Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Santa Filomena - Dia 10 de Agosto


Existia na Grécia, um pequeno Estado, no qual o Rei não tinha filhos, pois, sua esposa a Rainha era estéril, e sentiam grande desgosto por não terem quem sucedê-los no trono. Apesar de não serem cristãos, tinham na corte um médico cristão, muito fervoroso, que os convenceu a fazerem um pedido a Jesus. Se Jesus lhes fizesse o milagre de lhes dar um filho, se tornariam cristãos; e obtiveram, nascendo uma linda menina no dia 10 de janeiro e, lhe deram o nome de LUMENA, que quer dizer "Luz da Fé", e ao batizar acrescentaram a palavra FILO, que quer dizer "Filho da Luz", e assim ficou o nome de FILOMENA.

Aos doze anos fez votos de virgindade, tornando-se assim esposa de Jesus. Quando tinha 13 anos o imperador Romano Deocleciano declarou guerra a seu pai, injustamente, este como não tinha possibilidade de enfrentá-lo foi a Roma com sua esposa e filha pedir ao imperador súplica pelo seu povo. O imperador, ao ver a beleza deslumbrante daquela linda menina lhe disse: "Não te assustes, eu não te faço mais guerra, mas porei os meus soldados a teu lado contanto que me dês tua linda filha em casamento", estes, com muita alegria, aceitaram tal proposta, ao que Santa Filomena contestou energicamente, dizendo que já estava comprometida com Jesus seu Divino Esposo.

Seus pais e o imperador fizeram de tudo para convencê-la, mas foi inútil. Então, o tirano imperador vendo-se humilhado mandou prendê-la e torturá-la horrivelmente, pensando assim conseguir o seu intuito, mas ela, quanto mais sofria, mais amava a Jesus; no fim de 37 dias de sofrimentos indizíveis, Nossa Senhora lhe apareceu na prisão, a curou de suas chagas e lhe restituiu a sua beleza, ficando mais formosa do que antes e lhe disse: "Sofrerás mais três dias, depois, Eu e meu amado Filho te levaremos para o céu". O Carrasco ao presenciar estes prodígios, se converteu e se tornou cristão com toda a sua família. O imperador, ao ver-se vencido, o amor que tinha por ela, transformou-se em ódio e por isso mandou flechá-la, mas as flechas não a acertaram; pensando ser os deuses dela que as desviavam, mandou aquecer as flechas no fogo e atirar nela, mas as flechas em fogo, no lugar de a acertar voltaram para trás e mataram seis flecheiros. Depois de derrotado com este prodígio, mandou jogá-la no rio Tibre com uma âncota ao pescoço; veio um anjo e cortou a corda, a âncora foi para o fundo, onde se encontra até hoje, e Ela nem sequer molhou os vestidos.

A multidão que presenciava estes prodígios se converteu e glorificou a Deus. Então o tirano não suportando mais a cólera deu ordens para que fosse decapitada e assim sua alma voou gloriosamente para o céu, no dia 10 de agosto, numa sexta-feira, às três horas da tarde como seu Divino Esposo Jesus.

O corpo de Santa Filomena foi encontrado nas escavações das catacumbas em Roma no dia 25 de maio de 1802, no reinado do Papa Pio VII. O Padre Francisco de Lúcia da cidade de Munhamo Del Cardinali (Itália), queria levar as relíquias de um santo para sua paróquia e foi a Roma, à Santa Sé solicitá-lo. Quando estava no salão onde estão as relíquias dos Santos, deparou com as relíquias de Santa Filomena e disse: "Santa Filomena, se quiseres que eu leve suas relíquias para minha paróquia, alcançai-me de Jesus esta graça que era uma graça muito importante". Antes de chegar à sua paróquia, já tinha alcançado a graça. Então voltou à Santa Sé, narrando a graça alcançada e obteve o seu pedido levando triunfalmente as relíquias para sua paróquia. Assim que lá chegou começou a fazer tantos milagres que vinha gente de toda a Itália e da Europa, a pedir e agradecer as graças. Muitos papas foram devotos de Santa Filomena, entre eles, o Papa Pio IX, que no dia 7 de novembro de 1849, celebrou a Santa Missa no altar onde estão as Santas Relíquias, e no dia 15 de janeiro de 1857, concedeu ofício próprio com Missa. Em 30 de abril de 1884, o Papa Leão XIII, aprovou, consagrou e indulgenciou o cordão de Santa Filomena.

Para saber mais sobre o uso do Cordão, do Óleo, sobre a Oração e a Ladainha de Santa Filomena clique AQUI.

Santa Filomena, Padroeira do Rosário Vivo e Padroeira dos Filhos de Maria, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...