Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição de Nossa Senhora - 08 de Dezembro


Na Inglaterra e na Normandia já se celebrava no século XI uma festa da conceição de Maria; comemorava-se o acontecimento em si, apoiando-se sobretudo em sua condição miraculosa (esterilidade de Ana, etc.). Além desse aspecto, santo Anselmo realçou a verdadeira grandeza do mistério que se realiza na concepção de Maria: sua preservação do pecado. Em 1439, o concílio de Basiléia considerou este mistério como uma verdade de fé, e Pio IX proclamou-o dogma em 1854.


Deus quis Maria para a salvação da humanidade, porque quis que o Salvador fosse "filho do homem"; por isto, é aplicada a Maria em sentido pleno a sentença divina ao tentador: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua descendência e a sua; ela te esmagará a cabeça" (Gn 3, 15). E é ela reconhecida como a "nova Eva, mãe de todos os vivos" (1 leitura). Assim aparece Maria ao lado de Cristo, o novo Adão, e por isso se nos apresenta como figura da mulher ao lado do homem. Maria ajuda a descobrir e a respeitar o lugar da mulher na salvação da humanidade. Lembra e exalta o lugar e o papel da virgem, da esposa, da mãe, da viúva, na sociedade, na Igreja e no mundo; reivindica a dignidade da mulher contra tudo o que atenta contra ela.
A escolha que Deus fez de cada ser humano que nasce, para ser inserido no Cristo, e para ter nele seu lugar no mundo e na Igreja, é lembrada pela página de Paulo (2 leitura). Somos todos queridos e amados por Deus, cada um tem seu inconfundível lugar na humanidade, cada um deve aí operar de maneira santa, sem mancha, na caridade. Maria está, certamente, no ápice dessa correspondência, como mostra o evangelho.
A cena da anunciação a Maria (evangelho) é a página da cooperação de Maria na obra da salvação. O Concílio acentuou fortemente, como faziam os antigos Padres da Igreja, que Maria trouxe à obra de Cristo não uma inerte passividade, mas operosa atividade. O seu "sim" foi mantido e acentuado em toda a vida até o Calvário, onde oferece Cristo que se oferecia por nossa salvação. Maria ensina aos homens de hoje que entrar no mistério de Cristo, querer operar a salvação, é pôr-se a "serviço". Escolhida para mãe, declara-se "serva".
E em sua vida progrediu no caminho da fé, da dedicação, da obediência, do amor, da esperança (LG 58;63;65). O mundo está cansado de palavras, de gestos ruidosos, dos que se colocam sempre no primeiro lugar. Maria nos ensina que fazer é mais importante do que falar; ensina-nos a preferir a obra humilde, mas tenaz e cheia de amor, pôr-se a serviço mesmo quando se é chamado a funções importantes. Maria é modelo de fé adulta, esclarecida, consciente, convicta, responsável, que repercute na vida. É modelo de virtudes maduras, crescidas num exercício contínuo de entrega aos outros, de ininterrupta abertura ao amor. Finalmente, sua vida de Imaculada atingiu o fulgor de seu amor por Deus e pelos homens.

Um sinal de que o mal foi vencido

Ao lado do verdadeiro Adão foi criada a verdadeira Eva: Maria é parte do mistério de Cristo. Onde havia abundado o pecado, a graça superabundou. A Imaculada é o "sinal" de que, com a ressurreição de Cristo, o mal já está vencido "de início" se uma criatura pôde ser cheia de graça desde o primeiro instante de sua existência.
A Escritura, repetindo o triste refrão: "E fez o que é mal aos olhos do Senhor, imitando os seus pais" (cf 2Rs 13, 2.11...), quer dar um exemplo do implacável contágio do pecado, que o livro do Gênesis exemplifica mais plasticamente, buscando a origem do mal. Maria Santíssima, subtraída ao pecado "original" é também a garantia de que, no mundo, o bem é mais forte e mais contagioso que o mal. Com ela, a primeira redimida, tem início uma história de graça "contagiosa".

Um sinal dos tempos novos

O tema da Imaculada é central no Advento, que se prepara para reviver o "mistério da Redenção" em acontecimentos nos quais a graça irrompe superabundantemente. A Encarnação do Verbo, a exultação do Precursor no seio materno, o "Magnificat", o "Glória!" dos anjos, a alegria dos pastores, a luz dos magos, a consolação de Simeão e Ana, a teofania no Jordão antecipam os sinais dos tempos novos. A liturgia torna presente no meio da nossa assembléia a força que preservou a Virgem do pecado; de fato, celebra, na eucaristia, o mesmo mistério da redenção, cujos benefícios Maria foi a primeira a gozar e do qual nós participamos, segundo nossa fraqueza e nossas forças.

Liturgia

Primeira Leitura Gn 3, 9-15.20
Leitura do Livro do Gênesis
O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: "Onde estás?" E ele respondeu: "Ouvi a tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi".
Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi de comer?"
Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu o  fruto da árvore, e eu comi". Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi".
Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar."
E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Salmo Responsorial 97

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, 
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória. R

- O Senhor fez conhecer a salvação,
e às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel. R

-Os confins do universo contemplaram
 a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai! R.

Segunda Leitura Ef 1, 3-6.11-12
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.
Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.
Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Evangelho Lc 1, 26-38
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".
Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível".
Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
Glória à vós, Senhor!


Fonte: Missal Dominical

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos à Vós!

TOTUS TUUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...