Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sou Adulto, o que preciso fazer para Batizar na Igreja Católica?

É cada dia mais comum vermos pessoas que não foram batizadas quando crianças na Igreja Católica.

Muitos desses decidem por frequentar a Igreja já grandes, adolescentes ou adultos, e ficam em dúvida de como devem fazer para serem batizado e/ou fazer a primeira comunhão/crisma.

Se você não é mais criança (tem mais de 7 anos - atingiu a chamada "idade da razão") - é adolescente ou adulto - e quer ser batizado na Igreja Católica deve:

1) Procurar a paróquia (Igreja) mais próxima da sua residência (normalmente ela é a sua paróquia) e conversar com o pároco (padre);

2) Ele, provavelmente, irá te orientar a inscrever-se na Catequese, que se inicia no começo de cada ano;

3) A Catequese dura, em regra, um ano. Ao final, você será batizado e fará a primeira comunhão. Alguns (adultos) podem ser batizados, fazer a primeira comunhão e receber o Crisma no mesmo dia.

Se você é adolescente ou adulto, batizado, mas não fez a primeira comunhão deve:

1) Procurar a paróquia (Igreja) mais próxima da sua residência (normalmente ela é a sua paróquia) e conversar com o pároco (padre);

2) Ele, provavelmente, irá te orientar a inscrever-se na Catequese, que se inicia no começo de cada ano;

3) A Catequese dura, em regra, um ano. Ao final, você fará a primeira comunhão. Alguns (adultos) podem fazer a primeira comunhão e receber o Crisma no mesmo dia.

Se você é adolescente ou adulto, batizado/fez a primeira comunhão, mas não é Crismado deve:

1) Procurar a paróquia (Igreja) mais próxima da sua residência (normalmente ela é a sua paróquia) e conversar com o pároco (padre);

2) Ele, provavelmente, irá te orientar a inscrever-se na Catequese, que se inicia no começo de cada ano;

3) A Catequese dura, em regra, um ano. Ao final, você receberá a Confirmação do Batismo - o Crisma.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

109 comentários:

  1. Obrigado pela explicação simples e objetiva ...conseguiu me tirar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  2. quem é adulto não é obrigado a fazer nemhum''curso''para primeira comunhão,basta pedir orientação do seu pároco que ele resolve de um jeito simples.leia o codigo do direito canônico no cânon 916

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha faz 11 anos em abril, precisa que faça um ano de estudo até o batismo?

      Excluir
    2. Flavia, acho que você errou o número do Cânon:

      Cânon 916 – "Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer antes a confissão sacramental, a não ser que exista causa grave e não haja oportunidade para se confessar; nesse caso, porém, lembre-se que é obrigado a fazer um ato de contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes."

      Excluir
    3. A minha primeira comunhão vai acontecer 2 meses depois do início da catequese. Não sei ainda se há algum cânon que regulamente isso, mas assim foi decidido entre o padre e o meu catequista.

      Excluir
    4. Flavia, Você está totalmente equivocada. Oferecestes um cânon errado e não existe nenhum cânon referente a "um jeito simples" de acordo com o pároco. E no lugar de "curso" a palavra correta é catequese de adultos e que, diferentemente do que tu disse, deve-se todos fazerem a catequese (iniciação cristã), pois,sem o devido conhecimento dos mistérios da Igreja não lhes és possível deles participar.

      Excluir
    5. cânon 912, diz: “Qualquer batizado, não proibido pelo direito, pode e deve ser admitido à sagrada comunhão.”

      O Código não fala de curso paroquial para adultos, apenas para as crianças, conforme se vê nos cânones seguintes:

      Cân. 913 — § l. Para que a santíssima Eucaristia possa ser administrada às crianças, requer-se que estas possuam conhecimento suficiente e preparação cuidadosa, de forma que possam compreender, segundo a sua capacidade, o mistério de Cristo e receber o corpo do Senhor com fé e devoção.

      § 2. Pode administrar-se a santíssima Eucaristia às crianças que se encontrem em perigo de morte, se puderem discernir o Corpo de Cristo do alimento comum e comungar com reverência.

      Cân. 914 — Primeiramente os pais, ou quem fizer as suas vezes, e ainda o pároco têm o dever de procurar que as crianças, ao atingirem o uso da razão, se preparem convenientemente e recebam quanto antes este divino alimento, feita previamente a confissão sacramental; compete também ao pároco vigiar por que não se aproximem da sagrada comunhão as crianças que não tenham atingido o uso da razão ou aquelas que julgue não estarem suficientemente preparadas.

      Excluir
    6. Tenho 27 anos quero ser batizado quais os documentos eu preciso e como faço?

      Excluir
    7. Ave Maria!

      Você precisa primeiro ir na Igreja que frequenta e perguntar quando começa a Catequese de Adulto e efetuar a inscrição.

      Para se inscrever eles devem pedir a identidade e comprovante de residência.

      Fora isso, você já pode adquirir o Catecismo da Igreja e ir lendo (estudando) sobre ela.

      Que Deus abençõe

      Excluir
  3. Boa tarde, sou coordenadora da pastoral do batismo, poderiam me tirar uma dúvida? se o adulto não é batizado e que ser somente batizado, a preparação poderá ser feita somente em um dia?

