Seguidores

Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2022

O significado profundo da oração do Anjo da Guarda das crianças

Fotoknips|Shutterstock

O que significa ter um Anjo da Guarda?


Numa catequese recente em Roma, o padre italiano Fabio Rosini falou sobre a oração do Anjo de Deus para explicar o que são os Anjos da Guarda e qual é o seu papel.

SANTO ANJO DO SENHOR

A oração ao Anjo da Guarda é a oração das crianças, que se ensina às crianças, que é muito doce, muito simples, mas que diz coisas importantes. “Santo Anjo do Senhor”: “anjo” significa enviado, significa aquele que anuncia alguma coisa. Um anjo é alguém que anuncia algo em nome de Deus, alguém que precisa de me dizer algo; e eu preciso que me digam algo, preciso que alguém fale comigo. Uma das coisas mais importantes é este diálogo que temos dentro de nós: Quem é? Com quem estou a falar? Precisamos de falar com Deus, precisamos de um anjo para falar conosco, porque há outros anjos e a serpente também é um anjo, e ele fala.

MEU ZELOSO GUARDADOR

O nosso Anjo da Guarda é o nosso protetor porque – apesar do que muitas vezes pensamos – somos tesouros preciosos.

Portanto, é preciso que Deus vos fale através dos seus enviados, e por isso existe “um Anjo de Deus que é o meu guardião”: o vosso anjo da guarda. O que significa que eu tenho um guardião? Duas coisas com certeza: primeiro, que sou precioso, que devo ser protegido, que devo cuidar de mim mesmo e que devo ter este guardião para me ajudar. Isto é uma coisa muito importante! Temos uma tendência para nos banalizarmos, para esquecer o quanto somos preciosos e importantes. Eu sou um tesouro a ser protegido; vós sois um tesouro a ser guardado. A outra coisa é que eu enfrento perigos; há inimigos. Devo saber que posso perder a beleza da minha vida. Posso desvanecer-me, posso ficar confuso. Tenho de ser guardado.

SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA

Não consigo sobreviver sozinho. Preciso de alguém para me ajudar, alguém para me guardar.

Peço ao anjo de Deus que me proteja, e isto já significa que não consigo sobreviver sozinho, que preciso de ajuda. O que é uma característica chave de uma criança? Ela é dependente de outra pessoa. Todos que passaram por grandes sofrimentos sabem não podemos enfrentar sozinhos… É por isso que rezamos.

SEMPRE ME REGE, ME GUARDA, ME GOVERNA…

Rege: quem nos rege é o nosso Aliado. A oração da Liturgia das Horas começa com: “Ó Deus, vem em meu auxílio; Ó Senhor, apressa-te em ajudar-me”. O que significa isto? Significa que estou a afogar-me. Num certo sentido, podemos dizer que a força da nossa oração vem da angústia; a angústia é a sensação da nossa insuficiência. Não posso fazer tudo sozinho. A nossa força não se mede apenas pelo nosso próprio vigor, mas pela força do nosso aliado.

O nosso Anjo da Guarda ensina-nos a viver na realidade, a aceitar as regras que mantêm a vida “regular” (“regular” deriva indirectamente de regula, “regra” em latim).

Guarda: O nosso Anjo da Guarda é o inimigo dos nossos inimigos, não como nós que muitas vezes andamos de mãos dadas com o que mais nos destrói.

Muito frequentemente somos amigos dos nossos inimigos. Fazemos amigos nos nossos corações com coisas que não são boas para nós. Muito frequentemente quando Deus vos parece hostil é porque Ele é inimigo dos vossos inimigos; sois vós o amigo dos vossos inimigos.

Governa: deixe-se governar pelo Senhor. Se há uma coisa que temos medo de perder, é a autonomia. Quando te deixas governar por Deus, a tua oração chega a Deus e tens intimidade com Deus e o teu anjo fala-te de Deus, do rosto de Deus. As crianças sabem certas coisas sobre Deus que esquecem quando crescem, e que são mais bonitas do que possas pensar…

… ME ILUMINA

As nossas mentes emaranhadas, os nossos corações confusos, precisam de clareza e luz. Não podemos fazer nada sem a luz do Senhor.

Ilumina: eu preciso de luz. O meu coração produz escuridão. Fico confuso, e tenho tantos pequenos e grandes medos que se entrelaçam com as pequenas e grandes mentiras do meu coração e se tornam a minha escuridão. Preciso de ser iluminado. Não posso fazer nada, nem sequer viver neste momento, sem que Deus me ilumine.

AMÉM

Fonte: Aletéia

São Miguel,
São Gabriel,
São Rafael,
Santos Anjos da Guarda,
Combatei e rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...