Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

RESPOSTA: Adultos precisa de padrinho para ser batizado? Uma pessoa q não é batizada, como deve fazer para ser padrinho de um bebê?

 Isabella Fiorentino recebendo o Sacramento do Crisma (ou Confirmação) ao lado da madrinha

Salve Maria!!!

Hoje vou responder a duas perguntas, feitas de uma única vez.

Adultos precisa de padrinho para ser batizado?? É uma pessoa q é católica praticante, mais não é batizada, como ela deve fazer para ser padrinho de um bebê?? 

Vamos a resposta da primeira:

Adultos precisa de padrinho para ser batizado??

Precisa!
O adulto não batizado ao final da catequese receberá todos os Sacramentos da Iniciação Cristã, ou seja:
1) Será batizado (precisa de padrinho e/ou madrinha);
2) Fará a Primeira Comunhão (sacramento da eucaristia);
3) Receberá o Crisma ou a Confirmação do Batismo (precisa de um padrinho OU uma madrinha).

Assim, ele tanto vai precisar de padrinhos para ser batizado, como para ser crismado.

O Código de Direito Canônico determina que:

"Cân 872. Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã... Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes."

"Cân 892. Enquanto possível, assista ao confirmando um padrinho, a quem cabe cuidar que o confirmado se comporte como verdadeira testemunha de Cristo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes a esse sacramento."
(...)
Parágrafo 2. É conveniente que se assuma como padrinho o mesmo que assumiu esse encargo no batismo"

Detalhe: O padrinho/madrinha devem ser católicos CRISMADOS!

Vamos a segunda pergunta:

É uma pessoa q é católica praticante, mais não é batizada, como ela deve fazer para ser padrinho de um bebê??

Inicialmente, faz-se necessário esclarecer algo.

Conforme o Código de Direito Canônico:

Cân 849.O batismo, porta dos sacramentos, em realidade ou ao menos em desejo necessário para a salvação, pelo qual os homens se libertam dos pecados, são de novo gerados como filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo por caráter indelével, só se administra validamente pela ablução com água verdadeira, juntamente com a devida forma verbal."

Assim, pessoa que não é batizada na Igreja Católica, mesmo que frequente as missas, não é AINDA cristã-católica. 

"O Batismo incorpora à Igreja. (...)
Incorporados à Igreja pelo Batismo, os fiéis receberam o caráter sacramental que os consagra para o culto religioso cristão" 
(Catecismo da Igreja Católica n. 1267 e 1273)

O católico praticante é aquele que, além de ser batizado e de frequentar as Santas Missas, se aproxima também dos outros sacramentos (Comunhão, Crisma, Penitência).

No caso relatado, essa pessoa, no máximo, recebeu o batismo de desejo, mas não pode receber nenhum outro sacramento (não pode comungar, não pode confessar, não pode crismar).

"Suponhamos que uma pessoa que ainda não tenha podido ser batizada (um converso, talvez, que ainda não tenha completado a sua instrução cristã) faz um ato perfeito de amor a Deus. Todos os pecados, incluído o pecado original, são perdoados imediatamente. É o que chamamos de batismo de desejo. Mas essa pessoa não pode receber ainda nenhum outro sacramento." 
(A Fé Explicada, Leo J. Trese)

Como ela deve fazer para ser padrinho?

Ela deve procurar, imediatamente, a Paróquia que frequenta e se inscrever na Catequese de Adultos.
(Normalmente nessa época as inscrições estão abertas ou acabou de iniciar a catequese, que ocorre no inicio de cada ano)

A Catequese de Adultos dura, no geral, um ano (pode ser em menor tempo em algumas paroquias).
Ao final desse ano, ela será batizada, fará a primeira comunhão e receberá o crisma.
Assim, poderá ser padrinho/madrinha de batismo e de crisma.

Para ser Padrinho/Madrinha a pessoa deve ter mais de 16 anos, ser CRISMADA, ter feito a primeira comunhão, levar uma vida conforme a fé (Cân 874, do Código de Direito Canônico).

