Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Perguntas e Respostas sobre o Rosário(Terço)



O Santo Rosário (e o Terço) é uma das orações mais antigas, simples e fáceis que temos; no entanto, ainda existem pessoas que tem dúvidas sobre ele, como surgiu, não sabe rezar, não sabe se é obrigado ou não, que mistérios deve rezar e quais dias. Assim, resolvi aqui dirimir algumas dúvidas dos católicos e curiosos sobre essa devoção.

"A piedade medieval do Ocidente desenvolveu a oração do Rosário como alternativa popular à Oração das Horas."
(Catecismo, 2678)


1. Quando surgiu o Rosário?

O Rosário foi se formando gradualmente no Segundo Milênio.
Segundo a Tradição Católica, foi apenas no ano de 1214 que a Igreja recebeu o Rosário; uma dádiva oferecida à Igreja por São Domingos, que por sua vez o recebera da Santíssima Virgem, no fim do Séc XII.
O Rosário de São Domingos não era tal qual o temos hoje. Consistiria na pregação dos Mistérios principais da nossa salvação, o mais popular possível, sem deixar de ser bíblica, levando os ouvintes depois à recitação do Pai Nosso e da Ave Maria sem a "Santa Maria" que foi introduzida posteriormente. 
Foi São Pio V quem, no século XVI, estabeleceu o Rosário como o tínhamos até 2002 (com os 3 Mistérios).

"Que, pois, a própria Rainha do Céu haja ligado a esta oração uma grande eficácia, demonstra-o o fato de haver ela sido instituída e propagada pelo ínclito S. Domingos, por impulso e inspiração dela, em tempos especialmente tristes para a causa católica, e bem pouco diferentes dos nossos, e instituída como um instrumento de guerra eficacíssimo para combater os inimigos da fé.
Com efeito, a seita herética dos Albigenses, ora sorrateira, ora abertamente, invadira numerosas regiões; espantosa descendência dos Maniqueus, repetia ela os monstruosos erros destes, e renovava as suas hostilidades, as suas violências e o seu ódio profundo contra a Igreja. Contra essa turba tão perniciosa e arrogante, já agora pouco ou nada se podia contar com os auxílios humanos, quando o socorro veio manifestamente de Deus, por meio do Rosário de Maria.
Assim, graças à Virgem, gloriosa e debeladora de todas as heresias, as forças dos ímpios foram abatidas e quebradas, e a fé de muitíssimos ficou salva e intacta. E pede-se dizer que semelhantes fatos se verificaram no seio de todos os povos...."

2. O que é o Rosário?

O Rosário é uma "Oração evangélica, centrada sobre o mistério da Encarnação redentora, o Rosário é, por isso mesmo, uma prece de orientação profundamente cristológica" (EXORTAÇÃO APOSTÓLICA MARIALIS CULTUS)
Ele é instituído pelas seguintes orações: Credo, Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai, Jaculatória final e Salve Rainha.

Recitar o Rosário nada mais é que contemplar com Maria o rosto de Cristo. 
(João Paulo II)

Passear/reviver/contemplar a vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a vinda de Pentecostes.

3. Qual a diferença entre o Rosário e o Terço?

O Terço é um instrumento tradicional na recitação do Rosário.
Na prática, ele é um meio para contar e registrar a sucessão da ave-marias; porém, também há um simbolismo que pode conferir uma profundidade à contemplação.
O Terço seria a oração de 1/3 do Rosário (quando ele só tinha 3 Mistérios).

4. Quantos Mistérios tem o Rosário?

Inicialmente o Rosário continha 3 Mistérios, porém, em 2002 ao convocar o Ano do Rosário (2002-2003), o Papa João Paulo II acresceu mais um Mistério ao Rosário (Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae), assim, atualmente o Rosário contem 4 Mistérios.

5. Quais os Mistérios do Rosário?

1. Mistérios Gozosos (da Alegria): Anunciação, Visitação de Maria a Sta Isabel, Nascimento de Jesus, Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora e Perda e Reencontro do Menino Jesus no Templo;
2. Mistérios Luminosos (da Luz): Batismo de Jesus, Auto-Revelação nas Bodas de Caná, Anúncio do Reino de Deus, Transfiguração e Instituição da Eucaristia;
3. Mistérios Dolorosos (da Dor): Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, A Flagelação de Jesus, A Coroação de Espinhos, Jesus carregando a cruz para o Calvário e a Crucificação e Morte de Jesus;
4. Mistérios Gloriosos (da Glória): Ressurreição de Jesus, Ascensão, Pentecostes, Assunção de Maria e a Coroação de Maria.

6. Que dia devo rezar cada Mistério?

Você pode rezar o Rosário (com os 4 Mistérios) todos os dias, como também pode dividir a oração do Rosário durante a semana. A Igreja Católica orienta a divisão da seguinte forma:

- Mistérios Gozosos: Segunda e Sábado;
- Mistérios Luminosos: Quinta;
- Mistérios Dolorosos: Terça e Sexta; e
- Mistérios Gloriosos: Quarta e Domingo.

"Essa indicação, porém, não pretende limitar uma certa liberdade de opção na meditação pessoal e comunitária, segundo as exigências espirituais e pastorais e sobretudo as coincidências litúrgicas que possam sugerir oportunas adaptações."

7. Sou obrigada a rezar os Mistérios Luminosos?

Não.
O Papa João Paulo II ao inserir os Mistérios Luminosos no Rosário, por meio da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae deixou claro que ficaria à livre valorização de cada pessoa e das comunidades abraçar os mistérios da vida pública de Cristo.

"Considero, no entanto, que, para reforçar o espessor cristológico do Rosário, seja oportuna uma inserção que, embora deixada à livre valorização de cada pessoa e das comunidades, lhes permita abraçar também os mistérios da vida pública de Cristo entre o Baptismo e a Paixão. Com efeito, é no âmbito destes mistérios que contemplamos aspectos importantes da pessoa de Cristo, como revelador definitivo de Deus. É Ele que, declarado Filho dilecto do Pai no Baptismo do Jordão, anuncia a vinda do Reino, testemunha-a com as obras e proclama as suas exigências. É nos anos da vida pública que o mistério de Cristo se mostra de forma especial como mistério de luz: « Enquanto estou no mundo, sou a Luz do mundo » (Jo 9, 5).

Mas, em seguida o nosso Santinho ensina que:

"Para que o Rosário possa considerar-se mais plenamente “compêndio do Evangelho”, é conveniente que, depois de recordar a encarnação e a vida oculta de Cristo (mistérios da alegria), e antes de se deter nos sofrimentos da paixão (mistérios da dor), e no triunfo da ressurreição (mistérios da glória), a meditação se concentre também sobre alguns momentos particularmente significativos da vida pública (mistérios da luz). Esta inserção de novos mistérios, sem prejudicar nenhum aspecto essencial do esquema tradicional desta oração, visa fazê-la viver com renovado interesse na espiritualidade cristã, como verdadeira introdução na profundidade do Coração de Cristo, abismo de alegria e de luz, de dor e de glória."

8. Sou obrigado a rezar o Rosário/Terço todo dia?

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...
Mt 26, 41

Como cristãos católicos nós somos obrigados a rezar/orar sempre, todos os dias e horas, sem cessar (1Ts 5,17).
O próprio Jesus nos ensinou como devemos rezar ao Pai, através da oração do Pai Nosso (Mt 6, 7-13) e, ainda, sobre a eficácia da oração: "Pedi e vos será dado; (...) pois todo o que pede, recebe..." (Mt 7, 7-11). Além disso, Ele mesmo se retirou para orar ao Pai, nos dando o exemplo.
Na Palavra de Deus há várias passagens, tanto no Antigo como no Novo Testamento sobre o poder da oração e como Deus se compadece e nos atende.
Ora, o Rosário/Terço nada mais é que uma oração, das mais simples e singelas, no entanto, das mais poderosas e exaltadas por tantos Santos e Papas da nossa Igreja.
Então sim! Devemos rezar o Rosário/Terço todos os dias. 
E também é isso que sempre nos pede Nossa Senhora em suas inúmeras aparições, mormente a de Fátima, onde Ela mesma se denominou: Senhora do Rosário; nos prometendo curas e milagres através dessa simples devoção.

