Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2016

Sou batizada e casada no civil, para fazer a primeira comunhão/crisma preciso casar na Igreja?

Salve Maria!!!

Uma irmã em Cristo nos mandou a seguinte questão:

Eu sou casada no Civil, não fiz primeira comunhão nem crisma só sou batizada na igreja católica. Agora eu quero fazer catequese, primeira comunhão e o crisma. A igreja que eu frequento diz que eu tenho que me casar na igreja para poder fazer a comunhão e o crisma. Eu posso até fazer a catequese, mas no período de um ano que será o tempo da catequese eu teria que me casar para poder receber os outros sacramentos. Alguém pode me informar se isso é uma regra geral ou só da minha igreja? 

Os Sacramentos do Batismo, Confirmação (ou Crisma) e a Eucaristia são os 3 Sacramentos da Iniciação Cristã; já os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio são Sacramentos do Serviço da Comunhão.

Normalmente, a pessoa é batizada, faz a primeira comunhão e depois o Crisma. Isso se dá ainda quando criança/adolescente. Depois é que recebe os outros sacramentos.

Seu caso é diferente, porque você é casada no Civil, ou seja, para a Igreja Católica você, por não ser casada na Igreja, é solteira, mas vive em estado de pecado (mortal).

Para receber os Sacramentos da Confirmação e da Eucaristia (1 Comunhão) você precisa aproximar-se de um outro sacramento - o Sacramento da Penitência ou da Reconciliação.

No Sacramento da Penitência ou Reconciliação você deve procurar um padre para se confessar, normalmente, isso ocorre nos dias antes da data marcada para receber os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma.

Ocorre que, como você vive com seu marido, sem ser casada na Igreja, o padre não pode lhe dar a absolvição, e nesse caso, você não pode receber os outros sacramentos.

Assim, como você é casada no civil, faz-se necessário sim, que você receba o Sacramento do Matrimônio na Igreja, para poder aproximar-se do Sacramento da Penitência (e ser absolvida) antes de receber os outros Sacramentos da Iniciação Cristã.

Mas, como você falou que quer receber os sacramentos da iniciação cristã e está disposta a fazer a catequese, imagino que não será um sacrifício receber o Sacramento do Matrimônio com o seu esposo, já são casados mesmo...rsrs

E, para você receber o Sacramento do Matrimônio é muito tranquilo, não precisa de festa e grandes pompas; a maioria das Igrejas faz até o casamento comunitário (que sai mais barato); mas se você quiser fazer sozinha, é procurar a secretaria, entregar os documentos necessários (o batistério, que afirma que você é batizada na Igreja Católica, basta um dos cônjuges serem batizados na Igreja Católica) marcar o dia na Igreja (Capela), normalmente em 3 meses ou menos os proclamas correm e estão prontos, e no dia marcado levar duas testemunhas que irão assistir e assinar. Bem simples!!!

Boa Sorte!

Que Nossa Senhora de Nazaré e do Rosário interceda por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...