Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dias Santos (ou de Guarda/Preceito)

Um dos mandamentos da Igreja é:

1 – Primeiro mandamento da Igreja:Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho”.

E um dos 10 mandamentos é:

3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)

Assim, se você falta a Santa Missa aos domingos ou em alguns desses dias de festas você está em pecado mortal e deve confessar para poder aproximar-se (receber) a Sagrada Eucaristia.

Na sua função de guia espiritual, a Igreja tem o dever de procurar que a nossa fé seja uma fé viva, de tornar vivas e reais para nós as pessoas e os eventos que constituem o Corpo Místico Cristo. Por essa razão, a Igreja marca uns dias por ano e declara-os dias sagrados. Neles recorda-nos acontecimentos importantes da vida de Jesus, da sua Mãe e dos santos, e realça essas festas periódicas equiparando-as ao dia do Senhor e obrigando-nos, sob pena de pecado mortal, a ouvir Missa e abster-nos do trabalho quotidiano na medida em que nos seja possível.

*O calendário da Igreja fixou dez desses dias, que são guardados na maioria dos países católicos, quais sejam, segundo o Código de Direito Canônico:

"Cân 1246 - Parágrafo 1. O domingo, dia em que por tradição apostólica se celebra o mistério pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como o dia de festa por excelência. Devem ser guardados igualmente o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, de Santa Maria, Mãe de Deus, de sua Imaculada Conceição e Assunção, de São José, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e, por fim, de Todos os Santos.
Parágrafo 2 - Todavia, a Conferência dos Bispos, com a prévia aprovação da Sé Apostólica, pode abolir alguns dias de festa de preceito ou transferi-los para o domingo."

Em alguns países não oficialmente católicos - em que o calendário de trabalho não reconhece essas festas -, estes dias, além dos domingos, reduzem-se a uns poucos.

Assim, no Brasil, além do domingo, são santos de guarda:

1) a Solenidade da Santíssima Mãe de Deus (1º de janeiro);
2) o Dia de Corpus Christi;
3) dia da Imaculada Conceição de Maria (08 de dezembro);
4) Natal (25 de dezembro).

Algumas solenidades que, no calendário geral da Igreja, têm uma data que não costuma coincidir com um feriado, foram transferidas para o domingo mais próximo, normalmente para o domingo seguinte, pela CNBB, com autorização da Santa Sé. Encontram-se nesses casos:

1) a Solenidade da Epifania do Senhor (06 de janeiro);
2) a Ascensão do Senhor (na quinta-feira, seguinte aos 40 dias após a Páscoa);
*3) Santos Apóstolos Pedro e Paulo (29 de Junho)
4) a Assunção de Maria (dia 15 de agosto);
5) o Dia de Todos os Santos (dia 1º de novembro).

*O dia de São José não teve sua celebração transferida para o domingo e NÃO É mais dia de preceito aqui no Brasil, permanecendo a sua celebração litúrgica.

*No livro A Fé Explicada, de Leo J. Trese, Editora Quadrante, 9 edição, 2005, na página 253, o autor diz que além do dia São José, não é mais de preceito o dia da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo:

"Além disso, há outros dois dias que, no calendário geral da Igreja, são de guarda, mas não o são no Brasil nem foram transferidos para o domingo: a solenidade de São José (19 de março), em que honramos o glorioso Patriarca, esposo da Virgem Maria, pai nutrício de Jesus e padroeiro da Igreja universal; e a solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo (29 de Junho), dedicada especialmente a São Pedro, príncipe dos Apóstolos, constituído por Cristo cabeça de toda a Igreja e o primeiro dos Papas."

Como a afirmação dele sobre a Solenidade de São Pedro e São Paulo não encontra apoio no Código de Direito Canônico, nem foi mostrado em qual documento ele se baseiou, resolvi colocar aqui como sendo de preceito, conforme consta no Cânon 1246 e na legislação da CNBB que complementa o Código de Direito Canônico.

O pe. Paulo Ricardo tratou sobre esse assunto, agora no dia 07 de maio de 2012, nos esclarecendo como devemos vivenciar e guardar os dias santos de guarda. Assista:



 Fonte: Código de Direito Canônico, livro A Fé Explicada de Leo J. Trese e Christo Nihil Praeponere
* Alterações efetuadas em maio de 2012.

47 comentários:

  1. Fui ler na Biblia sobre a referencia q vc colocou exod. 20:8-11, lá num fala de nada disso que comentar sobre - Guardar domingos e festas, quem disse isso mesmo na Bíblia? Lá encontrei foi "LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA SANTIFICAR." Rpaz leia mais a Bíblia e não siga preceitos de Homens e suas tradições e sim a verdade. Foi o próprio Deus que escreveu os seus mandamentos, cuidado ao mudá-los. Seja sincero e leia a Bíblia e assuma a sua verdade em sua vida.
    A Biblia diz "Meu povo perece por falta de conhecimento, e conhecimento da palavra de Deus."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danivaldo, você quer questionar a Igreja com base na Bíblia, mas quem disse pra você que a Bíblia que você lê é de verdade? Você conhece alguém de 2000 anos que possa lhe garantir? Pra isso que serve a Igreja, para transmitir a mensagem de Cristo.

      Excluir
    2. Primeiramente a Igreja celebra o domingo no lugar do sabado pois entendeu que o domingo é o dia em que o Senhor ressuscitou e a ressurreição de Cristo é o acontecimento mais importante do cristianismo! Era tambem no domingo primeiro dia da semana em que os apóstolos se reuniam para celebrar como esta em atos 20,7. Segundo acho muito engraçado vcs protestantes querer discordar da igreja tendo a biblia como fundamento, biblia essa que se não fosse a Igreja que vcs tanto condena não a teriam hoje em suas mãos. Afinal foi a Igreja que lutou durantes séculos para que hoje vc tivesse essa biblia debaixo do braço ou vc acha que ela caiu do céu com zipere tudo. Foram os monges catolicos que a traduziram! Então acho bom vc estudar mais antes de querer falar de biblia para quem sabe mais dela do que vc!

      Excluir
    3. Mas esses protestantes amam vir nos sites catolicos para dar uma de entendidos. Deveriam todos assistirem aos videos do Padre Paulo Ricardo, fazer um curso mesmo, um estudo de tudo que o Padre Paulo posta para poderem aprender a entender sobre a nossa fe'.

      Excluir
    4. deve ser por isso que tantas pessoas que traduziram a bíblia foram mortas por esta mesma igreja proibidos de traduzi-la para o publico, para pessoas que não entendiam o idioma latim que era incomum a leigos. queimados em uma estaca ou enforcados. como Willian tyndale, ou perseguidos como Martinho lutero. se vocês estudassem a historia da sua igreja, teriam ao menos ideia da sujeira que está por trás dela. E isso foi só o começo. e o comentário de (rafynha phn) deveria ser mais estudado antes de debater. se fosse por depender de vocês, hoje ninguém teria acesso a bíblia e seus ensinos. ;)

      Excluir
    5. Uma palavra aos irmãos católicos, não me dirijo aos outros por que sei que nada do que eu disser irá tocar suas consciências marcadas a ferro.
      1. Quem veio primeiro, a tradição apostólica ou os evangelhos?
      É claro que foi a tradição dos apóstolos, aqueles ensinamentos que eram repassados verbalmente e que, posteriormente, foram compilados nos evangelhos. O mesmo se diga de algumas cartas de Paulo, ou partes delas, que foram atribuídas a ele, mas que foram escritas ou completadas por seus seguidores, a partir dos seus ensinamentos. Idem para o apocalipse de João e as aos outros escritos dos ou atribuídos aos apóstolos.
      2. Quem reuniu esses escritos, que eram muito mais do que os que conhecemos, e decidiu quais deles entrariam para o cânon e formariam o novo testamento, deixando de lado aqueles que ensinavam doutrinas que destoavam do ensinamento dos apóstolos?
      Isso mesmo, a igreja Católica.
      3. Quem durante séculos conservou esses textos, escrevendo-os a mão, guardando-os em enormes bibliotecas, sendo impossível que cada cristão tivesse uma em casa? Quem zelou pela tradução desses mesmos textos, tendo todo cuidado para que nada se perdesse ou fosse traduzido de uma forma errada, guardando também a fé, a tradição dos apóstolos e os ensinamentos dos primeiros padres da igreja que, embora não estejam e nem poderiam estar na bíblia, senão esta se tornaria um livro inviável, trazem ensinamentos que desde o início enriqueceram a vida da igreja?
      Foi essa mesma igreja, tão criticada e julgada.
      Para não me alongar demais, chamo a atenção para um erro gravíssimo, que é julgar pessoas que viveram a séculos atrás, que não tinha acesso as ferramentas tecnológicas e ao conhecimento que se tem hoje, com base no nosso juízo moderno. Assim irmãos, fiquem firmes na fé e não se deixem levar por esse espírito de divisão que a cada dia esfacela a igreja de Cristo em seitas a não mais contar, cada uma distorcendo e criando a sua própria versão da sola scriptura.