    ResponderExcluir
  4. Não. O encontro de um dia é para os pais e padrinhos. No caso do batizando ser adulto ele terá que fazer pelo mesmo uma preparação em menor tempo que o normal de uma catequese, porém com um aprofundamento, pois já tem bastante entendimento e para isto tem que conhecer melhor a Fé que está escolhendo e o ponto principal é que tal procedimento tem que ser autorizado pelo pároco.(João Carlos / Pastoral do Batismo NSA da Glória -Ceilândia -DF
    alves.joaocarlosdasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quanto tempo eh menor preparação pra ser batizado?
      Quero casas mas meu marido não eh casado

      Excluir
    2. Ave Maria!

      A preparação do Adulto para receber os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) deve ser de 1 ano, porém, tem locais que preparam em 3/4 meses. Procure na sua cidade qual o tempo de preparação nas Paróquias e se já começou.
      Algumas Paróquias estão com inscrições abertas ou por abrir para a Catequese de Adultos.

      Agora, se você é Batizada, seu esposo não precisa ser batizado para que vocês recebam o Sacramento do Matrimônio (embora fosse o ideal). Sendo você batizada, vocês podem entrar com os proclamas na Igreja e receber a Dispensa do Bispo para o Matrimônio por Disparidade de Culto, vocês terão que se comprometer criar os filhos na fé da Igreja Católica. Só assim seu matrimônio será válido. (Can 1086, 1125 e 1126). Leve seu Batistério e os documentos de vocês, com a informação do dia e da Igreja onde pretendem casar, em menos de 3 meses o proclama sai, no máximo.

      Assim, vocês podem receber o Sacramento do Matrimônio e seu esposo fazer a Catequese e receber os Sacramentos depois; inclusive, se você não for Crismada, pode fazer a Catequese junto com ele e ambos receberem os Sacramentos juntos.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  5. Gente preciso de uma informação urgente...quero me batizar e ka tenho 22 anos e meu padrinho e Católico e minha Madrinha é Evangélica.isso pode por ser religiões diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não pode. Nesse caso você terá apenas padrinho.

      Excluir
    2. Sim,pode sim, mas sua madrinha será uma testemunha do batismo. Veja o código de direito canônico no numero 874 (paragrafo 2). diz o seguinte: "Quem é batizado e pertence a uma comunidade não católica só seja admitido junto um padrinho católico, e apenas como testemunha do batismo". Veja que sua madrinha precisa estar batizada validamente, ou seja, o batismo da Igreja Católica ou das diversas Igrejas que a Igreja católica reconheça o batismo. As Igrejas são:
      notações sobre a validade do Batismo em outras Igrejas:

      a) Batizam validamente:

      - Igrejas Orientais, que não estão em plena comunhão com a Igreja católico-romana, em geral conhecidas como ortodoxas;
      - Igreja Episcopal Anglicana;
      - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;
      - Igreja Evangélica Luterana do Brasil;
      - Igreja Metodista.

      b) Igrejas que não têm urgência de batizar, mas, quando batizam, o fazem validamente:

      - Igrejas presbiterianas;
      - Igrejas batistas;
      - Igrejas congregacionais;
      - Igrejas adventistas;
      - Igrejas Pentecostais que usam a fórmula trinitária: “Eu te batizo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”;
      - Exército de Salvação.

      c) Igrejas, de cujo batismo se pode prudentemente duvidar.

      Por isto, deve-se batizar, sob condição:
      - Igrejas Pentecostais que utilizam a fórmula: “Eu te batizo em nome do Senhor Jesus”;
      - Igrejas Brasileiras;
      - Mórmons.

      d) Batismo certamente inválido:
      - Testemunhas de Jeová;
      - Ciência Cristã;
      - Grupos de Umbanda.

      Excluir
  6. Boa noite. Não sou batizada sou católica tenho 22 anos e quero me batizar, qual o tempo de curso? Após o batismo eu e meu marido pretendemos casar com a bênção de Deus existe algum curso pré casamento? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depende do lugar onde você mora. Mas geralmente Catequese com Adultos em geral tem um tempo de preparação de até 1 ano. Novamente, dependendo do lugar, poderá receber os 3 sacramentos da Iniciação Cristã no mesmo dia .Na noite da Vigília Pascal então seria o ideal.

      Excluir
  7. Olá. Boa tarde. Eu sou casada no Civil, não fiz primeira comunhão nem crisma só sou batizada na igreja católica. Agora eu quero fazer catequese, primeira comunhão e o crisma. A igreja que eu frequento diz que eu tenho que me casar na igreja para poder fazer a comunhão e o crisma. Eu posso até fazer a catequese, mas no período de um ano que será o tempo da catequese eu teria que me casar para poder receber os outros sacramentos. Alguém pode me informar se isso é uma regra geral ou só da minha igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma regra geral, cara Simone. Você esta proibida pelo direito para receber a comunhão.A vida em comum ou civilmente, sem o casamento religioso constitui mesmo um estado irregular de pecado. Pois,cânon 1055 $2 diz que: "portanto, entre os batizaados não pode haver contrato matrimonial válido, que não seja por isso mesmo sacramento". Portanto, O casamento meramente civil entre batizados não tem qualquer valor para a Igreja, que continua a considerá-los solteiros e vivendo em pecado por se terem unido sem o casamento religioso. Por isso a Igreja tolera, mas não recomenda, que alguém casado só no civil e separado, depois case no religioso com outra pessoa.

