Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nossa Senhora das Neves e Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Nossa Senhora das Neves


O título de Maria como Nossa Senhora das Neves surgiu por volta do ano de 352, em Roma, onde vivia um senhor descendente de nobre família romana, o qual, não possuindo herdeiros, resolveu, em combinação com a sua esposa, consagrar sua imensa fortuna à glória de Deus e em honra à Santíssima Virgem Maria.
Na noite de 4 para 5 de agosto estavam pensando seriamente no assunto quando quando a Rainha do Céu apareceu-lhes em sonho e disse-lhe:

"Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve"

Ora, nos dias 4 e 5 de agosto é a época de maior calor na Itália. Mas no dia seguinte, devido a um estupendo milagre, o monte Esquilino estava coberto de neve.

A população do lugar acudiu ao lugar do prodígio e até mesmo o Papa Libério que recebeu a mesma revelação ainda em sonho, acompanhado de todo o clero, para lá se dirigiu.

Logo após iniciada a construção a Basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves, devido ao fenômeno climático.


Basílica de Santa Maria Maior

A Basílica de Santa Maria, em Roma, foi consagrada em honra a Nossa Senhora, e oferecida "ao povo de Deus", pouco depois do Concílio de Éfeso (431) que proclamara a divina maternidade de Maria. É a primeira igreja em sua honra no Ocidente, dedicada em meados do século IV, pelo papa Libério, motivado por uma miraculosa caída de neve a 5 de agosto. Por isso é também chamada "Liberiana" e "Nossa Senhora das Neves". É certamente a maior igreja mariana de Roma, basílica patriarcal (representada o Patriarcado de Antioquia), muito embelezada através dos séculos.


Liturgia:

Leitura do Apocalipse de São João (Ap 21, 1-5a)

Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi uma cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: "Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes." Aquele que está sentado no trono disse: "Eis que faço novas todas as coisas".
Palavra do Senhor
Graças à Deus

Salmo Jt 13

R Tu és a grande honra de todo o nosso povo!

Bendito é o Senhor Deus, nosso Deus,
que criou toda a terra e os céus
e te levou a decepar a cabeça
do chefe de nossos inimigos R

A esperança de que deste prova,
jamais deixará o coração
de todos que hão de lembrar-se,
do poder do Senhor para sempre R

Evangelho (Lc 11 27-28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e lhe disse: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". Jesus respondeu: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".
Palavra da Salvalção
Glória a vós, Senhor.

Nossa Senhora das Neves, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Isso prova que Maria é venerada desde muito antes de ser constituída a instituição chamada "Igreja Católica Apostólica Romana".

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...