      Excluir
    6. A biblia católica completa e bem traduzida e totalmente diferente da almeidinha e seus 2 mil erros, péssima tradução, além de ser incompleta. Protestas abstenham-se de citar almeidinha aqui, nenhum católico a lê pois é LIXO.

      Excluir
    7. Como um bom protestante está aqui para tentar dividir, provocar confusão. Mas o povo de Deus não se desvia da palavra que cura e salve. Irmao em Cristo busque a Jesus em verdade.

      Excluir
  2. Danivaldo,
    Obrigada por postar a sua dúvida.
    Parece-me que você não é católico. A Igreja Católica não tem somente a Bíblia como fonte. Ela se baseia, além da Bíblia, no Magistério e na Tradição, vinda dos apóstolos.
    Os judeus observam o sábado, como manda o decálogo; já os cristãos, após a morte e ressurreição de Jesus, passaram a observar o domingo visto que foi nesse dia que Jesus venceu a morte, portanto, é o Dia do Senhor. Essa tradição é desde o tempo dos primeiros cristãos, dos apóstolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ler a Didaqué (primeiro catecismo cristão, utilizado já no fim do primeiro século depois de Cristo). Lá menciona-se o respeito aos domingos, dia da ressurreição de nosso Senhor.

      Excluir
  3. Essa vai pra vc Danivaldo!

    Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.(II São Pedro 1, 20)

    Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.(II São Pedro 3, 16)

    Depois de 1500 anos que Jesus funda sua Igreja nasce lutero distorcendo toda a Sagrada Escritura como vc e vossos pastores o fazem, nascendo assim como já estava escrito os falsos profetas!

    Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina.(II São Pedro 2,1)

    ResponderExcluir
  4. Adorei os comentários! Fico muito triste quando vejo uma pessoa como esse Danivaldo, que entra em um local de pessoas diferentes dele somente para ofender, alfinetar. Isso, para mim, além de ser muito feio, é preconceito e intolerância religiosa. Protestantes acham que somente eles tem o direito de professar sua doutrina ou qualquer outra coisa, qualquer coisa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!
      Lamentável a postura desse irmão PROTESTANTE.
      Estude mais irmão, a Biblia completa, inclusive com os setes livros que foram retirados da bíblia de vcs. Estude com o Espírito Santo sobre ti. Abraço e Deus te dê Sabedoria e conversão. Abraço!

      Excluir
  5. Gostei do blog, sou católica, faço parte de uma comunidade, e adorei o conteúdo daqui. bjs

    ResponderExcluir
  6. Salve Maria!
    Obrigada Franci.
    Que bom você ter gostado e poder tirar a sua dúvida.
    Deus a abençõe. abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei asvinteligentescrespostas aos que criticam a igreja católica.Sou CATÓLICA e agradeço a Deus por ter nascido em uma família católica.Rezo toda noite pelos nossos irmãos separados.E acredito "Haverá um só PASTOR E UM SÓ REBANHO""TU ES PEDRO E SOBRE ESTA PEDRE EDIFICAREI MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO JAMAIS PREVALECERÃO SOBRE ELA".PALAVRAS DE QUEM MESMO?Alguém sabe?Pode responder estarei esperando a resposta.

