Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2022

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Apóstolos São Pedro e São Paulo

 

A celebração de hoje é antiquíssima; foi inscrita no Santoral romano muito antes da festa do Natal. No século IV já se celebravam três missas, uma em São Pedro no Vaticano, outra em São Paulo fora dos muros, a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde provavelmente estiveram escondidos por algum tempo os corpos dos dois apóstolos.


SÃO PEDRO

Simão era pescador de Betsaida (Lc 5,3; Jo 1,44), que mais tarde se estabelecera em Carfarnaum (Mc 1, 21.29). Seu irmão André o introduz entre os que seguem Jesus (Jo 1,42); mas Simão havia sido certamente preparado para este encontro por João Batista. O Cristo lhe muda o nome e o chama de "Pedra" (Mt 16,17-19; Jo 21, 15-17), para realizar em sua pessoa o tema da pedra fundamental. Simão Pedro é uma das primeiras testemunhas que vê o sepulcro vazio (Jo 20,6) e merece uma especial aparição de Jesus ressuscitado (Lc 24,34).

Depois da ascensão, ele toma a direção da comunidade cristã (At 1,15; 15,17), enuncia o esquema da Boa Nova, e é o primeiro a tomar consciência da necessidade de abrir a Igreja aos pagãos. Essa missão espiritual não o livra da condição humana nem das deficiências do temperamento. 

Quando Pedro vai a Roma torna-se o apóstolo de todos. Cumpre, então, plenamente, sua missão de "pedra angular", reunindo num só "edifício" os judeus e os pagãos e ratifica esta missão com seu sangue.

São Pedro morreu crucificado, de cabeça para baixo.


SÃO PAULO

Nascido Saulo, em Tarso, depois de sua conversão na estrada de Damasco, Paulo percorre, em quatro ou cinco viagens, o Mediterrâneo. Faz a primeira viagem em companhia de Barnabé (At 13-14). Após o concílio dos apóstolos em Jerusalém, Paulo inicia uma segunda viagem, desta vez expressamente como "convidado" dos "DOZE". 

Foi preso na volta de uma de suas inúmeras viagens, pelos judeus em Jerusalém. Sendo cidadão Romano, Paulo apela para Roma. Ao chegar em Roma passa ainda em torno de 2 anos preso; no entanto, aproveitando de algumaas facilidades que lhe são proporcionadas, entra em frequente contato com os cristãos da cidade e escreve as "cartas do cativeiro". LIbertado faz provamente sua útilma viagem à Espanha.

De novo preso e encarcerado, Paulo sofre o martírio cerca do ano 67, tendo sido decapitado.

Segundo a tradição, o martírio dos dois pilares da Igreja deu-se no mesmo dia: 29 de junho do ano 67. Pedro morreu no Circo de Nero, na colina Vaticana, e Paulo na Via Ostiense. 

Sobre suas sepulturas surgiram a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo extra Muros.

Pedro e Paulo: dois nomes que ao longo dos séculos personificaram a Igreja inteira em sua ininterrupta Tradição. Aos dois primeiros mestres da fé chegou-se mesmo a "confessar" os pecados no Confiteor, reconhecendo neles a Igreja histórica. 

Ainda hoje o Papa invoca a autoridade dos santos Apóstolos Pedro e Paulo quando, em seus atos oficiais, quer referir a Tradição à sua fonte: a palavra de Deus.


DIA SANTO

A Igreja Católica, conforme disposto no Código de Direito Canônico, ensina que que esse dia é um Dia Santo e de Guarda (Preceito), portanto, o Católico deve participar da Santa Missa, sob pena de cometer pecado contra os Mandamentos da Lei de Deus.

Brasil: Porém, aqui no Brasil, por autorização da Santa Sé, o dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo foi transferido para o domingo seguinte.


Missa da Vigília


1 Leitura: At 3,1-10

Salmo 18A

2 Leitura Gl 1, 11-20

Evangelho Jo 21,15-19


Missa do Dia


1 Leitura: At 12, 1-11

Salmo 33

2 Leitura 2Tm 4, 6-8.17-18

Evangelho Mt 16, 13-19


Fonte: Vaticano, Missal Dominical e Código de Direito Canônico

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...