Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Vacina da Covid em Crianças e os Pediatras


SBP defende vacina contra Covid-19 para crianças e pede urgência na decisão do Ministério da Saúde 


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem a público reafirmar sua posição incondicional em defesa da saúde e da vida das crianças e adolescentes, apoiando a urgente implementação de estratégias que permitam minimizar o risco de complicações e reduzir as hospitalizações e mortes do público infanto-juvenil associadas à Covid-19. 

Ao contrário do que afirmou recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o número de hospitalizações e de mortes motivadas pela Covid-19 na população pediátrica, de forma geral, incluindo o grupo de crianças de 5-11 anos, não está em patamares aceitáveis. Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo. 

Até o momento, a Covid-19 vitimou mais de 2.500 crianças de zero a 19 anos, sendo mais de 300 delas confirmadas no grupo de 5-11 anos, causando ainda milhares de hospitalizações. Além deste triste cenário, a Covid-19 em crianças pode ainda ocasionar a chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica, um quadro grave de tratamento hospitalar e que se manifesta semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2. 

Também já foram confirmados mais de 1.400 casos desta síndrome em crianças no País, com mediana de idade de 5 anos, com efeito letal em pelo menos 85 crianças e sequelas neurológicas, cardiovasculares e respiratórias em muitas outras. Outra complicação observada e caracterizada pela persistência de sintomas da Covid-19 diz respeito ao seu impactado nos sistemas sensorial, neurológico e cardiorrespiratório, bem como na saúde mental. 

Diante deste cenário, a vacina contra a Covid-19 se apresenta como uma alternativa real de controle e prevenção destes desfechos da doença e que está ao alcance dos responsáveis pelas políticas públicas de saúde do nosso País. A vacina associou-se à elevada eficácia na prevenção da Covid-19, não só nos estudos clínicos controlados, como também em experiências de mundo real, com efetividade contra a doença e hospitalizações demonstrada em adolescentes. 

O Brasil se encontra diante de hospitalizações, sequelas e mortes que são passíveis de prevenção em sua grande maioria. Ignorar este fato, minimizar sua importância e afirmar que elas são aceitáveis não são atitudes esperadas das autoridades. A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil. 

Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 2021. 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA



Vale lembrar que vários países já estão vacinando crianças entre 05-11 anos, tendo mais de 5 milhões já sido vacinadas sem nenhuma intercorrência séria, entre os quais:

1. Alemanha;
2. Canadá;
3. Dinamarca;
4. Espanha;
5. Portugal;
6. EUA;
7. França;
8. Itália;
9. Grécia;
10. Argentina...
Dentre outros...

Ademais, a OPAS, braço direito da OMS para o continente, já manifestou-se favorável a vacinação de crianças entre 05-11 anos, ao assinar a Nota Técnica divulgada pela CTAI COVID-19 (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 criada pelo Governo Federal) que afirma:

“Tendo em vista o recente parecer favorável por parte da ANVISA em relação ao pedido de autorização para aplicação da vacina desenvolvida pela fabricante Pfizer na população pediátrica entre 5 e 11 anos de idade no Brasil, a CTAI COVID-19 manifestou-se unanimemente favorável à sua incorporação na campanha nacional de vacinação, em reunião ordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2021”.


Para lê a Carta da Sociedade Brasileira de Pediatria clique em: 


Para lê a Nota Técnica da CTAI-COVID assinada também pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria e Imunização e pela OPAS, clique em:


  
VACINA SIM!
VACINA SALVAM VIDAS!
VACINA PARA TODOS!


Maria, Jesus e José, nossa Família Vossa É!
Menino Jesus, proteja nossas crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...