      Excluir
  7. Note-se porém, que a festa Católica mais importante do ano, a PASCOA, sequer é ccitada, por tratar-se do domingo.
    José Carlos , Católico, apostolico romano. podem criticsr à vontade, não vou mudar mesmo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog.. estou comecando agora na igreja catolica e tenho uma duvida, antes de Jesus havia dias santos? Obrigada bjss Samara

    ResponderExcluir
  9. Salve Maria!
    Oi Samara,
    Bem vinda a Igreja Católica. Que bom vc ter gostado do blog, e espero poder te ajudar e se tiver alguma dúvida fique à vontade para perguntar.
    Temos que lembrar que antes de Jesus não existia o cristianismo e a Igreja Católica. Assim, os dias santos como conhecemos hj e relativos a Igreja não existiam, agora, dias considerados santos por outras religiões, como os judeos (da época de Jesus), com certeza existiam e existem.
    Que Deus abençõe e Nossa Senhora seja sua intercessora e um exemplo para vc. bjs

    ResponderExcluir
  10. Uma dúvida, a missa do dia 31 de Dezembro e do dia 1º de Janeiro também devem ser guardadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!
      Oi Vittoria,
      Desculpe a demora em responder.
      O dia de preceito e que precisa ser guardado é o dia 01 de Janeiro, quando celebramos a Santa Mãe de Deus. O dia 31 de Dezembro NÃO É dia de preceito e, portanto, não é obrigado ir na Santa Missa nesse dia.
      Que Deus a abençõe e FELIZ ANO NOVO!!!
      Abç

      Excluir
    2. Oi Graziela, tudo bem?
      Não acho que tenha sido isso que você tenha falado, mas achei válido comentar, haha.
      No início desse ano, eu conversei com o meu diretor espiritual sobre o preceito de 1° de janeiro e ele disse que o preceito do dia 31 à noite é o mesmo...
      Boa noite, com Deus (amei o blog!)

      Excluir
    3. Acho que tem muito protestAnte que desconhece como a Bíblia foi escrita. Ela não foi escrita no mesmo ano que Jesus faleceu e ressuscitou. Então a tradição vale sim. É só procurar estudar um pouco mais. Também estudem a diferença do velho e do novo testamento. Sempre interpretar o velho sob a ótica do novo pq Jesus disse: eu vim para aperfeiçoar o Antiga lei, ou seja, antigo testamento. Vale para vcs: meus filhos perecem por falta de conhecimento.

      Excluir
    4. Ana Golveia, a missa do dia 31 de Dezembro só é válida como preceito do dia 1 de janeiro se for feita a liturgia da santa mãe de Deus, caso contrário não cumpre com o preceito.

      Excluir
    5. Ana Gouveia e querido anônimo,

      O que eu falei e o que você falou não são coisas opostas, mas complementares.

      O dia de preceito é o dia 01/01, PORÉM, pode ser observado esse preceito ao ir na missa do dia 31/12, A TARDE OU NOITE, INDEPENDENTE DA LITURGIA QUE FOR CELEBRADA.

      Assim, mesmo que as leituras sejam do dia 31/12 e não da Santa Mãe de Deus, o preceito esta sendo observado.

      Sobre isso já ensinou o pe. Paulo Ricardo e o pe. Leonardo, esse inclusive em vídeo recente postado pouco antes do Natal e que pode ser visto no YOUTUBE:

      https://www.youtube.com/watch?v=wuRC0Au8oSI

      Que Deus o abençõe.
      Santo Natal e Feliz 2020!

      Excluir
  11. Gostei do blog muito bom!
    Salve Maria!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse blog , sou católica mais ainda tinha muita duvida sobre isso , tudo muito bem explicado ...

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela partilha desta informação. No entanto não posso deixar de manifestar a minha opinião contrária relativamente a este tema. A tradição não pode nem deve ser regra de fé para ninguém. Aliás, um dos objetivos de Jesus nesta Terra foi precisamente derrubar as barreiras que as tradições extremamente rigidas dos judeus impediam a verdadeira fé florescer. A própria Bíblia, Palavra Santa do Senhor, se auto-intitula como Única regra de fé para o Cristão.

    João 17:17- "Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade."

    Já viram quantas e quantas tradições diferentes existem? Preferem basear a sua fé em tradições de homens do que na Única e Infalível Palavra de Deus? Lá porque Jesus resuscitou num domingo (Ele o fez porque até na sua morte respeitou e descansou no dia de Sábado) nós não temos de alterar o dia de descanso CRIADO por Deus em Génesis, o Sábado, Sinal entre Deus e o seu povo (Ezequiel 20:20). Aliás, uma prova que o Sábado não só é um mandamento terreno, é que no céu continuará a ser o dia da verdadeira adoração, reparem em Isaías 66:22-23:
    "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
    E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor."

