Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O DIA DO PADRE

São João Batista Maria Vianney foi proclamado pela Igreja Católica como o Patrono dos Sacerdotes, sendo o seu dia, 04 de Agosto, escolhido para ser celebrado o dia do Padre.

"A messe é grande, mas os operários são poucos.
Pedi pois ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mt 9, 37-38)

Os católicos e os próprios sacerdotes tem que redescobrir a importância dessa vocação para a vida da Igreja e para a salvação dos homens.

Todos nós, cristãos, batizados, temos um munus sacerdotal, não obstante isso, precisamos da presença do sacerdote nas nossas vidas para nos aproximarmos mais de Deus, para auxiliar-nos na nossa vocação e conversão e, principalmente, para podermos nos aproximar dos sacramentos que Jesus Cristo nos deixou.

Ora, é através dos sacerdotes que somos batizados, que recebemos a confirmação do batismo, que recebemos Jesus Cristo em Corpo, Sangue, Alma e Divindade no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, bem como só podemos Adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar se tivermos sacerdotes em nossa Igreja.

Todos somos pecadores e em determinados momentos caímos na tentação do pecado e nos afastamos de Deus, nesses momentos, somente o sacerdote pode nos ligar novamente a Deus e a Igreja, através do sacramento da penitência (confissão).

"Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23)

Quando queremos nos unir a outra pessoa, nos casar, constituir família, o sacerdote é o ministro que representa Deus e a Igreja e diante de quem nós assumimos o nosso compromisso.

E, por fim, nos momentos da nossa vida que estamos doentes ou prestes a morrer, é o sacerdote quem nos vem dá o alento através dos sacramentos da penitência, da unção dos enfermos e da eucaristia, preparando-nos para a passagem a vida eterna, para o encontro com Deus.

Devemos procurar aproximar-nos cada vez mais dos nossos sacerdotes, párocos, vigários, bispos, e acolhe-los, mesmo com os seus defeitos, suas dificuldades, seus pecados e orar por eles, para que renovem os seus votos todos os dias, procurem ser realmente a imagem e semelhança de Deus, sejam caridosos, misericordiosos e fiéis aos ensinamentos de Deus e da Igreja.

Além disso, devemos orar para que Deus suscite cada vez mais Santos Sacerdotes nas famílias para a Igreja Católica.

Oração pelos Sacerdotes

Deus, nosso Pai, Senhor de todo o universo Nós te louvamos e agradecemos pelos padres que nos deste, e pela vida que, generosamente, entregam à tua Igreja para que tua Palavra seja proclamada, anunciada e vivida e o nome de Jesus seja conhecido e amado em todos os cantos deste teu imenso mundo.

Louvor e glória, também te sejam dadas, ainda mais pela Eucaristia, pois que, pelas mãos deles, se faz presente o sacrifício e a ressurreição de nosso Salvador.

Que sejam abençoados todos os teus sacerdotes, pela memória de teus gestos e de teus passos, Senhor, pelo testemunho de discípulo e apóstolo, de missionário e servo.

Que sejam protegidos teus sacerdotes das tentações do poder, do comodismo e do prazer, pois que seguiram Jesus, pobre, casto e obediente, e só a Ele ofertaram as primícias de seu coração.

Conserva-lhes a paixão e o entusiasmo de sua opção primeira, pois o que para o mundo é rotina, contigo, Senhor, é a fidelidade das manhãs dos novos tempos.

Fortalece neles o desejo de estudar, atualizar e aprender, para que, abertos sempre ao teu Santo Espírito, sirvam com prontidão, coragem, sabedoria e humildade.

Aumenta-lhes a paciência na pressa dos dias e na impaciência dos irmãos, assim como a ternura com as crianças, os idosos e os doentes. Que eles sejam sempre acolhedores e compreensivos, pois também são pais e refletem a tua própria paternidade, Senhor. Que como pais, sejam por nós amados, amparados e acolhidos.

E que sejam tão alegres, porque tão felizes e realizados, que a todo instante te louvem e glorifiquem, inspirando em muitos o desejo de abandonar as barcas e seguir Jesus, teu Filho amado, razão maior de nosso viver.

Que assim seja, segundo a tua santa vontade. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...