Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Perguntas e Respostas sobre o Uso do Véu

 

Posso encontrar algum documento da Igreja que fala do uso do véu?

Sim. A Bíblia!
Em I Coríntios 11, 5 e ss.
Por muito tempo o costume de cobrir a cabeça foi obrigatório na Igreja Católica para todas as mulheres que iam à Igreja (participar ou não da Santa Missa). Essa obrigatoriedade era encontrada no Código de Direito Canônico que foi alterado nos anos 80 (pós-CVII), e acabou por silenciar sobre o assunto.

É obrigatório o uso do véu?

Não. Hoje a Igreja não mais obriga a mulher que cubra a sua cabeça para ir na Igreja.

Preciso ser consagrada a Maria para usar o véu?

Não. 
1) Há mulheres que são consagradas a Nossa Senhora pelo Método de S. Luiz e não usam o véu;
2) Há mulheres que não são consagradas a Nossa Senhora pelo Método de S. Luiz e usam o véu;
3) Não há uma consagração específica para o uso do véu.

Quem pode usar o véu?

Toda mulher, moça e criança que quiser.

Com que idade posso começar a usar o véu?

Desde bebê (rsrs), mas pode ser também quando da primeira comunhão.

Posso usar o chapéu no lugar do véu?


Sim. São Paulo em I Coríntios fala em "cobrir a cabeça".

"E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse raspada."

O véu precisa cobrir todo o cabelo?

Não. A ordem de São Paulo é cobrir a cabeça e não cobrir o cabelo.

O véu precisa ser de renda?

Não. Pode ser de tule ou de pano.



É permitido usar o véu com calça?

Se nem o uso do véu é obrigatório fica difícil dizer que não pode usá-lo com calça, porém, não convém que se use o véu com calça.

É obrigatório usar o véu com saia?

Quando o uso do véu era obrigatório, as mulheres não faziam uso de calça e não iam na Missa ou na Igreja com calça, assim, podemos deduzir que não é que seja obrigatório usar o véu com saia, mas, que é mais harmônico e fica mais feminino o uso do véu com a saia. 
As mulheres devem resgatar o uso da saia e do vestido e usá-los, pelo menos, para ir na Igreja, usando ou não o véu.

Preciso observar a modéstia usando o véu?

Sim. A modéstia deve ser observada mesmo quando não se está de véu, já que a castidade, o pudor e a modéstia é algo previsto no Catecismo da Igreja Católica e faz parte dos 10 mandamentos, devendo ser observado por TODOS os católicos: homens e mulheres.
Porém, sabemos que isso, infelizmente não ocorre, e o uso do véu vem resgatar, também, essa modéstia na mulher.

Como faço para observar a modéstia?


A modéstia é algo muito amplo que não se resume ao exterior, mas abrange também o interior e o comportamento da pessoa.
De toda sorte, para observar a modéstia na Santa Missa (usando ou não o véu) a mulher deve
EVITAR/NÃO USE: camisas/blusas sem manga, saias curtas e justas (mini saia), shorts, tomara que caia, decotes na frente ou nas costas, calças apertadas, justas, roupas transparentes que aparece a pele ou o sutiã.
Esse é um bom caminho para quem quer observar a modéstia como um verdadeiro cristão.

Quais as cores do véu?

O véu, tradicionalmente aqui no Brasil, pode ser Preto ou Branco.
O Preto deve ser usado pelas senhoras (casadas e viúvas).
O Branco deve ser usado pelas senhoritas (moças solteiras, que ainda não casaram na Igreja).
Há uma outra tradição em que o véu preto é usado somente pelas viúvas, o branco pelas solteiras e as casadas usam véu de outras cores como: cinza, marrom, bege, etc., cores discretas. 

Não sou mais virgem, que cor devo usar?

Simples. Não é mais virgem, mas é solteira? Então usa o branco. Lembrando que o branco NÃO É sinônimo de pureza/virgindade.

Preciso está em estado de graça para usar o véu?

Não. Você precisa está em estado de graça para comungar, mas para usar o véu não é preciso essa exigência, afinal, todos somos pecadores e estaremos em pecado uma vez ou outra.

