Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Resposta: Criança com mais de 7 anos pode ser batizada? Como fazer?

Boa noite; gostaria de saber se uma criança de 8 anos pode ser batizada na igreja católica e quais os procedimentos para fazer. Minha sogra falou que passado os 4 anos so depois da catequese. Estou arrasada! :, (

Bem.
Sua sogra está certa, em parte.
 
"gostaria de saber se uma criança de 8 anos pode ser batizada na igreja católica"

Qualquer pessoa, de qualquer idade, que não tenha recebido o Sacramento do Batismo (não seja batizada) e que queira, pode ser batizado na Igreja Católica. 
Assim, criança de 08 anos, desde que os pais queiram (ou um dos pais), pode sim ser batizada na Igreja Católica.  

"e quais os procedimentos para fazer. Minha sogra falou que passado os 4 anos so depois da catequese."

Como falado acima, qualquer pessoa pode ser batizado, no entanto, como aos 07 anos a pessoa entra na chamada "idade da razão" e já deve começar a se preparar para a primeira comunhão através da Catequese, NORMALMENTE, quando a pessoa não foi batizado até essa idade, ela tem que participar da catequese, ao final desta, ela receberá o batismo e fará a primeira comunhão, geralmente, no mesmo dia.

Agora, você pode e deve procurar o padre da sua Paróquia e conversar com ele.
Hoje em dia é muito difícil as crianças fazerem a primeira comunhão aos 07 anos, normalmente esta se dá aos 09 anos (ou mais), a depender de cada Diocese, quem sabe o pároco não resolve batizar a criança, sem necessidade de catequese?

Procedimentos para o batismo:

1) a pessoa ou os pais (no caso de criança) querer;
2) a partir de uma certa idade (idade da razão) será preciso participar da catequese.
3) os padrinhos terem mais de 16 anos, serem católicos crismados e viverem conforme a fé da Igreja;
4) os padrinhos precisam fazer um curso de batismo.

Que Deus a abençõe e Maria passe na frente!
 

55 comentários:

  1. O Papa Francisco está fazendo um apelo para uma Igreja em saida, somos uma Igreja Católica, portanto, não pode aplicar regras para cada diocese.

    Minha indignação é porque na minha Diocese só batiza crianças com menos de sete anos. Simplesmente é regra do Bispo e pronto.

    Uma pessoa depois de se frustrar com a sua Paróquia, me pediu para viabilizar o Batismo de um Neto com uma série de problemas, inclusive faz tratamento Psiquiátrico. Pasmem, que o Padre meu amigo, foi taxativo em dizer que tem que obedecer as ordens do Bispo.

    Como posso resolver esta situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O batismo ñ pode ser negado.
      Se foi gere provas áudio por exemplo; videonmelhor ainda e denuncie.

      Excluir
    2. Ave Maria!

      Certamente não foi negado, apenas exigido que se faça a Catequese apos os 7 anos, como é norma e regra da Igreja.

      Daí a filme e fazer áudio é demais. Que tempos! Não batiza qdo da época, depois que quer faça a qualquer custo, sem observar as normas.

      Deus abençõe

      Excluir
    3. Boa noite meu amigo hj quase dois meses e meio estou vendo essa sua msg e hj tenho a msm dúvida pra batizar meu filho, só com um detalhe esse ano ele faz 14 anos mas a dúvida sua e a msm minha, só tem um porém... Eu no meu caso tbm fui batizado bem atrasado, com 11 anos pra ser exato... E hj eu tbm gostaria de saber como faz pra saber TD hj.....

      Excluir
    4. Ave Maria!

      Lobão, para que seu filho, aos 14 anos, seja batizado você precisa inscreve-lo na Catequese.
      A Catequese (para Eucaristia ou de Jovens) dura, em media, 1 ano.
      Ao final desse ano seu menino poderá receber dois Sacramentos: Batismo e Eucaristia (1 Comunhão).
      Vá na Paróquia que você costuma frequentar e informe-se quando iniciara ou se ja iniciou a inscrição para a Catequese.
      Deus o abençõe.

      Excluir
    5. Se a criança quer ser Batizada mais não quer fazer a catequese? È proibido Batizar????

      Excluir
  2. Minha filha tem 11 anos ela pode se batizar na ingreja católica ela vai fazer 12 anos em fevereiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia sua filha pode ser batizada sim.
      Vc apenas tem que colocar ela na catequese para que possa aprender sobre as coisas de Deus

      Excluir
    2. Quantos meses de catequese pra poder batizar

      Excluir
    3. Ave Maria!

