Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Vicente de Paulo - 27 de Setembro


Vicente, nascido perto dos Pirineus, ordenou-se padre aos dezenove anos para "fazer carreira". As provações da vida e do influxo do Card. de Bérulle e de São Francisco de Sales levaram "Monsieur Vincent" a voltar-se de corpo e alma a Cristo.
Foi pároco de Clichy (perto de Paris), diretor de numerosas obras na capital, onde influiu até na corte. Criou grupos de senhoras e homens (mesmo nobres) a serviço dos pobres. Assegurou assistência aos prisioneiros, às crianças abandonadas, aos miseráveis. Tentou acabar com a mendicância dos ociosos, mandando-os ao trabalho. Levou socorro às regiões desoladas pela fome e guerras.
A caridade de são Vicente dilatou-se a ponto de atingir dimensões universais.

Duas obras, sobretudo, são seus títulos de glória: o zelo pelas "missões" no meio rural, fundando para isto os Padres da Missão (Lazaristas), dedicados também à formação do clero; fundou também as Filhas da Caridade, com a colaboração de santa Luísa de Marillac, para atender às massas proletárias.


Durante sessenta anos, a França viu esse homem infatigável, dotado de grande fineza de espírito, rico de piedade simples e profunda.
Foi inspirador de muitíssimas obras que surgiram depois dele. Entre estas, por iniciativa de Frederico Ozanam (1813-1835), as Conferências de S. Vicente de Paulo, através das quais especialmente jovens se põem a visitar e socorrer os pobres a domicílio.

Liturgia

Leitura I Cor 1, 26-31
Salmo 111
Evangelho Mt 9, 35-38

(Missal Cotidiano)

Lazaristas: www.pbcm.org.br
Filhas da Caridade: www.filhasdacaridade.com.br
www. ssvpbrasil.org.br

São Vicente de Paulo, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Ó glorioso São Vicente de paulo,pai dos pobres,quero fazer parte da SSVP porque acho muito bonito seu testemunho da amor e fidelidade a Deus.Sei que como membro evangelizadora na minha Paróquia,receberei de Deus as graças pela sua intercessão.Amém.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...