Ave Maria!
Não sou mais virgem namoro há 5 anos me caso daqui 10 meses, recebi o convite para ser ministro da eucaristia posso aceitar?
(Só se você não quiser mais casar. kkkkk)
Brincadeiras a parte, antes de responder, vou ter que esclarecer que:
- Ministro da Eucaristia é o Sacerdote, Bispo, Papa
- Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE): leigos chamados pelo Sacerdote para auxiliá-lo no serviço do altar, bem como, na assistência aos doentes.
Assim, como foi relatado que o rapaz é noivo, imagino que ele tenha sido chamado para ser MESCE e não ministro da eucaristia.
Feito esse esclarecimento, vamos a resposta.
O fato de você não ser mais virgem não gera nenhum impedimento para que seja MESCE, porém, você deve (procurar) viver a Castidade em seu relacionamento.
Ai você deve se analisar e decidir.
Pelo fato de não ser mais virgem digo: pode aceitar sim. Não há impedimento.
O MESCE surgiu após o CVII e, regra geral, é escolhido pelos sacerdotes dentre pessoas que ele já conhece e que são assíduas na Igreja, que buscam sempre os Sacramentos, que participam da vida paroquial, vão a missa rotineiramente e procuram viver e seguir a Cristo e seus mandamentos.
O MESCE tem como principal função auxiliar o sacerdote na assistência aos doentes, levando a Sagrada Comunhão e o Viático aos mesmos, em suas casas ou nos hospitais; também auxilia o Sacerdote durante a Santa Missa. Além disso, o MESCE deve ser uma pessoa presente na vida da Igreja, de confissão frequente, missa diária (se possível), participar das Adorações e eventos religiosos na Paróquia e na Arquidiocese quando convocado.
O MESCE, regra geral, só pode servir em uma Paróquia, salvo autorização do Sacerdote, requisição de outrem, quando precisa de auxílio e convocação do Bispo no caso de grandes eventos na Arquidiocese.
PS: Fui MESCE durante 10 anos. Adorava esse serviço.
Espero que você aceite. E sua noiva também. É um serviço que exige disponibilidade, mas é gratificante.
Que Deus o abençõe, pela intercessão de Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada