Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

São João, apóstolo - Dia 27 de Dezembro



Ao evangelista João devemos um Jesus mais íntimo, aquele que mais profundamente se manifesta filho de Deus feito homem.
Filho de Zebedeu, rico pescador de Betsaida (Mc 1,20; Mt 4, 18-22; Jo 1,44), e de Salomé, uma das mulheres que se puseram a serviço de Jesus e de seus apóstolos, João foi provavelmente educado, como o irmão Tiago, em ambiente da seita dos zelotes, como mostra a vivacidade de suas réplicas (Mc 3,17; Lc 9, 53-56). Sendo discípulo de João Batista (Jo 1, 35-41), foi encaminhado a Jesus por seu mestre. Uma vez discípulo de Jesus, João foi um dos mais ativos membros do grupo, um daqueles a quem o Senhor confiou maior número de encargos e os mais íntimos segredos (Mt 17, 1-8; Mc 13,3; Lc 22,8; Jo 13,23; Mt 26,37; Jo 19, 26; 20,3). Tomou parte do Concílio de Jerusalém (Gl 2,9) e, no termo de uma longa vida apostólica, foi exilado na ilha de Patmos, ao tempo de Domiciano (Ap 1). 
João colocou no centro de seu Evangelho a manifestação de Deus ao mundo na pessoa do Cristo: Jesus é filho de Deus, e se apresenta como tal mediante seus grandes "eu sou" e múltiplas manifestações concretas. A tais manifestações João dá o nome de "testemunho" ou de "missão", numa série de "sinais" da "glória" de Deus; o mais importante destes "sinais" realiza-se na "hora" da glorificação de Cristo no mistério pascal. Estes sinais perpetuam-se na vida da Igreja e nos sacramentos da presença do Senhor.
As cartas de João prolongam o ensinamento de seu Evangelho. Deus, que é "Amor e Luz", os deveres cristãos derivados da caridade e as precauções contra o pecado são os temas principais.
O Apocalipse é essencialmente uma meditação sobre o significado da história, redigida segundo um gênero literário muito usado no mundo hebraico, e destinada a fortalecer a fé cristã exposta a perseguições: Cristo já venceu o mundo e Satanás; os que participam dos sofrimentos de Cristo participarão também de seu triunfo.

Liturgia

Leitura Jo 1, 1-4
Leitura da Primeira Carta de são João
Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, - de fato, a Vida manifestou-se e nós vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós - isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Salmo 96 (97)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

- Deus é Rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono
que se apóia na justiça e no direito. R.

- As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória. R.

- Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, para os retos corações.
Homem justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome! R.

Evangelho Jo 20, 2-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João
No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".
Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Fonte: Missal Cotidiano

São João apóstolo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...