Seguidores

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Posso Usar Véu Preto sendo Solteira?


Muitas pessoas tem essa dúvida sobre a cor dos véus.

Existem duas tradições que chegaram aqui ao Brasil.

1) A mais usada é que as mulheres solteiras devem usar o véu branco e as casadas e/ou viuvas devem usar o véu preto;

2) A outra tradição diz que as mulheres solteiras devem usar o véu branco, as casadas podem usar véus de outras cores (cinza, azul, bege) e as viúvas devem usar véus pretos.

Ocorre que como a tradição do uso do véu caiu em desuso, com essa retomada muitas pessoas ficam em dúvidas sobre que cor usar. Vemos mulheres solteiras usando véus de outras cores, casadas e viúvas usando véus brancos e de outras cores. 

Onde vemos que se segue a tradição é onde as pessoas costumam frequentar a Missa Tridentina.

Eu gosto de seguir a tradição. Mas tem muita gente que não gosta do preto ou do branco e aí?

Penso que as pessoas devem procurar seguir ao maximo possivel a tradição. Se eu não gostasse de usar o véu branco também não usaria o preto, usaria um bege, um off white, um cinza claro, um rosinha. Mas, se você é solteira mas não quer usar o véu branco, você pode usar o preto. Se é casada e não gosta do preto pode usar o branco ou outra cor.

O importante, hoje, é trazer de volta o uso piedoso do véu e da modéstia para a vida do cristão e da Igreja. 

A Bíblia fala em cobrir a cabeça, que pode ate ser com chapéu, então, cubramos a cabeça, seja com o que for, até um lenço serve e busquemos a modéstia.

Que Deus e Maria nos abençoem.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

7 comentários:

  1. Mamãe quer usar o véu mas teme que pessoal da igreja xingue ela,ela é ex-ministra e tem 1 primeira comunhao e a crisma.ela pode usar o véu sem se importar com o pessoal? obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sou celibataria nao tenho filhos nunca fui casada. Nao consigo usar veu branco. Sinto no meu coração que o minimo que devo fazer é usar veu preto ou escuro por sinal de respeito à morte de Cristo por mim. Assim como as irmas religiosas usam o preto em sinal de serem esposas e ao mesmo tempo viuvas de Cristo. Mas eu nao sou religiosa pois nao tenho saude para viver a vida de convento, apesar de reconhecer minha vocação. Assim como a menina do artigo disse o imporante é voltar a tradição e perpetua-la. Acho que seria mais piedoso se as mulheres celibatarias por amor à Cristo usassem o veu preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU A LIZA.CONCORDO TAMBÉM SOU CELIBATARIA TENHO 33ANOS E CONSAGRADA A N. SRA PELO TRATADO SÃO LUIZ...AMO PIEDOSO VÉU PRETO. CELIBATARIAS NÃO SÃO SOLTEIRAS VIVEM REINO DO CÉU SÃO MÃES DAS ALMAS...ESPOSAS DE CRISTO. USO ALIANÇA DOURADA MÃO CASADA MEU VÉU É PRETO CONCORDO COM VOCÊ MINHA IRMÃ # CELIBATARIA USEM VÉU PRETO AO ESPOSO JESUS EUCARISTIA! JESUS MARIA EU VOS AMO SALVAI ALMAS. AMÉM

      Excluir
  3. Sou mãe solteira e gostaria de usar véu mas tenho medo das pessoas me julgarem por ser mãe solteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use!!!

      https://comosercristacatolica.blogspot.com/2019/07/resposta-mae-e-solteira-pode-usar-o-veu.html

      Excluir
  4. Tenho 63 anos e solteira. Não sou consagrada. Daí minha dúvida. Véu branco não me sentiria bem, não sou virgem e preto também não , não sou nem fui casada na igreja e não tenho filhos. Gostaria de usar a mantilha de minha mãe, relíquia familiar. Será que ofenderei ao Nosso Senhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave Maria!

      Certamente Nosso Senhor não se ofenderia por isso.
      Use a mantilha da sua mãe.
      Que Deus a abençõe

      Excluir

Comentário sujeito a moderação.
Perguntas podem ser respondidas em novas postagens, para saber, clique no Marcador: "Respostas"
Que Deus os abençõe.
Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...