Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dia da Indulgência da Porciúncula - 02 de Agosto

Hoje a Igreja concede Indulgência Plenária para quem visitar uma Igreja da Porciúncula ou outra Igreja Franciscana.


"N. 15 (...) Além disso nas igrejas paroquiais pode-se ganhar a indulgência plenária em duas ocasiões por ano: na festa do titular e no dia 2 de agosto, dia da indulgência da "Porciúncula" ou noutro dia mais oportuno que o ordinário fixará." (Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina)


A obra prescrita para ganhar a indulgência plenária ligada a uma igreja ou oratório é a visita piedosa durante a qual se recitará a oração dominical e o símbolo da fé (Pai-nosso e Creio).

Para adquirir a indulgência plenária é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência (no caso em tela: visita a uma Igreja da Porciúncula ou franciscana e orações) e preencher as seguintes três condições:

1) confissão sacramental
- se não estiver em graça santificante;

2) comunhão eucarística; e


3) oração nas intenções do Sumo Pontífice
-
A condição da oração nas intenções do Sumo Pontífice pode ser plenamente cumprida recitando em suas intenções um Pai-nosso e Ave-Maria; mas é facultado a todos os fiéis recitarem qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção para com o Pontífice Romano.

Requer-se além disso rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial. Se falta essa plena disposição ou não se cumprem as supramencionadas condições, a indulgência será apenas parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...