Fonte: Código de Direito Canônico, Catecismo da Igreja Católica e Livro A Fé Explicada de Leo J. Trese


Que Nossa Senhora de Fátima nos abençõe.

29 comentários:

  1. Olá, tenho 24 anos e irei me batizar. Mas surgiu essa questão da obrigatoriedade do padrinho no batismo adulto. Procurando sobre o assunto encontrei seu site, mas também olhei no Código do Direito Canônico, e achei o seguinte:
    Cân. 876 — Para provar a administração do baptismo, se daí não advier prejuízo para ninguém, basta a declaração de uma só testemunha, acima de toda a excepção, ou o juramento do próprio baptizado, se ele tiver recebido o baptismo
    em idade adulta
    Cân. 875 — Quem administra o baptismo procure que, se não houver padrinho, haja ao menos uma testemunha, com que se possa provar a colação do baptismo.

    Espero ter ajudado. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você conseguiu se batizar sem padrinho? Procurei e achei o Can 876 e can 875. Eles justificam um batismo sem padrinhos?

      Excluir
    2. Ave Maria!

      Não é possível Sacramentos do Batismo e da Crisma sem padrinho(s).
      Antigamente tinha-se o costume de nomear padrinhos Santos (principalmente Nossa Senhora); mas hoje não se usa muito isso.

      Deus abençõe.

      Excluir
    3. Enquanto possível… não significa obrigatório

      Excluir
    4. Ave Maria!

      De fato!
      Até porque, ninguém é obrigado a se batizar.

      Porem, se quer receber o Batismo - terá que ter Padrinho.

      Simples assim!

      Deus abençõe.

      Excluir
  2. O namorado de minha filho aceitô ser batizado depois de 10 anos que rezamos por isso. Ele escolheu a namorada (minha filha) para ser sua madrinha. Existe algum impedimento pelo direito canônico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhum impedimento formal, mas também não é recomendado.

      Padrinho/madrinha de batismo é alguém que deve acompanhar o batizado para a vida toda, aconselhando no desenvolvimento pessoal e na fé. Mas após um eventual término do namoro, o casal rompe laços e deixa de haver convivência e até mesmo respeito e admiração entre os dois, o que é essencial na relação padrinho-afilhado.

      Excluir
  3. A minha sogra tem 65 anos e quer se batizar, posso ser a madrinha juntamente com um amigo nosso ?

    ResponderExcluir
  4. A pessoa pode ser batizada só com uma madrinha? Ou seja, sem o padrinho? Explico: gostaria de ter como madrinha uma mulher católica exemplar que conheço, mas que o marido se divorciou dela, infelizmente. Ela pode, sozinha, ser minha madrinha de batismo?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.. Meu nome é Bruna.. Fui batizada com 15 de idade.. mais não crismei, não fiz catecismo nem catequese.. Tenho 33 agora, e quero me casar certinho.. e inclusive fazer parte da paróquia que frequento..
    Moro com um rapaz há 4 anos, não tenho filho.. Mais quero ser católica completa.. Terei q fazer castidade até o casamento? Tenho q fazer catequese e catecismo? Por favor me responda, pois fico com vergonha de perguntar na paróquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou contar o meu caso, que talvez sirva para o seu. Eu não tinha sequer o batismo, estava na catequese para receber este sacramento quando resolvi que queria casar. Um semana antes do meu casamento, o padre providenciou meu batismo. Do dia do batismo até o casamento tive que fazer castidade. Agora estou casado e continuo na catequese, mas desta vez para receber a crisma. Então, respondendo a suas perguntas:
      "Terei que fazer castidade até o casamento?"
      Pela minha experiência, entendo que terá de se confessar e fazer castidade caso queira comungar antes do casamento. Se quiser manter relações sexuais antes do casamento, não poderá comungar.

      "Tenho que fazer catequese e catecismo?"
      Vamos lá. Primeiro: catequese é uma coisa, catecismo é outra. Catequese é a preparação que a Igreja fornece para quem deseja receber o sacramento do batismo (catecúmenos) ou da crisma (crismandos). Catecismo é um documento da Igreja que condensa de maneira clara e objetiva sua doutrina. Você não precisará fazer catequese, pois já é batizada. Mas é recomendado que busque realizar o crisma (antes ou depois do casamento), embora eu acredite que não seja um requisito para o casamento.

      Excluir
    2. Oi Bruna,
      Fiz um post sobre sua questão.
      Que Deus a abençoe.

      Excluir
  6. Ola aceitei me batiza depois de nunca ter sido batizada pelos meus pais.
    Tenho 28 anos e gostaria de saber se posso ter um casal de tios para padrinhos de batismo. E uma amiga para ser madrinha de crisma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Que maravilha!
      Seja bem vinda.

      Quanto aos Padrinhos, se eles:

      1) Tiverem mais de 16 anos de idade;

      2) Forem batizados na Igreja Católica e tenham recebido o Sacramento do Crisma;

      3) Já tenha recebido o Sacramento da Eucaristia (feito a primeira comunhão);

      4) Leve uma vida de acordo com a fé (católica) e o encargo que vai assumir;

      5) Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

      6) Não seja pai ou mãe do batizando-crismando (nem marido);

      7) Seja solteiro ou casado na Igreja Católica

      Podem sim. Não há problema em ter padrinhos diversos para o Batismo e o Crisma.

      Veja mais sobre quem pode ser padrinhos em:

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2018/02/perguntas-e-respostas-sobre-os-padrinhos_9.html

      Deus a abençõe.

      Excluir
  7. Olá tenho 24 anos e não sou batizada , me juntei com meu esposo e tenho um filho com ele , e quero me batizar e batizar meu filho ,será que pode batizar mãe e filho no mesmo dia do batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Não há impedimento.

      Porém, depende né?

      Qual a idade do seu filho?

      Ele precisa fazer a Catequese?

      Você DEVE fazer a Catequese de Adultos e receberá os Sacramentos da Iniciação Cristã - Batismo, Eucaristia e Crisma -, mas terá que receber o Sacramento do Matrimônio antes (se seu esposo for católico, já podem fazer isso logo).

      Converse com o Padre para que possam decidir se e como fazer isso.

      Deus a abençõe

      Excluir
  8. meu pai precisa se bautizar logo, ja que vai ser padrinho de um bebe, tem como fazer a catequese em menos tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Teria que ver na sua Paróquia.
      Porém, creio que só iniciará a Catequese ano que vem, já que estamos no fim do ano e, normalmente, agora as Catequeses estão no fim.
      E, seu pai, na verdade, além do Sacramento do Batismo, precisa ser também Crismado e receber a Comunhão para poder ser Padrinho.
      Que pena que ele só veio a pensar nisso agora e para ser padrinho e não com o fim legítimo de ser salvo e fazer parte da Igreja.
      O ideal era que ele fizesse a Catequese com calma e recusasse ser padrinho, nesse momento, já que nem batizado é.
      De toda sorte, procurem o padre na Paróquia próximo a casa dele e conversem para ver o que pode ser feito.

      Que Deus abençõe.

      Excluir
  9. Olá tenho 26anos nunca fui batizado e qero mi batizar e eu gostaria de saber se é obrigatório eu fazer a catequese antes de se batizar?ou se eu posso mi batizar ja adulto sem fazer catequese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Sim, é preciso fazer a Catequese (para Adultos), para que você conheça mais a Igreja Católica e, também, porque, além de receber o Sacramento do Batismo, você irá se aproximar de mais 2 outros Sacramentos, após ser batizado: Crisma e Eucaristia (completando os 3 Sacramentos da Iniciação Cristã).

      Sem falar do Sacramento da Cura: Confissão,do qual você também deverá se aproximar.

      Deus o abençõe.

