Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012

É proibido ajoelhar-se no momento da consagração?


A Instrução Geral ao Missal Romano responde a essa pergunta, qual seja: Não é proibido ajoelhar-se no momento da consagração, pelo contrário, é obrigatório ajoelhar-se no momento da consagração. Vejam o que diz o Missal Romano:

43.  Os fiéis estão de pé: desde o início do cântico de entrada, ou enquanto o sacerdote se encaminha para o altar, até à oração colecta, inclusive; durante o cântico do Aleluia que precede o Evangelho; durante a proclamação do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração universal; e desde o invitatório “Orai, irmãos”, antes da oração sobre as oblatas, até ao fim da Missa, excepto nos momentos adiante indicados.
Estão sentados: durante as leituras que precedem o Evangelho e durante o salmo responsorial; durante a homilia e durante a preparação dos dons ao ofertório; e, se for oportuno, durante o silêncio sagrado depois da Comunhão.
Estão de joelhos durante a consagração, excepto se razões de saúde, a estreiteza do lugar, o grande número dos presentes ou outros motivos razoáveis a isso obstarem. Aqueles, porém, que não estão de joelhos durante a consagração, fazem uma inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflecte após a consagração.

Nesse vídeo o pe. Paulo Ricardo responde a essa pergunta e nos ensina sobre ajoelhar-se diante de Deus no momento da Consagração, veja:



Alguns podem questionar-se quando ocorre e qual o momento da consagração. A Igreja ensina que o momento da Consagração ocorre dentro da Oração Eucarística, após o Santo, e se dá quando repetindo as palavras e gestos de Jesus, a Igreja obedece o seu convite a "fazer isto em memória de mim", e consagra o pão e o vinho para apresentar ao Pai o sacrifício de Jesus morto e ressuscitado, é quando ocorre a Transubstanciação do pão e do vinho nas espécies eucarísticas do Corpo e Sangue de Jesus. É a missa propriamente dita, se na celebração não tiver esse momento ela não é uma missa, mais a Celebração da Palavra com ou sem a distribuição da Eucaristia.

Fonte: Instrução Geral ao Missal Romano e Christo Nihil Praeponere

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Gostaria de saber, se é proibido, ou, anti litúrgico ajoelhar-se na hora da proclamação do evangelho ou, seja, na hora da leitura.

    ResponderExcluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...