      Excluir
  8. A pessoa que não se batizou pode se batizar sendo junto .

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,eu fiz catessismo a 25 anos atrás,por um bom tempo fiquei sem ir as missas,agora eu retornei fiz a confissão e tenho dúvidas se posso receber a eucaristia,pois não sou casada e tenho um companheiro e filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não pode. Enquanto não regularizar a situação entre você e seu companheiro você não pode receber a Eucaristia.

      Excluir
  10. porque batizar uma criança se ela não tem pecado?jesus quando foi as aguas no batismo ja não era adulto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse-lhes Pedro: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2, 38-39). A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.”

      Excluir
  11. Boa noite, eu e a minha namorada queremos batizar-nos e casar este ano.. é possível? Eu fui a uma paróquia e só nos meteram entraves, não sabia que era necessário tanta coisa para poder pertencer à igreja e nela me casar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola caro amigo Bruno , me desculpe a Igreja Catolica nao coloca nenhum entrave na nossa vida e nos que levamos os nossos problemas a Igreja e queremos fazer do nosso jeitinho e para Deus nao ha jeitinho. Voce pode batizar e casar na Igreja cotolica mas tem que cumprir com a doutrina, procure uma boa orientacao com a equipe de catequese de adulto da igreja que voce participa ou passara a participar.
      Deus abencoe voces

      Excluir
  12. Poxa vida, um ano é muito tempo pois meu genro precisaria se batizar pra casar em setembro / 2017. Não existe uma alternativa mais rápida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa noite .
      Seu Genro pode fazer um compromisso de dar inicio a catequese de adultos e se preparar para o Batismo uma semana antes do casamento e ficar esta semana em castidade ate o casamento. E dar continuidade para receber a primeira comunhao e a crisma no sabado santo.Mas de setembro ate o sabado santo eles (o casal) vivera um periodo em nao conformidade com a Igreja e sua filha no caso a esposa dele se tiver todos os sacramentos nao podera tambem se comungar e nem se confessar , estara em pecado como diz a Santa Palavra. Na semana antes do sanado santo os ele ira fazer a confissao e a esposa tambem e ficar uma semana em abstinencia e apos o sabdo santo onde ele fara a primeira comunhao e a crisma , ele se comungara e sera crismado e a esposa tambem podera voltar a comungar. E ser um Cristao participante da Santa Eucaristia e ter pleno conhecimento da doutrina e dar vida a nova vida.

      Excluir
  13. Tenho28 anos não sou batizado posso ser batizado e fazer a criama juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Mas isso depende do lugar onde mora. Pois a Crisma é um sacramento ministrado somente pelo Bispo ou por um Padre devidamente autorizado pelo Bispo. Sendo assim , para que ocorra os dois sacramentos no mesmo dia as condições acima devem ser atendidas!

      Excluir
  14. Bom dia
    Tenho um filho de 12 anos que não é batizado. vou fazer o batizado do meu 2º filho com 3 anos, será que posso fazer juntamente o do irmão?
    ou terá também que frequentar uma catequese durante um ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida Susana , seu filho tera que fazer a catequese e depois fara o batismo e em seguida primeira comunhao ok.
      procure a equipe de Catequese de sua paroquia a Catequista responsavel te dara mais informacaoes.

      Excluir
  15. Adultos precisa de padrinho para ser batizado?? É uma pessoa q é católica praticante, mais não é batizada, como ela deve fazer para ser padrinho de um bebê??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adultos precisa de um padrinho tambem para se batizar e quem nao e batizado nao pode ser padrinho , para ser padrinhos tem que ter os sacramentos da iniciacao Crista.
      Batismo , Primeira Comunhao e a Crisma. Amasiados nao pode ser padrinhos , casal de Segunda uniao tambem nao deve ser padrinho , se solteiros tem que ter todos os sacramentos e maior de 16 anos , e ser um catolico praticante como eu vou ser padrinho ou dar meu filho a alguem que amanha nao podera educar meu filho na doutrina se nao conhece a doutrina. Isso sao normas que a doutrina Crista catolica Apostolica Romana nos pede como base do Cristao.

      Excluir
  16. Boa noite,
    Não sou batizado e infelizmente meu horário de trabalho me impede de fazer a catequse na paroquia. Há possibilidade de fazer a catequese de outra forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique com o pároco da Igreja se ele pode disponibilizar uma outra forma de você adquirir o conhecimento e a preparação necessários para a recepção dos sacramentos.

      Excluir
  17. Boa noite, tenho 20 anos e fui batizado na igreja católica, embora não tenho vivido uma vida cristã, não fiz catequese e nem crisma, hoje frequento grupo de jovens, grupo de oração, vou á missa e participo normalmente dos eventos na igreja, mas eu nao comungo, por medo de estar pecando, estou certo? O que devo fazer? Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! você está certa. Você deve, agora que retornou a vida cristã, procurar fazer a catequese de adulto. E assim, após a preparação comungar.