E esta asserção aparece ainda mais evidente se se considerar a natureza do Rosário mariano. De feito, nada nos é mais recomendado pelos preceitos e pelos exemplos de Cristo e dos Apóstolos do que a obrigação de invocarmos a Deus e de suplicarmos o seu auxilio. Depois, os Padres e os Doutores da Igreja, por sua parte, nos ensinam que este dever é de tal importância, que quem o descurasse debalde confiaria em alcançar a eterna salvação. Mas, embora quem reza tenha, pela própria virtude da oração e pela promessa de Cristo, a possibilidade ímpar das graças divinas, todavia, como todos sabem, a oração tira a sua maior eficácia principalmente destas duas condições, a saber: da assídua perseverança, e da união de muitos corações na mesma oração.

"...exortamos calorosamente todos os cristãos a praticarem, sem se cansar, o piedoso exercício do Rosário, publicamente, ou em particular, nas suas casas e famílias..."

9. Quais as graças obtemos com a recita do Rosário/Terço?

Inúmeras são as graças/frutos que podemos obter, para nós e para os outros, pela recita do Santo Rosário. Dentre elas:

a) Paz

A dar maior actualidade ao relançamento do Rosário temos algumas circunstâncias históricas. A primeira delas é a urgência de invocar de Deus o dom da paz.(...)
O relançamento do Rosário nas famílias cristãs, no âmbito de uma pastoral mais ampla da família, propõe-se como ajuda eficaz para conter os efeitos devastantes desta crise da nossa época.
(João Paulo II)

b) Fé

Mas, como de outra vez lembramos, o Rosário produz outro fruto notável, adequado às necessidades dos nossos tempos. É este: que, numa época em que a virtude da fé em Deus está cada dia exposta a tão graves perigos e assaltos, o cristão acha no Rosário meios abundantes para alimentá-la e reforçá-la.
(Leão XIII)

c) Lições de Penitência

Ora, também para tal fim apraz-nos, em primeiro lugar, inculcar a prática do Rosário, que pode produzir "bons frutos de penitência", especialmente pela meditação dos sofrimentos de Jesus e de sua Mãe Santíssima.
(Leão XIII)

d) Promessas de Nossa Senhora ao Devoto do Rosário: 

Receberá uma graça particular; auxílio especial de Maria; extinguirá os vícios, dissipará o pecado e extirpará as heresias; hão de florescer virtudes e boas obras; a alma não perecerá; não morrerá repentinamente, conservar-se-á em graça, se justo, e merecerá a vida eterna; não morrerão sem os santos Sacramentos; a cada dia Nossa Senhora tira do Purgatório as almas dos devotos do Rosário; gozarão de grande glória no Céu; tudo que pedir pelo Rosário, alcançarão; socorrerá quem propaga o Rosário em suas necessidades; entre outras.

10. Posso rezar enquanto faço outra atividade?

Sim.
Nos ensina o Papa Leão XIII:

Aqueles, pois, que se esforçam por atingir o seu bem supremo, um admirável desígnio da Providência ofereceu o auxílio do Rosário: auxilio mais fácil e mais prático do que qualquer outro. Porque basta um conhecimento, mesmo modesto, da religião, para se aprender a rezar com fruto o Rosário; e, por outro lado, isso requer tão pouco tempo, que na realidade não pode acarretar prejuízo a outros afazeres. Além de que isto é confirmado por oportunos e luminosos exemplos da história da Igreja; onde se lê que em todos os tempos houve pessoas que, conquanto desempenhassem ofícios muito pesados, ou fossem absorvidas por fatigantes ocupações, todavia nem sequer por um só dia relaxaram este piedoso costume.

Mas é bom dedicar um tempo (20/30min) no dia para recitar o Rosário/Terço com tranquilidade e meditando os Mistérios.

11. Rezar o Rosário/Terço me confere Indulgências?

Sim!
A Oração do Rosário/Terço é uma Obra Indulgenciada.

