Instagram / @divinojatiuca
Monsenhor Pedro: "Santa Teresinha é o Evangelho na forma mais humana"
Foi a irmã de Santa Teresinha que levou o pedido especial do sacerdote à "pequena flor".
E a santa respondeu em forma de graça
Santa Teresinha entrou cedo na vida do sacerdote brasileiro Monsenhor Pedro Teixeira Cavalcante. Aos quatro anos de idade, ele escolheu aleatoriamente um livro e pediu aos familiares que se sentassem para que pudesse lê-lo. Sabe qual era o livro? Nada menos do que “História de uma Alma“, de Santa Teresinha do Menino Jesus.
A partir daí, a admiração e o interesse pela história da carmelita francesa só aumentaram. De fato, Mons. Pedro escreveu várias obras sobre a mensagem deixada pela santa. Mas, na sua caminhada de estudos sobre Santa Teresinha, dois fatos curiosos e providenciais chamam a atenção.
Um presente especial de Santa Teresinha
Quando ainda estava no seminário, em Roma, o jovem brasileiro resolveu fazer uma peregrinação com colegas até Lisieux, na França. Lá, conheceu os Buissonets e visitou o carmelo onde Santa Teresinha viveu dos 14 aos 24 anos de idade.
Durante a visita, o seminarista conheceu pessoalmente Celina Martin, irmã de Santa Teresinha. No mesmo dia, quando jantava no eremitério masculino ao lado do carmelo, recebeu, de forma inesperada, um envelope. Grande foi a surpresa de Pedro ao descobrir que o embrulho fora enviado por Celina e continha uma mecha de cabelo de Santa Teresinha.
“Eram cabelos louros, lindos. Será que eu dormi naquela noite? Eu fiquei tão encantado, tão feliz! Imagine, eu tinha os cabelos de Santa Teresinha, dados por Celina! Eu que lia tantas coisas sobre Celina e Teresinha… Eu fiquei tão feliz, tão satisfeito que eu não sei nem se continuei jantando”, testemunhou o Monsenhor Pedro em vídeo publicado no perfil Flores do Carmelo, no Facebook.
Um recado para Santa Teresinha no Céu
A admiração a Santa Teresinha aumentou ainda mais quando o jovem seminarista recebeu uma graça atribuída a ela.
É que, estando próxima a data da ordenação da turma em que ele estudara, Teixeira fora informado que não poderia ser ordenado, pois não tinha ainda completado 24 anos – idade exigida pelo Direito Canônico para a ordenação. Ele ficou desconcertado com a informação. E, justamente naquela época, ficou sabendo que Celina, a irmã de Santa Teresinha, estava muito doente.
O seminarista, então, resolveu mandar-lhe uma carta. “Eu sabia que ela estava muito doente, então eu escrevi: Celina, se você morrer nestes dias, antes do dia 14 de março, fale com Teresinha para ela dar um jeito para eu me ordenar no dia 14 de março”, explicou o monsenhor, admitindo sua audácia ao enviar uma carta com tal teor para uma pessoa doente.
Depois que a carta foi enviada, o prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos concedeu ao seminarista a licença para ser ordenado juntamente com seus colegas de seminário.
Um tempo após essa grande notícia, Pedro ficou sabendo que Celina tinha falecido um dia antes de ele receber a autorização do cardeal para ser ordenado. Ele, então, não teve dúvida: “Celina deu meu recado à Teresinha”, bradou o jovem.
Monsenhor Pedro durante o Terço dos Homens em sua paróquia.
Instagram / @divinojatiuca
“O Evangelho na forma mais humana”
Sim, Pedro foi ordenado e hoje, aos 87 anos, comemora 64 anos de sacerdócio. Monsenhor Pedro serve na Paróquia Divino Espírito Santo, em Maceió, AL. Devoto fervoroso de Santa Teresinha e grande pesquisador sobre a mensagem deixada pela “pequena flor”, ele escreveu grandes obras relacionadas à carmelita. Entre elas, os livros: “Ensinamentos de Santa Teresinha” e “Santa Teresinha de Carne e Osso”.
E o que move tanta devoção? Monsenhor Pedro responde:
“Santa Teresinha é o Evangelho na forma mais humana, mais simples, mais bonita. É o caminho de Jesus com Maria para o Pai, na força e no poder do Espírito Santo…Eu sou sacerdote, fruto da misericórdia de Deus, com intercessão de Maria Santíssima e Santa Teresinha”.
Retrato de Santa Teresinha.
Fonte: Aletéia
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada