso não terei problemas, e agora q tirei minhas dúvidas sobre a roupa tb sei q não terei com vestimenta. Agora só falta ir mesmo.

    Obrigada pelas dicas e tb as informações dos locais da Missa, muito vai me ajudar.

    A paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pris,
      Onde vc frequenta a Santa Missa em Brasilia??

      Excluir
    2. Em uma Paróquia próxima a minha casa, no Guará.

      Excluir
  6. Eu moro próxima ao Guará II. Mas, não sei andar muito lá, é uma luta achar uma Igreja. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é daqui? Que legal! Até onde eu sei no Guará existem apenas 4 Igrejas Católicas. Frenquento mais 2 duas delas, eu gosto, apesar de algumas coisas as vezes incomodarem (não me acostumo com balançar folhetos nas músicas). Para mim se a questão de locomoção não fosse um pouco complicada tentaria conhecer mais outras Igrejas de Brasília.

      Vou tentar ir a Missa Tridentina da Capela do Instituto Bíblico, por ser mais fácil que o Lago para mim.

      Deixa eu te perguntar, você sabe de alguma Igreja por aqui que tenha Confessionário com treliça e que o use? Só sei da Nossa Senhora de Guadalupe, na Asa Sul, mas gostaria de saber de outras.

      Excluir
    2. Salve Maria!

      Então, eu já fui na Imaculada Conceição, mas dei uma volta danada para achar....kkkkkk
      Aí não tive coragem de ir atrás de outras.
      Moro perto do ParkShopping e frequento a Sta. Teresinha no Cruzeiro e a Nsa. Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul (sem falar do Verbo Divino na Asa Norte que eu fazia parte até ano passado).

      Será que é mais fácil vc assistir a missa tridentina na asa norte??? No Lago Sul é por trás do Gilberto Salomão.

      Olha, eu já me confessei no confessionário, de joelhos e com meu veuzinho, no Santuário São Francisco de Assis (915 Norte), lá tem padre confessando durante as Missas no final de semana. E, salvo engano, também tem na Paróquia do Perpétuo Socorro em Taguatinga, fica próxima a Praça do Relógio (nunca fui, mas já me falaram).
      Que Deus a abençoe.

      Excluir
    3. Você deve estar falando da Maria Imaculada. kkkkkk E olha que ela é uma das de mais fácil localização no Guará. Realmente morando perto do Park Shopping o Guará está bem pertinho.

      Na verdade em questão de distância é realmente mais perto no Lago Sul, mas depende de onde ela fica, pois ônibus para o Lago é difícil e no domingo então, piorou. Se ela for bem próxima ao Gilberto talvez fique mais fácil ir lá sim.

      Obrigada pela informação das Igrejas!

      Paz de Cristo!

      Excluir
  7. Olá gostaria de participar da missa gregoriano só não sei como pedir p a minha família q está no purgatório se tem q por o nome de cada um q já faleceu mas precisamos da libertação da minha família na vida financeira e amorosa obg fiquem c Deus a Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não precisa por nome de cada um, só se quiser.
      Ademais, há formas de você conseguir a indulgencia para os falecidos da sua família que, por ventura, estejam no Purgatório.
      E não precisa ser somente na Missa Gregoriana. Em toda missa rezasse pelos falecidos.

      Veja sobre a Indulgencia Plenária em:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2011/11/indulgencias-plenarias-para-o-dia-de.html

      Deus abençõe!

      Excluir
  8. Boa noite. Estou no Rio de Janeiro no bairro de Guaratiba. Gostaria de saber se existe alguma igreja tradicinal que possam me informar, aqui por perto. Grata

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...