Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sou Adulto, o que preciso fazer para Batizar na Igreja Católica?

É cada dia mais comum vermos pessoas que não foram batizadas quando crianças na Igreja Católica.

Muitos desses decidem por frequentar a Igreja já grandes, adolescentes ou adultos, e ficam em dúvida de como devem fazer para serem batizado e/ou fazer a primeira comunhão/crisma.

Se você não é mais criança, é adolescente ou adulto e quer ser batizado na Igreja Católica deve:

1) Procurar a paróquia (Igreja) mais próxima da sua residência (normalmente ela é a sua paróquia) e conversar com o pároco (padre);

2) Ele, provavelmente, irá te orientar a inscrever-se na Catequese, que se inicia no começo de cada ano;

3) A Catequese dura, em regra, um ano. Ao final, você será batizado e fará a primeira comunhão. Alguns (adultos) podem ser batizados, fazer a primeira comunhão e receber o Crisma no mesmo dia.

Se você é adolescente ou adulto, batizado, mas não fez a primeira comunhão deve:

1) Procurar a paróquia (Igreja) mais próxima da sua residência (normalmente ela é a sua paróquia) e conversar com o pároco (padre);

2) Ele, provavelmente, irá te orientar a inscrever-se na Catequese, que se inicia no começo de cada ano;

3) A Catequese dura, em regra, um ano. Ao final, você fará a primeira comunhão. Alguns (adultos) podem fazer a primeira comunhão e receber o Crisma no mesmo dia.

Se você é adolescente ou adulto, batizado/fez a primeira comunhão, mas não é Crismado deve:

1) Procurar a paróquia (Igreja) mais próxima da sua residência (normalmente ela é a sua paróquia) e conversar com o pároco (padre);

2) Ele, provavelmente, irá te orientar a inscrever-se na Catequese, que se inicia no começo de cada ano;

3) A Catequese dura, em regra, um ano. Ao final, você receberá a Confirmação do Batismo - o Crisma.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

31 comentários:

  1. Obrigado pela explicação simples e objetiva ...conseguiu me tirar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  2. quem é adulto não é obrigado a fazer nemhum''curso''para primeira comunhão,basta pedir orientação do seu pároco que ele resolve de um jeito simples.leia o codigo do direito canônico no cânon 916

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha faz 11 anos em abril, precisa que faça um ano de estudo até o batismo?

      Excluir
    2. Flavia, acho que você errou o número do Cânon:

      Cânon 916 – "Quem está consciente de pecado grave não celebre a missa nem comungue o Corpo do Senhor, sem fazer antes a confissão sacramental, a não ser que exista causa grave e não haja oportunidade para se confessar; nesse caso, porém, lembre-se que é obrigado a fazer um ato de contrição perfeita, que inclui o propósito de se confessar quanto antes."

      Excluir
    3. A minha primeira comunhão vai acontecer 2 meses depois do início da catequese. Não sei ainda se há algum cânon que regulamente isso, mas assim foi decidido entre o padre e o meu catequista.

      Excluir
    4. Flavia, Você está totalmente equivocada. Oferecestes um cânon errado e não existe nenhum cânon referente a "um jeito simples" de acordo com o pároco. E no lugar de "curso" a palavra correta é catequese de adultos e que, diferentemente do que tu disse, deve-se todos fazerem a catequese (iniciação cristã), pois,sem o devido conhecimento dos mistérios da Igreja não lhes és possível deles participar.

      Excluir
  3. Boa tarde, sou coordenadora da pastoral do batismo, poderiam me tirar uma dúvida? se o adulto não é batizado e que ser somente batizado, a preparação poderá ser feita somente em um dia?

    ResponderExcluir
  4. Não. O encontro de um dia é para os pais e padrinhos. No caso do batizando ser adulto ele terá que fazer pelo mesmo uma preparação em menor tempo que o normal de uma catequese, porém com um aprofundamento, pois já tem bastante entendimento e para isto tem que conhecer melhor a Fé que está escolhendo e o ponto principal é que tal procedimento tem que ser autorizado pelo pároco.(João Carlos / Pastoral do Batismo NSA da Glória -Ceilândia -DF
    alves.joaocarlosdasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gente preciso de uma informação urgente...quero me batizar e ka tenho 22 anos e meu padrinho e Católico e minha Madrinha é Evangélica.isso pode por ser religiões diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não pode. Nesse caso você terá apenas padrinho.