Em qual momento da Santa Missa devo/posso usar o véu?

Você pode usar o véu durante toda a Santa Missa, colocando-o assim que entra na Igreja ou quando começa a procissão de entrada e tirando-o quando a Santa Missa acabar, após o sacerdote sair ou quando sair da Igreja (uso mais comum).
Você também pode usar o véu a partir da consagração em diante.
E você pode usar o véu quando for receber a Sagrada Comunhão (muito usado por quem está começando a usar o véu).

Posso usar o véu em outros momentos litúrgicos? Quais?

Sim. Em todos os sacramentos: batismo, penitência, crisma, Eucaristia, matrimônio, unção dos enfermos, ordenação.
Pode usar também durante a adoração, durante as suas orações (terço), nas exéquias, etc.

O véu só pode ser usado na Missa Gregoriana (ou Tridentina, Antiga, em Latim)?

Não. O véu pode ser usado em todas as Santas Missas, não importa se celebradas na forma ordinária do rito romano ou se na forma extraordinária, embora seja mais comum o seu uso pelas mulheres que frequentam a missa celebrada na forma extraordinária do rito romano (missa tridentina).

Como devo receber a Sagrada Comunhão usando o véu?

Na boca e de joelhos (se não puder ajoelhar por motivo de doença pode receber em pé, fazendo um reverência antes, como ensina o Missal Romano).

O véu precisa ser abençoado?

Não. Há algumas pessoas que pedem que o sacerdote abençoe seu véu, mas não é obrigatório ou regra.

Preciso pedir autorização do sacerdote para usar o véu?

Não. O padre não precisa autorizar ninguém a usar o véu, porém, para algumas pessoas que fazem parte de movimentos na paróquia é de bom tom informar ao sacerdote que irá usar o véu (não pedir autorização).

O véu é um sacramental?

É como se fosse.

Sou Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE), posso usar o véu?

Sim. Mas, se quiser usar enquanto estiver servindo, sugiro que converse com seu pároco antes para pedir permissão, mormente, se há uma "farda" em sua diocese que deva ser observada por todos os MESCE.

Como deve ser o meu comportamento durante a Santa Missa usando o véu?

O seu comportamento deve ser como o de todo católico, piedoso, lembrando sempre que não está em uma festa mas, (re)vivendo o Calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim: nada de conversas, nada de palmas, nada de danças, as posições que todo católico deve observar na Santa Missa é: ficar em pé, sentados e de joelhos (como previsto no Missal Romano). Comunhão de preferência na boca e de joelhos (ou em pé, caso tenha problemas em ajoelhar). Observe a modéstia.

Qual deve ser o comprimento da saia/vestido modesto?

Eu entendo que a saia/vestido para se dizer modesto e para que a mulher fique mais confortável deve ser, pelo menos, na altura do joelho. Lembrando que saias retas/vestidos tubinhos quando sentamos tendem a subir e saias/vestidos em A ou evasê tendem a cobrir os joelhos, também dependendo do tecido, desta forma, se você tiver uma saia que não seja na altura do joelho, sendo um pouco acima deste, mas que seja em A ou evasê ou em tecido leve, quando você sentar ela irá cobrir o seu joelho evitando que tenha de ficar com a mão nas pernas para não mostrar o que não deve (além de ser desconfortável).
Agora, isso não quer dizer que você só possa usar saias na altura do joelho. Sem neuras! Saias que sejam um pouco (pouco, pouco) acima dos joelhos não são proibidas.
Além disso, também não é obrigatório usar somente saias longas para se viver a modéstia, como algumas pessoas pregam.

Há um tamanho certo para o véu?

Não. O tamanho vai do gosto de cada pessoa, tem quem goste de véus maiores, quem goste de véus médios e quem goste de véus menores. Há véus retangulares, triangulares e em forma de meia-lua.


Quero usar o véu, onde posso comprar um?

