Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sacramento da Unção dos Enfermos


"Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os prebísteros da igreja, para que orem por ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor" (Tg 5,14)

A Unção dos Enfermos é o segundo Sacramento de Cura, juntamente com o Sacramento da Penitência, pelo qual a Igreja recomenda ao Senhor sofredor e glorificado os fiéis gravemente doentes, para que os alivie e salve, confere-se ungindo-os com óleo e proferindo as palavras prescritas nos livros litúrgicos (Can 998).

O Concílio Vaticano II resolveu trocar o nome de "Extrema-Unção" pelo de "Unção dos Enfermos". Deu também as normas sobre a reforma do rito desse sacramento.

Quando esse Sacramento começou a ser usado?

Desde o tempo dos Apóstolos, como podemos ver no Evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículos 12 e 13.
O antigo nome deste sacramento, "Extrema-Unção", começou a ser usado nos fins do século XII. Nos séculos anteriores, era conhecido como "Unção dos Enfermos", tal como nos nossos dias. O termo "Extrema-Unção" tinha um significado puramente litúrgico. Indicava que, geralmente, se tratava da última das quatro unções que um cristão podia receber: o Batismo, a Confirmação, a Ordem Sagrada e, finalmente, a Extrema-Unção. Mas o povo entendia erroneamente que se tratava da unção última e que, depois de recebê-la, o mais provável era que a pessoa morresse.

De onde vem o Óleo e quem o Beze?

O óleo que se usa na administração deste sacramento é chamado Óleo dos Enfermos e é feito de azeite puro de oliveira - ou de outro óleo extraído de plantas.
O Bispo é quem deve benzer o Óleo a ser usado na Unção dos Enfermos e o faz na Missa dos Santos Óleos que ocorre na Quinta-feira Santa.


Além dele, pode benzer o óleo aqueles que, por direito, se equiparam ao Bispo diocesano e, em caso de necessidade, qualquer sacerdote, mas só na própria celebração do sacramento (Can 999).

Quem pode ministrar esse Sacramento?

Todo sacerdote, e somente ele, pode administrar validamente a unção dos enfermos. O diácono não pode ministrar esse sacramento (Can 1103).

Quem pode receber esse Sacramento?

A Unção dos Enfermos pode ser administrada ao fiel que, tendo atingido o uso da razão (presume-se aos 7 anos completos), começa a estar em perigo por motivo de doença ou velhice. Pode-se repetir este sacramento se o doente, depois de ter convalescido, recair em doença grave, ou durante a mesma enfermidade, se o perigo se agravar (Can 1004). O sacramento deve ser administrado ao doente que ao menos implicitamente o pediu quando estava no uso de suas faculdades (Can 1006) e aqueles que provavelmente o pediriam se estivessem no pleno gozo das suas faculdades.
A celebração desse sacramento deve ser, se possível, precedida pela confissão individual dos doentes.

Pode-se recusar a administração do sacramento ao enfermo?

Sim.
Não se deve administrar a unção dos enfermos aos que perseverarem obstinadamente em pecado grave manifesto (Can 1007).

Quando devemos chamar o Sacerdote?

O Código de Direito Canônico determina que os pastores de almas e os parentes dos enfermos devem cuidar que estes sejam confortados em tempo oportuno com esse sacramento (Can 1001).
Esse não é um sacramento apenas para aqueles que se encontram às portas da morte. É oportuno recebê-lo quando o fiel começa a correr risco de morte pela doença ou velhice.
Perigo de morte ou doença perigosa é o mesmo que doença grave. Perigo de morte não significa necessariamente que o doente se encontre em maior probabilidade de morrer que de sobreviver. Basta que seja simplesmente provável a morte, que a doença seja grave ou séria. Pode o sacramento ser ministrado antes de uma cirurgia, se a causa da intervenção for uma doença grave.
A velhice, quando avançada, já coloca em risco a vida por si mesma.

Se uma pessoa se encontra doente a ponto de precisar de um médico, deve também estar doente a ponto de ser necessário avisar ao pároco, pois normalmente não se chama o médico por qualquer doença sem importância.

Em caso de morte repentina, como um acidente ou um ataque cardíaco, também se deve chamar o sacerdote. A não ser que e até que já tenha começado a decomposição, a alma ainda pode estar presente no corpo. O sacerdote ainda pode administrar o sacramento de forma condicional.

Quais os Efeitos desse Sacramento?

Ele confere uma graça particular, que une mais intimamente o doente à Paixão de Cristo, para o seu bem e o de toda a Igreja, dando-lhe conforto, paz, coragem e até o perdão dos pecados, se o doente não pôde confessar-se. Esse sacramento permite às vezes, se Deus o quiser, até a recuperação da saúde física. Em todo caso, essa Unção prepara o doente para a passagem à Casa do Pai.

Como se celebra esse Sacramento?

A Unção dos Enfermos deve ser feita cuidadosamente, com as palavras, a ordem e o modo prescritos nos livros litúrgicos - consiste na unção com o óleo sobre a fronte e sobre as mãos dos doentes, acompanhada pela oração do sacerdote; em caso de necessidade, porém, basta uma só unção na fronte, ou mesmo em outra parte do corpo, pronunciando-se integralmente a fórmula. O sacerdote deve fazer as unções com a própria mão, a não ser que uma razão grave aconselhe o uso de instrumento (Can 1000).

"Por esta santa unção e por sua piíssima misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos".


O que é o Viático?

"Viático" é uma palavra latina que significa "provisão de viagem". É a Eucaristia recebida por aqueles que estão por deixar esta vida terrena e se preparam para a passagem para a vida eterna. Recebida no momento da passagem deste mundo para o Pai, a comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo morto e ressuscitado é semente de vida eterna e poder de ressurreição.
A Igreja ensina que todos os fiéis em perigo de morte, seja qual for a causa, têm obrigação de receber a Sagrada Comunhão. Se o Bispo autoriza, pode-se celebrar a Santa Missa na casa do doente e, dentro dela, administrar-se-lhe o Viático.
Como Viático, a Sagrada Comunhão pode ser dada a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo que o enfermo já tenha recebido a comunhão nesse dia como ato de devoção, e sem levar em conta o tempo decorrido desde a última vez que tomou alimento.


(Catecismo e Código de Direito Canônico e A Fé Explicada, de Leo J. Trese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...