Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

RESPOSTA: Fui Batizada na Igreja "Católica" Brasileira! E agora?

Ave Maria!

Sou católica, tenho primeira comunhão, crisma. E faço parte da equipe de liturgia. Fui convidada pra ser madrinha de batismo e descobri que meu batismo e da igreja brasileira. O que fazer agora que tenho outros sacramentos da igreja e anos de caminhada ativa?


Bem, inicialmente quero deixar claro que a denominada Igreja "Católica" Brasileira NÃO É ligada a Igreja Católica Apostólica Romana e seus Sacramentos NÃO SÃO considerados VÁLIDOS pela Igreja Católica Apostólica Romana, não obstante, essa denominação está crescendo no País e "usurpa" os ritos, paramentos, objetos e imagens da Igreja Católica Apostólica Romana, podendo "enganar" muitos desavisados.

Eu já tive a oportunidade de adentrar em duas Igrejas deles e, quem não conhece muito de liturgia ou Igreja Católica se engana facilmente.
Fiquemos atentos!

Primeiro: O Batismo da Igreja Brasileira, de fato, não é considerado válido pela Igreja Católica Apostólica e Romana, assim, a pessoa teria que receber o Sacramento do Batismo na Igreja Católica.

Segundo: Mas você relatou que fez a Primeira Comunhão (imagino que comungue) e recebeu o Sacramento do Crisma. 
A dúvida que ficou foi:
1. O Sacramento do Crisma e da Primeira Comunhão que a sra recebeu, foi na Igreja Católica ou na Igreja Brasileira?
O Crisma é a confirmação do Batismo.
2. Se foi na Igreja Católica que recebeu o Crisma, como isso se deu sem que ninguém percebesse que seu Batismo era inválido? Já que se pede (ou deveria pedir) o Batistério para fins de receber o Sacramento do Crisma?

Terceiro: Sugiro que:

1. Pare de comungar até que isso se resolva e seu Batismo/Eucaristia seja Válido;
2. Converse com o Padre e Bispo da sua Paróquia/Diocese;
3. Veja com eles a possibilidade de, embora seu Batismo não ter sido válido, o Sacramento do Crisma tenha validado de alguma forma esse Batismo e, mais, se esses Sacramentos: Eucaristia e Crisma também foram válidos;
4. Veja com o Pároco a possibilidade de fazer uma cerimônia para a Senhora receber todos os Sacramentos da Iniciação Cristã (validamente): Batismo, Eucaristia e Crisma. 
Se a Senhora é ativa na Paróquia e o padre lhe conhece, pode ser que ele abra uma exceção e não precise fazer a Catequese. Podendo, após isso, ser Madrinha de Batismo na Igreja Católica Apostólica e Romana com toda tranquilidade e graça possível.


Maria Passe a frente de suas necessidades e que Deus a abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...