Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

22 de Julho - Santa Maria Madalena

Hoje a Igreja celebra a memória de Santa Maria Madalena, que viveu no Século I. Maria, oriunda de Magdala, na Galiléia, dedicou-se ao serviço de Jesus após ter sido curada por ele (Lc 8, 2). Compareceu ao sepultamento do corpo do Senhor e foi a primeira a reconhecer o Ressuscitado (Jo 20, 11-18). São bastante tênues os indícios para identificá-la com a pecadora convertida por Jesus em casa do fariseu (Lc 7, 36-50), ou com Maria irmã de Lázaro e de Marta. A Igreja oriental sempre as considerou e venerou como distintas. A liturgia hodierna orienta-se inteiramente no sentido de mostrar Maria Madalena como a primeira testemunha da ressurreição de Cristo junto aos irmãos, enviada a eles pelo próprio Cristo (Jo 20, 1-2.11-18).

Liturgia

Primeira leitura: Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos (Ct 3, 1-4a)

Eis que diz a noiva: Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. Encontraram-me os guardas que faziam a ronda da cidade. "Vistes porventura o amor de minha vida?" E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida.
Palavra do Senhor Graças à Deus.

Salmo 62 (63)
R. A minh'alma tem sede de vós, ó Senhor!
- Sois vós, ó Senhor; o meu Deus!
Desde a aurora ansioso vos busco!

A minh'alma tem sede de vós,
minha carne também vos deseja,
como terra sedenta sem água! R.

- Venho assim, contemplar-vos no templo,

para ver vossa glória e poder:

Vosso amor vale mais do que a vida:
e por isso meus lábios vos louvam. R.
- Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos!
A minh'alma será saciada,
como em grande banquete de festa;
cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor! R.
- Para mim fostes sempre um socorro;
de vossas asas à sombra eu exulto!
Minha alma se agarra em vós;
com poder vossa mão me sustenta.
R.

Evangelho (Jo 20, 1-2.11-18)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João:

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram." Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinham sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras?" A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar". Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabuni" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus." Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor


Relíquias de Sta Maria Madalena


ORAÇÃO À SANTA MARIA MADALENA

Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do divino Mestre. Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!” ele chame também pelo meu nome.., e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado.
Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...