Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Santo Estêvão - 26 de Dezembro

Primeiro Mártir

Na Igreja apostólica, o jovem Estêvão foi uma chama pentecostal. Lucas refere-nos as circunstâncias da eleição de Estêvão ao diaconato (At 6, 1-6). Havia certa tensão entre os cristãos de origem palestinense e os da diáspora, e toda a comunidade corria o risco de se fechar em si mesma. Os apóstolos, conscientes de sua missão essencialmente unificadora (Rm  15,20; 1Cor 3,10; 12,28; Ap 21,14), atribuíram aos diáconos algumas tarefas de organização e pregação. A origem grega dos sete diáconos equilibrava em parte a autoridade dos "Doze", de origem palestinense. Mas Estevão não limitou seu "diaconato" aos serviços caritativos; assumiu responsabilidades no plano da pregação e evangelização. O livro dos Atos lhe atribui um sermão que constitui a primeira amostra cristã de Leitura dos textos do Antigo Testamento em função da vinda do Senhor (At 7) e que serviu de modelo aos primeiros evangelizadores. Além de primeiro diácono e apologista, Estêvão foi também o primeiro mártir da Igreja. Seu zelo, de fato, não podia ser tolerado por aqueles a quem atacava até nas sinagogas, com suas exortações consideradas blasfemas.
O relato da "paixão de Estêvão" é moldado por Lucas sobre o da paixão de Cristo. Como o Mestre, também Estêvão morreu perdoando a seus algozes.

Liturgia

Leitura At 6, 8-10; 7, 54-59
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. Enquanto o apedrejaram, Estêvão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito".
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Salmo 30 (31)

R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

- Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra orientai-me e conduzi-me! R.

- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
Vosso amor me faz saltar de alegria.
Pois olhastes para as minhas aflições R.

- Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,
e salvai-me pela vossa compaixão! R.

Evangelho Mt 10, 17-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: "Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis fazer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

Fonte: Missal Cotidiano

Santo Estêvão, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...