Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

26 de Julho - Dia dos SANTOS JOAQUIM E ANA, pais de Nossa Senhora


Também na utilização de meios pobres, de acordo com seu estilo de ação, Deus proporciona os intrumentos ao fim, as pessoas à obra. Convencida disso, a piedade popular reconheceu a sabedoria das escolhas divinas, decretando um culto extraordinário aos pais de Maria, "avós maternos" de Jesus. É o Proto-Evangelho de Tiago, escrito apócrifo do séc. II, que dá os nomes "Joaquim e Ana". A liturgia oriental inseriu-os no culto. No Oriente, quando nasce uma criança, usa-se cumprimentar os pais. Neste sentido, o nascimento de Cristo é acompanhado da festa de congratulações dirigidas a Maria (1 de Janeiro) e o nascimento da Virgem (8 de setembro) é precedido pela festa das felicitações a Joaquim e Ana. A promessa feita a Abraão, próxima de sua realização, passou também através deles, os quais são "bem-aaventurados" juntamente com sua Filha, exaltada por todas as gerações, porque "Mãe de Deus". (Missal Romano)

Liturgia:
Leitura: Ecl 44, 1.10-15
Salmo 131 (132)
Evangelho: Mt 13, 16-17


ORAÇÃO A SÃO JOAQUIM E SANT'ANA

Ó beatíssimos pais da Mãe de Deus, S. Joaquim e Sant'Ana eu vos saúdo e bendigo com devoção e amor. Alegro-me de todo o coração pela vossa glória e por aquela sublime prerrogativa pela qual Deus vos escolheu para serdes pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima. Rogai por mim a Jesus e a Maria para que eu os agrade em tudo. Tende piedade de mim como os pais tem de seus filhos. Sede meus consoladores na vida e na morte. Assiste-me na minha última agonia, para que dignamente receba os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possa chegar ao céu. Amém.

Santos Joaquim e Ana, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...