      Excluir
    2. Sim,pode sim, mas sua madrinha será uma testemunha do batismo. Veja o código de direito canônico no numero 874 (paragrafo 2). diz o seguinte: "Quem é batizado e pertence a uma comunidade não católica só seja admitido junto um padrinho católico, e apenas como testemunha do batismo". Veja que sua madrinha precisa estar batizada validamente, ou seja, o batismo da Igreja Católica ou das diversas Igrejas que a Igreja católica reconheça o batismo. As Igrejas são:
      notações sobre a validade do Batismo em outras Igrejas:

      a) Batizam validamente:

      - Igrejas Orientais, que não estão em plena comunhão com a Igreja católico-romana, em geral conhecidas como ortodoxas;
      - Igreja Episcopal Anglicana;
      - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;
      - Igreja Evangélica Luterana do Brasil;
      - Igreja Metodista.

      b) Igrejas que não têm urgência de batizar, mas, quando batizam, o fazem validamente:

      - Igrejas presbiterianas;
      - Igrejas batistas;
      - Igrejas congregacionais;
      - Igrejas adventistas;
      - Igrejas Pentecostais que usam a fórmula trinitária: “Eu te batizo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”;
      - Exército de Salvação.

      c) Igrejas, de cujo batismo se pode prudentemente duvidar.

      Por isto, deve-se batizar, sob condição:
      - Igrejas Pentecostais que utilizam a fórmula: “Eu te batizo em nome do Senhor Jesus”;
      - Igrejas Brasileiras;
      - Mórmons.

      d) Batismo certamente inválido:
      - Testemunhas de Jeová;
      - Ciência Cristã;
      - Grupos de Umbanda.

      Excluir
  6. Boa noite. Não sou batizada sou católica tenho 22 anos e quero me batizar, qual o tempo de curso? Após o batismo eu e meu marido pretendemos casar com a bênção de Deus existe algum curso pré casamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá. Boa tarde. Eu sou casada no Civil, não fiz primeira comunhão nem crisma só sou batizada na igreja católica. Agora eu quero fazer catequese, primeira comunhão e o crisma. A igreja que eu frequento diz que eu tenho que me casar na igreja para poder fazer a comunhão e o crisma. Eu posso até fazer a catequese, mas no período de um ano que será o tempo da catequese eu teria que me casar para poder receber os outros sacramentos. Alguém pode me informar se isso é uma regra geral ou só da minha igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma regra geral, cara Simone. Você esta proibida pelo direito para receber a comunhão.A vida em comum ou civilmente, sem o casamento religioso constitui mesmo um estado irregular de pecado. Pois,cânon 1055 $2 diz que: "portanto, entre os batizaados não pode haver contrato matrimonial válido, que não seja por isso mesmo sacramento". Portanto, O casamento meramente civil entre batizados não tem qualquer valor para a Igreja, que continua a considerá-los solteiros e vivendo em pecado por se terem unido sem o casamento religioso. Por isso a Igreja tolera, mas não recomenda, que alguém casado só no civil e separado, depois case no religioso com outra pessoa.

      Excluir
  8. A pessoa que não se batizou pode se batizar sendo junto .

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,eu fiz catessismo a 25 anos atrás,por um bom tempo fiquei sem ir as missas,agora eu retornei fiz a confissão e tenho dúvidas se posso receber a eucaristia,pois não sou casada e tenho um companheiro e filhos.

    ResponderExcluir
  10. porque batizar uma criança se ela não tem pecado?jesus quando foi as aguas no batismo ja não era adulto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse-lhes Pedro: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2, 38-39). A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.”

      Excluir
  11. Boa noite, eu e a minha namorada queremos batizar-nos e casar este ano.. é possível? Eu fui a uma paróquia e só nos meteram entraves, não sabia que era necessário tanta coisa para poder pertencer à igreja e nela me casar.

    ResponderExcluir
  12. Poxa vida, um ano é muito tempo pois meu genro precisaria se batizar pra casar em setembro / 2017. Não existe uma alternativa mais rápida?

    ResponderExcluir
  13. Tenho28 anos não sou batizado posso ser batizado e fazer a criama juntos?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia
    Tenho um filho de 12 anos que não é batizado. vou fazer o batizado do meu 2º filho com 3 anos, será que posso fazer juntamente o do irmão?
    ou terá também que frequentar uma catequese durante um ano?

    ResponderExcluir
  15. Adultos precisa de padrinho para ser batizado?? É uma pessoa q é católica praticante, mais não é batizada, como ela deve fazer para ser padrinho de um bebê??

    ResponderExcluir
  16. Boa noite,
    Não sou batizado e infelizmente meu horário de trabalho me impede de fazer a catequse na paroquia. Há possibilidade de fazer a catequese de outra forma?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, tenho 20 anos e fui batizado na igreja católica, embora não tenho vivido uma vida cristã, não fiz catequese e nem crisma, hoje frequento grupo de jovens, grupo de oração, vou á missa e participo normalmente dos eventos na igreja, mas eu nao comungo, por medo de estar pecando, estou certo? O que devo fazer? Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! você está certa. Você deve, agora que retornou a vida cristã, procurar fazer a catequese de adulto. E assim, após a preparação comungar.

      Excluir
  18. Tenho 40 anos não tenho a 2 comunhão nem crismei como faço? ?

    ResponderExcluir
  19. Exatamente meu caso, fiz um curso de 1 ano, vou me batizar e fazer a 1° eucarístia amanhã, no sábado seguinte será a crisma. Caminho árduo mas vale a pena.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...