Nós podemos mandar fazer um véu. Como? Adquirindo uma renda ou tule e um bico, você mesma pode costurar o bico na renda ou pedir para um costureira fazer isso. Mas não sei qual o tamanho de renda comprar. Ora, isso vai depender do tamanho do seu véu e do modelo que você quer.
Há algumas cidades onde você já encontra o véu pronto para vender, como Fortaleza (Instituto Hesed), São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (Comunidade Mariana).
Você pode comprar o seu véu também pela internet. Aqui no blog já fiz algumas postagens indicando pessoas que fazem véu e enviam pelo Correios para todo o País, é só procurar o que você mais gostou e o valor que cabe no seu bolso.

Ouvi dizer que eu preciso ganhar um véu, é verdade?

Não.

Ouvi dizer que preciso "sentir um chamado" de Maria. É verdade?

Não. Maria dificilmente vai aparecer para você pedindo que use o véu (rsrs).
Além disso, não foi Maria quem falou na Bíblia sobre o véu, e sim Paulo!

Existe uma oração para colocar o véu? É obrigatória?

Existe sim uma oração, MAS ela NÃO É obrigatória, como dizem. A oração é:
Divino Espírito Santo, hóspede da minha alma, convencida de que a  minha verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus Pai, visto este véu na minha cabeça na esperança não de aparecer, mas de desaparecer, não para atrair a atenção sobre a minha pessoa mas, para esconder-me na imitação de Maria Santíssima.
Que todos olhem para Vós Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
Amém.
Posso usar a maquiagem/batom com o véu?

Pode. Desde que a maquiagem realce a sua beleza e não seja muito forte, coisa que não fica bem em mulher nenhuma.

Depois que começar a usar o véu não posso mais deixar de usar?

Como já colocado, o uso do véu não é obrigatório, sendo assim, você pode usá-lo e deixar de usá-lo quando quiser. Como pode usá-lo em algumas paróquias/missas e em outras não.


Observação: Quero deixar claro que quando falo em véu aplica-se o mesmo para chapéus, casquetes, voilletes.
Nossa Senhora Modestíssima, rogai por nós!

95 comentários:

  1. Olá, não sei se ainda acompanham os comentários aqui, só queria agradecer pela postagem me ajudou bastante, a algum tempo tenho pesquisado e orado bastante sobre o discernimento no Uso Piedoso do Véu, e a vontade não saiu do meu coração. Obrigada pela ajuda. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sinto a mesma coisa, irmã! Eu amei esse texto. Escrito com muita clareza e lucidez! Me fez sentir mais vontade ainda de usar o véu

      Excluir
    2. Tambem amei as dicas! Tenho 50 anos zcho wue bou começar a usar véu. Minha caçula começou a usar ,achei lindo ela usar espontaneamente !

      Excluir
  2. Ótimo post! Consegui tirar todas as dúvidas que estavam me rondando. Quase deixei de iniciar o uso do véu por conta disso! Mas graças a Deus usei e me senti muito bem... Nervosa por dar um passo tão importante, já que em minha paróquia sou, praticamente, a única a usar. Que Maria passe SEMPRE a frente e o Senhor abençoe cada vez mais seu ministério! Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. A Paz de Cristo e Salve Maria Santíssima!
    Eu gostaria de saber se posso usar o véu apenas na Santa Missa e se eu o faço apenas na Santa Missa, é hipocrisia da minha parte? Obrigado e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Sou casada na igreja, mas meu marido foi embora para morar com outra mulher á 12 anos, estou vivendo em castidade.que cor do véu devo usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Preto, pois o casamento da igreja é indissolúvel, e vc vive a castidade, não é vc quem comete o adultério.

      Excluir
  5. Ótimo post estou com anseio muito grande de usar o véu, mais ainda com um pouco de receio, pois tem várias regras por exemplo da roupa não tenho muitos vestidos pra usar, somente calças, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, minha amiga tá com esse mesmo problema. A gente começou a ler sobre o uso do véu e quisemos usar, mas ela não tem muitos vestidos e os que tem são curtos (não realmente curtos, mas curtos tipo para usar na igreja). Não sei se é certo ir de calça e véu, não é muito comum né?