      Para batizar crianças com mais de 8/9 anos o tempo de catequese pode ser de, no mínimo, 1 ano. Isso pode mudar em cada Diocese, mais a regra seria essa porque com 10 anos seria o mínimo, aqui no Brasil, para fazer a 1 Comunhão. E a criança que não foi batizada receberia os dois Sacramentos juntos.

      Para adultos seria 1 ano também, mas há locais onde pode ocorrer em menos tempo (4 meses).

      Deus abençõe.

      Excluir
  3. Acabei de ser frustada com relaçao a isso, pois bem fui marcar o batizado dos meus filhos e tive pra mim essa surpreendente resposta.
    Eu so nao entendo se ate onde fui informada e aprendi a respeito a primeira comunhao é a confirmaçao do batismo ou seja e onde a criança afirma sua doutrina, sua crença e seu caminho, pois bem, como posso confirmar isso se estou recebendo tudo no mesmo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crisma que é confirmaçaõ do batismo,a catequese e iniciação à vida cristã onde a criança vai aprender sobre Cristo,inicia-se uma caminha pois as 7,8 anos ele já tem entendimento e aproximadamente aos 15 ele recebe a crisma que ai é a confirmaçaõ do batismo ai ele decide quer aceita a seguir na igreja católica confirmaçaõ do batismo.0Pa

      Excluir
  4. Olá, li acima que qualquer pessoa e de qualquer idade pode ser batizado.
    Fui tomada como madrinha por uma jovem de 17 anos que me pediu para batiza-la.
    Será que terei algum empecilho para batiza-la?

    ResponderExcluir
  5. Minha filha vi completar seis anos em abril de 2018
    então gostaria de saber se ainda posso batizá- lá esse ano

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma colega minha que tem um filho de 12 anos que queria ser batizado pode ser

    ResponderExcluir
  7. Minha filha tem 13anos pode ser batizada na igreja catolica

    ResponderExcluir
  8. Boa noite gostaria de saber se a criança depois dos 9 anos de idade tem que fazer catequese quantos anos fica a criança fazendo catequese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Tem sim.
      O tempo depende da Diocese e da criança também.

      Deus abençõe

      Excluir
    2. Desculpe que lhe diga mas é tudo uma treta.primeiro Jesus foi batizado já dps de maior de idade.segundo quero batizar meus filhos e não deixam dizem que precisam de catequese para apreenderem o que é o batismo ...como isso é possível se for uma criança de meses já podem batizar .como essa criança com meses de vida percebe o que é o batismo ??? E terceiro se os pais casarem no mesmo dia já não é preciso catequese. A final é preciso casar ou ter catequese???? Que treta ....

      Excluir
  9. Gostaria de saber se posso batizar meu afilhado de 10 anos?

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber até que idade pode ser batizado na igreja católica????

    ResponderExcluir
  11. Minha filha ten 7 anos eu consigo batizar ela no inicio do ano que ven

    ResponderExcluir
  12. As igrejas deveriam se sentir hora das quando os pais mesmo depois de 7 anos decidem batizar os filhos.
    Pois o mundo está de portas para eles.
    Porque as igrejas não deveriam estar?
    Tenho um filho de 9 anos e não consegui batiza-lo.
    Triste pois o batismo e uma honra para igreja e de fato ao ser batizado será encaminhado a catequese.
    O que não pode e independente da situação de não ter batizado antes.
    Precisamos abraçar mais os jovens e principalmente as crianças.
    Decepção com essa regra.
    O mundo oferece tantas coisas faceis.
    E quando procuramos uma igreja para batismo nos deparamos com tal situação.lamentavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os lugares existem regras e as pessoas cumprem e aceitam. Porque nao aceitar as da igreja? Uma criança depois do 7 anos entra na idade da razao e precisa entrar na catequese para aprender sobre jesus e depois ser batizado e fazer a 1 eucaristia. O problema é que algumas pessoas querem as coisas fáceis demais. Fácil é ir para o inferno pois é para baixo. Pra chegar no Reinode Deus é dificil. E se vc quer que seu filho receba o sacramento porque vc anceia pelas coisas de Deus toma sua cruz e segue adiante.

      Excluir
    2. também estou fustrada. pois tenho dois filhos um de 8 e 9
      aq na minha comunidade a catequese é muito devagar. na maioria das vezes não tem . e dura três anos pra poder fazer a 1 comunhão.e queria poder batiza-los😔

      Excluir
    3. Ave Maria!

      Normal as pessoas que não são acostumadas a receberem NÃO se frustarem com facilidade quando recebem.
      Você deveria está frustrada com você, que foi omissa por, pelo menos, 7 anos e não batizou seus filhos quando eles nasceram.
      Mas, se quer mesmo batizar seus filhos, tenha PACIÊNCIA.

      Já esperou 8/9 anos, 3 anos a mais não faz muita diferença.

      OU, converse com o Padre e veja a possibilidade de batizá-los antes, enquanto eles dão continuidade a Catequese.

      Se bem que, talvez se eles batizarem agora, antes de fazerem a 1 Comunhão, nem terminem a Catequese né? E não façam a 1 Comunhão...😔

      Fácil "culpar" a Catequese e a Igreja né?
      Difícil é assumir as nossas responsabilidades.
      Paciência!
      Paciência!
      Aproveite e faça também a Catequese de Adultos.
      Será proveitoso aprender mais sobre a Igreja.


      Que Deus os abençõe.

      Excluir
    4. Triste essa resposta bem ve que você não e um cristão de verdade se Cristo foi batizado a adulto pq não batizar o idade que for Deus tá olhando teu julgamento precipitado beijos de luz .

      Excluir
  13. Fique bastante trite faco parte da igreja da comunidade
    Minha filha mora em Niteroi não tem parente lá fez um esforço tremendo com nossa ajuda p vim batizar a filha de 11 anos e não pode porque não fez catequese

    ResponderExcluir
  14. Boa noite gostaria de saber porque uma criança com 8 anos não pode entrar na catequese quando as mesma vao a escola com 4anos ja são alfabetizadas e não e consedido o direito de frequentar a cateque mas com 5,6,7...pode ser caroinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Como falei acima, a Igreja entende que a criança está "na idade da razão" a partir dos 7 anos de idade, então, a partir dessa idade, ela pode fazer a Primeira Comunhão.

      PORÉM, cada Diocese tem suas normas.
      As que conheço, a criança só recebe o Sacramento da Primeira Comunhão após os 10/11 anos.

      Mas, a função/obrigação de catequizar não é somente da Igreja enquanto Paróquia, mas, também, dos pais e padrinhos.

      Assim, há sim crianças que aos 7 anos está devidamente catequizada, apta e recebe o Sacramento da Comunhão. Vejo isso, normalmente, entre os pais/filhos que frequentam a Missa Tridentina (antiga, em latim), com acompanhamento do Sacerdote.

      Se você se sentir preparada para Catequizar seu filho, ensinar sobre a Igreja, o que é a Sagrada Comunhão, como recebe-la, o que a Igreja ensina sobre Deus, a Trindade, as orações básicas... ótimo!

      Faça-o!

      Quando achar que ele tá pronto converse com o Sacerdote. Ou mesmo veja um dia de solenidade para que ele receba a Primeira Comunhão.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  15. Fui criada numa ladeia que tem uma Ermida. Essa ermida pertence a uma Paroquia. Gostaria de saber se posso baptizar a minha filha nessa ermida e se tem custos a pagar por ser baptizada na ermida. De referir que a ermida não tem pia baptismal mas a igreja da paroquia tem uma que não está fixa, pode essa pia vir à ermida para ser utilizada na cerimónia?

    ResponderExcluir
  16. boa tarde , gostaria de saber se meu filho pode ser batizado pela igreja aos 7 anos ? ele ainda nao esta preparado para fazer a comunhão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Em tese, pode.
      Diz o Código de Direito Canônico que crianças na idade da razão, que seria a partir dos 7 anos, devem ser preparadas para a Primeira Comunhão.

      O que ocorre na maioria das Dioceses e Arquidioceses do Brasil é que a criança só faz a Primeira Comunhão após os 09/11 anos, tendo, muitas vezes, até 2 anos de catequese antes.

      Não sei como é na sua Diocese, mas sugiro que converse com o Pároco da sua Paróquia sobre a possibilidade de seu filho ser Batizado antes de iniciar a preparação para a comunhão, ou, caso ele já esteja sendo preparado, que ele possa ser batizado antes do tempo apropriado para o primeira comunhão.
      Se a catequese para a Eucaristia for só com 9 anos, por exemplo, não faz sentido seu filho esperar por mais 2 anos para ser batizado né?

      Converse com o padre.

      Que Maria interceda por vocês!

      Excluir
  17. Boa tarde minha filha tem 8 anos e alguns meses gostaria de saber se minha filha pode ser batizada ela vai entrar na catequese esse ano e os padrinhos querem vim em novembro para batiza ela? Ela pode ser batizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Se ela entra na Catequese ainda esse ano (2019) pode ser que o padre queira esperar o termino para que ministre os dois Sacramentos no mesmo dia: Batismo e Eucaristia.