      Excluir
    2. Ola amigo , sta certinho e esta agindo correto.
      voce precisa fazer a catequese de aulto e se preparar para fazer a primeira comunhao e a crisma .
      verifica com a equipe de catequese de adulto de sua paroquia.
      ok Deus vos abecoe

      Excluir
  18. Tenho 40 anos não tenho a 2 comunhão nem crismei como faço? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo ou amiga.
      vc e soltiero ou solteira.
      e preciso fazer a catequese de adultos .
      procure a equipe de catequese de sua paroquia e peca mais informcaoes ok.

      Excluir
  19. Exatamente meu caso, fiz um curso de 1 ano, vou me batizar e fazer a 1° eucarístia amanhã, no sábado seguinte será a crisma. Caminho árduo mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma dúvida, não sou mais virgem, no momento não tenho namorado, estou solteira. Nunca fui casada. Tenho 28 anos. Posso fazer primeira comunhão e crisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida anonima.
      pode mas e preciso voce procurar a sua paroquia e fazer um ano de catequese de adulto e se preparar e querer ser uma Crista novamente. A virgindade e sim um sinal de pureza mas voce pode se tornar uma alma pura novamente basta voce como creio que esta querendo ser, nao devemos olhar ou viver no passado mas sim viver o amor de Deus , pois Deus e amor e quem ama caminha para frente.E buscara ser tornar puro novamente. Paz e bem e Va buscar informacao na sua paroquia com a equipe de catequese de adulto.

      Excluir
  21. Me tirem uma dúvida, tenho 18 anos e não sou batizada e quando pequena frequentava a igreja católica, pretendo retornar a frequentar posso meu batizar? E qual são os procedimentos a serem feitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informe-se na Igreja que frequenta quais são os procedimentos para você fazer a Catequese com Adultos. Normalmente dura em média um ano, onde você será preparada para receber os sacramentos, a começar pelo Batismo!

      Excluir
    2. Esse curso de um ano ,apessoa faz oq?. Nao sou batizado nao .. tenho 35

      Excluir
    3. Ave Maria!

      Virgílio Santos,

      A Catequese (para Crianças, Adolescentes ou Adultos) serve para que a pessoa que quer fazer parte da Igreja possa conhecê-la.

      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  22. Boa noite gostaria de saber como faço para descobrir a onde eu fiz minha primeira comunhão pois tinha 7 pra oito anos não mi lembro só sei que foi em fortaleza e meus pais já estão falecidos e precisava do documento para casar , alguém pode mi ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure se informar na Diocese de Fortaleza se existe algum registro da sua Priemira Comunhão em alguma das Igrejas pertencentes a essa diocese.

      Excluir
  23. Boa noite,preciso com máxima urgência que minha filha de 20 anos,faça primeira comunhão e crisma,sendo que ela não consegui fazer o catecismo,ja tentou vários anos..não conseguiu esta com problema espiritual e desmaia,por isso a urgência pra se comungar,gostaria de saber se alguma igreja católica,eu consigo isso,pelo amor de DEUS me ajudem é muito triste e preocupante e eu não quero mudar de religoão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o pároco da sua Igreja e explique a situação para ele.

      Excluir
  24. Obrigada, muito bem orientado! O que me surpreende é só iniciar a catequese no começo do ano e depois ainda demora um ano para ser batizada!

    ResponderExcluir
  25. Minha filha tem 18 anos, ainda não foi batizada, eu gostaria de saber se é necessário apenas uma madrinha ou precisa ser um casal de padrinhos para o batizado? e se essa madrinha de batismo também pode ser a mesma pra crisma?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite alguém sabe me explicar a minhas dúvida. Eu tenho 24 anos e fiz a comunhão a catequese, mas por motivos egoísta de minha mãe ela não permitiu que me batiza-se, o que eu quero saber terei que refazer tudo novamente para ser batizado..?

    ResponderExcluir
  27. para batizar é nescessario si confessar?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde!
    tenho 34 anos,sou participante do grupo terço das mulheres e meu esposo do dos homens, somos participante também do grupo da liturgia, somos batizados mas não comungamos por não ter feito o catecismo, então já estamos até fazendo o curso, mas meu esposo e eu nos sentimos muito preparado para receber o sangue e o corpo de cristo, pois temos conhecimentos o significado da eucaristia, temos muita vontade comungar, o curso ainda vai demorar um ano e meio porque começou agora, será que teria algum meio para que eu possa antecipar essa comunhão?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! Tenho 18 anos e nunca fui batizada. Quero me batizar pra ter padrinho e madrinha. E ser madrinha de uma criança. Quais os procedimentos que devo realizar? Devo fazer catequese durante 1 ano???