      Excluir
    2. Salve Maria Santíssima!
      Comece aos poucos fazendo a transição do seu guarda-roupa para saias e vestidos modestos. Se tiver apenas uma peça, uso sempre que precisar, e aos poucos você vai variando um pouco mais... Dê uma olhada nas peças que você já tem, muitas delas você pode ajustar para torna-las modestas... Paz e Bem!

      Excluir
  6. Estava aqui lendo a respeito do uso do véu, ta muito confuso esta esplicação, se dis que a mulher deve se apresentar ao senhor nos santos cultos como descreve paulo em corintios cp 11, como nao é obrigado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, em coríntios 11, 5-6 vem dizer: e toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu Senhor, poque é como se estivesse rapada.
      se a mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. ORA, SE É VERGONHOSO PARA A MULHER TER OS CABELOS CORTADOS OU A CABEÇA RAPADA, ENTÃO QUE SE CUBRA COM UM VÉU...... Com isso não é obrigatório, pois o cabelo da mulher é como se fosse o véu que cobre sua cabeça, então torna-se necessário o uso quando o cabelo curto ou raspado da mulher o torna vergonhoso!

      Excluir
    2. Sr. Anônimo.
      O uso do véu não tem relação com os cabelos. O senhor interpretou errado. A Mulher tem sua própria glória, por este motivo deve cobrir sua cabeça e não seu cabelo, afim de esconder a sua glória e deixar que Deus seja glorificado. Antigamente as mulheres deixavam seus cabelos cumpridos para não serem confundidas com as prostitutas que tinham suas cabeças raspadas. Mas estas mulheres deveriam mesmo de cabelo cumpridos cobrir suas cabeças. Também quando uma mulher se cobre com o véu está adorando o Senhor juntamente com os anjos.
      Então meninas, usem o véu!!

      Obs. Na minha paróquia o Padre indica o uso do véu depois dá oração eucarística onde ocorre o sacrifício, instituição dá Sagrada Eucaristia.

      Excluir
    3. Dileuza, nada é obrigado, muitos vão te responder que sim, por conta de coríntios 11 3 ao 16, mas não, hoje em dia, vc usa se quiser... Vc de qualquer forma vai estar adorando a Deus e Cristo vai te amar da mesma forma...!

      Excluir
    4. Dileuza e Servo de Deus principalmente... Para cessar sua dúvida...

      Excluir
  7. Post maravilhoso ! Tirou muitas das minhas dúvidas !

    ResponderExcluir
  8. Comece c o q tem! Contanto q seja descente! E a Santa Missa nao é desfile de roupas e nem lugar p os outros ficarem te reparando... Lembre- se de q nunca houve uma aparição de N Senhora de calça. Imitemos a Virgem Maria!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. Tirou todas as minhas dúvidas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Esse video do youtube e' o mais completo no que diz respeito a explicacao sobre o uso do veu. Confiram.
    https://youtu.be/Oer-Ec_TivE

    ResponderExcluir
  11. Post bastante esclarecedor e ao mesmo tempo motivacional.Senti até vontade de usar um véu quando for a Igreja.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada!!! Tirou todas as minhas dúvidas...já sinto vontade algum tempo de usar véu... e conversando uma vez com membro da Igreja católica da minha vontade ele me disse : Esse desejo não é seu e de Maria!!! Hoje levei minha cachorra no pet shop e conversando com a veterinária do meu desejo elas simplesmente tirou o veu da sua bolsa e disse e SEU...nosssa fiquei sem acreditar só lembrando hoje são 12 de julho 2016 e amanhã será dia 13 " por tanto dia de Nossa Senhora...amanhã já irei a missa com véu....sei que serei a única a usar mais eu ja copie a oração que irei fazer e que eu seja a primeira mais de muitas outras mulheres que irão seguir meu exemplo e usar o véu na minha cidade!!! AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei, ando sendo criticada por usar chapéu na missa e esse texto muito me ajudou e só veio confirmar o que já pensava. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Paz e Bem!
    Fiquei com uma dúvida : essa oração é para que momento ? No caso entro na igreja com a cabeça descoberta, ajoelho, rezo e coloco o véu OU rezo em casa e coloco o véu ao entrar na igreja ?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde gostaria de um opinião eu sou casada e uso o véu na cor bege e agora estou renovando a consagração em outra comunidade e lá eles querem todos de véu branco e ela mim falou se quisese ficar usando o branco não teria problema é verdade?