      Mas, se você deseja batizá-la agora em novembro, sugiro que procure o Padre da Paróquia onde ela está fazendo ou irá fazer a Catequese e converse com ele sobre a questão.

      E também que oriente aos padrinhos para já procurarem fazer o Curso de Batismo.

      Deus a abençoe!

      Excluir
  18. Minha filha vai fazer seis anos em novembro ainda dá para a batizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Todo aquele que não é batizado pode o ser, independente da idade.
      A questão é se será batizado após passar por uma catequese ou sem a catequese.

      Sua filha, a priori, pode ser batizada sem necessidade de catequese, converse com o seu Pároco.
      Porém, logo ela precisará frequentar a catequese para Primeira Comunhão e Crisma, disso não tem para onde correr, só se ela não for receber esses outros Sacramentos e o Batismo for, para vocês, somente um evento social, o que seria uma pena.

      Que Deus os abençõe

      Excluir
  19. Minha sobrinha tem 16 anos, ela não e mas mica e tem uma filhinha de 2 anos ela pode ser batizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode.

      E não precisa sair dizendo por aí que sua sobrinha pecou, nem qual pecado foi. Afinal, todos somos pecadores.

      Se ela quiser ser católica, oriente que ela se inscreva na Catequese de Jovens no ano que vem.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  20. COMO pode ser se se quer dar o batismo a une crianca e por je ter ou vai fazer 9 anos dizem nao emporta o que se o batismo é o primeiro passo?Entao como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria.

      Procure a Paróquia e inscreva a criança na CATEQUESE.
      Ela irá aprender sobre a Igreja e após o período de Catequese receberá o Sacramento do Batismo e da Eucaristia.

      Converse com seu pároco para que ele lhe oriente melhor como proceder.

      Deus abençõe.

      Excluir
  21. Ave Maria!

    1. Se comparar a Jesus é um pouco demais, né?
    Jesus Cristo nem precisava ser batizado, mas o fez como exemplo para nós.

    2. Quando amamos algo queremos que o outro tenha isso o mais rápido possível e não esperamos muito tempo para falar, muito menos 9 anos;

    3. Ainda bem que tem muitas "igrejas" que realizam o batismo, mas acho que também precisa de uma preparação quando se é maior... de fato não sei como é, mas pode procurar se tem tanta pressa, AGORA;

    4. No entanto, sugiro que você e sua filha façam a Catequese. Ela para ser batizada e fazer a 1 Comunhão (já na idade) e você a Catequese de Adultos para conhecer mais a Igreja e, se não tiver, receber os Sacramentos da Iniciação Cristã: Eucaristia e/ou Crisma.

    Que Deus abençõe e o Espírito Santo lhe ilumine e dê conceda a humildade necessária para entender e aceitar as regras da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia. Gostaria de saber, no meu caso tenho 2 filhos de 13 e 17 anos não batizados, porque meu marido e eu viemos de outra religião, porem antes de entrar para essa religião eramos catolicos e fomos batizados qd crianças.Eu queria saber como proceder, mesmo porque eu fiz curso de batismo a uma semana atras.E não foi me pergutado nada.E eu disse ao meu marido que quero batiza-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Bem vindos a Igreja Católica.

      Vocês precisam inscreve-los na Catequese (na Paróquia que frequentam).

      O de 13 anos já esta na idade de ser Batizado e fazer a Primeira Comunhão.

      O de 17 anos já pode ser Batizado, fazer a Primeira Comunhão e ser Crismado.

      Você e seu esposo também devem fazer a Catequese (de Adultos) para receberem a Primeira Comunhão (você não relatou que fez, mas que foi somente batizada) e o Crisma.

      Se informe na Paróquia quando começa a Catequese (provavelmente terá em fevereiro/março do ano que vem), se tiver pressa, converse com o Padre sobre o assunto e veja a possibilidade de alguém catequizar vocês para receberem alguns dos Sacramentos.

      Deus abençõe.

