Seguidores

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Que roupa usar na Primeira Comunhão (II) ?

Já foi colocaco aqui sobre a veste apropriada para a primeira comunhão e que deve ser observado por toda a vida do católico, especialmente, quando vai na Santa Missa e/ou na Igreja.

Só recapitulando:

Como os meninos, adolescentes e homens devem se vestir para a Primeira Comunhão? 

Com calça e camisas de manga. A gravata e o paletó são opcionais e pode ser acordado entre os familiares da criança que vai fazer a primeira comunhão. A cor da calça, se preta ou branca, também deve ser acordado entre os familiares e os catequistas. Não se deve usar bermuda, nem camiseta (camisa sem manga) na Igreja.

Abaixo algumas fotos para exemplificar e facilitar aos pais, bem como, para todo católico.






E como as meninas, adolescentes e mulheres devem se vestir para a Primeira Comunhão? Bem como para irem na Igreja e na Santa Missa?

Com vestidos ou saias que vai, pelo menos, até a altura do joelho (o ideal é que cubra o joelho), blusa ou vestido com manga. Pode e fica belísismo o uso do véu, pela menina, na Primeira Comunhão e que pode perdurar pelo resto da vida.

Abaixo algumas fotos para exemplificar e facilitar aos pais, bem como, a todo católico.














Em Madri/Espanha



Frente do Vestido

 Costa do Vestido










O que as meninas, adolescentes e mulheres NÃO DEVEM usar para a Primeira Comunhão? Bem como para irem na Igreja e na Santa Missa?

Na Igreja não cabe e não deve ser usado pelas meninas, adolescentes e mulheres: decotes, costa nua, tomara-que-caia, blusa/vestido de alcinha e sem manga, short, vestido ou saia curto, mini-saia.

Vale lembrar que a roupa não precisa ser nova, nem cara, nem com  brilhos, rendas ou de tecidos caros, mais, deve ser modesta, discreta e limpa!

Mais fotos de meninos e meninas no dia da sua Primeira Comunhão!





Na África


Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

7 comentários:

  1. meu sonho e fazer a primeira comunhão.tenho 43 anos parece que falta alguma coisa em mim

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!
    Geraldo, se você já foi batizado (ou não) na Igreja Católica e frequenta alguma paróquia, se informe quando vai começar o curso de catequese do ano que vem, assim você se prepara (durante o ano) para receber a primeira comunhão e para o sacramento do crisma.
    Tenha certeza que o sonho maior de Jesus Sacramentado é se doar a você na Santa Comunhão!
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. UMA AMIGA TEM DUAS FILHAS UMA DE 9 E A OUTRA DE 10 A DE 10 ANOS JÁ FEZ A PRIMEIRA COMUNHÃO E A OUTRA DE NOVE AINDA NÃO, ALEGARAM NÃO TER IDADE. AGORA PRA A CRISMA DA MAIS VELHA CUJA PREPARAÇÃO DE 2 ANOS NÃO FOI ACEITA, ELA SENTIU-SE OFENDIDA PELA CATEQUISTA, QUE RENEGOU SUA FILHA APESAR DELA TER FEITO A MATRICULA NA PAROQUIA DE NOSSA CIDADE.AJUDA: A MAIS NOVA NÃO FEZ A PRIMEIRA COMUNHÃO ENQUANTO OUTRAS MAIS NOVAS QUE ELA JÁ FIZERAM. COMO MINHA AMIGA DEVE PROCEDER?
    ESPER SUA RESPOSTA EM BREVE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!!
      Oi Aglae Diniz.
      Você não falou onde era a sua cidade, porém, imagino que só tenha essa Igreja Católica, senão, procure outra Paróquia na sua cidade.

      Primeiro: Não sei se ela já fez, mas, a primeira coisa é ir, com calma, tranquilidade e sabedoria, conversar com o sacerdote.

      Segundo: O Código de Direito Canônico diz que a idade para fazer a primeira comunhão é a idade da razão que seria aos 07 (sete) anos, porém, cada diocese tem uma norma diferente. Algumas aceitam crianças com 07, outras a partir de 08 e outras após os 09 anos.

      Terceiro ponto: Ela sabe o real motivo deles não deixarem ela fazer a catequese para a primeira comunhão? Ou ela fez a catequese, porém, não está preparada para receber a primeira comunhão? Há crianças que depois de ano de catequese ainda não tem maturidade (consciência) para receber Jesus Sacramentado.

      Quarto ponto: Se a conversa com o sacerdote não resolver e a garota não conseguir fazer a primeira comunhão esse ano e ela não quiser esperar para o ano que vem, sua amiga, se sentir condições, pode ela mesma preparar a filha para a primeira comunhão (catequizar a filha em casa, lendo o Catecismo, a Bíblia, explicando a presença real de Jesus nas espécies eucarísticas, ensinando a rezar, rezando o terço, ensinar como se confessar (ela já DEVE procurar esse sacramento, mesmo sem receber a comunhão), a importância dos sacramentos, levando-a a Santa Missa aos domingos e, se puder, em outros dias da semana...). No final do ano (se a menina estiver preparada), deve levá-la para confessar e marcar uma data, um domingo ou dia santo (pode ser dia 08 de dezembro), ir na Santa Missa com ela e lá a menina irá fazer a sua primeira comunhão;

      Quinto ponto: Quanto ao crisma. Bem, o Código de Direito Canônico diz que o Sacramento do Crisma pode ser recebido após os 07 (sete) anos, idade da razão; porém, aqui no Brasil, a CNBB disse que não deve ser recebido pelas crianças, só pelos adolescentes, ou seja, entre os 12 e 16 anos. Você não diz porque ela recusou a garota, já que, ao final desses dois anos, em tese, a menina já teria 12 anos (ou ela estaria ainda com 11 anos?). Agora, sugiro que converse com o sacerdote. Ele pode não está a par da situação. Ou esperar até o ano que vem, se não tiver outra paróquia, para a menina iniciar a catequese.

      Que Deus abençoe você, sua amiga e as filhas dela. E que Nossa Senhora interceda por essa situação, passe a frente e abra o coração da catequista, do sacerdote, da mãe e as meninas consigam fazer a primeira comunhão e receber o sacramento do crisma.

      Gostaria de saber o resultado. ;) bjs

      Excluir
  4. Como catequista, eu sempre tento fazer minhas crianças se vestirem melhor. MAs o discurso é sempre o mesmo: Gastar dinheiro à toa, não vai usar a roupa depois mesmo.... è muito caro, não encontro, tá calor...etc. E esse é um discurso apoiado por catequistas e mesmo pelo sacerdote. Uma lástima! A mim, só resta rezar e tentar convencer o restante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Rezemos pelos sacerdotes, pelos catequistas e pelos pais que muitas vezes deviam fazer a catequese junto com seus filhos. rsrs
      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  5. Há catequese on line para adultos? Gostaria de fazer caso haja!
    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...