Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA


Todo católico deve procurar conhecer a sua Igreja para amá-la e defendê-la.

No entanto, muitos católicos apesar de frequentarem a Igreja, até mesmo todos os dias, e os seus sacramentos, não a conhecem como se deve e muitas vezes nem sabem como fazê-lo.


A Santa Madre Igreja nos presenteou com o
Catecismo da Igreja Católica, edição típica, publicado no dia 15 de agosto de 1997, pelo Papa João Paulo II, e lá está a Doutrina da Igreja, "o Ensinamento da Sagrada Escritura, a Tradição viva na Igreja e o Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reaviver a fé do povo de Deus"

"O Catecismo da Igreja Católica por um lado retoma a "antiga" ordem, a tradicional, já seguida pelo Catecismo de São Pio V, articulando o conteúdo em quatro partes: O Credo; a Sagrada Liturgia, com os sacramentos em primeiro plano; o Agir Cristão, exposto a partir dos mandamentos; e, por fim, a oração cristã. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo é com frequência expresso de modo "novo", para responder às interrogações de nossa época". (Constituição Apostólica FIDEI DEPOSITUM)

Já em 28 de Junho de 2005 foi publicado pelo Papa Bento XVI o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica:

"O Compêndio que agora apresento a toda a Igreja, é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de forma concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, constituindo, como tinha desejado o meu Predecessor, uma espécie de vademecum, que dá a possibilidade às pessoas, crentes e não-crentes, de abarcarem, numa visão de conjunto, o panorama inteiro da fé católica."

Portanto, creio que não pode haver católico que nunca leu o Catecismo, nem mesmo não-católico que quer combater a Igreja Católica sem ter lido o que ela ensina.

Um comentário:

  1. Perfeita a argumantação: Católicos devemos conhecer a nossa fé! E no catecismo há uma síntese do pensamento da igreja em torno dos mais diversos assuntos. Eu tb não aceito críticas de quem não conhece minha fé, conheceça primeiro depois venham me criticar. Onde conhecer? Através do catecismo.

    Graziela, obrigado por este blog, ele é realmente um achado. Eu tb estou aprendendo a ser católico e cada dia só tenho encontrado motivos para me "apaixonar" cada vez mais por nossa Santa Igreja.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...