Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

São João da Cruz - 14 de Dezembro


João de Yepes nasceu em Fontiveros, pequeno povoado da Espanha, em 1542. Seu pai, Gonçalo de Yepes, era comerciante de sedas, de ascendência nobre. Em suas viagens de negócios para Medina del Campo, conhece Catarina Alvarez, jovem orfã que trabalha no tear de uma senhora idosa. Apaixonam-se e se casam com a bênção de Deus. Tiveram três filhos: Francisco (1531), Luíz (1541) e João.
A Igreja era o ambiente de João. Servia como sacristão das monjas do Convento da Madalena. Seu zelo pelas coisas santas era patente. 
Terminando os seus estudos de humanidades com os jesuítas em 1563, João está com vinte e um anos e sente que é hora de determinar a direção definitiva de sua vida. Fiel ao ideal que sente nascer dentro de si, abraça a vida religiosa, entrando para o Carmelo de Medina del Campo.
É aí que toma o hábito dos carmelitas e, no dia 24 de fevereiro de 1564, emite seus primeiros votos. João de Yepes é, agora, frei João de São Matias.
Frei João encontra-se com madre Teresa. Há comunhão de almas. Ambos têm o mesmo desejo; aspiram ao mesmo ideal; querem a união com Deus; querem, como prova de amor, servir a Deus na maior perfeição.
Madre Teresa vê em frei João um homem segundo o coração de Deus e segundo o seu coração. 
Por inspiração de santa Teresa, tentou reconduzir o Carmelo à primitiva observância. O trabalho de reforma custou-lhe a expulsão do convento. Acabou na prisão, onde escreveu algumas das mais belas poesias líricas de todos os tempos. Teresa o estimava imensamente. Os sofrimentos que suportou ensinaram-lhe a descobrir o mistério da cruz e a progredir no caminho da mais alta contemplação e vida mística. Descreveu as etapas dessa vida nas obras de teologia espiritual, aceitas pela Igreja como segura doutrina para todos os seus fiéis: Subida ao Monte Carmelo, Cântico Espiritual, Chama Viva de Amor, etc. Ele vê a essência da Igreja em sua união vital com Cristo, plenamente integrada com existência humana concreta. Cristo está sempre "presente e ativo" na Igreja.




Liturgia

Primeira Leitura 1Cor 2, 1-10a
Leitura da Primeira Carta de são Paulo aos Coríntios
Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens. Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito, "o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu". A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus!

Salmo 36

R. O justo tem nos lábios o que é sábio.

- Confia no Senhor e faze o bem,
e sobre a terra habitarás em segurança.
Coloca no Senhor tua alegria,
e ele dará o que pedir teu coração. R

- Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino;
confia nele, e com certeza ele agirá.
Fará brilhar tua inocência como a luz,
e o teu direito, como o sol do meio-dia. R

- O justo tem nos lábios o que é sábio,
sua língua tem palavras de justiça;
traz a Aliança do seu Deus no coração,
e seus passos não vacilam no caminho. R

Evangelho Lc 14, 25-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: "Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega a cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: "Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!" Ou ainda: Qual rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!".
Palavras da Salvação.
Glória à vós, Senhor.

Escute a música Noite Escura cantada pela irmã Kelly Patrícia e cuja letra é um escrito de São João da Cruz:


Fonte: Missal Cotidiano e São João da Cruz, Um Homem, Um Mestre, Um Santo.

São João da Cruz, rogai por nós, que recorremos a vós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...