    ResponderExcluir
  16. Olá! Sou mãe, mas nunca me casei mas procuro viver a castidade absoluta .Posso o usar o véu? Qual a cor indicada?

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por ser tão bem explicado todas as perguntas, tirei muitas duvidas. A paz para todos.

    ResponderExcluir
  18. Olá..eu sou Ansila preciso usar o véu para servir?

    ResponderExcluir
  19. Olá, a paz de Cristo e o amor de Maria. Eu posso usar o veu na celebração da palavra também ou apenas em missas e momentos sacramentado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aconselhável é usa-lo a partir do momento em que entrar na igreja. Como forma de respeito ao Nosso Senhor e se espelha na Virgem Maria.

      Excluir
  20. Ola, boa tarde!
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelas postagens enriquecedoras!
    A fim de aprofundar meu conhecimento, gostaria de saber quais as fontes que foram utilizadas para embasar esta publicação?
    Obrigada!!
    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  21. Mim chamo Nátia mim consagrei faz dois meses e amei a postagem. Mim ajudou muito em algumas coisas em questão do véu . Salve Maria.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito de ter encontrado essa postagem sobre o uso do véu... Deveria ser mais difundido nas igrejas de todas as denominações. Vejo muita gente criticando as mulheres que usam véu para orar como se elas fossem loucas... Essa publicação é enriquecedora para quem não conhece o significado do uso do véu e principalmente pra quem não sabe que é de origem bíblica e não somente de doutrina de algumas denominações.

    ResponderExcluir
  23. Mulheres não podem entrar de calça na Igreja,tem que ser saia comprida, ou vestido também comprido, e fora da Igreja as mulheres também devem usar saias compridas ou vestidos compridos.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida:
    Comecei a pouco tempo a frequentar a Igreja Católica e sinto extrema vontade de usar o véu, porém, não sou batizada e nem tenho primeira comunhão ou algo assim, posso mesmo assim, usar o véu?

    ResponderExcluir
  25. Nos últimos tempos tenho tido muita vontade de usar o véu, mais na paroquia que frequento ninguém usa.
    Receio em usar e chamar muito atenção na igreja.
    Posso usar somente quando for rezar um terço ou visitar o santíssimo?

    ResponderExcluir
  26. Obrigada por esclarecer as minhas dúvidas, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde. Na minha Paroquia surgiu um extrangeiro,(Nigeriano) fez-se de chefe; criou um grupo de acolhimento que esta a mandar voltar para casa as mulheres que nao tiverem usado o Veu. Estou em Mocambique, Provincia da Zambezia, numa pobre Paroquia (Santo Antonio de Maganja da Costa). Maior parte das mulheres nao tem condicoes ter um veu. Essa materia me ajudou muito para perceber. Mas ja nao sei o que fazer para colocar um basta nisto.

    ResponderExcluir
  28. Quem tem um namoro santo, pode usar o véu?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite!!! Gostaria de saber , quero me consagrar e usar o véu e saias vestidos longos, pq eu gosto e vou me sentir bem assim. Sou casada catecista qual a cor do véu e cores das vestes, observando a modestia?obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  30. Estamos na quaresma e logo mais vem a semana das dores ,ofício das trevas (dias de luto pelo nosso senhor) sou solteira, tenho o costume de usar o véu branco,e estive pensando em usar o o véu preto nesses dias de luto ,é errado pensar e querer agir dessa forma ?

    ResponderExcluir
  31. Olá boa tarde,

    Gostaria de agradecer as informações deste post, pois estava em dúvida referente ao uso do véu e me esclareceu bastante. Vou adquirir o meu véu e começar a usar nas missas. Muito obrigada pela ajuda. A paz de cristo a todos.

