Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

São Tarcísio - 15 de Agosto





Uma só fonte autorizada nos fornece alguns pormenores sobre São Tarcísio. É uma inscrição do papa São Dâmaso (366-384). Diz: "Quem quer que sejas, leitor, fica ciente do mérito igual destes dois mártires para quem Dâmaso, reitor da Igreja, compôs inscrições depois de eles terem recebido a recompensa. O povo judaico apedrejou Estêvão que o exortava a seguir uma lei melhor; este triunfou do inimigo; Santo Estêvão foi fiel, mereceu a palma do martírio. 
São Tarcísio levava as Hóstias consagradas, quando mãos criminosas se empenhavam em profaná-las. São Tarcísio preferiu ser apedrejado a entregar aos agressores o Corpo do Salvador".

O autor das Atas do papa Santo Estêvão I, no século seguinte, dá-o como acólito: é um dos pormenores que junta por si à inscrição de Dâmaso. E acrescenta ainda que o martírio de São Tarcísio se deu no dia seguinte ao do seu Papa, isto é, a 3 de agosto. Por esse caminho de acrescentos, chegou ele a figurar no martirólogo romano a 15 de agosto.
O progresso do culto ao Santíssimo Sacramento veio a tornar popularíssimo São Tarcísio nos tempos modernos que é considerado como criança. São Tarcísio é tido como Padroeiro dos Coroinhas

NOVENA MILAGROSA DE SÃO TARCÍSIO

Primeiro Dia

Tarcísio órfãos nas ruas de Roma

Ó admirável São Tarcísio, tu que foste órfão, ensina às pessoas constituídas em toda e qualquer forma de poder e autoridade a usar de seu cargo com sabedoria. Que, pautados pelo encontro com o Senhor, possamos nos tornar homens de DEUS para os homens de hoje. Assim, construiremos nesta terra o reino de DEUS que também é nosso.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI, Vós nos dais o exemplo dos santos para que possamos sempre mais nos assemelhar à imagem de vosso Filho e, um dia, habitar junto a Vós. Concedei-me, por intercessão de São Tarcísio, vosso fiel servidor nesta terra, a graça que hoje Vos peço (diga a graça que deseja).

Rezar, meditando nas palavras:
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias 1 Glória ao Pai

Segundo Dia

Tarcísio Companheiro de Jesus

Ó admirável São Tarcísio, tu que acreditando plenamente nas palavras de JESUS CRISTO, nosso Mestre, te fizeste fiel à Eucaristia, mostra-nos a alegria de servir a um único Senhor. Que possamos, sempre mais, acreditar nas palavras do Santo Evangelho e, vivendo em nossa vida seus ensinamentos, anunciá-lo dessa forma a todos quanto pudermos.

Oração: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai

Terceiro Dia

Tarcísio protetor dos Ministros da Eucaristia

Ó admirável São Tarcísio, tu que fizeste tão zeloso guardião da Eucaristia, desperta nos cristãos dos nossos dias tal amor e tal gesto.
Que, sempre mais, as pessoas se disponham a doar parte de sua vida pela causa do bem comum de toda a humanidade e pelo crescimento do Reino de DEUS nesta terra.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai

Quarto Dia

Tarcísio guardião da Eucaristia

Ó admirável São Tarcísio, tu que foste incumbido de levar a Eucaristia aos cristãos que seriam martirizados nas arenas romanas, inspira nos cristãos de nossos dias o amor à verdade evangélica e o distanciamento de toda falsa doutrina anunciada como fonte de salvação. Que busquemos somente no seguimento do Senhor, na doação serviçal e comprometida, o caminho para a conquista do Reino definitivo.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai

Quinto Dia

Tarcísio seguidor dos ensinamentos de Cristo

Ó admirável São Tarcísio, tu que, amando CRISTO em sua totalidade, consagraste tua vida ao Santo Corpo do Senhor consagrado na Eucaristia, desperta no coração de muitos jovens semelhante desejo. Que de nossas comunidades saiam, sempre mais,  continuadoras da obra e do Reino iniciados por JESUS. Inspira também São Tarcísio, a perseverança aos nossos padres, religiosos, seminaristas e leigos em geral.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai

Sexto Dia

Tarcísio protetor dos que estão em perigo

Ó admirável São Tarcísio, tu que em tuas andanças pelas ruas de Roma sempre defendeste os mais fracos e injustiçados, inspira nos habitantes de nossas cidades o amor à vida comunitária e solidária. Que não tenhamos medo de nos reunir para orar, defender nossos direitos ou desfrutar juntos momentos de lazer. Fazendo-o, estamos defendendeo a vida, maior milagre da criação.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai.

Sétimo Dia

Tarcísio protetor dos perseguidos

Ó admirável São Tarcísio, tu que viveste em Roma durante a perseguição aos cristãos nunca tiveste medo de defender os ideais do cristianismo, inspire em nossos jovens os valores de luta e união para superarem as dificuldades do dia a dia, sem medo de serem felizes.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai.

Oitavo Dia

Tarcísio exemplo de vida cristã

Ó admirável São Tarcísio, tu que pelo exemplo de vida, doação e amor pela causa de CRISTO te fizeste tão querido de nossa gente, ensinanos sempre mais o caminho do serviço e do desprendimento, como uma forma de nos fazer presença junto a aqueles que estão junto de ti.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai.

Nono Dia

Tarcísio protetor dos convertidos

Ó admirável São Tarcísio, tu que não tiveste medo da morte, pois estavas com CRISTO Nosso Senhor, contempla ainda piedosamente os pobres pecadores, que, já prestes a soltarem o último suspiro não pensam em procurar salvar-se. Faze que se convertam sinceramente ao Senhor, antes de comparecerem perante ao tribunal do Juiz.

ORAÇÃO: DEUS nosso PAI...
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai.


ORAÇÃO DE SÃO TARCÍSIO

Ó glorioso São Tarcísio que agora no Céu estás gozando o prêmio do teu amor verdadeiro a DEUS e de fidelidade e protação constante à Santa Eucaristia. Abençoa nossas famílias, abençoa nossos lares, abençoa nossas Paróquias e seus devotos que buscam em Ti o Amor e a coragem de lutar por JESUS CRISTO.
Quero neste dia, seguir tua bravura, recebendo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo JESUS CRISTO, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Mistério de nossa Fé.
Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de DEUS, do próximo e da salvação eterna.
Concede-me a graça que desejo alcançar (fazer o pedido). Amém.
1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, 1 Glória ao Pai.

São Tarcísio, protetor daqueles que servem o altar, rogai por nós!

Um comentário:

  1. É justamente o que procurava, pois sou devoto de São Tarcísio, e estava procurando a novena dele.
    Esse blog foi o único site que mostrava a novena sem ter que comprar o livro. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...