Depois disto, não restava senão fazer conhecer aos fiéis o imenso valor e as grandíssimas vantagens ligadas ao Rosário mariano, pelos numerosos privilégios e direitos com que ele foi enriquecido, e sobretudo pelo tesouro de Indulgências de que goza. E certamente não é difícil compreender o quanto estas vantagens devam ser estimadas por aqueles que pensam seriamente na sua eterna salvação. Com efeito, aqui se trata de obter, total ou parcialmente, a remissão da pena temporal a pagar nesta ou na outra vida, mesmo depois de haver sido cancelada a culpa. Tesouro este, sem dúvida, preciosíssimo, porque constituído pelos méritos de Cristo, aos quais se juntaram os da Mãe de Deus e dos Santos. A tal tesouro, o Nosso Predecessor Clemente VI com razão referia aquelas palavras da Sabedoria: "Inexaurível tesouro é ela para os homens: aqueles que dela fazem uso proporcionam-se amizade junto a Deus" (Sab. 7, 14). Já os Romanos Pontífices, por força do seu supremo poder recebido de Deus, abriram largamente os mananciais de tais graças aos membros das Confrarias do Santo Rosário, e àqueles que rezam o Rosário com devoção.

a) Ao fiel que trazer consigo, piedosamente, o terço: indulgência parcial;
b) Rosário/Terço recitado na Igreja, oratório ou em família: indulgência plenária;
c) Rezar o Rosário/Terço em outras situações: indulgência parcial.

Observando-se as 3 Condições: confissão; comunhão e oração na intenção do Sto Papa.

12. Quais são as Festas do Rosário?

São consideradas festas do Rosário, as festas dos Mistérios, a saber:

a) A Anunciação de Nossa Senhora;
b) o Encontro de JESUS entre os Doutores, no Templo, em algumas liturgias;
c) duas Sextas-feiras da Quaresma à escolha dos fiéis;
d) A Páscoa;
e) a Ascensão;
f) a Assunção;
g) Nossa Senhora do Rosário (07/10): podem ser lucradas indulgências pelas Almas do Purgatório.
h) o dia de Todos os Santos;

13. Quando é o Mês do Rosário? 
Que exercícios fazer?

O Mês do Rosário é obrigatório para toda a Igreja Católica, vai de 01 de Outubro a 02 de Novembro.

Os exercícios do mês do Rosário se devem fazer em todas as igrejas paroquiais; constam da reza de cinco dezenas do Rosário/Terço, da Ladainha de Nossa Senhora e da Oração a São José, antes da Santa Missa ou, à tarde, perante o Santíssimo Sacramento exposto.

14. O que são os 15 Sábados do Rosário?

Consiste esta devoção, em comungar no decurso de 15 Sábados consecutivos, em memória dos quinze mistérios do Rosário, com a finalidade de honrar a Santíssima Virgem e por este meio obter alguma graça especial, quer na ordem espiritual, quer na temporal.
Nestes sábados meditam-se por ordem os quinze mistérios, um em cada sábado.

15. Como deve ser feito o Rosário/Terço material?

Deve ser quinze dezenas (agora 20) ou cinco.
Dá-se ao rosário ou coroa de 15 dezenas (agora 20) o de rosário propriamente dito; o de 5 dezenas é o terço.
O simples terço com suas cinco dezenas recebe as mesmas bênçãos e produz os mesmos frutos espirituais que o rosário e tanto faz rezar três vezes (agora 4) o terço, como uma vez o rosário.
É necessário que o rosário ou terço seja bento por um sacerdote para se lucrar as indulgências.
De qualquer maneira pode se fazer o rosário, contanto que tenha certa solidez.

16. Das Orações que compõe o Rosário/Terço

  • Pai Nosso

O Pai Nosso com que se separam as dezenas de Ave Maria é obra de JESUS que ensinou aos seus discípulos conforme se vê na sua Palavra em Mateus 6, 7-13.

Em cada um dos seus mistérios, Jesus leva-nos sempre até ao Pai, para Quem Ele Se volta continuamente porque repousa no seu “seio” (cf. Jo 1,18). Quer introduzir-nos na intimidade do Pai, para dizermos com Ele: « Abbá, Pai » (Rom 8, 5; Gal 4, 6). É em relação ao Pai que Ele nos torna irmãos seus e entre nós, ao comunicar-nos o Espírito que é conjuntamente d'Ele e do Pai. O “Pai nosso”, colocado quase como alicerce da meditação cristológico-mariana que se desenrola através da repetição da Avé Maria, torna a meditação do mistério, mesmo quando é feita a sós, uma experiência eclesial.
  • Ave Maria

Oração predominante do Rosário, é composta das palvras que o Anjo dirigiu à Santíssima Virgem no dia da Encarnação do Verbo, das que Santa Isabel pronunciou na visita de Nossa Senhora, enfim, de uma invocação acrescentada às precedentes palavras pela Santa Igreja, nossa Mãe.

