Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 5 de novembro de 2017

RESPOSTA: Quem vive em União Estável não pode ser Crismado!

Ave Maria!

Minha cunhada é adulta e vai ser batizada agora. 
Ela quer se crismar também, só que ela vive uma união estável. 
Pode se crismar nessa situação? 

Não!

Regra geral, o Adulto quando faz a Catequese, ao final, receberá todos os Sacramentos da Iniciação Cristã que lhe faltam.

Pelo visto, no caso de sua cunhada, ela não tem nenhum, assim, deveria recebê-los.

Eles são: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Ocorre que para receber os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma o fiel deve aproximar-se do Sacramento da Penitência (Cân 889) antes, ou seja, confessar-se com o Sacerdote e receber a absolvição dos pecados; porém, as pessoas que vivem em União Estável (não casaram na Igreja Católica) não podem receber a absolvição, desta feita, não podem também aproximar-se e receber os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma.

E qual a solução?

Ela deve, se não tiver nenhum impedimento, receber o Sacramento do Matrimônio antes.
Para isso, ela deve procurar a Paróquia que frequenta, levando o Batistério dela e do companheiro (ou só dele, já que ela ainda não é batizada), e dá entrada nos proclamas. Em pouco mais de 2 ou 3 meses eles poderão casar, e depois disso, ela pode aproximar-se dos outros Sacramentos: Penitência, Eucaristia e Crisma.

Você pode se perguntar o que impediria de receber o Sacramento do Matrimônio.
Dentre outros:

1) Um dos dois já terem recebido esse Sacramento na Igreja Católica;
2) Ela viver em união estável com pessoa do mesmo sexo.

Fonte: Código de Direito Canônico

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

5 comentários:

  1. E é exatamente por n seguir a palavra de Cristo q a Igreja Católica vem cada dia perdendo mais devotos, Cristo perdoa todos os pecados, mas a Igreja impõe Rituais q devem ser seguidos sem perdão a falhas, grande bosta de igreja, a melhor coisa q fiz foi largar todas as religiões de lado e viver só para cristo sem interferência de regras humanas, minha vida virou um mar de felicidades depois disso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Graças a Deus a Igreja não está perdendo "devotos"; a Igreja não tem "devotos".
      Deus tem!
      O que a Igreja Católica perde são infiéis. Pessoas que não buscam conhecê-la, não leem a Palavra de Deus, não leem o Catecismo e não querem observar os ensinamentos de Jesus Cristo!
      O que Ele deixou através dos Apóstolos, de Pedro e da Igreja Católica.
      O que a Igreja perde são pessoas orgulhosas e desobedientes, como Lucifer (o Anjo decaído), que escolheu não obedecer a Deus!

      Rezarei para que você volte para Casa!
      Que Deus o abençõe.

      Excluir
  2. Isso prova que vc não quer seguir ou viver oque Cristo verdadeiramente pregou e viveu, a igreja tem a base em Cristo e na palavra,e vc pode não saber agora mais foi a pior coisa que vc fez,e infelizmente nós seres humanos temos o péssimo hábito de sempre querer culpar os outros por nossos erros.

    ResponderExcluir
  3. A igreja católica precisa se atualizar sobre algumas questões que impedem algumas pessoas de continuar fazendo parte da mesma . Eu por exemplo casei e infelizmente, por problemas insustentáveis me divorciei há 24 anos atrás. Com isso, hoje não posso casar , nem ser padrinho, muito menos comungar, pois não posso receber o perdão para comungar, dentre outras coisas citadas. O divórcio pode ter sido um pecado e já perdi as contas de quantas vezes pedi perdão por isso, mas infelizmente hoje não tenho o direito que é dado a um assassino, um adúltero, ou a qualquer outro criminoso que peça o perdão e recebe todos os direitos de volta. Resumindo, hoje vivo em união estável com outra pessoa, tenho filhos católicos e não posso ser católico devido a interpretação do ser humano que as vezes é tão pecador como eu , ou até mais …

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      A Igreja não precisa nada e não pode mudar o que Deus falou!
      Na Palavra de Deus esta escrito: "o que Deus uniu, o homem nao separe", além de falar sobre o divorcio.

      "Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério." (Lucas 16:18)

      Ou seja, não é uma "interpretação". A Palavra é clara!

      Uma pena a sua situação.
      Mas temos que assumir as nossas decisões e arcar com as consequencias dela.

      Quando você foi casar na Igreja a decisão foi sua, quando foi separar também.

      O que a Igreja pode fazer é analisar se o seu Matrimonio foi válido ou não. Se ainda nao o fez, sugiro que converse com o padre sobre a possibilidade de o seu matrimonio ser considerado Nulo e entrar com um Processo no Tribunal Eclesiástico com essa finalidade.

      Além disso, a questão aqui, HOJE, não é você está divorciado, MAS, você está em uma outra união - e essa decisão também é e foi sua, não da Igreja.

      Você continua sendo Católico, embora nao possa comungar. Mas, pode participar da Igreja: ir na Santa Missa (fazer a comunhão espiritual), servir na nas pastorais (leitura, dizimo, acolhida, ação social, etc...).

      Sinta-se acolhido e busque a nulidade do matrimonio para tentar regularizar a sua situação.

      Deus o abençõe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...