Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face - 1 de Outubro

(1873-1897)

Nascida no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, na França, Teresa Martin, foi a nona filha dos Bem-Aventurados Luís Martin e Zélia Guérin (4 falecidos e as cinco sobreviventes religiosas, sendo, 4 carmelitas e 1 visitandina), obteve de Leão XIII a licença de entrar no Carmelo de Lisieux aos quinze anos recebendo o nome de Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Os nove anos que lá passou foram de extraordinária intensidade espiritual.

Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face e outras irmãs carmelitas

Escreveu por obediência suas experiências interiores, fundidas depois por sua irmã Celina na História de uma alma. Sua "pequena via da infância espiritual" tem em si um poder de doação sem limites: "Nunca recusei coisa alguma ao bom Deus!"; mostra a força do amor de Deus no coração da Igreja, no qual descobrira sua "vocação".
Seus manuscritos, publicados agora em sua integridade original, apresentaram-na ainda maior, numa admirável simplicidade de vida espiritual autêntica, segundo o espirito das bem-aventuranças. Levou-a Deus pela mão à total oferta de si mesma ao amor para salvação do mundo.

"Meu Deus, escolho tudo. Não quero ser santa pela metade"

Santa Teresinha do Menino Jesus faleceu aos 24 anos no dia 30 de Setembro de 1897, quando, minada pela tuberculose, expirou na enfermaria do Carmelo de Lisieux.
Foi beatificada por Pio XI em 1923 e foi Canonizada na Basílica de São Pedro em Roma, em 1925.
Em 1927 São Pio XI proclama Santa Teresinha Patrona principal de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo. Depois, em 1997, o Papa João Paulo II declara Santa Teresa de Lisieux Doutora da Igreja.

Corpo de Santa Teresa de Lisieux

Liturgia

Leitura Is 66, 10-14c
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela, para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. Isto diz o Senhor: "Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos".
Palavra do Senhor.
Graças à Deus.

Salmo 130

R. Senhor, guardai minha alma, junto a vós, em grande paz!

Senhor, meu coração não é orgulhoso,
nem se eleva arrogante o meu olhar;
não ando à procura de grandezas,
nem tenho pretensões ambiciosas! R

Fiz calar e sossegar a minha alma;
ela está em grande paz dentro de mim,
como a criança bem tranquila, amamentada
no regaço acolhedor de sua mãe. R

Confia no Senhor, ó Israel,
desde agora e por toda a eternidade! R

Evangelho Mt 18, 1-5
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!


Novena das Rosas!

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!

8 comentários:

  1. Só para esclarecer bem,escrevo aqui:esta imagem não é a imagem do 'corpo de s.Teresinha',como está escrito aqui neste site,pois apesar de sua grande santidade seu corpo não ficou incorruptível,só lhe restaram os ossos,dentes,cabelos,estes restos mortais,que estão no caixão,que fica abaixo da imagem dela,esculpida por um arista.Esta imagem é muito tocante,mas é só uma imagem,está localizada na capela do carmelo de Lisieux e pode ser vista pelos peregrinos.Era bom que o site passasse esta informação,que é aut~entica,porque senão muita gente poderia ter uma falsa idéia sobre as verdadeiras relíquias desta santa.
    (Edwiges Moura)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo! Entretanto existem corpos incorruptíveis, os quais o tempo não conseguiu deteriorar, como é o caso de Santa Bernadette Soubirous, São Vicente de Paula, entre tantos outros, os quais testificam o amor e o agradecimento de Deus, na conservaçaõ dos referidos corpos...

      Excluir
  2. Tenho rezado muito pedindo a intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus. Preciso de uma graça e confio na intercessão dela e de Nossa Senhora. Assim que alcançar minha graça, voltarei a este blog para contar e, assim, difundir esta devoção. Fiz a novena das rosas e agora aguardo ansiosa pela graça. Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nór!

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Sarinha.
    Tomara que Deus escute a intercessão de Sta. Teresinha e te conceda a graça que você quer, se for para a sua felicidade e salvação.
    Estarei esperando o seu retorno.
    Sta. Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  4. Amo a Santa Teresinha.Santa mais liiiiiinda cheia de Amor!A todos os que por aqui passarem deixo ficar esta mensagem,confiem que a Santa Teresinha das Rosas nunca mas nunca vos vai faltar.Rosas vermelhas de Amor!Obrigada,Santa Teresinha!!!

    ResponderExcluir
  5. Santa Teresina do menino Jesus, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  6. Santa Teresina do menino Jesus, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  7. Do Céu ela vai mandar uma chuva de rosas...

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...