    "Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens?"???? Marcos 7:8

    Deus nos abençoe e nos ajude na compreensão da sua vontade para a nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho, Porque vc se preocupa em entrar num site católico só Pra poder criticar? Irmão, viva a sua fé sem querer impor aos outros! No fim das contas quem vai ao céu ou ao inferno cabe somente a Deus julgar! A salvação é uma questão pessoal, onde Deus respeita o meu livre arbítrio...

      Excluir
    2. Em qual versículo a Bíblia se auto-intitula como a única regra de fé para o cristão?

      E quem disse que a Tradição católica é de homens? Por acaso você nunca leu os escritos primitivos do cristianismo? Você se surpreenderá ao saber que a Igreja Católica conserva o que foi ensinado por eles, e que não há nenhuma contradição entre o que é ensinado na Bíblia e a Tradição.

      A tradição provinda dos apóstolos é humana ou divina? Creio que é divina, pois eles ensinaram o que aprenderam com o Mestre.

      A própria Bíblia nos diz “conservai as Tradições” conforme nos foram transmitidas, seja por via escrita ou por forma oral. (2 Tes. 2:15, 1 Cor 11:2).

      É exatamente isso que a Igreja faz conservar estas tradições.


      Você deveria conhecer estas tradições, sem preconceito, pois o preconceito nos cega.

      Você sabia que os apóstolos guardava o domingo, os seus sucessores e seus novos fiéis convertidos também. Leia a Didaquê, um livro do séc. I que prova isso, nele está escrito às instruções dos apóstolos aos novos cristãos.

      A paz de Cristo.

      Excluir
  14. Me tira uma duvida..Onde estão guardados os livros originais da bíblia sagrada?

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Ave Maria!

      Não!

      Dia de Guarda é o dia 01 de Novembro, Dia de Todos os Santos, e que teve sua celebração NO BRASIL, transferida para o Domingo.

      Dia 02 de Novembro, apesar de ser feriado nacional, não é dia santo de guarda.
      Deus o abençõe!

      Excluir
  16. O que devo fazer se meu horário de trabalho não me permite ir à missa no dia 08.12?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Tende ir na Missa do dia 07/12, após as 17hs, mesmo sendo outra liturgia, vale para cumprir o preceito do dia 08/12.
      Se não conseguir mesmo, procure o Sacerdote para confessar... (na dúvida, melhor não negligenciar, né?)
      Deus o abençõe!

      Excluir
  17. Fábio Martins.
    Ninguém pois vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isso não é mais que sombra do que devia vir. A realidade agora é Cristo.
    Colossenses Cap 2, Vers 16,17.
    A palavra de Deus foi passada para a igreja por palavras e por via oral.a segunda opção vcs protestantes não tem, isso é tradição. Leia 2tessalonicenses Cap 2 Vers 15.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, gostaria de deixar minha opinião sobre o assunto do nosso irmão Denivaldo, em primeiro lugar os mandamentos da igreja os 10 mandamentos da lei de Deus esta sim na bíblia, só que de maneira mais ampla, a igreja através do magistério torna essas leis mais fáceis ao nosso intendimento resumindo em 10 mandamentos, se lermos em deuteronômico, vamos achar sim tudo que diz nos 10 mandamentos, para isso a igreja através do magistério no ensina.

    ResponderExcluir
  19. No caso da missa de Imaculada Conceição (8 de dezembro) por não ser considerado feriado nacional, se houver trabalho e a Missa for justamente no horário do trabalho e eu não puder ir a Santa Missa, eu estarei em pecado mortal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Sim!
      Mas você tem a possibilidade de tentar ir na Missa celebrada no dia 07/12, das 17hs em diante, nesse caso, o preceito do dia 08/12 estará observado mesmo que a liturgia (leitura) seja outra.
      Deus abençoe.

      Excluir
  20. Obrigada por este blog querida, que Deus Poderosíssimo te abençoe com as intercessões da Santíssima Virgem. Abraço de uma convertida à Igreja Santa graças a Jesus e Sua Puríssima mãe e às orações de todos que rezam pela conversão dos pecadores. Que você tenha boas recompensas com a ajuda que dá com o blog como instrumento de informação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Salve Rainha Imaculada sem pecado...