    ResponderExcluir
  30. De algum modo fui batizada em uma Igreja Evangélica porém fui excluída da mesma mas não abandonei a Cristo.
    Sinto vontade de batizar na católica pois frequento há 20 anos e é onde encontro refúgio.
    Eu posso fz catequese crisma e me batizar de verdade?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite. Uma duvida, tenho 31 anos, sou batizado em igreja declarante Apostólica, Fundamentalista, Reformada, Pentecostal e Evangélica. Faz 2 anos, minha família inteira é catolica, eu frequento mais a missa doque o culto onde fui batizado, gostaria de saber se o bastismo da igreja evangélica tem alguma validade para a igreja católica e caso não tenha, como eu poderia me batizar na igreja católica sendo que tenho 31 anos, trabalho e posa a vir não cumprir esse um ano de catequese.? Alguém poderia me orientar?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Meu marido quer batizar na igreja católica ele tem 35 anos porém ele trabalha direito e não tem o tempo necessário pra fazer o catesismo na nossa paróquia os dias e horários de catecismo nao coencide com o unico dia de folga que ele tem no trabalho,sera de é possível fazer o batismo mesmo assim, será que existe nos direitos canônico algo que possa ajudar meu marido.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite. Minha dúvida é: Sempre frequentei a igreja católica desde pequeno, porém, meus pais eram evangélicos e me batizaram na igreja evangélica, porém, depois dos meus 15 anos, optei pela igreja católica. Atualmente tenho 17 anos, e gostaria de saber, se é possível batizar também na igreja católica ou se o batismo evangélico é valido para a crisma? Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Me tira uma dúvida, eu tenho uma amiga que não é batizada e eu estou preparando tudo. Pra ela se batizar, mas ai da a duvida ela tem 27 anod e os padrinhos são mas novos que ela a madrinha tem 23 anos e o padrinho tem 26 anos eles podem batizar ela msm sendo mas novo qque a afilhada?

    ResponderExcluir
  35. Se uma pessoa vive amaziada e deseja o batismo na igreja católica, ela pode receber este sacramento?

    obs: Está frequentando a catequese e foi orientada a fazer o curso preparatório para o batismo como carecumena, o fato de estar amaziadas a impede de ser batizada?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde tenho 21 anos e fui convidada para ser madrinha de uma criança, a mãe já disse que não quer que eu seja a de apresentação, devido ao papel que eu tenho e o amor que dou a filha dela.
    O problema é que apesar de eu frequentar as missas eu não sou batizada, e a menina vai se batizar ano que vem logo no início do ano, e o processo de batismo, crisma e comunhão dura 1 ano... Por favor menajudem.

    ResponderExcluir
  37. Oi tenho 19 anos meu noivo é católico, e eu gostaria muito de me casar com ele na igreja católica, porém sou batizada na igreja evangélica mas já não sigo a religião a 3 anos,como faço para me casar com ele na católica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não quiser se tornar católica: dê entrada nos proclamas e o processo correrá para Matrimônio Misto.

      Se você quiser se tornar católica: se inscreva na Catequese para Adultos para receber os Sacramentos: Primeira Comunhão e Crisma (se o seu batismo for considerado valido, vai depender de qual Igreja ocorreu). Depois pode casar. ;)

      Excluir
  38. 1ano é muito tempo. Fiz a inscrição na paroquia pois não sou batizada, a secretária não disse quanto tempo, disse apenas que é rápido. Mas agora fiquei preocupada pois estou grávida, meu marido quer batizar nosso bebê, mas pra isso eu tenho que ser batizada e depois casar na igreja, não vou conseguir esse ano ainda batiza-lo então. Respeito que tenha doutrina e tudo mais, mas é muita burocracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não é muito tempo não Polly.
      Talvez na sua paroquia não seja um ano, se informe.
      No entanto, passa rápido!

      De toda sorte, você não precisa ser batizada, nem casada na Igreja Católica, para poder batizar seu filho!
      E vc não precisa ser batizada na Igreja para casar nela, DESDE QUE, seu esposo seja católico. Aqui no blog tem post sobre Matrimonio Misto. Procure e se informe na Igreja!

      Que bom vc querer entrar na Igreja Católica, bem vinda!

      Excluir
  39. Eu tenho um tio ele é alfabeto ele não sabe ler ele quer ser batizar ele pode

    ResponderExcluir
  40. Eu fiz minha crisma e primeira comunhão. Me casei no civil aos 29 anos e hoje está os com 40.
    Minha esposa quer fazer a crisma e a primeira comunhão agora sendo adulto.
    O pessoal da secretária da igreja disse que minha esposa pode fazer a catewueca normalmente por um ano, mais so poderá comungar se nós nos casarmos na igreja. Caso contrário ela não podrpo comungar.
    Aí vem a dúvida.. então a apresentação e comunhao a Deus só vem se houver casamento? Minha esposa não pode comungar se apos a catequese, ela se casar? Caso contrário não será permitido? É isso mesmo? Por favor, se alguém puder esclarecer minhas dúvidas agradeço!
    (44)99989-2130 WhatsApp

    ResponderExcluir
  41. A Igreja pode negar o batismo a um adulto pelo fato de viver uma relação amaziada?

    ResponderExcluir
  42. E se a pessoa quiser apenas se batizar,e nao fazer catequese??
    Vai ficar sem batizar?

