Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

São Mateus - 21 de Setembro

Mateus é na verdade aquele conhecedor da Escritura que compreendeu tudo o que diz respeito ao Reino de Deus, e "é como o proprietário que tira do seu tesouro coisas novas e velhas" (Mt 13, 52).
Era homem de certa cultura, arrecadador dos impostos (publicano) em Carfanaum; de formação helenística, parece ter adaptado à índole do grego o seu nome, Levi, de origem hebraica (Mc 2, 14; Lc 5, 27).
É de capital importância a tarefa executada por este discípulo de Jesus na transmissão do Evangelho.
Após a ressurreição foram recolhidos alguns episódios da vida do Senhor, e organizados "discursos" (coletânia de ditos do Senhor) em torno de algumas palavras-chave. Tais elementos do "alegre anúncio" de Cristo podiam servir aos primeiros cristãos, como "complemento" das Leituras do Antigo Testamento que ainda ouviam nas sinagogas.
Mateus, com base também nessas primeiras redações, escreveu em aramaico uma ampla síntese de "palavras" e "gestos" de Jesus, pondo em relevo sua "messianidade" e a posição dos cristãos, isto é, da Igreja, em face da lei e do culto da Antiga Aliança.
O Evangelho de Mateus, tal qual o possuímos agora em grego, sofreu uma influência dos escritos de Marcos e Lucas, conservando, porém, sua fisionomia específica.
É o Evangelho do "Reino de Deus", do "cumprimento" em Cristo da Antiga Aliança.
É o Evangelho das Bem-Aventuranças e do Sermão da Montanha, das parábolas do Reino e do juízo universal.
É o Evangelho da "Igreja", fundada sobre a rocha que é Pedro, e do seu mistério.
A liturgia sempre o utilizou de modo particular. Nada sabemos, além disso, de historicametne certo a respeito do apostolado de Mateus, nem das circustâncias de sua morte ou martírio.

Liturgia

Leitura Ef 4, 1-7.11-13

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios

Irmãos, eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes. Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Palavra do Senhor
Graças à Deus

Salmo 18 (19)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia. R

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz. R

Evangelho Mt 9, 9-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus


Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu Jesus.
Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ´Quero misericórdia e não sacrifício`. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores".

Palavra da Salvação
Glória à vós, Senhor.

(Missal Cotidiano)

São Mateus, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...