    Fico imaginando o que Jesus diria frente a frente em carne e osso olhando nos olhos, para um desses irmãos que seguem uma doutrina inventada por HOMENS no século XVI?
    Na minha pequena e humilde opinião meus irmãos católicos, Jesus é muito maior que a bíblia!
    A tradição da igreja é uma afirmação de tudo que Jesus ensinou e cativou olhando não só aos olhos de seus apóstolos más tb em seus corações..e digo mais..aquilo que carrega no coração meus irmãos é pra sempre..
    É por isso que Jesus a ser atingido pela a lança na cruz jorrou do seu fecundo e misericordioso coração sangue e água, fonte inesgotável de amor e misericórdia.
    Agora, já que os irmãos Danivaldo e Fabio ñ concordam com nada da igreja católica apostólica romana, então teria que criar na igreja do século XVI o seu calendário próprio( os maias tinham - povo pagão ) criar a a tradução e interpretação dos manuscritos de outros manuscritos da igreja católica pra fabricar uma biblia faltando ainda alguns livros..
    Agora chego ao final...
    Se ñ sabe nem o que é verdadeiramente o que é preceitos católicos , quem dirá saber da vida de Jesus e seus ensinamentos.
    Galatas 5,1.
    É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.

    Gostas de jugo Danivaldo..ento vai estudar mais sobre as escrituras la no vaticano. Estuda tambem a vida dos Santos e das Santas..Estuda sobre os corpos incorruptiveis..Eatuda sobre as hostias consagradas que se tornaram carne e sangue de Jesus..Aproveita contesta a NASA..sobre o tipo sanguineo encontrado no sudario de Jesus com esses milagrea eucaristicos..
    Pode continuar a falar mal da igreja Santa Apostolica Romana De meu Jesus..Ela prevalecera mais 2000 anos com os pes nas costas..

    Agora Danivaldo, pq vc nao conta quantos estupros os irmaso protestantes no passado realizaram..
    Quantos navios catolicoa foram afundados com por navios piratas protestantes..
    Quantos filhos de casal protestantes que foram deixados e abandonados nos orfanatos catolicos...
    Falar mal da igreja catolica e facil, o dificil e tentar ser ela...
    chupa essa manga ..e proteste mesmo, faça como lutero depois de beixar a mao do bispo e ser monge agostiniano, vira a casaca e foge com uma irma pra fornicar...casam-se 3 4 5 vezes ...

    ResponderExcluir
  22. TOLERÂNCIA É UM DOM. E todo dom deve ser cultivado, p/ vivermos em harmonia. Quem já tem mais conhecimento (em qquer área) deve ser HUMILDE e ter PACIÊNCIA com os que ainda não chegaram lá. Não devolvam na mesma moeda. Se alguém criticar, ofender, demonstrar pouco conhecimento, "invadir" um espaço católico... vamos agir como JESUS faria: ACOLHER COM DOÇURA! E explicar o que já aprendemos, através da Bíblia e pela TRADIÇÃO DA FÉ (as tradições que Jesus condenava, eram aquelas impostas aos fiéis, misturadas à fé, sem nada ter a ver com ela). Se não conseguirmos com AMOR, não será através de insultos e inferiorizações! Levar aos irmãos o que aprendemos (não o que "achamos") sobre DEUS é evangelizar. Mas, devemos fazer isso de maneira amorosa, fraterna, sem hostilizar ninguém. Estamos TODOS aprendendo e,às vezes, reaprendendo na vida. Vamos transformar essas situações em momentos de crescimento espiritual p/ TODOS! QUE VENHAM AS DÚVIDAS (não importa se vêm em forma de crítica ou ataque). Quem souber as respostas, compartilhe-as, com generosidade e alegria! Assim, vamos resgatando os que estão afastados, caminhando juntos e crescendo no conhecimento de DEUS! ISSO É LINDO E LOUVÁVEL AO SENHOR!

    ResponderExcluir
  23. São Jerônimo que foi o tradutor da bíblia.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns, Moninha! Comentário mais sensato! Quando nossa fé estiver sob ataque, lembremos de Cristo, que ofereceu a outra face.

    ResponderExcluir
  25. Salve Maria Imaculada!
    Parabens pelo seu Blog, ganhou mais uma seguidora.
    Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  26. "Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e voltando-se contra vós, vos despedacem." Orientação de Jesus quando tratarmos com ignorantes: São Mateus 7,6

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...