    ResponderExcluir
  43. Eu sou católica sigo a igreja porém não fui batizada na igreja quando criança,e hoje tenho interesse em me batizada na igreja católica,fui na paróquiA e pedi informações sobre o batizado e fui informada que eu teria que fazer primeiro a eucaristia adulto,depois junto crisma e batizado porém não sou casada na igreja e isso de uma forma me impede de concluir os demais ao nao ser se eu me case pela igreja catolica.Complicado né
    Acho que o batizado adulto poderia ser igual ao criança a gente passa pelo curso de preparação e assim seguida concluímos batizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se você quer ser batizada mesmo, não há complicação; há etapas a serem seguidas para você alcançar o que deseja. Como tudo na vida!

      1.Mas o fato é que, se você não é batizada na Igreja Católica, não é católica, mesmo que vá para a missa;
      2. De fato, a norma da Igreja diz que o Adulto deve ser preparado (assim como a criança com mais de 7 anos) para receber os Sacramentos que faltam, no seu caso, todos né?
      3. Você terá que fazer a Catequese de Adulto para ser Batizada e, por conta da idade, recebera também os outros Sacramentos.
      Isso é uma benção!
      Não um estorvo.
      Se quer mesmo ser católica, deve fazer isso.
      4. Pq não é casada na Igreja? Há impedimento? OU não?
      Se não há impedimento e seu esposo for batizado na Igreja, vocês podem casar antes de você receber os sacramentos (inclusive batismo)
      Se há impedimento: você poderá ser batizada, mas não fara a primeira comunhão, nem receberá o Crisma (confirmação no batismo), nem poderá aproximar-se do Sacramento da Confissão.

      Isso são as normas da Igreja Católica.
      Válidas para todos os católicos (batizados) e para todos aqueles que querem ser católicos (ainda não batizados).

      Deus abençoe

      Excluir
  44. Boa noite
    Tenho 35 anos sou batizada e fiz a primeira comunhão só não fiz a Crisma já sou casada na igreja e gostaria de fazer muito a crisma será que posso, ainda não falei com o padre da minha comunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      DEVE!!

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/08/resposta-batizada-casada-pode-ser.html

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  45. Gostaria por favor de me batizar na igreja cAtolica no tenho registo aalgum em casa que fui batizada quando criança minha mãe e morta e não sei se fui e que igreja .Meus pais não eram católicos praticantes nunca foram a missa .E eu queria me bAtizar tenho 46 anos e isso tá me tirando a paz pois acho que estou em falta com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Procure a Paróquia da sua região e converse com o Padre de lá.
      Se você foi batizado, fica o registro na Paróquia onde foi feito o batizado.
      Ele poderá se informar nos documentos da cidade onde você nasceu e tirar sua dúvida.
      Se você não tiver mesmo sido batizado, pode ser;
      se persistir a dúvida, pode ser batizado sob condição.
      A Paróquia da sua cidade e, principalmente, da cidade onde nasceu (onde morou quando criança) é o local apropriado para sanar sua dúvida.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  46. Minha filha tem 17anos e ela que ser batizada ela precisa fazer o para o batismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Ela terá que fazer a Catequese de Jovens ou Adultos.

      Após terminar a Catequese ela receberá os 3 Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma!

      Ela deve procurar a Paroquia perto da casa de vocês OU a Paróquia que frequentam. Mas, creio que só poderá fazer ano que vem, normalmente nessa época as Catequeses estão no meio ou terminando. Mas é melhor ela se informar.

      Enquanto isso, nada a impede de já ir estudando sobre a Igreja Católica, lendo bons livros, o Catecismo, a Bíblia e, principalmente, participando da Santa Missa aos domingos (só não pode comungar).

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  47. Boa noite, fui batizada quando tinha dez anos, agora que preciso batizar meu filho me falaram que preciso batizar novamente que os batizados feitos por o padre da época não eram válidos,mas a igreja ñ sabe me informar como proceder para ser batizada novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Aqui há duas situações distintas:

      1. Para que seu filho seja batizado, você não precisa ser batizada; quem precisa ser batizado e crismado são os padrinhos dele e é necessário saber se ele será mesmo criado dentro da fé católica.

      2. Já quanto ao fato do seu batismo não ser válido, complicado.

      a) Veja na Paróquia onde foi batizada se há uma comprovação/inscrição do seu batismo nos registros dela (para casar você não pegou o batistério? ou não é casada na Igreja Católica?), Ademais, se foi crismada, será mais uma prova;

      b) Outra coisa que pode fazer, se não fez a 1 Comunhão e não foi Crismada e não tem a prova do seu batismo nos registros da Igreja (se não casou na Igreja), é fazer a Catequese de Adultos, assim receberá todos os Sacramentos da Iniciação Cristã que faltam (inclusive o batismo que afirmam não ter recebido);

      c) Pode também valer-se do Tribunal Eclesiástico para questionar/validar o seu batismo (aí é mais complicado).

      Penso que o mais acertado é ver os documentos da Paróquia, se lá não tiver mesmo o registro do seu batismo, faça a Catequese de Adultos. Se não falou ainda com o padre sobre o assunto, converse para que ele lhe oriente melhor.

