Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

SÃO JOSÉ, esposo da Virgem Maria - 19 de Março


O dia de São José é dia de preceito para a Igreja em vários locais do mundo, porém, aqui no Brasil esse dia NÃO É MAIS de preceito, por  autorização da Santa Sé.

São José legou a Jesus a descendência de Davi. Jesus pôde, portanto, reinvidicar este título messiânico prenunciado pela Eucaristia. Esta função de José é posta em particular relevo pela dupla genealogia de Jesus, que os evangelistas nos deixaram (Mt 1, 1-17; Lc 3, 23-38). Além disso, José, o patriarca que realiza o tema bíblico "dos sonhos" (Mt 1, 20-24; 2, 13-19), com os quais Deus frequentemente comunicou aos homens suas intenções. Como João Batista é o último dos profetas, porque aponta (Jo 1,29) aquele que as profecias anunciaram, José é o último patriarca bíblico, que recebeu o dom dos "sonhos" (Gn 28, 10-20; 37, 6-11). Essa semelhança com os antigos patriarcas manifesta-se, ainda mais claramente, no relato da fuga para o Egito, com a qual José refaz a viagem do antigo José, a fim de que se cumpra nele e em Jesus, seu filho, o novo êxodo (Mt 2, 13-23; Os 11, 1; Gn 37; 50, 22-26). Enfim, José, é o chefe da modesta família, na qual os seus contemporâneos puderam constatar a realidade da encarnação do Verbo e descobrir a grandeza das humildes realidades temporais de que Deus se serve para realizar seu plano.
José, esposo de Maria, é o último dos justos do Antigo Testamento que vive em fé. Pela fé mereceu ser o guardião da "promessa" agora realizada no "mistério da salvação". O Evangelho o apresenta como uma figura fundamental no desígnio de amor do Pai, com uma função de "sinal" privilegiado da paternidade de Deus.
A devoção popular, impondo tanta veneração a são José, reconhece profundamente que Deus escolhe para sua obra as pessoas mais adequadas e o momento mais justo.
Quem preside a liturgia eucarística desempenha, como são José, um papel de "guarda" e administrador do mistério de salvação. O espírito de serviço dos ministros do culto deve, enfim, tornar digna de fé a maternidade da Igreja, a paternidade de Deus. As escolhas do Pai são fundamentalmente "justas" e não escapam aos enganos ligados ao risco da liberdade humana que Deus sempre respeita.


Liturgia

I Leitura 2 Sm 7, 4-5a.12-14a.16
Leitura do Segundo Livro de Samuel
Naqueles dias, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: "Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. Eu serei para ele pai e ele será para mim filho. Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, a quem expulsei da minha presença. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'".
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Salmo 88

R. Eis que a sua descendência durará eternamente!

- Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque disseste: "O amor é garantido para sempre!"
E a vossa lealdade é tão firme como os céus. R.

- "Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor:
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,
de geração em geração garantirei o teu reinado"! R.

- Ele, então, me invocará: "Ó Senhor, vós sois meu Pai, 
sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!"
Guardarei eternamente para ele a minha graça
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. R.

II Leitura Rm 4, 13.16-18.22
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apóia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. Pois está escrito: "Eu fiz de ti pai de muitos povos". Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: "Assim será a tua posteridade". Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Evangelho Mt 1, 16-.18-21.24 OU Lc 2, 41-51
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura." Jesus respondeu: "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai"? Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente.
Palavra da Salvação.
Glória à vós, Senhor.

Fonte: Missal Cotidiano

PS: Na Quaresma, quando a Solenidade de São José coincidir com os Domingos, antecipa-se a sua celebração para o sábado.
Uma solenidade que eventualmente cair nos dias da Semana Santa, transfere-se para o primeiro dia livre após a Oitava de Páscoa.

São José, rogai por pós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...