Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia 09 de Agosto - Sta Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)


Edith Stein nasceu em Breslávia, no dia 12 de outubro de 1891, de uma família hebréia. Apaixonada pesquisadora da verdade, em aprofundados estudos de filosofia, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus.

Em 1922, recebeu o batismo na Igreja Católica e, em 1933, entrou para o Carmelo de Colônia, chamando-se Teresa Benedita da Cruz.


Morreu mártir pela fé cristã em 9 de agosto de 1942, nos fornos crematórios de Auschwitz, durante a perseguição nazista, oferecendo seu holocausto pelo povo de Israel.

Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou muitos escritos de alta doutrina e de profunda espiritualidade. Foi beatificada por João Paulo II em Colônia, em maio de 1987. Neste momento particular da história do mundo e da Igreja, Edith Stein se apresenta como modelo de mulher engajada no estudo, na evangelização e na contemplação. Colocou a serviço de Deus os seus dons e escreveu vários livros filosóficos e teológicos. O mais importante é A Ciência da Cruz, compêndio da doutrina de São João da Cruz.


Foi canonizada em 11 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II e, juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena, é considerada patrona da Europa.

Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!

(O Carmelo... Uma proposta de Vida, Frei Patrício Sciadini, OCD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...