Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

RESPOSTA: Enquanto não sou batizado(a), o que posso ou não fazer na Igreja Católica?

Ave Maria!

Jesus Cristo seja louvado!

Então, eu sou uma mulher de 27 anos que nunca foi batizada e recentemente me entreguei a Deus e à fé católica. Rezo todos os dias, leio sobre os santos, acompanho seu site e seus videos, enfim, sempre busco alimentar a chama de fé que acendeu no meu coração tão tardiamente. Todos os dias. Mas o fato de não ter sido batizada pelos meus pais me gera uma tristeza e sinto que nada que faço é suficiente para chegar a Deus. Rezo para achar uma paroquia que comece o catecismo para adultos ao menos em fevereiro do ano que vem, mas liguei para quase todas as paróquias da minha região e a maioria só dará início ao catecismo para adultos lá para o meio do ano que vem. Fiquei desolada, pois queria me preparar para pertencer a Igreja Católica o mais rápido possível. Até lá, o que posso fazer? Posso, como não batizada, ir às missas? Fazer penitência e a quaresma? Deus escuta minhas preces? O que posso e o que não posso fazer como não batizada até o meu batismo?

Deus lhe abençoe

A Igreja reconhece o Batismo de Desejo.

O que é Batismo de Desejo?

A Igreja reconhece o batismo de desejo aos catecúmenos, e também todos aqueles que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade.

1. No seu caso, a Catequese para Adultos não será somente para você receber o Sacramento do Batismo, mas, também, para receber os outros Sacramentos da Iniciação Cristã: Eucaristia e Crisma. E, ainda, você ira se aproximar também do Sacramento da Reconciliação (ou confissão);

2. Veja com o padre da sua Paróquia se ele poderia designar alguém para lhe acompanhar - individualmente - e lhe preparar para poder receber os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Assim, você faria a Catequese de Adultos somente para receber o Sacramento do Crisma.
De toda sorte, normalmente, a Catequese deveria durar 1 ano; se na sua Diocese/Paróquia elas duram menos do que isso, agradeça.

3. O que você PODE fazer até receber os Sacramentos:

a) Ir a Santa Missa, pelo menos aos domingos (que é obrigatório ao católico): só não pode comungar;
b) Rezar o Terço, Rosário, fazer Adorações, novenas, fazer penitências (jejum e abstinência de carne), participar de procissões, Quaresma;
c) Deus escuta a todos;
d) Ler a Bíblia;
e) Ler o Catecismo (recomendo, assim você já vai conhecendo o que a Igreja ensina);
f) Ler livros sobre a vida dos Santos...
g) Comungar ESPIRITUALMENTE (aqui no blog tem a oração para ajudar).

4. O que você NÃO PODE:

a) Comungar (receber a Eucaristia);
b) Ser madrinha de Batismo e de Crisma;


PS: Veja com o padre se alguém (ou ele) pode lhe preparar individualmente para você ser Batizada na Vigília Pascal (Sábado Santo), antes da Páscoa.

Se recomende a Maria.
Que Ela interceda por você.
Que Deus a abençõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...