Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

São Bento, abade - Dia 11 de Julho


Hoje a Igreja Católica lembra São Bento. A vida do "pai do monaquismo ocidental" é conhecida por nós através dos Diálogos de são Gregório Magno. Tendo abandonado o "mundo" o jovem Bento fez primeiro experiências de vida "eremítica" (solitária); posteriormente, após a trágica experiência de reformar monges em Vicovaro (tentaram envenená-lo), passou a Subiaco. Expulso de lá, dirigiu-se a Montecassino, onde iniciou a vida "cenobítica" (comunitária) e escreveu a célebre "Regra" monástica. Esta funde em bela harmonia a experiência ascética dos orientais (especialmente de Basílio), a sabedoria romana, o espírito e sabedoria evangélica. Une oração e trabalho ("ora et labora"), quer manual, quer intelectual, sob a orientação do Abade (Pai). Tudo na Regra é simplicidade e prudência, severidade e brandura, liberdade e sujeição. Os beneditinos espalharam-se pela Europa e converteram-se a Cristo, conservando a sua unidade religiosa. Por isso, São Bento foi proclamado por Paulo VI, em 1964, principal "Padroeiro da Europa".

Liturgia

I Leitura Pr 2, 1-9

Leitura do Livro dos Provérbios
Meu filho, se aceitares as minhas palavras, e guardares contigo os meus mandamentos, prestando atenção à sabedoria e inclinando o teu coração ao conhecimento da prudência; se suplicares a inteligência e pedires em voz alta a prudência; se andares à sua procura como ao dinheiro, e te lançares no seu encalço como a um tesouro; então compreenderás o temor do Senhor, e alcancarás o conhecimento de Deus. Porque é o Senhor quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o discernimento. Ele reserva o êxito aos retos. É um escudo para quem caminha com integridade, protege aquele que segue as veredas da justiça e guarda o caminho dos seus fiéis. Então conhecerás a justiça e o direito, a equidade e todo bom caminho.
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Salmo 33

Evangelho Mt 19, 27-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?" Jesus respondeu: "Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna."
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

ORAÇÃO DE SÃO BENTO


Crux Sacra Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux
Vade Retro Satana Nunquam Suade Mihi Vana, 
Sunt Mala Quae Libas, Ipse Venena Bibas


A MEDALHA DE SÃO BENTO


A medalha de São Bento é um sacramental.

Na sua frente (onde tem a imagem do santo) está escrito:

Ó Deus, que com tantos e tamanhos privilégios honrastes a preciosa morte do gloriosíssimo patriarca São Bento, concedei, assim vo-lo pedimos, que à hora da nossa morte sejamos defendidos das ciladas do inimigo, pela presença daquele cuja memória celebramos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém 

Já no verso da medalha está escrito:

 cruz (vertical) - C S S M L = Crux Sacra Sit Mihi Lux = A cruz sagrada seja a minha luz

cruz (horizontal) - N D S M D = Non Draco Sit Mihi Dux = Não seja o dragão o meu guia
círculo em volta da cruz - V R S N S M V S M Q L I V B = Vade Retro Satana Nunquam Suade Mihi Vana, Sunt Mala Quae Libas, Ipse Venena Bibas = Retira-te Satanás, Nunca me aconselhes coisas vãs, É mau o que tu ofereces, Bebe tu mesmo o teu veneno.

Fonte: Missal Cotidiano e Mosteiro de São Bento Brasilia

São Bento, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...