    Este elemento é o mais encorpado do Rosário e também o que faz dele uma oração mariana por excelência. Mas à luz da própria Avé Maria, bem entendida, nota-se claramente que o carácter mariano não só não se opõe ao cristológico como até o sublinha e exalta. De facto, a primeira parte da Avé Maria, tirada das palavras dirigidas a Maria pelo Anjo Gabriel e por Santa Isabel, é contemplação adoradora do mistério que se realiza na Virgem de Nazaré. Exprimem, por assim dizer, a admiração do céu e da terra, e deixam de certo modo transparecer o encanto do próprio Deus ao contemplar a sua obra-prima –a encarnação do Filho no ventre virginal de Maria – na linha daquele olhar contente do Génesis (cf. Gen 1, 31), daquele primordial « pathos com que Deus, na aurora da criação, contemplou a obra das suas mãos ». A repetição da Avé Maria no Rosário sintoniza-nos com este encanto de Deus: é júbilo, admiração, reconhecimento do maior milagre da história. É o cumprimento da profecia de Maria: « Desde agora, todas as gerações Me hão-de chamar ditosa » (Lc 1, 48).
    O baricentro da Avé Maria, uma espécie de charneira entre a primeira parte e a segunda, é o nome de Jesus. 

  • Glória ao Pai

A doxologia trinitária é a meta da contemplação cristã. De facto, Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai no Espírito. Se percorrermos em profundidade este caminho, achamo-nos continuamente na presença do mistério das três Pessoas divinas para As louvar, adorar, agradecer. É importante que o Glória, apogeu da contemplação, seja posto em grande evidência no Rosário. Na recitação pública, poder-se-ia cantar para dar a devida ênfase a esta perspectiva estrutural e qualificadora de toda a oração cristã.
  • Jaculatória

Oração pedida e ensinada por Nossa Senhora em Fátima:

Ó Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem e abençoai o Santo Papa.

"Na prática corrente do Rosário, depois da doxologia trinitária diz-se uma jaculatória, que varia segundo os costumes. Sem diminuir em nada o valor de tais invocações, parece oportuno assinalar que a contemplação dos mistérios poderá manifestar melhor toda a sua fecundidade, se se tiver o cuidado de terminar cada um dos mistérios com uma oração para obter os frutos específicos da meditação desse mistério."

  • Credo

    "Segundo a praxe comum, são vários os modos de introduzir o Rosário nos distintos contextos eclesiais. Em algumas regiões, costuma-se iniciar com a invocação do Salmo 69/70: « Ó Deus, vinde em nosso auxílio; Senhor, socorrei-nos e salvai-nos », para de certo modo alimentar, na pessoa orante, a humilde certeza da sua própria indigência; ao contrário, noutros lugares começa-se com a recitação do Creio em Deus Pai, querendo de certo modo colocar a profissão de fé como fundamento do caminho contemplativo que se inicia."

  • Salve Rainha

Assim vivido, o Rosário torna-se verdadeiramente um caminho espiritual, onde Maria faz de mãe, mestra e guia, e apoia o fiel com a sua poderosa intercessão. Como admirar-se de que o espírito, no final desta oração em que teve a experiência íntima da maternidade de Maria, sinta a necessidade de se expandir em louvores à Virgem Santa, quer com a oração esplêndida da Salve Rainha, quer através das invocações da Ladainha Lauretana? É o remate dum caminho interior que levou o fiel ao contacto vivo com o mistério de Cristo e da sua Mãe Santíssima.



"DEPOIS DA SANTA MISSA, 
O ROSÁRIO É O EXERCÍCIO DE PIEDADE QUE MAIS ME AGRADA..."
(Nossa Senhora ao Beato Alano de LaRoche)

Fontes:
1. Catecismo da Igreja Católica
6. Livro O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário;
9) Livro Sacratíssimo Rosário e as "Três Novenas" do Rosário de Pompéia "Devoção do Padre Pio"

TOTUS TUUS EGO SUM, MARIAE
ET OMNIA MEA TUA SUNT
                  
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...