      Maria passe a frente.
      Deus abençõe.

      Excluir
  48. Embora n seja necessário fazer algum estudo depois de adulto, é de suma importância conhecer sobre as doutrinas da igreja, pois n servira de nada só o batismo sem conhecer e viver a fé verdadeira.

    ResponderExcluir
  49. Sou adulta e gostaria de me batizar na igreja católica como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      1. Ler esse post que está bem claro o que deve ser feito.
      2. Procurar a sua Paróquia e se inscrever na Catequese de Adulto.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  50. Tenho 25 anos preciso de padrinhos pra batizar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Precisa de padrinho para:

      1. Batizar: um casal (homem e mulher) OU 1 homem OU 1 mulher; e

      2. Crismar: 1 homem OU 1 mulher.

      Deus o abençõe

      Excluir
  51. Eu tenho 16 anos e quero me batizar,mas nunca fiz catequese e nem nada do tipo. Oque eu preciso exatamente para me batizar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia

      O que você precisa para se batizar é:

      PROCURAR A PARÓQUIA (igreja) mais próxima da sua casa e/ou que você frequenta;

      INSCREVER-SE NO CURSO DE CATEQUESE que, normalmente, começa no inicio do ano.

      Após o curso, pela sua idade, você deverá receber TODOS os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e 1 Comunhão.

      Boa sorte e bem vinda!
      Que Deus o(a) abençõe.

      Excluir
  52. Oi boa noite eu estou no processo da cataquese adulta, mas eu queria saber se para receber o Batismo, Eucaristia e Crisma eu posso ter apenas uma madrinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Bem vindo a igreja Católica.

      Resposta simples: SIM.

      Resposta mais completa:

      Batismo: pode ter 1 madrinha, 1 padrinho OU 1 casal (homem e mulher).
      Eucaristia: Não existe a figura do padrinho/madrinha para receber esse Sacramento
      Crisma: só pode ter 1 padrinho/madrinha, de preferencia o mesmo do Batismo, mas pode não ser também.

      Para ser Padrinho/Madrinha a pessoa deve:
      - ter mais de 16 anos;
      - ser católica: batizada e crismada;
      - ter feito a 1 comunhão;
      - frequentar a Igreja (missa e os sacramentos) e viver conforme a fé desta;
      - ser solteiro ou casado na Igreja Católica.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  53. Boa noite/Boa Tarde/Bom dia !!!
    Um jovem de 19 anos que fez a catequese durante um ano uma vez na semana, mas não consegui se batizar é necessário fazer de novo nem que seja por um curto período? E também é possível só receber primeiro sacramento que é, o batismo? Qual o procedimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Primeiro: Por qual motivo ele não conseguiu se batizar e receber os outros Sacramentos?

      Porque é assim: PELA IDADE, se fez a Catequese por um ano, ao final dela, se está preparado, deveria receber TODOS os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.
      E não só o Sacramento do Batismo.

      Então, primeiro, preciso saber o que aconteceu que não pode ser batizado: estava doente no dia, viagem, qual o motivo EXTRAORDINÁRIO, que fez perder esse momento.

      Segundo: Sim! É possível receber o Sacramento do Batismo, mas veja: se ele quer receber SÓ o Sacramento do Batismo, de fato, fica complicado. Ele precisa também querer receber os outros: Crisma e Eucaristia.

      Terceiro: Qual o procedimento? Ir na Paróquia onde ele fez a Catequese durante 1 ano e conversar com o Pároco. Mostrar o interesse dele, explicar o motivo pela qual não compareceu na recepção dos Sacramentos junto com a Turma e decidir junto ao Sacerdote como proceder. Pode pedir para receber logo os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia e, depois, o da Crisma (já que esse precisa da presença do Bispo, salvo este autorizar o padre a fazer).

      Se fez a Catequese E esta preparado - porque pode não está, isso são os Catequistas que informam ao Sacerdote, se a pessoa está ou não preparado conforme a participação e desempenho dele durante a Catequese - pode receber sim.

      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  54. Bom dia ! Alguém consegue me explicar porque para batizar o meu filho não precisei ser batizado, mas para ser padrinho eu preciso ser batizado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Quando as pessoas decidem batizar seus filhos na Igreja Católica entendem-se que:

      1. Elas são católicas ou pelo menos um deles é católico;
      2. São casados na Igreja Católica ou pretendem criar seus filhos conforme o ensinamento da Igreja Católica.

      Dessa forma, eles devem conhecer o que a Igreja ensina, para ensinar aos seus filhos.

      Já em relação aos padrinhos não temos como entender o mesmo, principalmente numa sociedade como a nossa que tem muitos matrimônios mistos e com disparidade de culto.

      Os padrinhos na Igreja Católica tem uma função: auxiliar seu afilhado no crescimento na fé, ensinar a rezar, levar na Missa, acompanha-lo em suas necessidades espirituais.
      Ora, assim, ele precisa ser batizado e crismado na Igreja Católica senão, como saberá o que a Igreja ensina?
      Ele precisa conhecer as orações basicas da Igreja para ensinar seu afilhado.
      Ele precisa frequentar a Igreja Católica e seus sacramentos para ser exemplo e testemunho de fé ao seu afilhado.

