Edith Stein nasceu em Breslávia, no dia 12 de outubro de 1891, de uma família hebréia. Apaixonada pesquisadora da verdade, em aprofundados estudos de filosofia, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus.
Em 1922, recebeu o batismo na Igreja Católica e, em 1933, entrou para o Carmelo de Colônia, chamando-se Teresa Benedita da Cruz.
Morreu mártir pela fé cristã em 9 de agosto de 1942, nos fornos crematórios de Auschwitz, durante a perseguição nazista, oferecendo seu holocausto pelo povo de Israel.
Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou muitos escritos de alta doutrina e de profunda espiritualidade. Foi beatificada por João Paulo II em Colônia, em maio de 1987. Neste momento particular da história do mundo e da Igreja, Edith Stein se apresenta como modelo de mulher engajada no estudo, na evangelização e na contemplação. Colocou a serviço de Deus os seus dons e escreveu vários livros filosóficos e teológicos. O mais importante é A Ciência da Cruz, compêndio da doutrina de São João da Cruz.
Foi canonizada em 11 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II e, juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena, é considerada patrona da Europa.
Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!
(O Carmelo... Uma proposta de Vida, Frei Patrício Sciadini, OCD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada