Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santa Teresa de Jesus - 15 de Outubro


Teresa de Cepeda y de Ahumada demonstrou desde menina acentuada tendência à vida contemplativa e anacorética. Leitora assídua dos Padres, havia alcançado de são Jerônimo a vocação religiosa.
O Carmelo de sua cidade, Ávila, praticava então, como muitos outros, uma observância bastante mitigada. Teresa submeteu-se às mais rigorosas práticas antes de empreender sua vasta obra de reforma, com a ajuda de são João da Cruz.
Apesar das atividades que tinha de desenvolver na formação dos novos conventos, e não obstante as imensas dificuldades que devia enfrentar; Teresa atingiu o ápice da vida mística.
Provam-no seus escritos: O Caminho da Perfeição, As Fundações, O Castelo Interior, Cartas, etc.
A ascese cristã é correspondência ao Espírito Santo que, desde o batismo, trabalha em cada um de nós para nos tornar conformes à imagem do Filho de Deus.
Figura intensamente humana, Teresa era mulher de profundo bom senso, de caráter simpático, jovial, hábil, alegre, de grande talento organizativo.
Morreu na noite de 4 de outubro de 1582, exatamente no ano em que a correção do calendário, feita pelo papa Gregório XIII, fez seguir imediatamente o dia 15 de outubro.
Sua profunda doutrina espiritual, que muito tem de Agostinho e Gregório Magno, lhe mereceu ser declarada pelo Papa Paulo VI, em 1970, "Doutora da Igreja".

Liturgia

Leitura Rm 8, 22-27
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. Também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Salmo 18 (19)

R. Os julgamentos do Senhor são corretos, e justos igualmente.


A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes. R

Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,
para os olhos é uma luz. R

É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente. R

Mais desejáveis do que o ouro são eles,
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,
que o mel que sai dos favos. R

Evangelho Jo 15, 1-8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permancerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos". Palavra da Salvação.
Glória à vós, Senhor.

(Missal Cotidiano)

Carmelo Santa Teresa
Freis Carmelitas Descalços

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...