      Não podemos exigir ou querer que um evangélico ou praticante de culto afro leve seu afilhado para a Missa e ensina sobre ela, se ele não sabe; o mesmo quanto aos sacramentos. Como ele vai explicar e ensinar sobre a Confissão se ele não for católico, não crer ou não frequentar esse sacramento? Dificil né? Não por maldade, mas porque ele não conhece.
      Ninguem pode dar o que não tem!

      Por isso, para ajudar os pais e auxiliar o afilhado, os padrinhos devem ser católicos, ou seja, batizados na Igreja Católica e, mais ainda, devem ser crismados; devem frequentar a Igreja, devem procurar viver conforme a Igreja ensina; aproximar-se dos Sacramentos com frequencia.

      Para saber mais, leia:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/02/perguntas-e-respostas-sobre-os-padrinhos_9.html

      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  55. eu tenho 22 anos e quero me batizar pra poder batizar meu menino, posso me batizar rapido sem precisar fazer primeira comunhão.....quando eu era criança eu fiz catequese mais n mim batizei porque n tinha padrinhos..mim explique?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      1. Você não precisa ser batizado para que seu filho seja, quem precisa ser batizado E crismado são os padrinhos da criança, que, pode ser: 1 casal (homem ou mulher) ou 1 Homem ou 1 Mulher (Católicos).

      2. Você, pela idade, precisa frequentar a catequese para poder receber os Sacramentos (Batismo, Crisma e Eucaristia). Como já é adulto, pode ser que consiga fazer a catequese em alguns meses.
      Informe-se na sua Paróquia o tempo de Catequese de Adultos e o quando ela irá iniciar.

      Você não falou a idade do seu filho, se já nasceu, vai nascer ou se já é grande. Mas, você pode fazer a Catequese e batizar seu filho no mesmo dia do seu batizado. Se ele tiver menos de 7 anos não vai precisar fazer Catequese para ser batizado.

      Em tempo, se você não for casado na Igreja, procure também regularizar isso, que poderá ser feito após o seu batizado ou antes (se sua companheira for batizada na Igreja Católica).

      Por fim, o ideal é que você procure o Sacerdote (padre da sua Paroquia) e converse com ele sobre isso, seu Batismo e o da criança. Ele poderá lhe orientar melhor conforme a sua realidade de vida.

      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  56. Tenho 24 anos e fui criada por uma família da congregação, quando fiz 18 anos comecei a frequentar a missa perto de casa mas não cheguei a me batizar. Mudei de cidade recentemente e gostaria de me batizar . Fui convidada a ser madrinha da filha da minha melhor amiga e vimos que é obrigatório os padrinhos serem batizados, teria como eu fazer a catequese em menos tempo, para poder batizar a bebê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Bom dia, desculpe a demora.

      1.Para ser madrinha de Batismo ou de Crisma a pessoa precisa ser, também, crismada e ter feito a 1 Eucaristia.

      Assim, você precisa fazer a Catequese de Crisma para Adultos. Procure na sua cidade quando começa a Catequese para Adultos e veja o tempo de duração. Normalmente, é 1 (um) ano, mas há paroquias que faz em menos tempo.

      A solução seria adiar um pouco mais esse batizado para que vc possa - licita e validamente - ser a madrinha.

      2. Quando se tem garantia de que o batismo foi realizado seguindo o modo prescrito nessas Igrejas não se pode batizar novamente, nem sob condição:
      a) Igrejas Presbiterianas;
      b) Igrejas batistas;
      c) Igrejas congregacionistas;
      d) Igrejas adventistas;
      e) A maioria das Igrejas pentecostais;
      f) Exercito da Salvação.

      Assim, aparentemente, seu batismo é válido.

      Procure o Sacerdote da sua Paroquia e converse com ele sobre o assunto, ele é a pessoa mais apropriada para analisar a questão e vê como pode ser feito.

      Deus abençõe!

      Excluir
  57. Bom dia!
    Gostaria de uma informação tenho uma amiga que descobriu uma gestação.
    E está desesperada querendo casar mas o namorado não é batizado qual seria a solução.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!!

      A solução certamente não é casar pq esta gravida.

      Mas pq se amam e querem constituir uma familia.

      Mas se ela é batizada na igreja catolica pode casar com ele, so dar entrada nos proclamas e la eles irao informar como proceder: o bispo tem que dar uma dispensa.

      Deus abençõe

      Excluir
  58. Tenho uma filha de 13 anos (AUTISTA) - gostaria de saber como faço para batiza-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Com essa idade ela já tem e pode receber os outros Sacramentos da Iniciação Crisma (são 3: Batismos, Crisma e Eucaristia).

      Assim, procure a sua paroquia e a inscreva na Catequese de Eucaristia OU de Crisma.

      Ela será preparada para receber:

      1. os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia na Catequese da Eucaristia;

      2. os Sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Crisma na Catequese de Crisma.

      Tem que vê com qtos anos na sua paroquia começam a preparar para o Sacramento do Crisma.

      Deus as abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...