Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2019

RESPOSTA: E se a pessoa não quer fazer catequese? Vai ficar sem batizar?

Ave Maria!

E se a pessoa quiser apenas se batizar,e nao fazer catequese??
Vai ficar sem batizar?

Vamos analisar:

E se a pessoa quiser só casar, sem namorar?
Vai ficar sem casar?

Te pergunto: você casaria com uma pessoa sem a conhecer, minimamente? Sem namorar? Sem conversar? Sem analisar se tem um mínimo de afinidade?
Não né? (espero que não...)

E se a pessoa quiser só ser médico, sem estudar?
Vai ficar sem se formar?


Há uns anos eu fiz um post aqui sobre a Catequese, clique para ler em:


Te respondendo.

Em toda religião que você quiser entrar, fazer parte, se tornar membro, terá um período de preparação.
Até para os Apóstolos foi assim, ficaram 3 anos com Jesus enquanto ele pregava e, após sua morte, ainda ficaram um tempo sendo preparados.
Com Paulo foi do mesmo jeito.

E assim o continua sendo na Igreja Católica, vide o que ensina o Código de Direito Canônico:

Cân. 851 — Importa preparar devidamente a celebração do baptismo; por conseguinte: 

1.° o adulto que pretende receber o baptismo seja admitido ao catecumenado e, quanto possível, conduzido pelos vários graus até à iniciação sacramental, segundo o ritual da iniciação, adaptado pela Conferência episcopal, e as normas peculiares dadas pela mesma; 

2.° os pais da criança a baptizar, e bem assim os que hão-de desempenhar o múnus de padrinhos, sejam devidamente instruídos acerca do significado deste sacramento e das obrigações dele decorrentes; o pároco, por si ou por outrem, procure que os pais sejam devidamente instruídos por meio de ensinamentos pastorais e mesmo pela oração comum, reunindo várias famílias e, onde for possível, visitando-as.

Já o Catecismo da Igreja Católica nos ensina que:

1229. Desde o tempo dos Apóstolos que tornar-se cristão requer um caminho e uma iniciação com diversas etapas. Este itinerário pode ser percorrido rápida ou lentamente. Mas deverá sempre incluir certos elementos essenciais: o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho que implica a conversão, a profissão de fé, o Baptismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à comunhão eucarística.
(...)
1233. Hoje em dia, portanto, em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã dos adultos começa com a sua entrada no catecumenato, para atingir o ponto culminante na celebração única dos três sacramentos, Baptismo, Confirmação e Eucaristia (33). Nos ritos orientais, a iniciação cristã das crianças na infância começa no Baptismo, seguido imediatamente da Confirmação e da Eucaristia, enquanto no rito romano a mesma iniciação prossegue durante os anos de catequese, para terminar, mais tarde, com a Confirmação e a Eucaristia, ponto culminante da sua iniciação cristã (34).

Assim:

Se a pessoa a ser batizada for uma criança com menos de 06 anos: ela não precisa fazer a Catequese.

Se a pessoa a ser batizada tiver mais de 07 anos: ela precisa fazer a Catequese.

Ensina ainda o Código de Direito Canônico que:

Cân. 865 — § 1. Para o adulto poder ser baptizado, requer-se que tenha manifestado a vontade de receber o baptismo e tenha sido suficientemente instruído sobre as verdades da fé e as obrigações cristãs e haja sido provado, mediante o catecumenado, na vida cristã; seja também advertido para se arrepender dos seus pecados.

Ademais, temos que:

A pessoa com mais de 07 anos até os seus 15/16 anos, após a catequese, alem de ser Batizada, receberá, também, a Primeira Comunhão;

A pessoa com mais de 15/16 anos, após a Catequese, além de ser Batizada, fará a Primeira Comunhão e receberá o Crisma.

Cân. 866 — O adulto que é baptizado, se não obstar uma causa grave, seja confirmado logo depois do baptismo e participe na celebração eucarística, recebendo também a comunhão

Portanto, a Catequese para adulto que ainda não foi batizado não serve NUNCA somente para ele entrar na Igreja Católica, mas ele receberá TODOS os Sacramentos da Iniciação Cristã que não tem.

Ora, se a pessoa não quer, já antes de entrar na Igreja, fazer o mínimo de sacrifício para conhece-la, sacrifício esse que seria algumas poucas horas do seu dia por alguns meses, como depois irá fazer para observar todas as normas, regras e exigências dela? Ir a Missa todo domingo e dias Santos, Confessar, Comungar, Observar os Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja, etc...?

O que você pode fazer é conversar com o Padre para que a sua Catequese possa ser em menor tempo ou com alguém acompanhando individualmente, caso não tenha como frequentar o curso nos dias/horários previstos.

Analise!
Qual a sua intenção para se tornar católico? 
Quer mesmo? Pois exige Sacrifício. 
Olhe para a Cruz de Cristo!

Fonte: Código de Direito Canônico e Catecismo da Igreja Católica

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...