Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

13/03/2013. HABEMUS PAPAM!!!! Papa Franciscum

 
Hoje, pouco após às 15hs, no segundo dia do Conclave, a fumaça branca começou a sair da chaminé que fica na Capela Sistina e os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar indicando que a Igreja Católica Apostólica Romana tinha um novo Sumo Pontífice!

Pela manhã os Cardeais já tinham se reunido e realizado duas votações, no entanto, nenhum dos cardeais votados tinha conseguido votos suficientes, assim, após o almoço, os Cardeais voltaram a se reunir e na segunda votação da tarde, finalmente o novo Papa foi escolhido.

No novo Papa é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio que agora tomará o nome de FRANCISCUM, é o primeiro Papa Francisco na Igreja Católica e o primeiro papa latino-americano.


O Papa Francisco nasceu em Buenos Aires (Argentina) no dia 17 de dezembro de 1936, tem 76 anos,é um religioso da Companhia de Jesus (jesuíta), era o Arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 1998. O Cardeal Bergoglio recebeu a ordenação prebisteral em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado bispo em 27 de Junho de 1992. Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, pelas mãos de João Paulo II.


Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado. Embora se mostre preocupado com a população de baixa renda, o papa não é adepto da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres.

O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.
Em 2010, quando a modalidade foi permitida pela legislação argentina, o então arcebispo de Buenos Aires, que também disse que a adoção de uma criança por um casal gay é uma forma de discriminação ao jovem, entrou em confronto com o governo de Cristina Kirchner. A presidente argentina, por sua vez, replicou dizendo que a posição da Igreja evocava a época medieval.


Na Santa Sé, participava de diversos dicastérios: era membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e das Sociedades da Vida Apostólica, além do Conselho Pontifício para a Família e da Comissão Pontifícia para a a América Latina.

Ele era considerado "papável" desde o conclave que elegeu o alemão Bento 16 para suceder o polonês João Paulo 2º, em 2005. Com a renúncia do primeiro, o nome do arcebispo de Buenos Aires voltou a ficar entre os mais cotados ao posto de papa.


BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...