Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O que é o Purgatório?

 

O que é o Purgatório?

O Catecismo da Igreja Católica no n. 1030, ensina que:

Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu

É um DOGMA DE FÉ e por isso nenhum cristão (católico) pode colocar em dúvida sua existência.

A Santa Igreja, baseando-se na Sagrada Escritura e na Tradição, definiu basicamente nos Concílios de Florença e de Trento o que devemos acreditar sobre este assunto.

É muito importante saber que as Almas do Purgatório já não podem mais merecer, isto é, não têm a possibilidade de alcançar méritos e, por esse motivo, não podem fazer nada para merecer a vida eterna, precisam de nós que ainda temos à nossa disposição o Tesouro da Redenção, que é formado pelos Méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos.

O Purgatório na Palavra de Deus

A doutrina sobre o Purgatório não está explícita na Bíblia Sagrada; no entanto, algumas passagens dão as idéias fundamentais de sua existência.

  1. Em 2 Macabeus 12,39-46: "... puseram-se em oração para pedir que o pecado cometido fosse cancelado", "... ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado".
  2. Em Mateus 5, 25-26: "...dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo".
  3. Em Mateus 12, 31-32: "...não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro".
  4. No Apocalipse 21,27: "Nela jamais entrará algo de imundo".
Fonte: Livro O Purgatório Um Mistério de Amor - O Purgatório na Visão dos Santos de Geísa Maria Silva (com imprimatur de Dom Manuel Pestana)

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...