    ResponderExcluir
  32. Obrigado pelas informações me ajudaram muito, Salve Maria.

    ResponderExcluir
  33. Santo dia. O véu deve ser usado apenas na Santa Missa ou pode ser usado em celebrações da Palavra ou sempre que se entrar em uma igreja para realizar orações?

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber se tem algum rito específico para a troca do véu branco para o preto no casamento.

    ResponderExcluir
  35. Gostei Muito desta postagem, pois ajudou a tirar muitas duvidas
    Minha filha fez primeira comunhão agora e ela tem 10 anos e se sentiu muito tocada ao usar o véu e aqui conseguimos esclarecimento de muitas duvidas sobre o uso do véu
    Muito obrigada
    A paz de Jesus e o amor de Maria a todos.

    ResponderExcluir
  36. Sou consagrada a virgem Maria e aderir o uso do céu só que aqui na minha paróquia não há ninguém q usa o véu na missa e nem há missa tridentina quero muito usar mas pesquisando sobre assunto vim um vídeo onde falava que chama muita atenção só uma pessoa usando o véu na missa ..oque vcs Acham ?

    ResponderExcluir
  37. Vou me cazar e apartir daí vou usar o véu, sempre eu tive esse desejo. E aqui tirei minhas dúvidas e apredi como devo usar.obg

    ResponderExcluir
  38. Tirei todas as dúvidas. Há vários anos tinha ganhado um véu e nunca tinha usado. Recentemente estive na Comunidade Servos de MARIA do Coração de Jesus e lá mtas jovens usam o véu. Depois que cheguei comecei a usar. Pra mim está sendo divino. Esconder minha glória e mostrar a glória de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigado pelos esclarecimentos...

    ResponderExcluir
  40. tenho 46 anos não sou casada nunca casei vivo sozinha na castidade posso usar véu azul escuro

    ResponderExcluir
  41. morei com um homem durante 6 anos estou com oito anos separada desde então não tenho nem um tipo de relação nem uma com ninguém

    ResponderExcluir
  42. Salve Maria Imaculada!
    Queria saber as fontes, só pra ficar respaldado...
    Salve Maria Imaculada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Sua fonte sou eu (sem falsa modéstia).
      A minha foi a Bíblia, Codigo de Direito Canonico, padres da tradição, vivencia e debates sobre o assunto durante já 15 anos, em grupos de orkut e facebook.

      Deus o abençõe.

      Excluir
  43. Estava eu pesquisando sobre o uso do véu,pois li em Paulo a obrigatoriedade do uso do mesmo. Fiquei intrigada ao saber que a própria igreja aboliu o uso, deixando assim que as mulheres cometessem pecado.ora,se esta na bíblia essa obrigação devemos sim honrar a Deus com o uso do véu e louvar em espírito e verdadeiramente. E acho também que toda mulher de qualquer idade e de qualquer denominação religiosa deve usar o véu,por que só existe um Deus e Ele e para todos.
    Infelizmente tenho observado e meditado sobre muitas coisas,muitas leis de Deus que as igrejas aboliram ou deixaram de lado. Será que estamos indo a igreja e ofendendo mais ainda Deus? Como nós que nos declaramos cristãos estamos agradando a Deus?

    ResponderExcluir
  44. Boa noite a paz de Jesus ❤️
    Sou neoconvetida(há 2 anos no movimento RCC... ) Quanto mais pesquiso .. mas fica em meu coração o piedoso uso do véu.. não sou casada na igreja .. porém casada no civil há muito tempo e mar de um casal de filhos... Queria saber qual a cor do véu a utilizar.. aqui na minha paróquia ninguém usa... Seria a primeira 😱isso me assusta umnpouconpr isso reluto em iniciar ☺️se alguém puder esclarecer minhas dúvidas ficarei muito agradecida 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Primeiro:
      Por que você não casou na Igreja Católica (ainda)?
      Se não tiver impedimento, corre pra marcar o casório! Fale com o Padre que irá lhe orientar como proceder, conforme suas condições.
      Assim poderá ter acesso aos outros Sacramentos: Confissão, Eucaristia (comungar) e Crisma, se já tiver sido Batizada.

      Segundo:

      Como você para a Igreja é solteira, indico que use o branco. Mas, se achar que chamara muita atenção pode usar outra cor: preto, bege, cinza...

      Procure ver a possibilidade de regularizar sua situação perante a Igreja!
      Use o véu!

      Que Deus a abençõe!

      Excluir
  45. Ame o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com todo teu entendimento e com toda a tua alma e o próximo como a ti mesmo.
    Minhas irmãs mais Cristo Eucarístico na vida de cada uma, mais amor ao próximo e deixem que a caridade permeiam a vida de cada uma de vocês. O tesouro de vocês está no seus coraçoes Portanto, bom senso, modéstia e acima de tudo amor para com o Sagrado e pelo irmão já são atitudes que agradam ao Senhor.
    Paz e bem a todas.

    ResponderExcluir
  46. Eu sempre acheu bonito e admirei as mulheres que usavam o piedoso véu na missa. Sou crismanda, me crismo próximo ano em Pentecostes, algumas crismandas estão aderindo o véu e eu que sempre achei bonito, fiquei bastante curiosa. Confesso que tenho vontade, mas sou muito envergonhada. Talvez um dia eu use o piedoso véu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Um conselho: Aproveite que outras meninas irão usar pra começar a usar também! Não é sempre que temos companhia... eu, por exemplo, uso sozinha na minha paróquia.

      Aproveite a graça. Se é tímida, será mais fácil usar com outras meninas.

      Que Nossa Senhora interceda por você.

      Excluir
  47. Alguém sabe dizer se na missa tridentina é obrigatório a usar o véu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Sim.
      Todas as mulheres, inclusive crianças, usam.
      Se não usar, você se sentirá destoando.
      Algumas capelas/igrejas onde é celebrada essa forma extraordinária do rito romano disponibilizam véus na entrada para quem não tem/esqueceu, mas é bom chegar cedo sob pena de não ter mais quando chegar.
      Ao terminar a missa as mulheres devolvem na cesta.

      Deus abençõe.

      Excluir
  48. Gostei muito das perguntas e respostas pois eram as minhas dúvidas,também venho com essa vontade de usar o véu mas tinha dúvidas se podia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Fico feliz em ter ajudado.
      Use, sem medo!
      Deus abençõe.

      Excluir
  49. usa-se o veu na celebraçao da paixao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Sim.
      Usa-se o véu sempre que a pessoa quiser (terço, adoração, oração em casa, procissão...)
      Deus abençõe.

      Excluir
  50. Ola,eu nunca fui casada,porém norei junto 10 anos, e me separei. Tenho um filho dessa relação. Que cor de véu devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se você nunca casou na Igreja Católica, você é solteira.

      Por tradição/costume, na Igreja Católica as solteiras usam o véu branco.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  51. Posso o usar o véu para rezar novenas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode.
      Tanto na Igreja como em casa.

      Deus abençõe

      Excluir
  52. Olá boa noite! Não sei se ainda acompanham comentários, mas quero agradecer pelo blog muito útil e me ajudou bastante. Estava já neura (rsrsrs.) Quase escrúpulosa ✋😉🤭 muitas dúvidas sanadas🙏 Obrigada 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Que bom. Fico muito feliz em ter ajudado. Sem escrúpulos, por favor. rsrs
      Que Deus abençõe

      Excluir
  53. Obrigada pelas respostas, respondeu exatamente uma dúvida que eu tinha. Deus abençoe 🙏🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Que bom. Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma.
      Deus abençõe e reze por mim.