      Excluir
  10. Olá tenho 24 anos e tenho uma bebê de onze meses, gostaria de saber se posso me batizar na igreja católica e do que precisa, porque não tempo de estudar para fazer a eucaristia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Pode sim.
      Precisa fazer a Catequese de Adultos, veja na sua cidade se tem uma Igreja onde você possa conciliar com seu tempo/horário ou converse com o Sacerdote para que alguém possa lhe acompanhar individualmente.

      Deus abençõe.

      Excluir
  11. Bom dia tenho 37 anos e ando na catequese com o meu namorado para receberemos o sacramento do batismo, para podermos casar, mas da qual nos foi dito que ficaremos logo casados pelo batismo, não acho justo não ter direito em realizar um casamento pela igreja como todos, e o batismo será no sábado da vigília pascal as 22h, não poderemos escolher outro dia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Uma coisa não tem nada haver com a outra.
      Quem falou isso não entende o que é o Batismo, nem o que é um Matrimônio.
      Ninguem casa com outra pessoa pelo Batismo.

      Óbvio que vocês DEVEM receber o Sacramento do Matrimônio após serem batizados, numa celebração específica para esse fim.

      Quanto ao Batismo ser realizado no Sábado Santo, não mude!
      Essa é a Vigília das Vigílias.
      A principal celebração da Igreja Católica, muito rica e bonita.
      E o Batismo é próprio dela, assim como a renovação do batismo.

      Batizem!
      Depois entrem com o processo para casar no civil e na Igreja.

      Deus os abençõe.

      Excluir
  12. Olá. Tenho 20 anos, fui batizado aos 14 anos em uma igreja protestante, tenho a certeza que o meu batismo foi válido, porém, não tenho nenhuma certidão ou certificado que comprove o meu batismo. Para crismar eu devo me rebatizar, já que não tenho um documento comprobatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      A Igreja Católica considera válido o batismo em algumas igrejas evangélicas, mas não em todas.

      Converse com o Padre sobre seu caso, diga qual a Igreja que foi batizada, procure fotos que possam comprovar e ele dirá da necessidade ou não de um novo batismo (sob condição ou sem).

      Deus abençõe.

      Excluir
  13. Graziela,deixa explicar claramente e muito triste. Eu fui batizada na igreja católica bebê, minha tia e madrinha e o tio e padrinho, eles nunca me ligaram, me desprezaram, nem lembram de mim. Fui batizada em MG. Então tenho uma amiga q me ama muito e eu tbm amo ela. Ela mora em SP, eu queria batizar na igreja católica em SP, para ela q seja minha madrinha. Tem como que eu realizar do meu sonho? Quero batizar na igreja católica em SP, padre não me conhece, talvez fica mais fácil pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      UM SANTO E ABENÇOADO NATAL!

      Minha querida:

      1. Infelizmente, NÃO tem como realizar um novo Batismo. O Sacramento do Batismo só se recebe uma vez!

      2. Reze pelos seus padrinhos, mesmo que eles não lhe procurem. Faça a sua parte: procure por eles, entre em contato, procure amá-los e ore por eles. Até porque, como relatado, também são tios, ou seja, sua família.

      3. O que você pode fazer é receber o Sacramento do Crisma (pelo visto você não é Crismada), confirmando seu Batismo e chamar essa sua querida amiga para ser sua Madrinha de Crisma.

      MAS ATENÇÃO!!!

      Para ser madrinha/padrinho não basta só amar e ter carinho. Certifique-se que sua amiga é católica, crismada, que ela frequente a Santa Missa, principalmente aos domingos, que ela COMUNGUE, se confesse sempre. Ou seja, que ela seja um exemplo de vivência católica para você, buscando os Sacramentos e amando a Cristo!

      4. Se informe na Paróquia que você está frequentando em SP quando começará a Catequese para Adultos, se inscreva, participe, se prepare e receba o Sacramento do Crisma (ou Confirmação do Batismo). E poderá receber sua amiga como Madrinha (se ela já for Crismada e não tiver nenhum impedimento).

      Que Deus a abençõe!

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...