Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Um breve guia sobre como venerar a relíquia de um santo

Jeffrey Bruno

Philip Kosloski - publicado em 13/05/26


Um guia básico e simples para aqueles que não estão familiarizados com a prática antiga.

A veneração de relíquias na Igreja Católica é uma tradição antiga que remonta ao Novo Testamento. Normalmente envolve a honra de objetos físicos (como roupas) ou pedaços dos ossos do santo. Podemos encontrar suas origens na vida de Jesus Cristo, como quando a mulher tocou o manto de Jesus e foi curada.

A Igreja sempre tratou as relíquias dos santos de maneira especial, preservando-as e muitas vezes colocando-as em exibição para o benefício dos fiéis. Relíquias de santos são normalmente alojadas em caixas de ouro especiais e podem ser vistas em uma exibição permanente em várias igrejas ou em uma apresentação itinerante.

Como venerar uma relíquia

Ao venerar uma relíquia, é mais apropriado mostrar honra e respeito ao santo, realizando um gesto exterior simples. O Diretório sobre Piedade Popular explica que: 

"A piedade popular é caracterizada por uma grande variedade e riqueza de expressões corporais, gestuais e simbólicas: beijar ou tocar imagens, lugares, relíquias e objetos sagrados ... Essas e outras expressões semelhantes, transmitidas de pai para filho, são maneiras diretas e simples de dar expressão externa ao coração e ao compromisso de viver a vida cristã. Sem esse aspecto interior, o gesto simbólico corre o risco de degenerar em costumes vazios ou meras superstições, nos piores casos."

Em geral, a Igreja recomenda um gesto exterior que se adapte à ocasião e corresponda à disposição interior de uma pessoa. Alguém que venera a relíquia de um santo pode beijar ou tocar a caixa de vidro que abriga a relíquia, ou simplesmente ficar perto da relíquia em uma atitude de oração, elevando o coração e a mente a Deus e invocando a intercessão do santo.

Outros gestos aceitáveis incluem assinar a si mesmo com o sinal da cruz ou ajoelhar-se na frente da relíquia em oração. No entanto, uma pessoa não deve se ajoelhar diante da relíquia de uma maneira semelhante à genuflexão diante do Santíssimo Sacramento. Somente Cristo é reservado para esse tipo de veneração.

Qualquer que seja o gesto que uma pessoa escolha usar para venerar uma relíquia, não deve ser feito por superstição, mas por amor ao santo e a Deus. Pense na prática de maneira semelhante a alguém que tira uma fotografia de um membro amado da família e a beija toda vez que a coloca de volta. O gesto é um sinal de amor por essa pessoa e não contém nenhum indício de superstição.

Venerar as relíquias dos santos é uma bela prática que nos aproxima daqueles que caminharam antes de nós no sinal de fé. Eles "correram a corrida" e alcançaram o objetivo final do Céu. Ver suas relíquias e tocá-las pode incitar em nós uma maior urgência para lutar pela santidade para que possamos encontrar esses homens e mulheres santos no final do nosso tempo na terra.

Fonte: Aletéia

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Por que Matias foi escolhido para substituir Judas como apóstolo


Public Domain

Philip Kosloski - publicado em 14/05/21 - atualizado em 13/05/26


Havia um conjunto particular de critérios que qualificava Matias para ser o próximo apóstolo

Nos Atos dos Apóstolos, São Pedro discute quem deveria substituir Judas. Ele então começa repassar um conjunto de critérios e a rezar a Deus por orientação. Acaba escolhendo Matias.

Em uma homilia de São João Crisóstomo que é apresentada no Ofício de Leituras da Igreja, aprendemos que havia requisitos muito específicos para a substituição.

Viveu entre nós

Então – Pedro continua – devemos escolher entre aqueles homens que viveram entre nós. Observe como ele insiste que eles deveriam ser testemunhas oculares. Mesmo que o Espírito viesse para ratificar a escolha, Pedro considera essa qualificação anterior como a mais importante. Ou seja, aqueles que conviveram conosco – continua ele – durante todo o tempo em que o Senhor Jesus veio e passou entre nós. Ele se refere àqueles que conviveram com Jesus, não apenas aqueles que foram seus discípulos. É claro que, desde o início, muitos o seguiram.

Era importante para Pedro que o substituto fosse alguém que estava lá com eles e que, assim, tivesse convivido de perto com Jesus e aprendido diretamente com ele.

Testemunha da ressurreição de Jesus

E convivido até o dia – acrescenta Pedro – em que Jesus foi arrebatado de nós, tendo assim sido testemunha conosco de sua ressurreição. Ele não disse “uma testemunha do restante de suas ações”, mas "testemunha da ressurreição". Seria mais confiável aquela pessoa que pudesse testemunhar de fato que Jesus foi crucificado e ressuscitou dos mortos. Precisava ser uma testemunha não dos tempos anteriores ou posteriores daquele evento, e não apenas dos sinais e milagres, mas da própria ressurreição. Pois o restante aconteceu por testemunho geral, abertamente; mas a ressurreição ocorreu secretamente e era conhecida apenas por esses homens.

Ser uma testemunha da ressurreição de Jesus era uma qualificação importante, especialmente para uma jovem Igreja que precisava convencer os outros de que Jesus ressuscitou dos mortos.

Eles precisavam de líderes fortes, aqueles que tivessem uma fé firme em Jesus e pudessem atestar pessoalmente sua ressurreição por experiência própria.

No final, eles deixaram a escolha de Matias para a providência de Deus, não contando com seu próprio poder, e ele foi escolhido por Deus para substituir Judas.

Fonte: Aletéia

São Matias, rogai por nós!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...