      Excluir
  54. Olá primeiramente quero parabenizar pelo post. Segundo, fiquei na dúvida se o véu pode ser substituído nas missas e casamentos pelo casquete e voilete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria

      Obrigada.
      Pode ser substituído sim: casquete, voilette, lenços, chapéu.
      Principalmente em casamentos e batizados por casquete e voilette onde não se tem o costume de usar o véu.
      Que Deus abençõe

      Excluir
  55. Meu véu é o preto...tanto que uso as duas alianças como forma de mostrar que sou viuva..mas a sai uso a saia calça(é uma calça bem larga parece uma saia)...como prometi a virgem que não ia me depilar mais pedi licença p ela p usar a saia calça...desculpem ok...faço os jejins de quarta e sexta...não assisto tv...you tube é p assistir missas ou fazee cursos online...não tenho redes sociais e apoio as pastorais e eventos religiosos...

    ResponderExcluir
  56. Salve Maria,
    Quando for fazer a leitura encima do altar na missa, deve continuar a usar o véu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Boa noite Samara,

      Primeiro, devo dizer que você não faz a leitura em cima do altar.

      As Leituras, Salmos e Evangelhos são feitos, normalmente, do Ambão que fica no Presbitério.

      O Altar é local de onde o Sacerdote celebra a Santa Missa: onde fica a cruz, o Missal Romano, as velas, onde se coloca o vinho e o pão para serem consagrados e onde ocorre a transmutação das espécies eucarísticas de vinho/pão para Corpo/Sangue de Cristo.

      Agora, tendo feito essa pequena explicação e esclarecimento; SIM! Você PODE e DEVE continuar a usar o véu quando for fazer a Leitura ou o Salmo.
      Eu mesmo já fiz isso algumas vezes. Não há nenhum problema e não faz sentido você tirar o véu para ir ao Presbitério fazer as leituras.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  57. Eu sou casada no civil e moramos juntos! Ainda posso usar o véu antes de me casar na igreja??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Poder, pode.

      Só não pode receber Jesus no Sacramento (comungar).

      Agiliza para receber o Sacramento do Matrimônio na Igreja mulher! Está esperando o que??? Se não há impedimentos... cuida!

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  58. Santa noite! Quando canta na missa ou faz leituras.....usa o véu? Como faz? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Usa sim! Sem problemas.
      Se você já está de véu, não faz sentido tirar para fazer a leitura ou para cantar.

      Deus abençõe.

      Excluir
  59. Melhor explicação sobre o uso do véu que vi, sou MESCE e tinha uma grande dúvida em relação a essa questão, no entanto me esclareceu e muito sua postagem. Muito obrigada, e que o bom te abençoe e ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  60. A mulher solteira deve usar o braco. Mas fica minha dúvida, em celebrações como da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ofício de Trevas, nas celebrações da semana santa e até mesmo em um velório/enterro a mulher solteira pode usar o PRETO?

    ResponderExcluir
  61. Quero muito usar véu mas só tenho calça e não me sinto confortável usando saia. Temos a beata luce que usava calça porque não convém usar calça e véu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      É permitido usar o véu com calça?

      Se nem o uso do véu é obrigatório fica difícil dizer que não pode usá-lo com calça, porém, não convém que se use o véu com calça.

      É obrigatório usar o véu com saia?

      Quando o uso do véu era obrigatório, as mulheres não faziam uso de calça e não iam na Missa ou na Igreja com calça, assim, podemos deduzir que não é que seja obrigatório usar o véu com saia, mas, que é mais harmônico e fica mais feminino o uso do véu com a saia.
      As mulheres devem resgatar o uso da saia e do vestido e usá-los, pelo menos, para ir na Igreja, usando ou não o véu.

      Não convem usar o véu com calça pq a calça é uma vestimenta tradicionalmente e inicialmente masculina, além de marcar o corpo da mulher, principalmente dependendo do modelo de calça.

      Mas não é proibido usar o véu com calça.

      Deus a abençoe

      Excluir
  62. comprei um véu preto antes desta postagem é estou namorando, posso usar mesmo assim!?

    ResponderExcluir
  63. OBRIGADA PELA ORIENTAÇÃO SOBRE O USO DO VÉU,POIS TENHO VONTADE DE USAR MAS NÃO SABIA NÉM COMO COMEÇAR E COM ESSA ORIENTAÇÃO,ABRIU MEU CAMINHO!!!
    MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...