Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Por que Carlo Acutis conquistou tantos devotos no Brasil?

www.carloacutis.com
Carlo Acutis, o "Ciber-Apóstolo da Eucaristia"


"A devoção de Carlo Acutis foi do Brasil para o mundo", afirma sacerdote brasileiro que conviveu com a família do beato italiano

A internet foi a praia do jovem Carlo Acutis. Ele recorria ao ambiente virtual para evangelizar. Conhecedor das ciências da computação, divulgava milagres eucarísticos através de uma página web. Isso fez dele um grande evangelizador, um “influencer de Deus”, numa época em que ser blogueiro ou influenciador digital era quase que impensável.

Não é à toa que Carlo Acutis é considerado o padroeiro da internet. E também não é de se surpreender que existam tantos conteúdos sobre o beato italiano na rede mundial de computadores. E são conteúdos que geram milhões de compartilhamentos e um enorme engajamento.

Quer um exemplo? Recentemente, um vídeo sobre o jovem beato postado por uma atriz e influenciadora brasileira em seu perfil no TikTok rendeu mais de 6,4 milhões de views – número muito acima da média dos outros conteúdos que ela divulga.

A enorme devoção dos brasileiros a Carlo Acutis

O sucesso do vídeo postado pela influenciadora é um termômetro da devoção que os brasileiros têm pelo santo da internet e grande interesse em conhecer a história dele.

Se você fizer uma simples busca no Google colocando o nome do beato, vai encontrar cerca de 3 milhões de resultados em português. A busca por “Frei Galvão”, o primeiro santo nascido no Brasil, por exemplo, renderá cerca de 2,3 milhões de resultados.

Mas por que Carlo Acutis ganhou tantos seguidores no Brasil?

Quem pode explicar essa grande devoção é o Pe Fábio Vieira, autor do livro “Foi Carlo” e parceiro da distribuidora Kolbe Arte na divulgação do documentário ‘O Céu Não Pode Esperar’, que narra a história do beato italiano e chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de outubro

Padre Fábio conviveu com a família de Carlo Acutis na Itália e viu a popularidade do jovem crescer, especialmente entre o povo brasileiro. “A devoção de Carlo Acutis foi do Brasil para o mundo”, afirma ele no material de divulgação do documentário.

“É do Brasil que chegava a maior quantidade de testemunhos e relatos de possíveis milagres. Quando eu estava lá, a gente recebia correspondência do mundo inteiro. O brasileiro, por ser afetivo e gostar de contar o que sente, mandava muitas cartas e e-mails”, explica o sacerdote.

Para o padre, alguns fatos que têm a ver com o Brasil podem explicar essa conexão entre os brasileiros e o jovem beato italiano.

Um milagre em terras brasileiras

O milagre aceito pelo Vaticano no processo de beatificação do jovem aconteceu em terras brasileiras, em Campo Grande (MS).

Matheus Vianna tinha pâncreas anular, uma doença congênita rara, e chegou a ser desenganado pelos médicos. Porém, depois de entrar em contato com uma relíquia de Acutis e rezar a ele, o menino foi curado.

12 de Outubro

Outro acontecimento que reforça a aproximação com os brasileiros é o fato de Carlo ter partido para a Casa do Pai no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A memória de Carlo Acutis é celebrada nessa data. “Penso que isso não foi por acaso, porque Carlo era muito devoto de Nossa Senhora”, revelou a mãe de Acutis em entrevista exclusiva à Aleteia.

Pelé e o Brasil

Antonia Salzano ainda contou à Aleteia que imagina que o grande número de seguidores de Acutis no Brasil também se deve à quantidade de jovens católicos existente no Brasil. Jovens que se identificam com o “santo da internet”.

Além disso, ela revelou que Acutis “amava o Brasil. Seguramente, ele admirava o famoso Pelé… Mas acredito que tudo partiu do céu, porque o Senhor tem os seu planos…

Fonte: Aletéia

Beato Carlo Acutis, rogai pelos brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...