      Excluir
  23. Bom dia, meu filho vai fazer 9 meses. Procurei a paróquia de minha cidade e eles se negaram a batizar por eu e meu marido não sermos casados na Igueja. Os padrinhos são solteiros, isso também foi um empecilho, porém são crismados. Quero saber assim, para organizar um casamento leva tempo e dinheiro, então quer dizer que meu filho só pode ser batizado quando eu tiver recursos financeiros para realizar um casamento na Igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Vamos por partes:

      1. Eles não podem se negar a batizar porque os pais não são casados, inclusive os Papas já falaram sobre isso em várias situações e não há essa exigência no Código de Direito Canônico;

      2. Os padrinhos serem solteiros não é empecilho, salvo se morarem juntos (em União Estável);

      3. Para organizar um casamento na Igreja não leva tempo, em no máximo 3 meses correm os proclamas e vocês podem casar, só precisa dar entrada na documentação, marcar o dia e de 2 testemunhas (aproveitem que estamos em período de pandemia/quarentena para economizar dinheiro com festa), um ator da Globo (Juliano Cazarré) casou, batizou os filhos e fez a 1 Comunhão no mesmo dia agora na pandemia. Minha irmã há uns 5 anos casou numa capelinha só com os pais e irmãos (não teve nem decoração, logo após uma missa), depois fomos num restaurante.

      Se vocês não tem impedimento para casar, sugiro que casem e batizem o filho no mesmo dia. Será um dia e tanto para ser recordado e comemorado.

      Que Deus os abençõe.

      Excluir
  24. Olá, tenho 17 anos e venho de família evangélica, gostaria de iniciar-me na igreja católica, é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      É possível sim.
      Procure o Sacerdote da Paróquia (Igreja) perto da sua casa e converse com ele para melhor lhe orientar.
      De toda forma, você precisará fazer a Catequese de Adolescente para receber os Sacramentos da Igreja Católica (batizado, se não tiver sido batizado na igreja evangélica e dependendo da igreja que frequentava, eucaristia e crisma).

      Bem vindo!
      Deus o abençõe

      Excluir
    2. Boa noite meu filho tem 9 anos ele vai passar quantos anos na catequese pra ser batiza

      Excluir
    3. Ave Maria!

      Seu filho já está na idade de iniciar a Catequese para a Eucaristia (1 Comunhão), então, a depender da sua Paróquia, pode ser 1 ou 2 anos essa preparação e, ao final dela, ele será Batizado e fará a Primeira Comunhão.

      Mas, você pode conversar com seu Pároco para vê a possiblidade dele ser Batizado antes e continuar na Catequese para a Eucaristia.

      Que Deus a abençõe.

      Excluir
  25. Minha filha tem 7 anos , ela precisa fazer a catequese pra se batizar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Bom dia. Sua filha já está na idade de fazer a 1 Eucaristia e Confessar.

      Sugiro que procure a sua Paróquia e converse com o Padre sobre a questão, se pode batizá-la agora e quando começará a Catequese para a 1 Eucaristia.

      Deus abençõe.

      Excluir
  26. Eu pretendo batizar a minha filha se 6 anos e o meu filho de 14 anos ao qual foi pedido que frequentasse a catequese. Não vejo que tenha que frequentar pois eu sou católica e tenho todos os sacramentos daí eu se pretendo batizar os meus filhos estou no meu direito de o fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!
      Boa noite.

      Bem, em todos os lugares existem regras e as pessoas cumprem e aceitam.
      Por que nao aceitar as da Igreja Católica?

      Sua filha de seis anos certamente não poderia frequentar a mesma sala de aula do seu filho de 14 anos e vice-versa.

      Uma criança depois do 7 anos entra na "idade da razao" e precisa entrar na catequese para aprender sobre Jesus e depois ser batizada e fazer a 1 Eucaristia e, no caso do seu filho, talvez já receber o Sacramento do Crisma tambem.

      E se você é católica e tem todos os Sacramentos, certamente, frequentou a Catequese - teve uma formação - antes de receber os Sacramentos.

      Você está no seu direito e dever de querer batizar seus filhos, certamente, e deveria ter feito assim que os mesmos nasceram. Porém, antes tarde do que nunca.
      Já a Igreja Católica está no Direito e no Dever dela de estabelecer regras para que as pessoas possam receber os Sacramentos da melhor forma possivel e de modo que sejam verdadeiros católicos, entendam o que significa os Sacramentos e frequentem de fato a Igreja, sendo verdadeiros discipulos de Deus.

      E, como Cristão e Discipulos de Cristo, temos que aprender - com Ele - a Obedecer. E fazermos as coisas mesmo que não queiramos, mas por Amor ao Pai.

      Espero que entenda.

      Você pode pedir o Sacramento do Batismo para sua filha e inscrever o seu filho na Catequese de Jovens; certamente não terá muito problema em esperar mais 1 ano para que ele receba os Sacramentos né? Afinal, ele já está sem receber ha 14 anos, seria só um ano a mais, passa rápido.

      Que Deus lhe abençoe.

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...